Prestação de Serviços

[Guia completo] Controle financeiro para empresa prestadora de serviços

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Além da qualidade do serviço prestado, o controle financeiro para empresa prestadora de serviço é outro fator essencial para o sucesso desse tipo de negócio;

  • Quantidade de processos, dificuldades na precificação e monitoramento do estoque influenciam na gestão financeira;

  • Montamos um guia completo para ajudar empreendedores deste ramo a gerenciar melhor o dinheiro do negócio. Confira!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Conhecer bem do ramo de prestação de serviços e, em específico, da sua área de atuação, é indispensável para o sucesso. Mas o controle financeiro para empresa prestadora de serviço também é importante. É a partir dele que você consegue tomar decisões que afetam a qualidade do trabalho. 

Afinal, não dá para sair comprando equipamentos ou contratar mais pessoas sem antes verificar a viabilidade. Ou seja, se a empresa tem dinheiro para tais investimentos. O contrário também acontece: o dono do negócio pode estar deixando de investir por achar que não tem caixa, quando, na verdade, é só uma questão de organização financeira. 

Normalmente, o foco do empreendedor é a paixão pela atividade que exerce. Porém, a parte administrativa não precisa virar uma grande preocupação. Basta entender alguns conceitos básicos e usar algumas ferramentas para ter maior monitoramento sobre os recursos que entram e saem do caixa.

Disponibilizamos um guia com tudo que você precisa saber em relação ao controle financeiro para empresa prestadora de serviço. Continue a leitura e veja como baixar grátis este material. 

Controle financeiro para empresa prestadora de serviços

Principais desafios no controle financeiro para empresas prestadoras de serviços 

Independentemente do porte, as empresas prestadoras de serviços terceirizados têm uma missão comum: solucionar demandas específicas do cliente. 

Existem negócios para todos os públicos. Desde serviços de limpeza, manutenção e conservação. Também é possível encontrar empresas de consultoria jurídica e empresarial, contabilidade, jardinagem, hotelaria, viagens e turismo, saúde, comunicação, arquitetura e engenharia, construção civil, tecnologia da informação, alimentação, educação, eventos, cobranças, reparos, mecânica, imobiliários e muitos outros.

A habilidade, o talento e o gosto pessoal pela área escolhida são marcas daqueles que se aventuram no ramo. Um chefe de cozinha costuma ser apaixonado por cozinhar, assim como um médico é por cuidar das pessoas, por exemplo.

Fazer o que gosta é um passo importante para ter êxito no projeto, assim como buscar uma boa oportunidade de negócio. E claro, checar sua viabilidade e fazer um bom planejamento para uma estratégia vencedora.

Porém, existe mais um ponto que influencia no sucesso e que não está diretamente relacionado à atividade exercida. Estamos falando da gestão financeira.

Alguns aspectos indicam que está na hora de olhar para as finanças do negócio. Falta de dinheiro para investir, contas pessoais e empresariais misturadas e ausência de uma reserva financeira são pontos de atenção. 

Segundo o consultor financeiro Luis Fernando Braga Moreira, são desafios comuns entre os prestadores de serviços:

  • Não precificar corretamente;

  • Desconhecer custos e despesas;

  • Não levar em consideração como o mercado se comporta e o que necessita;

  • Fazer retiradas não previstas do caixa;

  • Misturar recursos da empresa com os gastos pessoais;

  • Dificuldade de organização das contas a pagar e a receber.

Para ajudar empreendedores apaixonados pelo seu negócio, montamos um guia de controle financeiro para empresa prestadora de serviços. Veja como baixar no próximo item. 

Guia de controle financeiro para prestadores de serviços: baixe agora  

Para ajudar na organização financeira da sua empresa de serviços, elaboramos um guia completo sobre o assunto. Nele você encontra as principais informações para começar a mudar a realidade de seu negócio hoje mesmo!

Com este guia, você vai aprender:

  • O que é gestão financeira e seus desafios na gestão de serviços; 

  • Custos em serviços e como precificá-los;

  • Como utilizar a tecnologia para a gestão financeira;

  • Índices fundamentais para o controle de capital;

  • Como projetar seu fluxo financeiro;

  • Tomada de decisões sobre investimentos;

  • Dicas para manter o controle financeiro.

Baixe o guia de gestão financeira para prestadores de serviço e veja como monitorar seu dinheiro de forma prática. Assim você consegue ampliar seus lucros e ainda ganhar tempo para se dedicar à atividade que tanto gosta.

Com todo esse conhecimento, fica mais fácil encarar o desafio de retomar o controle financeiro da sua empresa. Faça o download gratuito agora clicando aqui!

Monitorar os gastos é o melhor caminho para o dinheiro não escapar

Todo gestor de uma empresa de serviços tem despesas com materiais e mão de obra. E é preciso colocar tudo isso no papel, em detalhes, antes de começar a cortar custos às cegas. Isso porque, sem um bom monitoramento, você pode, sem querer, prejudicar o seu negócio.

Digamos que você trabalhe com construção civil e, para reduzir os gastos, começa a usar materiais inferiores e mais baratos. O que parece uma boa ideia no início pode afetar a qualidade dos serviços

Isso vai gerar despesa para substituição e retrabalho, o que também implica em ocupar seus colaboradores com algo que já deveria estar finalizado.

Conhecer os gastos e entender como eles impactam na prestação de serviços é fundamental para identificar custos desnecessários. Somente com essas informações você pode elaborar uma estratégia assertiva de redução. 

Além disso, essa análise das finanças também é essencial para determinar o preço correto dos serviços. Ignorar o caixa na hora de precificar pode achatar a sua margem de lucro significativamente. 

Ou seja, não dá para esquecer a relevância do controle financeiro para empresa prestadora de serviço. É o cuidado com o dinheiro do negócio que ajuda nas tomadas de decisões importantes, como a contratação de colaboradores, saber o momento de abrir uma nova filial, etc. 

E mais, com organização financeira, você consegue atravessar de maneira saudável os momentos de baixa no mercado. O que costuma ser uma preocupação dos empreendedores que lidam com demandas sazonais. 

Aí entra também a importância do planejamento financeiro empresarial. Ele facilita a projeção das receitas e despesas, otimiza o controle sobre as finanças e oferece uma visão mais ampla da situação econômica do negócio.

Quer fazer o seu? Não é tão difícil. Temos um artigo que mostra o passo a passo do planejamento financeiro empresarial e algumas dicas de como usá-lo para impulsionar o negócio. Clique aqui e confira! 

Leia mais

Leia também