Sua habilidade é fundamental para executar as atividades às quais sua empresa se propõe. Mas se a destreza com os números não é a mesma que possui com suas ferramentas, o saldo no caixa pode ficar no vermelho. Está na hora de aprender mais sobre gestão financeira para serviços.
Os desafios da gestão financeira para serviços
O segmento de serviços reúne empresas de todos os portes, com uma missão comum: solucionar através de seu trabalho demandas específicas do cliente. Como o termo indica, quem ingressa nesse mercado se dispõe a servir.
Há negócios para todos os públicos, como serviços de limpeza, manutenção e conservação, consultoria jurídica e empresarial, contabilidade, jardinagem, hotelaria, viagens e turismo, saúde, comunicação, arquitetura e engenharia, construção civil, tecnologia da informação, alimentação, educação, eventos, cobranças, reparos, mecânica, imobiliários e muitos outros.
A habilidade, o talento e o gosto pessoal pela área escolhida são marcas daqueles que se aventuram como prestadores. Um chef, por exemplo, costuma ser apaixonado por cozinhar, assim como um médico é por cuidar das pessoas.
Fazer o que gosta é um passo importante, mas está longe de ser suficiente para ter êxito no projeto. Iniciar um negócio por oportunidade, checando a sua viabilidade e planejando uma estratégia vencedora são também etapas fundamentais, mas algo não diretamente relacionado à atividade é que irá determinar seu sucesso ou fracasso. Estamos falando da gestão financeira.
Se o caixa tem sofrido e os resultados são negativos ou ao menos abaixo do esperado, onde você está errando?
Segundo o consultor financeiro Luis Fernando Braga Moreira, são desafios comuns entre os prestadores de serviços escapar dos seguintes equívocos:
- Não precificar corretamente os serviços
- Desconhecer custos e despesas
- Ignorar o mercado, como se comporta e o que necessita
- Fazer retiradas não previstas do caixa
- Misturar seus recursos com os gastos pessoais
- Se mostrar desorganizado com as contas a pagar e a receber.
Como fazer o dinheiro não escapar
Para botar ordem na casa, você precisa parar de perder dinheiro. A gestão financeira não precisa ser encarada como um bicho de sete cabeças. Basta se dedicar a ela para rapidamente perceber como as principais ferramentas permitem um controle maior sobre os recursos que entram e saem do caixa.
A principal tarefa é conhecer os custos em serviços para, em um segundo momento, promover uma estratégia de redução. Diferentemente de outros tipos de empresas, como prestador você tem despesas adicionais, considerando mão de obra e material aplicado. É preciso colocar tudo no papel, em detalhes.
Só quando você conseguir aplicar a tesoura e reduzir os gastos é que poderá cobrar um preço menor por seus serviços. Se ignorar o caixa na hora de precificar, é grande a chance de achatar a sua margem de lucro a tal ponto que marcará hora com a falência. Não subestime o poder destrutivo dos erros de gestão.
Guia de gestão financeira para prestadores de serviços
Precisa de ajuda para organizar a gestão financeira em sua empresa de serviços? Elaboramos um guia completo sobre o assunto, capaz de lhe fornecer as principais informações para começar a mudar a realidade de seu negócio hoje mesmo.
Com este guia, você vai aprender:
- O que é gestão financeira?
- Os desafios da gestão financeira em serviços
- Custos em serviços, conhecer para reduzir
- Como precificar serviços
- Como utilizar a tecnologia para a gestão financeira
- Índices fundamentais para o controle de capital
- Como projetar seu fluxo financeiro
- Tomada de decisões sobre investimentos
- Dicas para manter o controle financeiro.
Pronto para vencer o desafio? Então, baixe o guia de gestão financeira para prestadores de serviço e veja como monitorar o seu dinheiro de forma prática, ampliando seus lucros e ganhando tempo para se dedicar à atividade que tanto gosta.
E você, como vem cuidando da gestão financeira na sua empresa de serviços? Comente!