Gestão do Negócio

8 dicas de gestão para empresas de serviços gerais

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

 

Sobre o que estamos falando?

  • As empresas de serviços gerais apresentam vários desafios de gestão, como controlar a inadimplência e manter a padronização;

  • Conhecê-los é essencial para estabelecer estratégias assertivas, mas o primeiro passo é definir os processos;

  • Confira dicas valiosas para gerenciar uma empresa prestadora de serviços gerais de maneira mais eficiente.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Em uma empresa de serviços gerais, o empreendedor lida diariamente com processos complexos e, nem sempre, consegue acompanhá-los de perto. Monitorar a qualidade do trabalho, garantir a satisfação do cliente e selecionar e gerenciar pessoas são alguns deles. 

À primeira vista, esses desafios parecem ser os mesmos de quem trabalha com comércio. Porém, nesse caso , a “mercadoria” é justamente um serviço executado por um profissional em outra empresa, fora dos olhos do dono do negócio.

Outro grande desafio para o gestor, nesse contexto, é manter a organização financeira, que depende de fatores como precificação assertiva e inadimplência.

Sim, essa é uma área que tem suas particularidades, mas é possível se destacar no mercado, atrair clientes e ainda garantir o controle financeiro de uma empresa prestadora de serviços gerais. Continue lendo e confira dicas valiosas que separamos para você!

Empresas de serviços gerais

Principais desafios das empresas de serviços gerais 

Conhecer os principais obstáculos da gestão de serviços é o melhor caminho para contorná-los ou até evitá-los. Isso porque você consegue encontrar soluções duradouras e se planejar melhor diante de imprevistos. 

Elaborar a precificação de maneira correta

Definir o preço de um serviço é muito diferente de fazer o mesmo para um produto. Por isso, essa é uma das dificuldades mais comuns entre as empresas de serviços gerais. 

Para chegar no valor de uma mercadoria, levamos em consideração o preço da matéria-prima. Também podemos usar métricas como tamanho do item, peso, etc. No entanto, esses parâmetros não fazem sentido quando falamos de um serviço. 

Neste caso, a metodologia é diferente e leva em conta fatores variáveis, como:

  • A experiência do profissional;

  • A complexidade do serviço;

  • Aquantidade de horas trabalhadas;

  • Os custos para prestar aquele serviço (fixos e variáveis);

  •   E até mesmo a satisfação do cliente. 

Quer entender mais sobre precificação? Acesse nosso conteúdo completo sobre o assunto!

Manter a qualidade do serviço

A qualidade do serviço é um aspecto que influencia na fidelização do cliente. Então, garantir que o trabalho está sendo feito corretamente e que o consumidor está satisfeito é essencial para manter a demanda recorrente.

Mas isso também é um desafio, já que envolve a padronização do serviço para evitar divergências no resultado final. Oferecer treinamentos e realizar avaliações da experiência do cliente ajudam a manter o padrão de qualidade.

Encontrar profissionais capacitados

Para garantir que o trabalho seja bem feito, é necessário, antes de tudo, encontrar profissionais qualificados. O que também não é tão simples, pois, além de saber como executar as atividades, o colaborador precisa ter um bom relacionamento interpessoal, simpatia e estar disposto a se comprometer com os valores da empresa prestadora de serviços gerais. 

Mas tão importante quanto contratar boas pessoas é realizar treinamentos, reciclar os seus conhecimentos e acompanhar o desempenho das tarefas. Somente assim é possível manter os clientes satisfeitos e evitar perdas financeiras.

Receita e demanda instáveis

Na prestação de serviços, é possível que em algumas épocas do ano a demanda seja maior ou menor. Por conta disso, a receita também vai variar.  

O desafio aqui é manter a gestão financeira da empresa em dia, o que é essencial para não sofrer um grande impacto nas épocas de baixa, garantir o capital necessário para manter o negócio funcionando e fazer uma reserva para imprevistos. 

Monitorar a produtividade

Acompanhar a produtividade dos profissionais também não é tão simples, principalmente porque a equipe está atuando em diferentes lugares. 

Apesar disso, é preciso monitorar os colaboradores, a fim de garantir um serviço de qualidade e, como consequência, a renovação dos contratos

Ter um bom controle financeiro

Sua empresa realmente está dando lucro?

Para responder a essa pergunta, é essencial ter uma boa organização financeira, ou seja, controlar as contas a pagar, a receber e as dívidas. O que também é um grande desafio não só das prestadoras de serviços, mas das empresas de modo geral. 

Isso tudo sem contar com o monitoramento da inadimplência, assunto do próximo tópico. 

Conter a inadimplência

Ter um bom processo de cobrança ajuda a evitar a inadimplência, mas nem toda empresa prestadora de serviços gerais está nesse patamar. 

O que é normal, principalmente quando se está crescendo no mercado ou então nas situações em que o dono é o responsável por muitas atividades.

Afinal, nem sempre, ele consegue acompanhar o financeiro de perto e cobrar os clientes em tempo hábil. 

8 dicas de gestão de empresas de serviços gerais 

No tópico anterior vimos os principais desafios de uma empresa terceirizada de serviços gerais. Aqui, veja algumas dicas que podem otimizar a gestão desse tipo de negócio. 

1. Faça um contrato claro e garanta que a outra parte entendeu

Essa dica se aplica tanto aos clientes quanto às pessoas que você contrata para serem colaboradores. O importante é, independentemente da situação, garantir que todas as partes interessadas entendam o que está sendo acordado

Deixe claro para seus clientes qual será o serviço realizado, o que ele abrange, por quanto tempo, se existe alguma forma de garantia e quaisquer outras especificações.

Já em relação aos colaboradores, garanta que eles saibam qual seu papel na empresa, o que você espera que realizem, questões de horários e salários.

Dessa forma, você alinha as expectativas de todos os envolvidos e evita frustrações. 

2. Fazer um bom processo seletivo

Encontrar profissionais que tenham experiência e habilidade técnica para entregar bons resultados é essencial para manter o padrão de qualidade. Por isso, o ideal é investir no apoio de profissionais de Recursos Humanos para fazer o processo seletivo.

Selecionar os colaboradores de maneira assertiva evita futuros problemas, como muitas demissões e perda de clientes, o que também impacta o financeiro. 

3. Acompanhar a satisfação do cliente

Ter um tratamento personalizado e monitorar a satisfação do cliente é um grande diferencial para seu negócio se destacar no mercado. Afinal, essa postura demonstra o quanto a sua empresa está preocupada em oferecer um serviço de qualidade.

Para isso, você pode fazer pesquisas de satisfação via telefone, formulários enviados pelo WhatsApp ou até mesmo reuniões presenciais. 

4. Ter um fluxo de cobrança assertivo

Como falamos anteriormente, não ter um monitoramento das contas pode levar ao descontrole da inadimplência. Mas, com o fluxo de cobrança organizado, será mais fácil saber quais clientes ainda estão devendo e quais foram as condições de pagamento. 

Além de favorecer os recebimentos nas datas corretas, você evita cobrar quem já pagou e possíveis constrangimentos. 

5. Contar com profissionais de outras áreas

Como empreendedor, você já deve saber que todos os setores precisam estar em harmonia para que o negócio tenha sucesso. Mas, também já deve ter percebido que, fazer tudo isso sozinho, é a fórmula para estresse pessoal e desgaste da empresa. 

Mas lembre-se que você pode contar com outros profissionais terceirizados para manter a gestão mais otimizada. Consultores de RH, agências de marketing, assessoria jurídica e contadores terceirizados ajudam a tornar os seus processos mais eficientes.

Empresas de serviços gerais

6. Ofereça treinamentos à equipe

Invista em treinamentos e cursos para seus colaboradores, seja para reciclar os conhecimentos ou ensinar algo novo. Assim, a sua equipe estará sempre qualificada – e, sua empresa, disputada no mercado.

7. Desenhar processos para as demais áreas

Ter um padrão de qualidade é fundamental para manter os clientes satisfeitos e também para fazer um planejamento financeiro assertivo. Afinal, se você sabe exatamente como uma tarefa é executada, terá como calcular todos os valores envolvidos naquele serviço. 

Para isso, você deve desenhar e registrar cada processo da empresa terceirizada de serviços gerais e definir os responsáveis por cada setor. 

8. Acompanhar os resultados

Acompanhar o que está sendo feito e os resultados é essencial para a evolução do negócio. Isso permite uma gestão mais completa e a identificação de pontos de atenção, antes que virem desafios maiores.

Por isso, faça o controle dos contratos conquistados e perdidos, organize indicadores de desempenho dos serviços e dos colaboradores e saiba quais são os custos para manter a empresa funcionando.

Ter uma empresa no ramo de prestação de serviços exige atenção e empenho. E, como você pode ver, uma boa gestão está diretamente ligada ao controle financeiro.  

Mas lembre-se que ninguém nasce sabendo como administrar um negócio, e se você veio até aqui para aprender novas formas de melhorar seu serviço, já está no caminho certo.

Para continuar desenvolvendo suas habilidades como gestor, leia nosso texto sobre controle financeiro!

Leia mais

 

Leia também