Prestação de Serviços

Como calcular o custo de serviços prestados [planilha grátis]

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 04/03/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Planilhas de cálculo de custos de serviços prestados são ferramentas que ajudam a precificar e na hora de fazer o planejamento financeiro;
  • Muitos empreendedores associam esse tipo de custo apenas à fabricação ou revenda de mercadorias, mas serviços custam mais do que apenas seu tempo
  • Administre todas as áreas da sua empresa, elimine a burocracia e automatize processos na melhor plataforma de gestão integrada do Brasil. Faça o teste grátis da Conta Azul Pro agora!

Experimente grátis a Conta Azul!

Muitas pessoas, na hora de abrir seu negócio, acham que apenas os produtos demandam investimento por unidade. Isso acontece porque os gastos com cada um são claros: insumos e ferramentas usadas. Mas calcular os custos de serviços prestados é igualmente importante.

Esse cálculo é um pouco mais complexo do que o de mercadorias, que, como dissemos, é mais evidente. Por isso, usar ferramentas para entender os gastos com que a sua empresa de serviços arca é indispensável para sua saúde financeira.

A ferramenta que indicamos hoje é um modelo grátis de planilha de custos de serviços prestados. Desenvolvemos este material para facilitar a rotina do empreendedor que tem pouco tempo disponível para calcular tudo isso do zero.

Então, acompanhe o texto abaixo e aproveite para baixar a planilha de custos na prestação de serviços. Boa leitura!

Por que preciso controlar o custo de serviços prestados?

Você já deve ter se perguntado o que é custo de serviços. De uma forma simplificada, trata-se de todos os gastos relacionados com a execução de um serviço.

Não sabemos exatamente qual o serviço que você presta, mas certamente possui gastos semelhantes a seus colegas de modelo de negócio. Dessa forma, a planilha serve e é indispensável para todos os segmentos.

Por exemplo, salões de beleza gastam com insumos como esmaltes, cremes, maquiagens e loções. As agências de marketing precisam contratar ferramentas para otimizar entregas e avaliar resultados. Já para estilistas, há custo com tecidos e linhas.

Todos esses valores influenciam no custo que você tem por serviço. Como tal, são variáveis que impactam diretamente no lucro que sua empresa recebe por venda.

Afinal, é com base nesses gastos que você vai:

  • Definir os preços de venda de forma assertiva;
  • Propor ações efetivas de redução de custos, sem prejudicar a operação;
  • Planejar as suas campanhas promocionais;
  • E até ajustar o seu catálogo, retirando ou incluindo serviços.

De uma forma simplificada, o controle dos custos dos serviços prestados dá ao empreendedor a clareza da real situação financeira do negócio.

Confira também nosso Modelo de Contrato de Prestação de Serviços Grátis

Como calcular os custos de serviços prestados?

Agora, vamos à lógica por trás do cálculo dos custos de serviços. Se trata do pensamento usado para desenvolvimento da planilha. Começaremos por definir e diferenciar o que é custo e o que é despesa:

  • Custo: quanto você gasta para dar estrutura a algum tipo de serviço. Por exemplo: em uma gráfica, os custos são as folhas de papel, as impressoras e as máquinas de recorte. É basicamente a matéria-prima necessária para realizar o serviço;
  • Despesa: são todos os investimentos que não estão relacionados diretamente ao produto ou serviço final em si. Gastos administrativos, com o setor de marketing e RH são alguns exemplos.

Agora que você já sabe diferenciar os dois, fica mais simples calcular os custos de serviços prestados.

O passo seguinte é determinar um preço por hora baseado no seu salário ou no de seus funcionários e depois calcular os impostos que incidem em cada um. Esse valor varia em todo o Brasil, por isso é interessante entrar em contato com seu contador, para entender melhor o seu regime de tributação.

Com estas variáveis definidas, você só precisa multiplicar estas horas de serviço prestado pelo valor/hora, somar com os gastos com material e adicionar os impostos. Pronto, você já tem a fórmula básica para calcular custos de serviços prestados!

Baixe grátis a sua planilha de custos de serviços prestados

Aplicar toda a lógica que falamos no tópico anterior em uma planilha de cálculo de custo de serviços pode não ser tão simples. Para quem não domina tanto essa ferramenta, o desafio pode ser maior.

Mesmo se você tiver facilidade para esse tipo de operação, não há necessidade de reinventar a roda, quando temos uma planilha de custos na prestação de serviços prontinha para você!

A equipe da Conta Azul usou todo o seu conhecimento de otimização de processos para desenvolver uma planilha. Com ela, você irá entender facilmente como calcular o custo do serviço prestado.

Clique na imagem abaixo, preencha com as informações e pronto! Em poucos segundos, já vai estar disponível a planilha cálculo do custo de serviço.

Banner com link para download de planilha de custo de serviços

Monitore os custos da sua empresa com apoio da tecnologia

Calcular os custos de serviços prestados é apenas uma das várias operações administrativas de uma empresa. O gestor também precisa calcular giro de estoque (para insumos), gastos com colaboradores, ativos e passivos de alta e baixa liquidez, entre outros.

Um modelo de planilha de custos de serviços é ótimo para resolver cada uma dessas situações, mas só enquanto a empresa ainda está no início. Quem quer simplificar absolutamente todas as operações de gestão da sua empresa, precisa de um sistema de gestão.

Tratam-se de plataformas de gestão integrada que, com o apoio da tecnologia, centralizam todas as informações, dados e operações da administração da sua empresa.

Elas também simplificam burocracias, processos e integram os setores para otimizar a gestão, ajudando também no planejamento estratégico.

A Conta Azul Pro é o melhor ERP online do mercado, com diversas funções que ajudam os prestadores de serviços no dia a dia, como:

  • Emissão de ordens de serviço;
  • Elaboração e envio de propostas comerciais personalizadas;
  • Monitoramento de leitura, aceite ou rejeição de propostas;
  • Histórico de negociações;
  • Gestão de vendas e contratos.

Para as operações administrativas e controle financeiro de empresas no geral, independente de modelo de negócio, também há:

  • Automatização da conciliação bancária;
  • Conciliação tributária;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Envio de cobranças e notificações de vencimento de boletos;
  • Geração de relatórios de vários tipos;
  • Monitoramento do estoque e das vendas em tempo real. 

Por fim, ainda é possível conectar a CA Pro ao app Conta Azul de Bolso e acompanhar, diretamente do seu celular, o estoque de insumos e o fluxo de caixa, além de enviar e acompanhar os orçamentos personalizados. O que otimiza o acompanhamento da empresa por parte do dono do negócio. 

Faça o teste da Conta Azul Pro agora, sem compromisso, é grátis!

Leia também