Marketing

Kit de ferramentas de marketing para inovar na empresa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

Ferramentas de marketing ajudam pequenas empresas

São boas ferramentas de marketing que você procura? Então, vai adorar este artigo. Reunimos alguns dos mais completos recursos para ajudar na organização das ações em prol da sua estratégia de divulgação online e atração de clientes na empresa.

41 ferramentas de marketing para sua empresa

Fazer marketing em pequenas empresas pode ser muito mais fácil do que imagina. Acredite, você é um empreendedor privilegiado, pois abriu sua empresa em uma época na qual a tecnologia transformou processos e tornou tudo mais simples.

Foi justamente o que aconteceu a partir de poderosas ferramentas de marketing. Como você vai ver abaixo, há plataformas que, utilizadas em conjunto, são capazes de oferecer uma solução completa para a sua estratégia de divulgação.

A tabela a seguir apresenta as ferramentas de marketing em ordem alfabética, pois a ideia não é estabelecer um ranking. Afinal, elas se destinam a ações diferentes, mas, cada uma do seu jeito, pode ajudar muito a aproximar a sua empresa do sucesso.

Ferramenta

O que ela pode fazer por você

1. AB Tasty

Voltada a testes A/B, mede e compara estratégias no marketing digital para identificar qual oferece o melhor resultado.

2. Act-On

Software de automação de marketing que contribui na construção da imagem online da empresa, monitorando a sua presença na mídia.

3. Agendor

Ferramenta voltada à gestão de vendas. Organiza contatos e informações sobre os clientes, além de permitir a análise sobre o desempenho de vendedores.

4. Alexa

Monitora tráfego e audiência, permitindo quantificar os acessos e descobrir como o usuário chegou até seu site ou blog – ou de concorrentes – e o que o atraiu até ele.

5. Asana

Ferramenta de gestão de produtividade, permite a organização de tarefas e projetos. É voltada à qualificação da comunicação na equipe e otimização do tempo.

6. Buffer

Facilita e simplifica a gestão de publicações em redes sociais, auxiliando a definir o momento de melhor resposta do público em cada uma delas.

7. Buzzsumo

Outra ferramenta voltada à gestão de redes sociais, identifica os conteúdos publicados que mais recebem interações do usuário para uma determinada palavra-chave.

8. Cortex

Plataforma de big data, reúne informações relevantes sobre o mercado, o que permite otimizar as estratégias de marketing e vendas.

9. Dinamize

Ferramenta de gestão de e-mail marketing, com recursos que vão desde templates personalizados até a realização de testes A/B. Também automatiza campanhas e emite relatórios.

10. Dropbox

Serviço de armazenamento na nuvem que sincroniza as informações em diferentes dispositivos, podendo ser usado de forma colaborativa em um projeto de marketing.

11. Evernote

Aplicativo de organização, permite ao gestor de marketing se manter atento a cada projeto, monitorando a agenda e recebendo avisos importantes no celular.

12. Google Analytics

Ferramenta de gestão, monitoramento e análise de tráfego do Google. Funciona em sites, blogs, redes sociais e anúncios pagos, permitindo entregar conteúdo mais direcionado aos interesses do usuário.

13. Google Docs

O editor de textos do Google é apenas uma das soluções do pacote Google Drive. Permite criar, compartilhar, sugerir e editar documentos em qualquer lugar.

14. Google Keyword Planner

O planejador de palavras-chave do Google AdWords permite identificar quais termos despertam maior interesse do usuário nas buscas e, por isso, podem ser ideais para a sua estratégia de marketing.

15. HotJar

Outra plataforma de monitoramento e análise de tráfego, permite acompanhar gratuitamente o desempenho do site e identificar no comportamento dos usuários as melhores estratégias de marketing.

16. Hubspot

Plataforma de automação de marketing, oferece soluções completas, como gestão de conteúdo, estratégia SEO, pesquisa de palavras-chave, testes A/B e páginas de vendas.

17. Keyword Tool

Ferramenta voltada à pesquisa e definição de palavras-chave a trabalhar na estratégia, com foco na melhor classificação junto aos sites de busca.

18. Kissmetrics

Plataforma também voltada ao monitoramento e análise de tráfego, ajuda na identificação de tendências a partir do comportamento de usuários, otimizando campanhas de marketing.

19. Launch Rock

Ferramenta interessante para quem deseja gerar curiosidade para um lançamento, seja da própria empresa ou de um determinado projeto.

20. Lead Pages

Possibilita a construção de páginas personalizadas para capturar potenciais clientes, atraindo o visitante e coletando seus dados a partir de um formulário.

21. Magento

Software de gestão de conteúdo, permite criar sites e blogs em nível avançado e é atualmente uma das plataformas mais utilizadas por lojas virtuais.

22. Mailchimp

Solução completa para a construção e gerenciamento de uma estratégia de e-mail marketing. Entre os recursos, permite layouts personalizados e mensuração de resultados.

23. Mixpanel

Embora seja mais uma ferramenta de análise e monitoramento de tráfego, o Mixpanel concentra esforços para compreender o comportamento do usuário em plataformas diversas.

24. MOZ Open Site Explorer

Ferramenta que coleta dados e permite analisar o desempenho do seu site frente os concorrentes. Oferece informações sobre links que citam o seu conteúdo em outras páginas.

25. OptinMonster

Ferramenta que permite criar formulários automáticos, acionados como pop up no site de acordo com o movimento que o usuário faz no mouse.

26. Pardot

Além de criar campanhas de e-mail marketing com o envio automatizado da mensagem exata para determinado usuário, a Pardot permite calcular o retorno sobre o investimento nas campanhas de marketing.

27. Picreel

Ferramenta de funcionamento semelhante ao OptinMonster. Com ela, é possível criar uma oferta personalizada para capturar o usuário no momento em que ele move o cursor para sair do site.

28. Piktochart

Ferramenta de criação de infográficos para qualificar uma estratégia de marketing de conteúdo em blogs, além do compartilhamento em redes sociais.

29. Pipedrive

Software de gestão de relacionamento com o cliente, registra dados e o histórico dele, permitindo criar campanhas de marketing mais bem direcionadas.

30. PowToon

Permite a criação e edição virtual de vídeos animados, uma estratégia que atualmente se destaca para a captação de clientes a partir do marketing.

31. Optimizely

Mais uma ferramenta que permite a realização de testes A/B, podendo comparar versões de campanhas, e-mails marketing, anúncios e landing pages, por exemplo.

32. Quick Sprout

Possibilita, a partir de uma URL, obter informações sobre um determinado site, incluindo tempo de carregamento, tamanho da página e pontuação em ranking de velocidade.

33. RD Station

Solução de automação de marketing, permite criar campanhas de e-mail marketing e landing pages, otimizar o conteúdo do site, blog ou redes sociais e realizar testes A/B.

34. SEMRush

Ferramenta voltada à qualificação de conteúdo a partir da gestão de palavras-chave. Monitora o comportamento delas e propõe termos e expressões combinadas para melhorar resultados de campanhas.

35. Social Rank

O Social Rank é uma solução voltada ao gerenciamento de redes sociais, permitindo identificar os seguidores mais engajados no Twitter e no Instagram.

36. Sprout Social

Também voltado à gestão de mídias sociais, o software oferece funcionalidades diversas, como criação, monitoramento e análise de campanhas.

37. Survey Monkey

Se você pretende realizar uma pesquisa de mercado antes de definir a sua estratégia e ações de marketing, essa ferramenta é bastante indicada.

38. Tableau

Outra ferramenta de big data, disponibiliza soluções personalizadas, com armazenamento de dados sobre o mercado na nuvem ou no computador do usuário.

39. Trello

Plataforma de gestão de projetos, permite a partir da organização do fluxo de informações qualificar a comunicação entre os envolvidos aumentar a produtividade.

40. Unbounce

Solução que simplifica a criação, edição e publicação de landing pages, permitindo a rápida gestão do conteúdo diretamente da plataforma.

41. WordPress

É a plataforma de gestão de conteúdo mais utilizada no mundo por sites e blogs. De forma intuitiva, permite criar, editar e publicar artigos dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Usar ContaAzul também ajuda no marketing

Nossa lista de ferramentas de marketing não incluiu o sistema de gestão online da ContaAzul, mas se você já conhece o software, deve ter percebido que ele oferece muitos dos recursos citados em outras plataformas.

Para organizar os dados de seus clientes, qualificar o fluxo de informações na empresa e integrar processos, o que contribui decisivamente para a produtividade, o ContaAzul é uma solução perfeita.

Seja qual for a ferramenta (ou o conjunto delas) de sua escolha, o que importa é elaborar um planejamento de marketing com o objetivo de crescer a partir dele. Com uma estratégia bem definida, seu negócio só tem a ganhar. 

E você, tem outras ferramentas de marketing que gostaria de incluir nessa relação? Comente!

Leia também