Marketing

7 dicas para montar uma fachada de loja mais atrativa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 31/01/2024 | 14 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A fachada da loja é parte essencial para atração de clientes. O que muitos empreendedores ainda não sabem é que é possível ter uma fachada atrativa sem gastar muito;
  • Analisar o local, conhecer o público e não sobrecarregar o espaço podem tornar a fachada da loja mais chamativa;
  • Cuidando da fachada, as chances de vender mais também aumentam. A Conta Azul possui tudo o que você precisa para se preparar para atender toda a demanda com mais qualidade!

Experimente grátis a Conta Azul!

Mesmo estando na era digital e das redes sociais, a fachada da empresa ainda pode ser o primeiro contato do público com a sua marca. Se destacar em meio a tantos estabelecimentos pode ser um desafio, pois exige muita organização, dedicação e, principalmente, criatividade para chamar a atenção dos clientes. 

E quem disse que para ter uma fachada atrativa é preciso gastar muito? Em alguns casos, basta uma reorganização dos produtos e pronto, sua vitrine não será mais a mesma e ficará bem mais chamativa.

Para ajudar você nessa missão, listamos 7 dicas valiosas para montar uma fachada atraente e, como consequência, aumentar as vendas. Também separamos algumas fachadas para você se inspirar na hora de montar a sua. Acompanhe os seguintes tópicos: 

  • O que é uma fachada de loja? 
  • Como fazer uma fachada de loja bonita e barata?
  • Exemplos de fachadas de lojas 
  • Dicas para sua fachada de loja
  • Além de pensar na fachada de loja, pense em como torná-la rentável
  • A Conta Azul é a parceira certa para o sucesso da sua loja

Boa leitura!

O que é uma fachada de loja? 

A fachada da loja é a parte de um estabelecimento físico que tem o objetivo de atrair o público. Muitas vezes, é através dela que os seus clientes têm o primeiro contato com a marca. 

Mais do que expor o nome ou os principais produtos e serviços, a fachada de uma loja tem a missão de despertar o desejo e a curiosidade das pessoas de conhecer a empresa. Ela deve representar também os valores da sua empresa, afinal é basicamente a primeira impressão que os clientes e público externo terá do seu negócio.

Uma fachada de loja atrativa e bem trabalhada consegue atrair mais clientes, como já mencionamos e, consequentemente, aumentar as vendas. Além disso, também pode diferenciar a empresa da concorrência e fortalecer a personalidade da marca.

Para isso acontecer a sua fachada precisa “conversar” com o seu público-alvo ou persona. Veja como fazer isso na prática, no próximo tópico.

Como fazer uma fachada de loja bonita e barata? 

Você não precisa gastar muito para fazer uma fachada atraente. O primeiro passo é conhecer o seu cliente, para identificar o que chama ou não a atenção. Cores mais chamativas? Fotos? Algo ousado ou mais simples?

Vale a pena dar aquela olhadinha no que o concorrente está fazendo, no entanto, nada de copiar. Outras dicas são importantes para atrair mais clientes com a sua fachada, como:

  • Boa iluminação, principalmente à noite, sem perder o equilíbrio. Uma luz muito forte pode ter o efeito contrário, ou seja, afastar a clientela;

  • Manter a sua identidade visual. Se a cor principal da sua logomarca é azul, não faz sentido ter uma fachada com predominância rosa, concorda?

  • Escolha o material correto, conforme o negócio. A Lona é mais barata e indicada para negócios menores; já o ACM é um material mais resistente e um pouco mais caro. Por fim, a luminosa possui leds e é chamativa de noite e durante o dia;

  • Ter cuidado com a localização da empresa. Em estabelecimentos localizados em esquinas, o ideal é que a fachada transmita a mesma ideia em todas as frentes.

Exemplos de fachadas de lojas

Está com dúvidas e não sabe por onde começar a sua fachada? Separamos alguns exemplos, conforme o seu nicho de atuação, para você se inspirar. Confira a seguir!

Fachada de loja de roupas

A fachada de uma loja de roupas deve sempre combinar com as peças expostas na vitrine. Então, se você vende moda praia, a sua fachada deve ter cores mais animadas e até desenhos que façam menção ao estilo. 

Agora, se as roupas são mais sofisticadas, vale a pena investir em um design e material diferenciado. Usar plantas naturais, madeira e espelhos são algumas opções.

Embora também seja importante nas outras lojas, na fachada de loja de roupas não pode faltar uma iluminação equilibrada, de modo que o cliente visualize bem as peças e o nome da loja. 

Fachada de loja infantil

Nas fachadas de lojas infantis, independente dos produtos ou serviços oferecidos, é muito importante focar em cores mais chamativas e elementos divertidos que remetem à infância.

Afinal, nesse tipo de estabelecimento, é preciso considerar não somente a visão do adulto, como também da criança, que deve ser atraída pela fachada. Outra dica é na continuação de cenários, como castelos ou casinhas.

Em relação às cores, aspecto que falaremos mais adiante, para itens voltados às crianças menores, sugerimos tons mais vibrantes, que transmitem energia; já para bebês, cores claras são mais interessantes. 

Fachada de lojas modernas

As fachadas de lojas modernas costumam ter cores mais escuras, como tons de preto e cinza, além de formatos diferenciados. Nesses estabelecimentos, o foco é ser diferente da concorrência e ter um design único. 

A mistura de elementos também está presente nas fachadas de lojas modernas, como vidro e plantas naturais, além de formatos fora do comum.                               

Fachada de loja de celular

É interessante que as fachadas de lojas de celular sempre deixam claro exatamente o que é feito ali: compra, venda ou conserto. Outro aspecto interessante é ter elementos que façam menção à tecnologia. 

Usar uma cor mais escura com outro tom mais claro e vibrante, como amarelo, vermelho e laranja são algumas alternativas para deixar a fachada desse tipo de loja mais chamativa. 

Fachada de lojas comerciais

As lojas comerciais, presentes em shoppings ou grandes centros, precisam caprichar na criatividade para se destacar. Aqui, o grande desafio é seguir as orientações do local onde estão instaladas, como altura e dimensão permitida.

Materiais como ACM e as luzes em led são muito utilizados nesse tipo de loja.

Fachada de mercearia pequena

O grande diferencial de uma fachada de mercearia pequena é chamar atenção pela simplicidade e clareza do que é oferecido ali — commodities, frutas e verduras. Cores chamativas são indicadas, desde que estejam conforme a identidade visual proposta na marca. 

Dicas para sua fachada de loja

1. Elabore um estudo do local

Antes de iniciar qualquer projeto para a fachada, analise as redondezas da loja. Veja se existem concorrentes diretos ou indiretos e analise suas respectivas fachadas. 

Assim, é possível elaborar algo exclusivo e que se destaque em relação aos outros empreendimentos. Outra dica para isso é fotografar todo o perímetro e demais arquiteturas de fachadas. Com isso, você pode analisar cada uma delas para criar uma fachada de loja criativa.

2. Procure saber o que é permitido e o que não é

Tamanho, iluminação, cor e formato: dependendo da cidade, é possível encontrar legislações específicas quanto à confecção das fachadas, com objetivo de evitar a poluição visual. Antes de iniciar o projeto, entre em contato com a prefeitura da cidade para verificar todas essas especificidades. 

Assim, você já fica por dentro do que pode e do que não pode e não corre o risco de gastar dinheiro com um formato de fachada proibido na sua região.

3. Converse com um profissional especializado

Se arquitetura e decoração não são os seus fortes, contrate um profissional especializado para propor um modelo de fachada para a loja.

E, caso você já tenha contratado um arquiteto para ajudar no projeto interno da sua loja, talvez ele mesmo possa planejar a fachada ou então indicar um designer de interiores especializado em áreas externas.

Seja claro e explique quais são os seus objetivos e desejos como proprietário. Assim, o profissional vai conseguir auxiliar você a montar a melhor fachada para o estilo de negócio, deixando-a em harmonia com o conceito da loja.

4. Entenda o comportamento do seu público-alvo

Ao entender o comportamento e as preferências do seu público-alvo, você consegue ter insights, ou seja, ideias, de como seria uma fachada ideal, realmente atrativa. Para isso, comece fazendo uma análise do que os seus clientes mais gostam e do que chama mais a atenção deles. 

Depois, observe a movimentação do bairro ou shopping onde a loja está montada.

Veja como as pessoas olham para o comércio da região e, se possível, converse com alguns consumidores. 

Pergunte com que frequência costumam observar as fachadas das lojas da vizinhança e quais delas acham mais bonitas. Isso ajudará você a pensar em formas de fazer com que sua loja se destaque perante as outras.

5. Tome cuidado com a poluição visual na fachada de loja

Você já ouviu aquela frase de que menos é sempre mais? 

O objetivo da fachada de uma loja é chamar atenção do cliente, mas isso não significa que você deve carregar nos elementos e somente em cores chamativas. Afinal, uma fachada atrativa deve ser harmônica com o que você vende e com a identidade visual da empresa.

Então, não exagere nas propagandas. Isso pode fazer com que o cliente se afaste do local, ao invés de se sentir atraído para visitar a sua empresa.

Com o arquiteto ou designer especializado em ambientes externos, guiem-se em estabelecer um conceito, uma paleta de cores e elementos-chave que serão a composição da sua fachada. 

6. Siga as tendências

Conforme o seu nicho de atuação, concorrentes diretos e indiretos, considere as tendências para se inspirar. Lembre-se de manter a identidade visual e a personalidade da marca para se diferenciar dos concorrentes.

7. Seja criativo, mas sem exageros

Como falamos, menos é mais. Nossa sugestão é que, com base nas inspirações e na identidade visual da sua marca, você aposte na criatividade na hora de propor uma fachada, mas nada de exagerar. 

Busque novos estilos, formatos e veja se é viável aplicar isso no seu negócio. Analise também a questão financeira: a sua fachada precisa ser atraente, mas desde que isso não comprometa o caixa da empresa

Além de pensar na fachada de loja, pense em como torná-la rentável 

A fachada da loja é um investimento, certo? E, como todo investimento feito no negócio, você espera um retorno financeiro que, neste caso, pode ser traduzido no aumento da visitação dos clientes e, consequentemente, melhora nas vendas

Mas, para que a sua fachada seja rentável, é preciso observar em especial dois aspectos: 

  1. Cor: é muitas vezes o que identifica a sua empresa. Dessa forma, ao optar por um tom diferente da sua identidade visual você pode confundir o cliente.

    A psicologia das cores explica justamente em como as cores estão relacionadas com as sensações transmitidas aos clientes:

  • Tons mais quentes como o vermelho, remete ao poder e a paixão. Um exemplo é a marca da Netflix;
  • O amarelo é tida como uma cor que estimula a criatividade, otimismo e a alegria;
  • Já o azul transmite tranquilidade e confiança, enquanto o verde está associado à natureza e à liberdade;
  • Por fim, o preto é uma cor mais associada ao luxo, poder e ao mistério, utilizada por marcas de alto padrão.
  1. Iluminação: a sua fachada precisa dar visibilidade à loja e às vitrines, mas tenha cuidado para não escolher uma iluminação que gaste muita energia. Lâmpadas mais quentes ou coloridas podem consumir mais, já as fitas em led e lâmpadas fluorescentes são mais econômicas. 

Seguindo essas dicas e contando com a ajuda de um profissional especializado, as chances de você atrair mais clientes e incrementar o faturamento são bem maiores. 

A Conta Azul é a parceira certa para o sucesso da sua loja

Filas longas, muitas ligações, mensagens e clientela insatisfeita: atrair clientes é muito importante, mas é preciso estar preparado para atender toda a demanda e evitar todos esses problemas. Caso contrário, a reputação da sua empresa pode ficar prejudicada no mercado

Nesse sentido a Conta Azul é a melhor parceira do empreendedor! Nossa missão é transformar o Brasil por meio do empreendedorismo, e fazemos isso com um sistema ERP simples e fácil de usar, indicado tanto para negócios que estão nascendo quanto para empreendedores que já estão há muito tempo no mercado.

Com o ERP da Conta Azul, todos os setores da empresa são integrados e as informações atualizadas em todos eles: assim que uma venda acontece, é dada a baixa no estoque, nas vendas, no fluxo de caixa e na contabilidade.

Algumas vantagens do sistema são:

  • Acompanhamento das vendas e do estoque em tempo real;
  • Notificações quando os itens do estoque atingem as quantidades mínimas;
  • Emissão de notas fiscais com poucos cliques e envio ao contador sem precisar de malotes;
  • Conciliação bancária e fiscal automáticas. Com isso, chega de se perder no extrato e atrasar o pagamento dos tributos;
  • Geração de relatórios de todos os setores da sua empresa;
  • Integração com mais de 50 plataformas, como o Mercado Livre e Nuvem Shop e muito mais!

O melhor de tudo é que você pode monitorar o estoque, as vendas, a emissão de notas fiscais, enviar propostas e orçamentos personalizados pelo próprio celular, com o App Conta Azul de Bolso. 

Prepare a sua empresa para o aumento das suas vendas com quem entende do assunto. Teste grátis o ERP Conta Azul!

Leia também