Planejamento de marketing para pequenas empresas

Planejamento de marketing para pequenas empresas

Sabe quando você precisa fazer aquele trabalho e começa tudo de uma vez, sem pensar ou planejar? Pois é, provavelmente neste atropelo todo, o trabalho não vai dar certo ou vai ficar “meia boca”, como dizem por aí. No mundo dos negócios, planejar é palavra de ordem. E isto envolve estudar e projetar, além do desenvolvimento do produto, todas as etapas do processo, inclusive o marketing.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

E não se engane, pensando que o plano de marketing é somente fazer a propaganda e acabou. O trabalho deve começar junto com o desenvolvimento do produto, lá na sondagem do mercado. E seguir caminhando ao seu lado até o pós-venda. Fazer Marketing é posicionar seu produto no mercado.

Pode parecer que será um longo e árduo processo, que necessitará de muito tempo e dinheiro, por isso é indicado somente para grandes empresas. Engano de quem pensa assim. Fazer um plano de marketing é totalmente possível para micro e pequenas empresas. Aliás, é um processo recomendado, pois, com um bom planejamento, as empresas deste porte podem entrar e se fixar no mercado com mais autoridade.

O CGO da ContaAzul, Marcelo dos Santos, dá dicas de como fazer um planejamento de marketing com poucos recursos e muita criatividade no segundo vídeo da série “Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas”. E você, tem alguma história interessante para contar? Veja o vídeo e deixe seu depoimento.

Modelo de Planejamento de Marketing  Disponibilizamos este guia para auxiliar no trabalho de marketing da sua  empresa Baixar o guia agora

 

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?