Gestão do Negócio

6 dicas de ferramentas online para aumentar a produtividade da empresa

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 5 mins de leitura | ← voltar

Seis dicas de ferramentas online para aumentar a produtividade da empresa

Em um mundo em que todos estão conectados através de smartphones, tablets e ultrabooks há algumas centenas de aplicativos e softwares que dão aquela mãozinha na hora de produzir mais e melhor. Sabia que estas tecnologias também podem aumentar a produtividade da sua empresa?

Selecionamos seis dicas de ferramentas (aplicativos e softwares) para você ganhar tempo na hora de organizar suas tarefas na empresa e otimizar o seu trabalho. Confira:

Organização é tudo

Com várias tarefas para cumprir, uma caixa cheia de e-mails para responder, o telefone tocando e você sem saber por onde começar as tarefas. Uma boa ajuda é botar no papel tudo o que você precisa fazer e começar a definir as prioridades. Porém, em vez de recorrer a uma folha simples do Word ou uma planilha do Excel, que tal usar um aplicativo que te permite receber notificações em diferentes plataformas sem perder os dados e com uma interface agradável?

Pois essa maravilha existe e você não precisa pagar por ela. A Wunderlist é um gerenciador de tarefas (versões para Windows, Mac, iOS e Android) que lhe permite organizar o que precisa ser feito. É possível dividir as tarefas em grupos diferentes, marcando as principais como favoritas, criando lembretes e ainda delegando-as para outras pessoas.

Gerenciamento projetos

Gerenciar projetos não é tarefa apenas de empresas com grandes equipes. Colaboradores que trabalham em home office ou que estão em viagens de trabalho precisam de uma boa estrutura tecnológica na hora de executar as tarefas e estarem alinhados com o que precisa ser feito. O Moovia é uma plataforma de gerenciamento de projetos que funciona de forma similar a uma rede social e tem como objetivo melhorar a comunicação, aumentar o engajamento e trazer ganhos de produtividade à equipe.

O sistema do Moovia, além de ser desenvolvido no Brasil (em Florianópolis), tem uma interface amigável na qual você facilmente estrutura seu projeto definindo as fases, tarefas, prazos e responsáveis. A ferramenta dispõe de chat, notificações por e-mail, compartilhamento de arquivos e diversas outras funções em uma rede social privada para sua equipe. O Moovia permite, ainda, que você se conecte com parceiros ou clientes para juntos melhorar a comunicação e, consequentemente, melhorar resultados.

Trabalho simultâneo

Com uma simples conta no Google você e sua equipe podem utilizar diversas ferramentas para desenvolver documentos de forma simultânea e compartilhada. O Google Drive, ferramenta conhecida e usada em muitas empresas, é um serviço completo para armazenamento, compartilhamento e criação de arquivos..

O melhor de usar o Google Drive e suas ferramentas, além da fácil integração com outros serviços do Google como Agenda e o Gmail, é proporcionar um ambiente de colaboração simultâneo para seus colaboradores. Um documento de texto criado através dele, por exemplo, pode ser editado ao mesmo tempo por diversas pessoas da equipe. Integrado a chat para discussões, facilidade para submeter à avaliação de clientes e com a segurança de não perder alterações feitas. Afinal, toda a produção estará sempre disponível na nuvem.

Explore novas ideias

O mapa mental proporciona uma visão ampla e organizada do conceito que você está desenvolvendo, podendo ser usado em reuniões de planejamento e diversas outras atividades.

O Mindmeister é um sistema para montar mapas mentais online. Ele é gratuito desde que você não o use para mais de 3 mapas simultâneos. Contudo, para começar a gerá-los livremente, o custo inicial é de 4,99 dólares por mês. Dependendo do tipo de atividade de sua empresa, mapas mentais podem ser ótimos em momentos de criação e organização de referências para desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Faça reuniões virtuais facilmente

O deslocamento para fazer reuniões presenciais nem sempre é simples. Mas a falta de encontros pode acarretar em dificuldades na condução do trabalho e falta de interação entre a equipe. O Google Hangouts é uma solução completa para gerar reuniões virtuais. Funciona no navegador ou a partir de aplicativo para smartphones ou tablets e pode reunir até 10 pessoas em uma sala de reunião virtual.

Dessa forma, qualquer integrante da equipe com internet e uma webcam pode participar da reunião. Com um Hangout ainda é possível compartilhar a tela do computador com os outros integrantes da reunião virtual, fazer chats, usar ferramentas de desenho, dentre outras formas de interação.

Gerencie suas finanças

As finanças são parte fundamental de qualquer empresa. Se esta área não for bem gerenciada, o restante do trabalho fica comprometido.

O intenso fluxo de trabalho nem sempre deixa espaço para que o dinheiro seja bem organizado. Quanto entrou? Quanto saiu? Quais as despesas? Quanto vamos ter de lucro? Perguntas como essa podem consumir tempo da equipe de gestão. Usar uma solução online para otimizar isso pode ser capaz de melhorar muito sua gestão e competitividade.

O ContaAzul é reconhecidamente o melhor sistema de gestão para micro e pequenas empresas para o Brasil. Capaz de controlar com precisão o setor financeiro empresarial, vendas, estoque e ainda emitir notas fiscais eletrônicas sem complicação. Além de contar com suporte completo para resolver dúvidas e também ajudar você a obter o máximo de benefícios do sistema. É uma ótima solução para economizar tempo para o que mais importa em sua empresa: gerar valor para seu cliente.

Estas foram algumas dicas de soluções online úteis para sua empresa. Elas vão ser uma ajuda e tanto na hora de otimizar o trabalho e entregar ainda mais resultado para seus clientes e garantir o destaque da sua marca no mercado! 🙂

O que você achou das dicas de hoje? Conta pra gente ali nos comentários 🙂

Um abraço e até a próxima!

Leia também