Gestão do Negócio

Fraude financeira: o que é, como evitar e onde denunciar

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 17/04/2024 | 9 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Fraudes financeiras podem gerar graves prejuízos para pessoas e empresas;
  • Há algumas estratégias que podem ajudar as pessoas a não se tornarem vítimas de fraudes;
  • Estar atento aos sinais de alerta, o reconhecimento de ameaças e a educação contínua são algumas práticas que ajudam no combate das fraudes.

As fraudes financeiras podem ter um impacto devastador na vida das pessoas. Isso porque geralmente elas levam à perda de dinheiro, de bens e até mesmo à ruína financeira. 

Por esse motivo, é fundamental entender sobre o assunto. Com conhecimento, é possível identificar uma fraude financeira e estabelecer estratégias efetivas para se proteger dessas situações.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo você vai entender o que é uma fraude financeira, conhecerá os principais tipos e saberá como identificar essa situação. Acompanhe a seguir.

Tópicos:

Uma mulher com o notebook na mesa, olhando para ele com o rosto de preocupação

O que é uma fraude financeira?

A fraude financeira se caracteriza pelo uso de dados de outra pessoa, sem o conhecimento dela, para obtenção de ganhos financeiros de maneira ilícita. Geralmente elas envolvem roubo de dados, falsificação de documentos, invasão de contas bancárias e vazamento de dados.

À primeira vista, o prejuízo financeiro é a principal perda causada às vítimas de fraude financeira. Porém, danos psicológicos e de imagem também podem ser consequências de quem sofre esse tipo de crime.

Qual a diferença entre fraude e golpe?

Tanto fraudes quanto golpes são práticas usadas para causar prejuízo financeiro. Porém, elas se diferem na forma como são conduzidas pelos criminosos.

Como explicamos acima, para acontecer uma fraude, as informações da vítima devem ter sido acessadas sem autorização ou consentimento dela. Por exemplo, se alguém fizer um empréstimo usando os documentos de outra pessoa, ocorre uma fraude financeira.

Já o golpe é caracterizado pela enganação das vítimas, que acabam oferecendo os seus dados voluntariamente. Se alguém faz um Pix para um criminoso acreditando ser um membro da família, essa pessoa caiu em um golpe.

Principais tipos de fraudes financeiras

Os tipos de fraudes financeiras são determinados de acordo com o meio em que ela ocorre e métodos utilizados pelos criminosos. Entre os principais, estão:

  • Fraudes bancárias: isso pode incluir falsificação de cheques, roubo de PINs de cartão de débito e fraude de transferência eletrônica;
  • Fraude de cartão de crédito: utilização não autorizada de dados de cartão de crédito com o intuito de fazer compras fraudulentas e clonagem de cartões;
  • Fraude de seguros: pode envolver, por exemplo, a falsificação de reclamações de sinistros e a simulação de eventos para obter vantagens indevidas;
  • Fraude imobiliária: falsificação de assinaturas em transações imobiliárias, esquemas de hipoteca fraudulenta e esquemas de investimento imobiliário fraudulentos;
  • Fraude de identidade: envolve o uso ilegal das informações de outra pessoa para obter acesso a contas financeiras, crédito ou outros recursos financeiros;
  • Autofraude: acontece quando a pessoa usa os próprios dados para obter ganhos ilícitos e depois comunica que foi vítima de fraude;
  • Fraude amigável: quando alguém próximo da vítima, como um parente, se utiliza dos dados dessa pessoa para cometer fraudes. Em sua maioria, envolve idosos, que podem até confirmar operações e assinar documentos sem saber o que estão fazendo;
  • Fraude corporativa: isso pode incluir práticas contábeis fraudulentas, falsificação de balanços financeiros, suborno, corrupção e lavagem de dinheiro.

Quais as fraudes financeiras mais comuns atualmente?

É importante conhecer as fraudes financeiras mais comuns atualmente, para que seja possível identificar essas ocorrências e se prevenir dessas situações. Veja abaixo:

  • Boleto falso: ocorre a adulteração do documento, para que o dinheiro tenha o seu destino desviado;
  • Pedidos de empréstimos com documentos falsificados: está entre as mais comuns, e acontece quando criminosos usam documentos falsos para solicitar crédito em nome da vítima. Geralmente, só é percebido quando as cobranças chegam ou o nome é negativado;
  • Empresa e conta bancária “laranjas”: usando os dados obtidos de forma ilícita, os fraudadores registam empresas em nome das vítimas, para cometer crimes que podem envolver grandes valores. Eles também podem abrir contas bancárias para depositar e transferir dinheiro vindo de golpes e fraudes;
  • Transferências via Pix: quando os fraudadores se aproveitam de um controle temporário da conta bancária, como em um sequestro-relâmpago ou invasão da conta, para fazer diversas transferências financeiras;
  • Cartão de crédito clonado: com os dados do cartão, criminosos fazem compras em nome da vítima.  

Como identificar uma fraude financeira?

Nem sempre é fácil identificar uma fraude financeira, pois elas estão se tornando cada vez mais sofisticadas e variadas. Além disso, como o uso dos dados ocorre sem que a vítima saiba, pode ser que ela perceba o que está acontecendo apenas quando receber uma cobrança ou precisar fazer alguma consulta em bancos ou órgãos públicos.

No entanto, para que a fraude ocorra, é preciso que os criminosos tenham acesso às informações das vítimas de alguma forma. Na maioria das vezes, isso acontece por meios digitais e com a prática do phishing – que consiste no envio de comunicações que parecem confiáveis para capturar os dados de pessoas.  

Usando links que podem parecer de marcas famosas, os fraudadores levam as pessoas a acreditarem que estão fazendo compras – quando, na verdade, estão fornecendo dados financeiros e de identificação. 

Felizmente, há algumas práticas que poderão ajudar a identificar essas situações. Primeiramente, desconfie de descontos muito grandes e garantias de ganhos acima do que é praticado pelo mercado. Usar uma oferta “mirabolante” é uma prática dos criminosos para atrair o máximo de pessoas possível.  

Também é importante verificar com cuidado itens da comunicação ou do site acessado, como logo da empresa e identidade visual, endereço de e-mail do remetente, se há letras trocadas no link e até erros de português.

Já em casos como abertura de empresas e contas “laranja” e de pedidos de empréstimo com documentos falsificados, pode demorar algum tempo para você perceber a fraude. Uma ação que pode ajudar é o monitoramento de CPF e CNPJ.

Com essa medida, você será avisado quando houver alguma consulta a esses cadastros, o que pode indicar que alguém está solicitando um serviço financeiro em seu nome ou da sua empresa. Assim, você pode verificar com a instituição que fez a consulta o que está acontecendo.  

Leia também: O que é Phishing e como proteger sua empresa

Como se proteger de fraudes financeiras?

Todas as ações que você tomar para se proteger de fraudes financeiras envolvem a proteção dos seus dados, seja no mundo físico ou virtual. Veja abaixo as principais:

  • Não forneça seus dados financeiros, de identificação e senha a ninguém – principalmente por telefone e mensagem;
  • Gere senhas fortes e use antivírus no seu computador, para evitar invasões;
  • Desconfie de e-mails e links com ofertas muito generosas e promessas de ganhos mirabolantes. Isso inclui sorteios e promoções;
  • Forneça informações pessoais e dados financeiros apenas se tiver certeza que o site ou plataforma é seguro;
  • Não clique em qualquer link, mesmo enviado por pessoa conhecida, sem entender a origem e finalidade dele;
  • Cadastre chaves Pix apenas nos canais oficiais do banco;
  • Quando receber um boleto, verifique dados e sinais que indicam que esse documento é falso. Veja nosso conteúdo que aprofunda essas dicas;
  • Não permita que documentos e cartões sejam levados para fora da sua vista em lojas e restaurantes;
  • Ficar atento a vazamentos de dados e exigir reparação por danos morais e materiais se você for vítima de algum golpe relacionado à falta de segurança da informação. Isso porque, quando uma empresa coleta dados, ela se compromete com a segurança deles. Logo, se houver exposição da sua base, ela é a responsável.

Leia também: Guia de segurança: proteja sua empresa de fraudes na Black Friday

O que fazer se você for vítima de fraude financeira?

As fraudes podem gerar grandes prejuízos. Por esse motivo, é fundamental tomar ações rapidamente para tentar mitigar essas situações ou mesmo selecionar algumas questões.

Entre algumas medidas que podem ser tomadas em caso de fraudes financeiras estão:

  • Notificação imediata ao banco: primeiramente você deve notificar a fraude imediatamente para o banco. A partir dessa prática, torna-se possível bloquear ou mesmo cancelar os cartões;
  • Registrar boletim de ocorrência: também é bastante válido fazer o registro do boletim de ocorrência para registrar a fraude.
  • Notificar aos órgãos de proteção ao consumidor: não se esqueça de notificar as fraudes. Essa prática ajuda a evitar que outras pessoas sejam prejudicadas por essas situações;
  • Atualizar senhas: a modificação das senhas é uma das principais medidas de segurança, pois evita que pessoas não autorizadas tenham acesso aos dados financeiros;
  • Monitorar as contas regularmente: procure monitorar as suas contas bancárias de maneira regular para verificar se há transações desconhecidas e conferir se está tudo certo.

Continue aprendendo no blog da Conta Azul

As fraudes financeiras são crimes que podem ter um impacto devastador na vida das pessoas. Por esse motivo, é importante estar atento aos sinais de alerta e tomar medidas para proteger seu dinheiro e seus dados. Ao seguir as dicas que foram apresentadas neste post, torna-se possível estar mais protegido contra fraudes financeiras.Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Confira agora o artigo sobre os principais golpes na internet e como se proteger.

Leia também