[Planilha] Controle Financeiro

1 Comentário Publicado:  Assunto: Planilhas
 

[Planilha] Controle Financeiro

Nesse artigo disponibilizamos uma planilha de planejamento financeiro exclusiva para a sua empresa. Aproveite, o download é seguro e totalmente grátis. Fluxo de caixa atualizado em tempo real, com o ContaAzul

Normalmente, quando o micro ou pequeno empreendedor abre a sua tão sonhada empresa, a primeira atitude é considerá-la a própria vida. Não é errado pensar assim, afinal, o sonho do negócio próprio se concretizou. Se o empreendedor é alguém organizado, que sabe controlar os gastos e os ganhos, melhor ainda, pois o caminho do sucesso está praticamente garantido.

Porém, fazer esta fusão de empresa e vida pessoal pode gerar alguns problemas e deixar de ser saudável se não houver um controle financeiro. Entre eles estão a confusão de responsabilidades e a mistura dos gastos financeiros. É bom ficar atento e não arriscar transformar seu sonho em pesadelo.

O primeiro passo é saber fazer um controle efetivo das finanças pessoais e da empresa. Somente assim, você saberá a real situação econômica das suas posses. O mais indicado é usar um software de gestão financeira. Desta forma, quando os erros acontecem, são mais fáceis de serem identificados. Este primeiro “conselho”, se podemos chamar assim, é o tema do vídeo número da série “Gestão Financeira: como administrar o meu dinheiro e o dinheiro da minha empresa”.

A importância da planilha de controle financeiro

Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE, em 2012, 26,9% das empresas brasileiras vão a falência nos dois primeiros anos de atividade. Um dos motivos de falência é a falta de planejamento financeiro empresarial. Infelizmente, muitas pessoas começam suas empresas sem estudar o mercado ou montar um plano de negócios, analisando todos os riscos. Sem um controle financeiro eficaz, uma empresa que já não tem estrutura estratégica acaba se perdendo em dívidas.E sem dúvida planilhas financeiras auxiliam o negócio a evitar este tipo de situação.

Hábitos para um bom Planejamento Financeiro Empresarial

O Controle financeiro empresarial vai muito além do fato de uma empresa ter dívidas ou estar no azul e podem ser circunstâncias e momentâneas. Para fazer este tipo de controle, uma empresa precisa adotar pelo menos três hábitos:

1. Anotar as transações financeiras

Anotar ou registrar em um sistema de gestão todas as transações financeiras da sua empresa.

2. Observar as anotações

Observar e analisar regularmente estas anotações. Por exemplo: quantidade de compras, quantidade de vendas, variação de preço dos fornecedores e custos internos como água, luz e telefone. Essas informações podem ser inseridas na planilha financeira da empresa.

3. Tomar decisões

Não adianta nada anotar e observar e não tomar decisões eficazes para dirigir a sua empresa. Quanto mais você se habituar a estas análises, mais se sentirá à vontade para tomar atitudes práticas no dia a dia da empresa como:

  • Investir na capacitação de funcionários;
  • Trocar de fornecedores;
  • Aumentar os preços dos seus produtos;
  • Fazer promoções e campanhas de marketing.

Existem áreas chaves de uma empresa que o controle financeiro pode fortalecer, são elas:

  • Controle de Contas a Pagar;
  • Controle de contas a Receber;
  • Controle de Fluxo de Caixa;
  • Contas Bancárias;
  • Plano de Contas.

Como fazer um controle financeiro?

Nesta série de vídeos, O CEO da ContaAzul, Vinícius Roveda Gonçalves, indica as formas de fazer um controle financeiro eficiente, a importância de separar o próprio dinheiro daquele adquirido pela empresa, os tipos de “salário” que os sócios podem receber, como é fundamental estipular o valor deste salário e, por fim, como agir em casos de emergência.

Acompanhe a publicação deste e dos outros vídeo: como o sobre a importância do controle do fluxo de caixa, a primeira parte da série dicas de gestão.

Manter a saúde financeira da sua empresa depende de ações conscientes que você deve tomar.

Veja as dicas que vão promover mudanças reais no seu negócio

1. O dinheiro da empresa não é seu

O primeiro passo pra efetivar “o que é da empresa e o que é seu” é fazer um controle financeiro efetivo pessoais e da empresa. Só assim você saberá a real situação econômica das suas posses. O mais indicado é usar um sistema de gestão financeira, como o Software de Gestão Online ContaAzul. Desta forma, quando acontecem excessos em alguma área, eles são mais fáceis de identificar e solucionar. 

2. Pequenos gastos comprometem a gestão financeira

Sabe aquele relatório que você imprime toda vez que tem uma reunião? Ou aquela compra que você sempre faz a mais porque não lembra direito quanto tem do produto no estoque? Faça as contas e veja quanto dinheiro você gasta por mês nessas pequenas quantias diárias. Estes gastos menores acabam comprometendo o controle financeiro do negócio, pois eles somados geram um montante muitas vezes desnecessário. Tome atitudes pra reduzir isso e avalie. Os relatórios podem ser conferidos no seu celular, por exemplo. E você pode saber exatamente o quanto de um produto, assim como programar quando vai acabar.

3. Evite a síndrome do Super-Homem

Nossa atenção é limitada. Percebemos isso bem forte em dias mais estressados, intensos. Nesses dias, se você tentar resolver várias coisas ao mesmo tempo, logo fica impaciente. Não aguenta todas as tarefas, quer só acabar logo. Na busca por decretar nossa situação financeira como resolvida, acabamos querendo abraçar o mundo com as pernas. É muita mudança ao mesmo tempo. Mesmo as mais inofensivas tomam energia, até que acabamos emocionalmente soterrados e desistimos de todas elas, comprometendo nossa administração financeira.

Fica mais fácil se você focar em apenas uma solução e começar pela que vai gerar algum resultado logo. Assim, você ganha energia pra ir resolvendo as outras.

4. Compartilhe o orçamento com todos os responsáveis pela administração financeira

Se você divide responsabilidades com mais pessoas ou família, converse com todos a respeito das despesas mensais. Sempre podem surgir boas ideias para melhorar a organização das finanças quando conversamos sobre o assunto e você garante que todos saibam suas responsabilidades para que haja o controle financeiro da empresa e para que o negócio vá pra frente.

As tecnologias foram feitas para facilitar a vida das pessoas. O colchão, por exemplo, já foi considerado uma das “tecnologias” mais utilizadas para guardar dinheiro. Porém, a evolução tecnológica possibilitou maior praticidade e segurança com a conta bancária.

Da mesma forma, podemos avaliar o controle financeiro das empresas: houve um tempo em que o caderninho era a melhor maneira de realizar o gerenciamento financeiro. Hoje em dia, com ferramentas digitais que facilitam o armazenamento e o controle do capital que entra e sai, não há porque gastar seu lápis e seu tempo nesse trabalho de gestão financeira.

Planilha Controle Financeiro  Preparamos uma planilha para ajudar você a controlar as finanças da sua empresa Baixar a planilha agora

5. A tecnologia ajuda na segurança do gerenciamento financeiro

Tanto no caso do colchão quanto no do caderninho, além da facilidade de controle, as evoluções tecnológicas trouxeram outra importante vantagem: a segurança. Manter os seus dados de controle financeiro atualizados e acessíveis é imprescindível para o sucesso de sua empresa – são essas informações que possibilitam o acompanhamento do seu negócio e a análise efetiva para a realização do planejamento financeiro empresarial.

O ContaAzul, por exemplo, utiliza uma das mais inovadoras tecnologias em termos de armazenamento: a computação em nuvem. Se você perder seu caderninho, ou seu computador estragar, vai ser muito difícil recuperar seus dados. Já com o ContaAzul, onde suas informações estão armazenadas na nuvem, os dados continuam acessíveis e seguros.

Gostou do material, então deixe suas impressões nos comentários!

José Carlos Sardagna
Sobre o autor

Marketing Manager da ContaAzul. É formado em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências da Computação pela UDESC.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

1 Comentário
 
Até 50% de desconto!

Emita uma NFe no período de teste do ContaAzul
e libere seu desconto!

Liberar meu desconto agora!