Controle Financeiro

Planilha de gastos pessoais para empreendedores

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 19/09/2023 | 6 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • No Brasil, 28% das famílias estão inadimplentes com as contas. Ao olharmos para o empreendedorismo, aproximadamente 6 milhões de empresas estão no vermelho, sem conseguir pagar as contas;
  • Descontrole financeiro e falta de planejamento contribuem para o endividamento, seja por parte de pessoas físicas ou jurídicas. Para quem está começando a se organizar, uma planilha de gastos pessoais pode ser de grande ajuda;
  • Agora, para ter uma gestão completa e eficiente, é indispensável contar com o apoio da tecnologia e de plataformas inteligentes, como a Conta Azul Pro! Financeiro, vendas e estoque: controle tudo com poucos cliques.

Experimente grátis a Conta Azul!

Para muitos empreendedores, separar as contas pessoais dos gastos da empresa é um desafio. Isso porque não é de uma hora para a outra que as contas se misturam.

Geralmente, esse descontrole financeiro pode começar quando o empreendedor pega do caixa da empresa uma quantia para pagar uma conta pessoal que ficou em aberto. Ou então, quando o cartão de crédito empresarial é usado para compras de casa. Outra situação, bem arriscada financeiramente, é fazer um empréstimo em nome da empresa.

O que acontece é que o tempo vai passando, a bola de neve aumentando e as contas se misturam mais ainda. O empreendedor, muitas vezes, não sabe nem quando tudo começou. E é nesse momento onde entra uma boa planilha de gastos pessoais, para ajudar o dono do negócio a dar os primeiros passos para separar as contas do financeiro da empresa.

Continue lendo para entender como evitar esse problema e aproveite para baixar uma planilha de gastos pessoais em Excel grátis. Boa leitura!

Mulher mexe em planilha de gastos pessoais no notebook enquanto faz anotações em uma agenda

Por que utilizar uma planilha de gastos pessoais?

De acordo com pesquisa divulgada pela Agência Brasil pouco mais de 28% das famílias brasileiras se encontram inadimplentes atualmente. Além disso, conforme o Serasa, em torno de 6 milhões de empresas não conseguem pagar as contas.

No caso dos empreendedores, o endividamento acaba sendo mais crítico, considerando que as dívidas e gastos fixos costumam ser bem maiores. E, sem o cumprimento de algumas dessas obrigações, a empresa pode ter problemas bem mais sérios.

Afinal, enquanto a pessoa física pode ter o nome sujo registrado nos órgãos de proteção de crédito, a empresa pode ser acionada pelo Ministério do Trabalho por não pagar os salários dos funcionários e ser penalizada com altas multas pelo não pagamento de impostos.

Quando as finanças se misturam, o risco de endividamento, para ambos os lados, é ainda maior. O primeiro passo para evitar problemas maiores é justamente fazer a separação das contas pessoais e gastos da empresa.

Para isso, é necessário listar todos os gastos fixos e variáveis, as dívidas e, o mais importante, o salário. Caso você ainda não tenha separado um valor mensal, este é o momento para defini-lo.

Uma planilha de controle de gastos pessoais é uma boa saída para o empreendedor que está começando a organizar as contas. Nela, é possível anotar diariamente as entradas e saídas, classificá-las, projetar despesas futuras e evitar surpresas.

Pode parecer algo clichê, mas, ao fazer essa análise, o empreendedor tem uma visão macro da situação das finanças, do quanto ganha e do que está gastando mensalmente. Com essas informações, fazer um planejamento financeiro será muito mais simples.

Controle seus gastos: planilha grátis

Nem todo empreendedor tem familiaridade com Excel ou então tempo disponível para montar uma planilha do zero. Portanto, para ajudá-lo a organizar as finanças de uma vez por todas, disponibilizamos um modelo de planilha de controle de gastos pessoais grátis!

Para ter acesso ao material, clique no banner abaixo para ser direcionado ao formulário. Após preencher os dados, você receberá o link para download no e-mail cadastrado. Aí é só inserir as informações e controlar os gastos diariamente, separando as contas pessoais e as da empresa!

banner-planilha-de-gastos-pessoais-para-empreendedores

Controle financeiro além das planilhas

A planilha de controle de gastos pessoais que disponibilizamos para download no item anterior pode ajudar o empreendedor a organizar as finanças pessoais. Porém, quando falamos de uma empresa, este recurso não é tão eficiente.

Afinal, já pensou em ter de preencher cada venda, lançamento e ainda ter de conferir se está correto? Usar planilhas para o controle financeiro empresarial, além de ser algo trabalhoso, gera o risco de falhas na inserção das informações é alto. O que ocasionaria outros problemas, que vão desde cobrar o cliente que já pagou até se esquecer de pagar uma conta.

Sabia que existe uma forma eficiente e rápida de gerenciar o financeiro de qualquer empresa? Com a Conta Azul Pro, plataforma para gestão de negócios, o empreendedor organiza o financeiro de forma simples! Trata-se de uma plataforma que integra todos os setores da empresa, como estoque, vendas e até a contabilidade. Funciona assim:

Vendeu? A baixa é dada no estoque e nas vendas.Emitiu uma nota fiscal? O documento é enviado à contabilidade automaticamente, sem malotes. Comprou mais produtos? Este lançamento é atualizado no financeiro e nas vendas.

Tudo isso automaticamente, sem você precisar inserir os dados na plataforma. Outras vantagens da Conta Azul Pro são:

  • Monitoramento do estoque e das vendas em tempo real. É possível até programar alertas quando os itens atingirem as quantidades mínimas;
  • Conciliação automática das vendas e do setor fiscal. Então, nada de perder tempo procurando quem pagou o quê;
  • Emissão de notas fiscais descomplicada e envio automático para o contador;
  • Geração de relatórios detalhados e fáceis de entender;
  • Acesso às vendas e ao estoque pelo celular, no App Conta Azul de Bolso. Agora, com a nova versão do aplicativo, clientes da nova Conta Azul Pro podem monitorar até as contas a pagar e a receber.

Com a Conta Azul Pro, você não precisa se preocupar com erros de digitação ou com os vencimentos das contas. Caso precise de algum dado, é só acessar a plataforma, sem a necessidade de consultar várias pessoas para encontrar uma informação simples.

Conte com a Conta Azul Pro para ter uma gestão mais organizada! Clique aqui para testar grátis todas essas vantagens, sem compromisso! 

Leia também