Controle Financeiro

7 ideias para redução de custos na empresa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 14/07/2023 | 12 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Ao cuidar da redução de custos no negócio, a margem de lucro aumenta e a saúde das finanças fica preservada;
  • A folha é constituída por todos os registros financeiros de um funcionário: salários, vencimentos, descontos, bônus;
  • Com a Conta Azul, você descomplica sua gestão financeira. Monitore os custos, as vendas e o estoque em tempo real e com poucos cliques.

Experimente grátis a Conta Azul!

Todo empreendedor precisa manter as contas na ponta da caneta para ter mais tranquilidade em relação às finanças. Melhor do que isso, é quando se consegue aliar a redução de custos nas empresas a uma gestão sustentável para os seus negócios.

Para enxugar gastos e investir naquilo que realmente importa para o crescimento da empresa, é muito importante saber por onde começar a cortar as despesas. Conhecer as ferramentas certas para manter tudo sob controle também é essencial.

Mas afinal, como fazer redução de custos na empresa sem prejudicar as operações? Neste conteúdo, conheça as principais fontes de gastos de uma empresa e as melhores dicas para diminuí-las, de forma sustentável e simples. Boa leitura!

Redução dos custos

Você sabe quais são os gastos da sua empresa? E como fazer uma redução de custos?

Antes mesmo de pensar em aumentar seus lucros e de considerar novas maneiras de crescer, você precisa ter as contas equilibradas. Até porque, para conseguir uma boa margem nas suas receitas, é preciso garantir que elas não estejam abaixo das despesas.

Nós sabemos que isso nem sempre é simples, ainda mais se você cuida sozinho da gestão do seu negócio. Em meio às vendas, atendimentos e responsabilidades do dia a dia, é normal às vezes perder a atenção no fluxo de caixa.

Contudo, podemos garantir que vale muito a pena registrar cada recebimento e pagamento, por menor que seja. Assim, você não é pego de surpresa com nenhuma conta inesperada ou gasto grande demais para o seu orçamento.

Mais que evitar imprevistos, manter esse tipo de cuidado é o primeiro passo para que você consiga fazer uma redução de custos operacionais que realmente traga bons resultados e não prejudique a operação do seu negócio.

Claro que um gerenciamento eficaz vai muito além da atenção ao caixa. O ideal também é fazer a conciliação das vendas e fiscal, acompanhar relatórios e integrar tudo em uma boa ferramenta de gestão. Outro ponto importante é definir os indicadores de redução de custos do seu negócio.

Isso soou muito complicado? Calma, é natural que o assunto cause estranheza no início. Fique tranquilo, porque vamos mostrar os caminhos para cuidar desses aspectos.

Basicamente, um bom controle financeiro é a resposta para como baixar custos na empresa. Mas, antes de conhecer a solução ideal para promovê-lo, temos algumas dicas para você começar a reduzir seus gastos agora mesmo.

Abaixo, selecionamos 7 exemplos de como implantar redução de custos que certamente farão a diferença no caixa do negócio. Continue lendo!

7 dicas fáceis para diminuir os gastos fixos e economizar!

Todo dono de negócio já deve ter se perguntado como baixar custos na empresa.

Independentemente se você deseja fazer a redução de gastos no segmento de serviço ou em um comércio, algumas práticas são recomendadas para todos os setores e tamanhos de empresas. 

Isso porque podemos dizer que todo empreendedor precisa arcar com custos ligados à energia elétrica, telefone, internet, estoque, pessoal, entre outros relacionados.

Já parou para pensar como essas contas impactam o seu orçamento no final do mês? Não estamos dizendo para você se livrar desses investimentos tão importantes,mas sim, para otimizá-los.

Nós elencamos algumas ideias de redução de custos, aplicadas justamente a esses tipos de gastos. Confira e entenda como elas podem contribuir para o controle financeiro da sua empresa

1. Redução do uso do papel 

O uso de papel ainda é bastante comum em algumas empresas. No seu plano de redução de custos, analise os gastos com este item.

Afinal, embora muitos empreendedores considerem esse custo irrelevante, quando usado sem nenhum critério, os valores pesam bastante no orçamento.

Felizmente, hoje em dia é fácil promover a redução de custos com papéis. Afinal, praticamente todo tipo de documento pode ser digitalizado. Ao armazená-los em nuvem, você ainda os mantém mais seguros, sem precisar imprimir ou guardá-los em pastas.

Portanto, use papéis só quando for estritamente necessário. Dê preferência ao envio de notas, orçamentos, entre outros modelos via e-mail ou WhatsApp. Dessa forma, você poupa gastos e ainda oferece mais praticidade aos seus clientes e parceiros.

2. Uso consciente da energia elétrica

O uso indiscriminado da energia elétrica é outro vilão nas despesas da maioria das empresas. Mas então, como fazer um projeto de redução de custos para este recurso?

Aproveitar a luz solar, manter lâmpadas de corredores e salas vazias apagadas são boas formas de começar a economizar.

Outra maneira é desligar lâmpadas, computadores e demais aparelhos elétricos ao sair, durante os horários de almoço e à noite. Não deixe também os equipamentos em modo standby, pois continuam a consumir energia.

Uma dica é criar rotinas bem definidas para ligar e desligar as luzes, o ar condicionado e outros equipamentos. Estipule regras para a equipe sobre os horários, deixe plaquinhas para que ninguém esqueça nada ligado, confira se está tudo desligado ou conte com algum colaborador para este monitoramento.

Vale ressaltar que a automação está entrando no plano para redução de custos de muitas empresas. As lâmpadas e tomadas inteligentes, além de dispositivos Echo, com timers e comandos por voz, podem ser adquiridas por preços acessíveis e têm ótimo custo-benefício.

3. Ajustes nos planos de internet e telefone

Essas são ferramentas indispensáveis em toda empresa atualmente. É difícil imaginar um local sem ao menos um dos dois itens. A boa notícia é que reduzir gastos com telefone e internet é bem fácil.

Primeiro você precisa saber qual é realmente a necessidade de sua empresa: se realiza mais ligações locais ou interurbanas, se elas são para telefones fixos ou móveis. O mesmo vale para a internet: converse com um técnico para saber qual a velocidade necessária para suprir a sua demanda.

Feito isso, faça orçamentos e analise todos eles. Mais uma vez, o ideal é ter a orientação de um profissional da área. Também é importante que o gestor dê preferência a planos corporativos, afinal, usando o CNPJ da sua empresa, é possível aderir a planos muito mais econômicos.

Também vale citar o WhatsApp novamente. Ao fazer ligações por ele, você não paga nada. Isso sem falar na infinidade de tantos outros aplicativos gratuitos para videochamadas, que simplificam e barateiam suas conferências remotas.

4. Troca de copos descartáveis por sustentáveis e/ou retornáveis

A pausa para o café ou para beber água é indispensável. Muitas vezes, são nesses momentos que os profissionais recarregam suas energias e interagem entre si. O problema é que quase todo negócio disponibiliza copos descartáveis.

Pode até parecer um gasto pequeno, mas basta observar a sua planilha de controle financeiro para notar como os gastos com copinhos podem ser altos e prejudicar a diminuição de custos na empresa.

Uma solução criativa é incentivar seus funcionários a utilizarem canecas individuais. Sua empresa pode fornecê-las, inclusive. Apesar do custo inicial, o investimento acaba “se pagando” com a redução dos copos plásticos.

Você também pode apostar em copos personalizados para os profissionais e clientes, que passam a levar a marca do negócio consigo. Outro ponto para considerar é o uso de plásticos retornáveis, que são mais baratos e sustentáveis.

Vale lembrar também que tudo isso deve constar no planejamento estratégico da empresa. Afinal, todo e qualquer investimento, mesmo para redução de custos, deve ser desenvolvido com antecedência.

5. Organizar o estoque

O setor de compras de sua empresa deve estar antenado às necessidades do mercado e aos produtos mais vendidos e aqueles que demoram a sair. Com isso, é possível gerenciar melhor o estoque.

Afinal, aplicar capital em produtos que não têm giro faz você perder dinheiro. Isso porque, além de não render, traz gastos com armazenamento e possível deterioração.

Para evitar que isso aconteça, procure planejar as suas compras de acordo com suas vendas. Além disso, monitore o estoque com auxílio de um um bom sistema de gestão.

Outro aspecto importante é: mais que alinhar a sua demanda, preze pela organização. Afinal, é muito mais fácil que os produtos se percam ou estraguem em um local bagunçado. Sem falar que esse tipo de ambiente fica mais sujeito a furtos.

Com um estoque bem organizado, a localização dos produtos se torna mais ágil, o que melhora a qualidade do serviço. Além disso, há redução de custos com danos, maior controle de demanda e conferências para minimizar furtos e extravios.

6. Diminuir a rotatividade da equipe 

Analisando o seu financeiro, você já deve ter notado como os processos de recrutamento e seleção podem ser caros.

Encontrar bons talentos às vezes é demorado e envolve vários custos, desde a captação, até a entrevista e a formalização da contratação. 

O mesmo vale para as demissões. A saída de um colaborador sempre envolve bastante burocracia, além de pagamentos de benefícios ou multas. No pior dos casos, pode haver  conflitos que geram prejuízos judiciais.

Portanto, a rotatividade da sua equipe também impacta na redução de custos. A resposta para minimizá-la está na retenção de talentos, no sentido de oferecer boas condições para que as pessoas se sintam bem e almejem fazer uma carreira na empresa. 

Caso você precise de competências que não encontra internamente, muitas vezes vale mais a pena investir em qualificação. Assim, novos processos de demissão e contratação são evitados. Inclusive, ao desenvolver seu time, você aumenta a qualidade do serviço prestado.

7. Contar com a tecnologia para organizar os processos financeiros 

Muitos empreendedores têm dificuldades em elaborar um projeto de redução de custos porque a quantidade de informações da área financeira é enorme. Quase sempre, fazer um controle eficaz leva tempo e exige conhecimento na área.

Lembra que citamos anteriormente que existem alternativas práticas para lidar com demandas tão grandes e complexas? A resposta está na tecnologia! Hoje, existem soluções que oferecem toda a visão que você precisa para organizar as finanças da sua empresa.

Por meio de um ERP, você consegue ter uma visão simples e intuitiva do negócio. Ao mesmo tempo, elas simplificam todos os seus controles de contas e obrigações.

No fim das contas, investir nesse tipo de ferramenta fica muito mais barato do que contar com várias pessoas para monitorar todos os processos da sua empresa. O que também é fundamental para a redução de custos. 

Redução de custos

Quer reduzir os custos do seu negócio? Então gerencie a sua empresa com quem entende do assunto!

No início do conteúdo, você viu que é fundamental acompanhar seus gastos para conseguir diminuí-los. Logo acima, nós também citamos como a tecnologia é indispensável para tornar esse monitoramento mais simples e completo.

Fazer o controle financeiro da empresa no papel ou em planilhas é um ótimo sinal de que você se preocupa com a saúde financeira do seu negócio. Contudo, na medida em que a empresa cresce, essas ferramentas deixam de ser tão eficazes.

Mas, sabia que você pode manter a qualidade do seu controle financeiro e dos custos de forma bem mais simples?

Com a Conta Azul Pro, ERP online completo, você tem acesso a tudo que precisa para cuidar da sua gestão, independente do tamanho ou segmento do seu negócio. Assim, o monitoramento dos custos é mais simples e eficaz!

Este ERP permite que você controle suas vendas sem se perder no extrato bancário, gerencie as contas a pagar e receber com facilidade e fique de olho no fluxo de caixa. Sem contar com os relatórios detalhados, intuitivos e fáceis de entender para tomar melhores decisões.

Além disso, a Conta Azul Pro é integrada ao App Conta Azul de Bolso. Nele, você acompanha as vendas, estoque e fluxo de caixa a qualquer hora e lugar, pelo celular, monitorando os processos e solucionando possíveis problemas em tempo hábil. 

Outra vantagem é a emissão descomplicada de notas fiscais. Pela Conta Azul Pro, você não precisa preencher todos os dados dos clientes a cada novo documento emitido, já que todas as informações ficam salvas na plataforma.

Controle os gastos da sua empresa em um só lugar, de um jeito mais fácil e completo!

Teste grátis a Conta Azul Pro e veja na prática como todas essas vantagens funcionam! 

Leia mais

[E-book] Gestão empresarial: Desafios do Crescimento

[DOWNLOAD] Planilha de capital de giro grátis: baixe aqui

7 erros ao vender que você precisa evitar para faturar mais + dicas bônus

Leia também