Retorno sobre investimento (ROI): o que é e como aplicar o conceito na prática

Se você quer tirar sua ideia de negócio do papel, é hora de se preocupar com o retorno sobre investimento.

Essa métrica é fundamental para que empreendedores iniciantes identifiquem as possibilidades de retorno financeiro.

O cálculo serve para direcionar investimentos de forma mais assertiva nesta fase crítica de abertura de um negócio.

O ROI também é importante para que você atraia investidores e monte objetivos organizacionais condizentes com a realidade.

Quer saber mais?

Neste post, saiba o que é retorno de investimento, qual sua importância e como calcular.

Como abrir uma empresa? Passo a passo para tirar as ideias do papel  Preparamos um guia para descomplicar o processo de abertura do seu negócio Baixar o guia agora

O que é Retorno Sobre Investimento (ROI)

Retorno sobre investimento (ROI) é uma métrica utilizada para identificar o quanto a empresa tem de rendimento financeiro a partir de qualquer investimento realizado.

É por meio dele que a empresa descobre qual foi o ganho (ou perda) obtido para cobrir os custos envolvidos na aplicação dos recursos e ainda ter retorno financeiro (caso ele exista).

Em um artigo para a Investopedia, o investidor James Chen define retorno sobre investimento como uma medida de desempenho usada para avaliar a eficiência de um investimento ou comparar a eficiência de vários investimentos diferentes.

Veja um exemplo de como funciona na prática, considerando a realidade de um empreendedor iniciante.

Você vai abrir um escritório de contabilidade, e isso envolve diversos tipos de investimento, certo?

Afinal, você vai precisar pagar por um software de gestão, estratégia de marketing digital, treinamento de funcionários, espaço físico e assim por diante.

A função do ROI é saber o quanto você vai ganhar a partir de cada um desses investimentos feitos para o negócio e a partir da soma de tudo que foi gasto para deslanchar a operação.

Como você verá nos próximos tópicos, isso é fundamental para que o empreendedor embase a tomada de decisão, direcione os recursos e defina os objetivos organizacionais.

Importância do ROI para o empreendedor

O ROI é uma métrica essencial para qualquer empreendedor.

Primeiro porque ele permite analisar a performance da empresa e o seu potencial para trazer lucros.

“Como medida quantitativa do investimento e dos resultados, o ROI fornece à administração da empresa uma ferramenta simples para examinar o desempenho”, afirmam George Friedlob e Franklin Plewa Jr no livro Understanding return on investment (John Wiley & Sons, 1996).

E é justamente a análise do desempenho que permite à empresa definir metas e objetivos realistas e atingíveis.

O ROI também dá embasamento para o empreendedor tomar decisões relevantes para o negócio.

Por exemplo: ele pode comparar o retorno sobre cada investimento e criar um planejamento estratégico de crescimento baseado naquilo que gera mais resultado.

Dessa forma, é possível descartar investimentos que não dão retorno e apostar nas iniciativas que, de fato, fazem diferença nos lucros empresariais.

Lembre-se de que essa aplicação de recursos pode ser em qualquer área: mídias pagas, marketing digital, treinamentos, contratações ou aquisição de equipamentos, por exemplo.

Em Administrando micro e pequenas empresas (Elsevier Brasil, 2010), Antônio Lemes Júnior e Beatriz Pisa afirmam que a análise do retorno de investimentos permite avaliar a produtividade do próprio capital investido como um todo e em cada setor.

De acordo com os autores, o benefício é poder coordenar os esforços despendidos na busca dos objetivos organizacionais.

Mas a importância do ROI não para por aí.

Ele também é importante para que investidores avaliem a sua empresa e, eventualmente, concedam aportes financeiros.

Isso é fundamental para empreendedores iniciantes, que geralmente precisam de recursos  de terceiros para abrir um negócio.

Prazo do Retorno Sobre Investimento

O prazo do retorno sobre investimento (PRI) é um indicador que estabelece o período necessário para que o empreendedor recupere todo o valor que investiu no negócio.

No caso de uma empresa iniciante ou de um investimento específico, esse cálculo é feito a partir do valor do capital aplicado.

Considerando que você abra um escritório contábil e o prazo do retorno sobre investimento seja de três anos, esse é o tempo que levará para recuperar, por meio dos lucros, os investimentos aplicados no negócio.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), não existe um prazo de retorno ideal para uma empresa.

O que existe é um limite de aporte de capital para o empreendedor, dependendo das suas possibilidades financeiras, de um investidor, sócio ou instituição que possa investir na empresa.

“Enquanto a empresa não conseguir obter um saldo suficiente para cobrir as despesas, ou se este valor for muito pequeno, o empreendedor terá que realizar constantes subsídios financeiros, o que poderá esgotar as reservas financeiras ao longo do tempo”, observa o Sebrae.

É por isso que o empreendedor, sobretudo quando um tem um valor para investimento limitado, deve controlar o fluxo de caixa rigorosamente.

Também deve calcular o ROI de cada investimento para que o dinheiro seja bem empregado, evitando desperdícios que não trazem retorno para a empresa.

Como calcular o Retorno Sobre Investimento

Agora você já sabe o que é retorno sobre investimento e qual é sua importância para os empreendedores.

Mas como calcular esse indicador?

O cálculo do ROI consiste no ganho obtido menos o valor investido, resultado que deve ser dividido pelo valor do investimento.

A equação fica assim:

ROI = (ganho obtido - valor do investimento) / valor do investimento

Por exemplo, se você fez um investimento no valor de R$ 5 mil  que rendeu R$ 12 mil, o retorno sobre o investimento foi de 1,4 vezes o valor aplicado inicialmente.

O ROI também pode ser medido em forma de porcentagem.

Para isso, basta multiplicar o resultado do cálculo por 100.

Depois de chegar ao seu ROI, você pode se perguntar: mas, afinal, esse número é bom ou ruim?

Não existe uma resposta padrão para essa questão.

Em um mercado muito competitivo, por exemplo, um retorno mais baixo pode ser satisfatório, dependendo da avaliação do investidor.

Nesse caso, é possível que o retorno demore, mas que o investidor enxergue ganhos altos no longo prazo.

Outro ponto a considerar são as próprias exigências do investidor, que geralmente demanda um ROI mínimo da empresa.

Uma boa estratégia é comparar o ROI do seu negócio com o de outras empresas do setor para ter uma visão geral dos números apresentados pelo mercado.

Assim, fica mais fácil saber se você está indo na direção certa.

Como abrir uma empresa? Passo a passo para tirar as ideias do papel  Preparamos um guia para descomplicar o processo de abertura do seu negócio Baixar o guia agora

E aí, que tal calcular o seu ROI e montar a estratégia do negócio?

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e aproveite para deixar um comentário abaixo com as suas dúvidas sobre o tema.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>