Controle Financeiro

Benefícios do controle financeiro online para sua empresa

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Dificuldade para monitorar o fluxo de caixa e retrabalho para corrigir erros são alguns desafios de gerenciar o negócio sem apoio da tecnologia;

  • O controle financeiro online agiliza os processos, reduz falhas manuais e facilita a visualização da real situação das finanças da empresa;

  • Confira os principais benefícios e entenda por que apostar neste recurso é um grande investimento.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Talvez você já tenha passado pela situação de identificar um novo valor em caixa, mas não sabe de onde veio. Ou o contrário, ver uma retirada, mas não lembrar como o dinheiro foi usado Esses cenários são comuns quando a empresa não usa um sistema de controle financeiro online e tudo é feito manualmente. 

Uma gestão financeira empresarial não otimizada pode causar mais problemas do que “apenas” não reconhecer uma entrada ou saída. A produtividade e as estratégias de crescimento do negócio são afetadas, sem contar com o estresse de conferir o caixa várias vezes. 

O controle financeiro online facilita o seu dia a dia e torna a gestão assertiva e segura. Afinal, o empreendedor terá acesso aos dados reais das finanças para montar os planejamentos. Continue lendo e confira os principais benefícios deste recurso.

Benefícios do sistema de controle financeiro online 

Controle financeiro online: desafios de quem não aposta neste recurso

Quem administra uma empresa sabe que as tarefas financeiras consomem muito tempo para serem realizadas. Acompanhamento do fluxo de caixa, gestão de recebíveis e conferência da conciliação bancária são algumas delas. 

A propósito, em relação aos bancos, toda empresa que usa a tecnologia para gerenciar os lançamentos sai na frente nas negociações. Com um sistema de controle financeiro online, é possível ter acesso à situação financeira do negócio, emitir relatórios e mapear todas as contas a pagar para não perder o prazo e arcar com altos juros.

Considerando o volume constante de transações, é muito mais fácil se perder quando o monitoramento é feito manualmente ou com planilhas. Essa é mais uma vantagem que um sistema de gestão ou ERP online proporciona: a integração dos recursos movimentados pela empresa, possibilitando a sua identificação. O melhor de tudo: sem surpresas indesejadas. 

A emissão de notas fiscais e boletos é outro desafio para quem faz tudo à mão. Erros de digitação e muito tempo perdido em conferências são os principais gargalos. E otrabalho aumenta quando o volume de movimentações é intenso.

A boa notícia é que esse processo também pode ser feito quando se tem um controle financeiro online. Nos próximos tópicos, confira mais benefícios. 

Benefícios do controle financeiro empresarial online 

Como falamos, a tecnologia é essencial para agilizar os processos financeiros e contábeis, bem como facilitar a gestão. Para entender melhor os impactos positivos deste recurso no controle financeiro empresarial, separamos os 5 principais benefícios. Confira. 

1.  Otimiza os processos contábeis e financeiros

No passado, todos os registros contábeis e financeiros das empresas eram feitos em papel e de forma manual. Além de melhorar os métodos de controle e facilitar processos antes trabalhosos demais, a tecnologia surgiu para diminuir os gastos com impressões e transporte de documentos.

Um sistema de controle financeiro online, como a Conta Azul Pro, permite automatizar diversos processos e integrar setores. 

Por exemplo, quando você vende um produto, automaticamente, a nota fiscal e o boleto são emitidos, as informações são enviadas ao financeiro e às vendas e o número de produtos no estoque é atualizado. 

Além disso, os dados fiscais e contábeis são enviados ao contador de forma online e automática. Assim, você evita perda de documentos e uso de malotes.

2. Mais facilidade na gestão das contas a pagar e a receber

Um software de gestão financeira mantém as contas a pagar e a receber da empresa organizadas automaticamente, incluindo os impostos. 

Assim, o gestor não precisa preencher planilhas ou outro registro manual, podendo se dedicar às funções mais estratégicas. Isso impacta positivamente a produtividade e nos resultados como um todo, já que o empreendedor terá tempo para pensar no crescimento do negócio. 

Além disso, o controle financeiro online também diminui o risco de perder o prazo de pagamento ou recebimento. Inclusive, alguns sistemas enviam notificações com as datas. 

3. Armazenamento seguro de dados na nuvem

Depender de papéis impressos e mídias físicas, como pen drives e HDs , para armazenar dados importantes, pode ser perigoso. Qualquer pequeno dano (como infiltração, que pode danificar tanto papéis como pen drives) leva à perda de informações valiosas do negócio.

Com um sistema ERP online, todos os registros, dados contábeis e informações de colaboradores ficam salvos em nuvem, sem o risco de serem corrompidos. Outra vantagem é o fácil acesso a tudo isso, sem depender de outras pessoas.

Quem já estava no mercado na época em que tecnologia era sinônimo de aparelho de fax, deve lembrar como era, por exemplo, quando o responsável pelas finanças não estava ou saía de férias. Muita confusão, falta de informação e pânico para acessar alguma planilha controlada exclusivamente por um profissional.

Felizmente, o armazenamento em nuvem chegou para evitar esses transtornos. Essa solução também resolve a questão da necessidade de mais espaço físico para guardar a infinita papelada.

4. Acesso rápido às informações importantes

Como tudo fica salvo na nuvem, os dados podem ser acessados de qualquer lugar pelo gestor e outros colaboradores responsáveis. Basta ter conexão com a internet para entrar na plataforma de gestão e analisar as informações da empresa.

Assim, a gestão do negócio é baseada em dados detalhados, confiáveis e atualizados, que mostram a situação real da empresa.

5. Melhor gerenciamento da emissão de notas fiscais

A gestão de notas fiscais é um dos pontos mais sensíveis das finanças. Afinal, elas comprovam todas as movimentações financeiras do negócio. 

Isso porque, se uma empresa vende, precisa emitir nota fiscal. Na hora da compra, uma nota é emitida contra ela. Além da importância para o registro do faturamento, esses documentos são elos que ligam o negócio ao Fisco. 

Sem falar que a Receita Federal está caminhando a passos largos para a completa informatização da escrituração fiscal e contábil, por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Benefícios do sistema de controle financeiro online

Controle financeiro online é um aliado estratégico 

A gestão de uma empresa é uma tarefa desafiadora, pois envolve várias obrigações com diferentes prazos e processos para seguir. Nesse sentido, o controle financeiro online é um recurso útil e necessário para o crescimento de qualquer negócio.

O sistema ERP online e a tecnologia em geral simplificaram bastante a tarefa de cuidar da saúde financeira da empresa. Além de reduzir o tempo e os erros com atividades manuais, essa ferramenta permite a coleta de informações importantes para guiar decisões estratégicas. 

Tudo a partir de relatórios, que dão uma visão completa de todas as movimentações financeiras e são emitidos em poucos cliques. Ou seja: um verdadeiro diagnóstico das finanças de sua empresa.

Quer um exemplo prático de como a gestão financeira online e o uso de um ERP mudam a administração de uma empresa? Conheça a história de um negócio que melhorou a gestão financeira em 300% com a Conta Azul Pro.

Leia mais

 

Leia também