O que é Contabilidade Gerencial?

glossario.jpg

Toda empresa formal deve ter o auxilio de um contador para prestar contas ao fisco e também para pagar todos os encargos fiscais e burocráticos. Na contabilidade gerencial, o contador, além de orientar o empreendedor sobre o que fazer com relação a tributos e impostos, também o auxilia na tomada de decisões de sua empresa.

Tome decisões certas em sua empresa com os relatórios do ContaAzul, sistema de gestão completo

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é processo de identificação, mensuração, análise e comunicação de informações financeiras utilizada pela administração para planejamento e controle de uma empresa, para assegurar o uso apropriado de seus recursos. A contabilidade gerencial fornece informações necessárias para a administração e para o desenvolvimento de uma empresa.

Neste contexto, o contador é o profissional capaz de interpretar e explicar os dados contábeis para os donos do negócio, diretores e gerentes da empresa. A partir da análise do faturamento, lucros e despesas, os diretores possam tomar decisões estratégicas mais eficazes.

Por exemplo, analisando o fluxo de caixa mensal da empresa, o contador pode fornecer dados suficientes ao gerente de recursos humanos para medir a produtividade de sua equipe e assim tomar decisões de contratação, demissão ou até bonificação de cargo. Junto ao departamento de marketing e comunicação, o contador pode fornecer dados preciosos para medir o retorno de investimento em campanhas de divulgação da empresa.

 

Como funciona

A boa gestão de uma empresa (e conseqüentemente sua lucratividade) depende de um plano financeiro com valores e metas bem definidos. Para que este plano financeiro seja executado com o máximo de rigor e eficiência, o empresário poderá buscar os recursos da contabilidade gerencial.

Por estar sempre em contato com as transações da empresa, o contador poderá coletar dados que serão úteis na gestão do empreendedor. Desta forma, a contabilidade gerencial sempre estará fornecendo ao seu cliente informações sobre o que está ou não dando certo na execução do plano financeiro. E não é apenas isso, a contabilidade gerencial também indicará as medidas a serem tomadas para a boa gestão da empresa.

Essas informações fornecidas pela contabilidade gerencial são transmitidas ao cliente através de relatórios, que detalham onde a empresa está desperdiçando dinheiro, quais as fontes de prejuízo, bem como as fontes de lucro.

O papel do contador gerencial

Quando se fala em contador, logo vem a cabeça o profissional que lida com a escrituração de uma empresa, mas em sua premissa, o técnico de contabilidade é um especialista em fazer contas, desenvolver balanços e definir a realidade financeira de uma empresa ou mesmo de uma pessoa física.

Levando em conta esta premissa, o contador gerencial é aquele que identifica e interpreta informações financeiras/operacionais para o cliente, e com estas informações em mãos, o empreendedor poderá usar com mais responsabilidade seus recursos.

Especificando de um modo abrangente, a contabilidade gerencial compreende todo relatório contábil desenvolvido especialmente para que a administração o utilize na tomada de decisões a curto e longo prazo.

Contabilidade Gerencial: livros para entender

Para ajudar nossos leitores a se aprofundarem no assunto, escolhemos três livros ideais para qualquer contador ou gestor de micro e pequenas empresas. São eles:

Nome do livro: Contabilidade Gerencial - Teoria e Prática

Autor: Silvio Aparecido Crepaldi

Ano: 2011

Páginas: 432

Clique aqui para saber mais

Nome do livro: Contabilidade Gerencial

Autor: Clovis Luis Padoveze

Ano: 2010

Páginas: 648

Clique aqui para saber mais

Nome do livro: Contabilidade Gerencial nas Empresas

Autor: George Anthony Necyk

Ano: 2010

Páginas: 216

Clique aqui para saber mais

 

Faltou algum livro? Tem uma visão complementar da contabilidade gerencial? Comente.

 

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?