Controle Financeiro

Como criar relatórios financeiros e tirar insights estratégicos?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 8 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Os relatórios financeiros oferecem uma visão ampla e real da saúde financeira do negócio;

  • É por meio deles que o gestor consegue tomar decisões assertivas e identificar e solucionar gargalos em tempo hábil;

  • A Conta Azul Pro facilita a emissão de relatórios e permite uma gestão completa da empresa, do estoque ao financeiro. Teste grátis agora! 

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Você sabe dizer agora, rapidamente e com muita certeza, se a sua empresa tem caixa para contratar novos funcionários? Ou então, para adquirir um computador melhor para a recepção, por exemplo?

Ter essas respostas na ponta da língua nem sempre é fácil, mas se houver o hábito de gerar relatórios financeiros, suas tomadas de decisões ficarão mais simples e assertivas. Afinal, você pode estar pensando que a empresa está no vermelho, quando na verdade existe dinheiro para investir no negócio e, como consequência, aumentar o lucro. 

Com os relatórios financeiros o gestor consegue traçar um planejamento estratégico baseado na realidade das finanças e não apenas em suposições. 

Quer ter maior controle para dar os próximos passos na empresa sem medo? Então continue a leitura e veja como elaborar e implementar um relatório de análise financeira

Relatórios financeiros

Como os relatórios financeiros ajudam a tomar decisões estratégicas?

Os relatórios financeiros reúnem os números reais das finanças de um negócio, separando-os por períodos específicos, conforme o seu objetivo. Os principais dados que devem ser considerados neste documento são:

  • Custos em geral;

  • Volume de vendas;

  • Fluxo de caixa;

  • Investimentos. 

O relatório serve de histórico financeiro que auxilia no dia a dia do gestor, pois com ele é possível identificar e resolver desafios relacionados ao dinheiro com mais antecedência e agilidade. Um exemplo é descobrir se o produto está com o valor correto. 

Digamos que você tenha usado a base de custo do fornecedor para aplicar o preço em determinada peça, mas acabou esquecendo que existem gastos com distribuição, ponto de venda, envio, marketing, etc. No fim, nem mesmo o “lucro” do produto cobre as despesas totais, o que acarreta em grandes prejuízos. 

Além disso, os relatórios também evitando que o empreendedor seja pego de surpresa diante de imprevistos. Outras vantagens são:

  • Acesso aos dados financeiros importantes para realização do planejamento estratégico da empresa;

  • Possibilidade de apresentar os números de uma forma organizada para atrair parceiros e investidores; 

  • Visualização de onde é possível economizar sem prejudicar a operação do negócio;

  • Analisar se determinada promoção está realmente tendo um resultado positivo ou não.

Vale lembrar que existem diferentes tipos de relatórios financeiros e alguns deles são obrigatórios para determinados negócios, como a Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. Para saber qual emitir, é preciso definir o que você deseja avaliar. 

4 passos para criar relatórios financeiros inteligentes 

Reconhece a importância de acompanhar os números do seu negócio, mas não sabe por onde começar? Então continue lendo! Com as dicas abaixo você verá como aplicar os relatórios financeiros no dia a dia.

1. Identifique qual tipo de relatório financeiro atende sua necessidade

Como dito anteriormente, existem diversos tipos de relatórios financeiros, com finalidades específicas. O Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) é um documento obrigatório exigido pela Lei nº 6.404. Toda empresa deve fazê-lo, exceto o Microempreendedor Individual (MEI),  informando os resultados líquidos anuais, apontando os lucros e prejuízos. 

Já a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) trata sobre as entradas e saídas do negócio, possibilitando ao empreendedor identificar qual a maneira mais eficiente de prosperar financeiramente. 

O relatório de contas a pagar e a receber é semelhante, pois demonstra com maior clareza as movimentações do negócio. Com isso, a tomada de decisão fica mais fácil, principalmente se tratando da análise do futuro da empresa.

E ainda há o Balanço Patrimonial, que tem como objetivo a transparência contábil e econômica. Nele, considera-se os ativos, passivos e liquidez do patrimônio.

Por existirem essas diferenças, é indispensável entender qual deles ajudará a solucionar sua dor principal, seja ela ter mais dinheiro para investir ou descobrir gargalos financeiros e formas de cortar gastos e economizar. 

2. Levante as informações necessárias

O passo seguinte é reunir todas as informações importantes para sua tomada de decisão e centralizá-las em um só documento.

No balanço patrimonial, é preciso listar todos ativos (bens, direitos e recursos), passivos (despesas, obrigações e dívidas) e patrimônio líquido (soma de todos os recursos próprios da empresa), por exemplo. 

Essas são informações que nem sempre são comuns no dia a dia do negócio. Por isso, as buscas pelos documentos certos é essencial, sendo necessário, às vezes, recorrer à contabilidade. 

É importante também que sejam aplicados ao relatório apenas os dados que são dedicados àquela finalidade. Ou seja, incluir o fluxo de caixa em um balanço patrimonial só deixará o documento mais confuso, ao invés de agregar soluções.

3. Priorize a padronização 

Você nesse momento já está com a faca e o queijo na mão. Agora, só precisa cortar os pedaços de forma igual, ou seja, padronizar. Até porque, não adianta ter todas as informações relevantes para o relatório se não for possível compará-las com os indicadores financeiros

Se você criá-los em uma planilha de Excel, procure utilizar um mesmo modelo sempre. Incluir dados do passado, atuais e o que se espera do futuro é uma boa base para ter uma  visão efetiva de planejamento estratégico através dos relatórios financeiros. 

Já se o sistema usado para isso for uma plataforma de gestão financeira, tudo fica mais fácil. A tecnologia nessas horas auxilia não apenas a padronização, como também a automação. E esse é o recurso mais importante para evitar erros e dados desatualizados. 

4. Aposte na automatização

A automatização é uma excelente ferramenta para ter assertividade e otimizar os processos financeiros. Essa é a dica mais importante para quem se pergunta como fazer um relatório de análise financeira. Portanto, preste bastante atenção. 

Isso porque a tecnologia garante que os números sejam condizentes com a realidade. A integração dos dados oferece um aprofundamento dos resultados e uma análise cada vez mais certeira. 

Ao ter um sistema de controle financeiro, todos os outros passos vistos até aqui serão atendidos. O recurso já centraliza e atualiza as informações, padroniza e gera todos os relatórios automaticamente. 

O único trabalho que você terá será com a análise. E mesmo assim, existem plataformas, como a Conta Azul Pro, que já indicam onde o gestor deve ter mais atenção. 

Emita seus relatórios financeiros com poucos cliques! 

Os relatórios financeiros dão a luz que você precisa para gerenciar a empresa e garantir que as finanças estejam sempre equilibradas. É por meio desses documentos que o empreendedor consegue analisar a saúde financeira do negócio e tomar decisões importantes, como contratar mais pessoas ou comprar mais equipamentos. 

Porém, para elaborar o relatório, é necessário ter acesso aos dados reais da empresa, o que pode ser um desafio para quem tem pouca prática com este processo. 

A boa notícia é que, através da tecnologia, é possível emitir relatórios de forma simples. Isso porque um sistema de controle financeiro facilita a emissão, independente do tamanho ou segmento do negócio.

A Conta Azul é um ERP online que permite a integração entre estoque, financeiro, vendas e contabilidade, favorecendo a geração de relatórios mais detalhados e completos. Além disso, você também pode emitir as notas fiscais. 

São tantas versões e possibilidades que você terá uma visão 360º do seu negócio. Confira alguns dos relatórios emitidos por essa plataforma de gestão:

  • Fluxo de caixa diário e mensal;

  • Faturamento por cliente;

  • Relatório de despesas, vendas e serviços executados;

  • Giro de estoque e produtos mais vendidos;

  • Análise de recebimentos e pagamentos;

  • DRE Gerencial;

  • Posição de Contas. 

O gestor também tem a possibilidade de integrar a Conta Azul Pro com o contador e de visualizar dados de estoque, financeiro e vendas pelo celular com o app Conta Azul de Bolso.Com tantos recursos em uma mesma plataforma, o único caminho da sua empresa será o crescimento

Está pronto para gerenciar suas finanças e emitir relatórios financeiros em poucos cliques? Então teste grátis a Conta Azul Pro e aproveite! 

Leia mais

Leia também