Planilha de Fluxo de Caixa: Modelo Diário e Mensal

Sobre o que estamos falando?

  • A planilha de fluxo de caixa é um documento em que podem ser registradas as entradas e saídas da empresa. Pode ser usada por quem ainda está começando mas, à medida que a empresa cresce, esse recurso não é mais suficiente.
  • Entenda o que é uma planilha de fluxo de caixa, qual a importância, as vantagens e como migrar para um sistema de gestão financeira.
  • O seu fluxo de caixa pode ser feito de forma automática com a Conta Azul. Assim, você fica livre de problemas com a conciliação bancária e evita erros devido ao controle manual.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Usar o caderninho para controlar as finanças da empresa é coisa do passado, concorda? Por isso, as empresas podem recorrer aos downloads de diversos tipos de planilha de fluxo de caixa.

Hoje, temos à disposição vários recursos para fazer esse acompanhamento. Um deles é justamente a planilha de fluxo de caixa. Mas, você sabe realmente qual é a importância de utilizá-la, como montar a sua e como preenchê-la?

Neste conteúdo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre a planilha de fluxo de caixa. Além disso, apresentamos uma melhor solução para simplificar a contabilidade da sua empresa e reduzir seu estresse com isso.

Os tópicos que você irá encontrar sobre a planilha de fluxo de caixa são:

Continue lendo o artigo e tire todas as suas dúvidas sobre essa ferramenta de controle de caixa, tão importante para a saúde financeira das empresas.

planilha-de-fluxo-de-caixa

O que é uma planilha de fluxo de caixa?

A planilha de fluxo de caixa é um documento feito em Excel onde constam essas entradas e saídas de dinheiro da empresa. Nela, deve-se inserir tudo o que for arrecadado, ou seja, as receitas e os custos fixos e variáveis.

Se você ainda não sabe, o fluxo de caixa é uma ferramenta na qual o administrador planeja e controla a entrada e saída de capital da sua empresa. Não se trata de um mero controle do saldo bancário, porque o fluxo de caixa inclui a projeção (de vendas e contas a pagar e receber) para os meses seguintes.

A partir disso, é possível antecipar a necessidade futura de capital de giro, ou então identificar a melhor época para fazer um investimento que é planejado há tempos.

Geralmente, projeta-se o fluxo de caixa para, pelo menos, de um a três meses no futuro, mas o ideal é que a previsão contemple o ciclo financeiro da empresa. 

Sendo assim, o objetivo principal da planilha de fluxo de caixa é calcular e acompanhar o saldo operacional do negócio. O que, para o empreendedor, pode ser de grande ajuda.

Afinal, quem não quer seu controle financeiro da empresa centralizado e a fácil alcance, certo? 

O download da planilha de fluxo de caixa é gratuito?

É possível encontrar alguns modelos para download gratuito em  sites e empresas. Inclusive, a Conta Azul é uma delas.

Clique aqui e baixe gratuitamente a Planilha de Fluxo de Caixa Diário, desenvolvida nossos especialistas.  Ela pode ser usada tanto em Excel, quanto em Planilhas Google. Dessa forma, você tem a opção de atualizar os dados offline ou online.

 

 

Tipos de controle de fluxo de caixa

O seu produto ou serviço pode ser o melhor do mercado. Mas, sem saúde financeira, o seu negócio não irá prosperar. E para manter o financeiro da empresa equilibrado, é importante conhecer os tipos de controle de fluxo de caixa. Os principais são:

  • Operacional, que auxilia na gestão das entradas e saídas relacionadas à operação do seu negócio

  • Direto, que considera as receitas e despesas em seus valores brutos, ou seja, sem os descontos devidos;

  • Indireto, baseado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

  • Projetado, que é uma estimativa da condição financeira da empresa;

  • Livre, que contém o saldo positivo da empresa, após o pagamento de todas as suas obrigações;

  • Descontado, que propõe uma estimativa da situação financeira da empresa, considerando alguns descontos e os riscos para possíveis investidores. 

  • Para investimentos, que analisa se aqueles realizados na empresa estão ou não trazendo retorno. 

 

Importância das planilhas de controle de caixa diário e mensal

Uma planilha de fluxo de caixa ajuda o empreendedor a dar início no controle financeiro da empresa. 

Seu uso constante gera maior previsibilidade sobre as finanças do negócio. Além disso, ela também auxilia na tomada de decisões assertivas para o ambiente organizacional. 

Mas, você já se perguntou com qual periodicidade a planilha de fluxo de caixa deve ser atualizada? 

O ideal é que essa atualização seja realizada da melhor forma para a empresa. Porém, os intervalos mais comuns de acompanhamento são diários e mensais.  

 

Planilha de fluxo de caixa diário

Se na sua empresa ocorrem muitas transações, o ideal é realizar o controle do fluxo de caixa diário. Isso é fundamental para acompanhar a real situação financeira da empresa.

Uma dica é somar os valores de coisas semelhantes antes de inserir a informação no documento. Assim, a planilha não fica muito longa e complexa, o que pode dificultar a visualização e interpretação dos dados.

Planilha Fluxo de Caixa Diário  Preparamos uma planilha exclusiva para você fazer o controle diário do caixa  da sua empresa. Faça Download Grátis   

 

Como usar a planilha de fluxo de caixa diário?

A planilha de fluxo de caixa diário, como o próprio nome já diz, pode ser utilizada para controle diário das movimentações do fluxo de caixa. 

Nela  você deve inserir todas as entradas (recebimentos) e saídas (pagamentos) de dinheiro da empresa.  

Além disso, você precisa registrar os números de:

  • Previsão, que representa o que foi planejado para pagar ou receber naquele dia;

  • Realizado, ou seja, as reais entradas e saídas, que correspondem ao que de fato ocorreu de movimentação, independente se foi acima ou abaixo do estimado. 

É importante adicionar também as classificações das entradas e saídas usadas no controle de de caixa, ou seja, agrupar essas movimentações conforme a sua finalidade.

De uma forma simples, você pode agrupar as entradas como os recebimentos dos seus clientes e as saídas em:

  • custos fixos, que são todos as contas da empresa que possuem pouca ou nenhuma variação, como valor de aluguel e salário dos vendedores;

  • custos variáveis, ou seja, aqueles que apresentação variação nos valores mensalmente, como comissão de vendedores e combustível. 

Porém, essa classificação depende do tipo do seu modelo de negócio. 

No final da tabela, você pode visualizar um resumo das contas, obtendo o resultado do saldo final diário e do fechamento da semana.

 

Planilha de fluxo de caixa mensal

O fluxo de caixa mensal traz informações que permitem ao administrador acompanhar as movimentações financeiras da empresa junto com o balanço patrimonial e a demonstração de resultados.

A boa notícia é que, se você adquiriu o hábito de atualizar diariamente a planilha do fluxo de caixa, a planilha mensal pode ser dispensável. 

Isso porque, enquanto o controle diário é importante para as despesas imediatas, a mensal permite apenas uma visão mais abrangente.

Planilha Fluxo de Caixa Mensal  Preparamos uma planilha exclusiva para você fazer o controle mensal do caixa  da sua empresa. Faça Download Grátis   

Como usar a planilha de fluxo de caixa mensal?

A planilha de fluxo de caixa mensal contém o previsto e realizado do negócio, da mesma forma que no fluxo diário e pode ser usada quando se deseja ter uma visão mais geral das movimentações do caixa da empresa, considerando o um período maior - um mês. 

Porém, para que a planilha de fluxo de caixa mensal faça sentido, ela precisa ser alimentada com uma certa frequência e, de preferência, por uma pessoa apenas. 

Para facilitar a análise, uma dica é registrar os valores previstos para a semana na segunda e, na sexta-feira, fechar os números com o total realizado.

 

4 sinais de que é hora de ir além da planilha de fluxo de caixa

Embora a planilha de fluxo de caixa ajude muito o empreendedor, à medida em que a empresa cresce, outras estratégias de controle precisam ser adotadas.

Veja alguns sinais de que é preciso dar um passo à frente no que diz respeito à gestão financeira do negócio:

1. Gastando tempo demais

Está demorando muito para realizar uma tarefa no financeiro? Se alguma atividade consome mais de 60 minutos do seu dia, eis um forte indicativo de que a ferramenta que você está usando precisa ser substituída. 

2. Poucas mãos para o operacional

Em empresas menores, geralmente o empreendedor desempenha muitas atividades. E, quanto mais tempo a atualização da planilha levar, menos atenção ele poderá dar a outras tarefas. 

3. Baixa produtividade

Quanto mais tempo os funcionários gastam em uma tarefa operacional, menos disponíveis estão para contribuir com outras atividades essenciais para a empresa. Se isso está acontecendo, é importante repensar a ferramenta que você usa!

4. Erros no controle do caixa

Quando os erros no fluxo acontecem mais de três vezes por ano, é hora de rever seu controle. Isso ocorre porque, quanto menos automatizada for uma tarefa, mais chances há de que algum erro seja cometido no registro dos valores.

 

Vantagens da planilha de fluxo de caixa

Quando se está começando a controlar o fluxo de caixa da empresa, a planilha pode ser muito importante. Afinal, com ela, você acompanha com mais clareza as suas contas a pagar e a receber, controlando os prazos de pagamento e recebimento.

Além disso, é possível realizar projeções no financeiro da empresa, o que pode ajudar na tomada de decisões futuras.

Nesse sentido, também o seu financeiro fica mais organizado, e você sabe de onde vem - e para onde vão - todos os valores da empresa. 

Contudo, dependendo da situação do financeiro, pode ser que tenha chegado a hora de abandonar a planilha de fluxo de caixa

planilha-de-fluxo-de-baixa-aixe-o-modelo-diario-e-mensal-2

 

Como migrar da planilha de fluxo de caixa para um sistema de gestão?

O processo de migração da planilha para um sistema de gestão muito importante, pois é o que vai definir o sucesso da nova organização do setor financeiro da empresa. 

Dessa forma:

  1. Comece analisando a situação atual do setor financeiro da sua empresa, identificando, principalmente, quais são os processos que levam mais tempo;

  2. Depois, considere quanto você pode investir, em termos de dinheiro e tempo em um sistema de gestão;

  3. Inicie a busca por fornecedores, sempre levando em consideração a realidade da sua empresa. Lembre-se que o melhor sistema será aquele que atender a todas as suas necessidades;

  4. Verifique como funciona o suporte do fornecedor. Afinal, mesmo após a implantação do sistema, dúvidas podem aparecer e, quando não resolvidas a tempo, podem prejudicar o dia a dia da sua empresa; 

  5. Analise também como é o treinamento oferecido pelo fornecedor, pois sua equipe precisa estar bem preparada para operar o sistema.

Por fim, prepare uma cópia de todos os dados do financeiro da sua empresa. Eles devem ficar guardados até que a migração seja finalizada. 

 

Controle do fluxo de caixa 100% online com a Conta Azul

Nem sempre é tão fácil usar a planilha de fluxo de caixa. Mas, sabia que você pode gerenciar o seu fluxo de caixa de forma automática, simples e rápida com a Conta Azul Pro?

Na nossa plataforma, você pode:

  • emitir notas fiscais eletrônicas;

  • controlar suas contas a pagar e a receber;

  • realizar transferências entre contas;

  • verificar o seu histórico financeiro;

  • fazer a conciliação e integração bancária;

  • ter acesso ao suporte sempre que precisar;

  • gerar relatórios para ter inteligência empresarial;

  • importar lançamentos financeiros e muito mais!

Tudo isso por um preço que cabe no orçamento da sua micro ou pequena empresa. 

Se interessou? Então, clique aqui para fazer um teste gratuito com a Conta Azul e dê adeus às confusões no saldo do seu caixa! 

Fale conosco e saiba como a Conta Azul otimiza a gestão da sua empresa  Tire suas dúvidas pelo chat em poucos minutos. Experimente grátis  Especialistas disponíveis agora

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?