[Planilhas] Modelos de Fluxo de Caixa

32 Comentários Publicado:  Assunto: Planilhas

[Planilhas] Modelos de Fluxo de Caixa

Ter o controle do dinheiro que entra e sai da sua empresa muitas vezes não é uma tarefa tão simples. É neste momento que uma planilha de fluxo de caixa pode ajudar você e a sua empresa. Entenda como encontrar o melhor modelo de planilha para controlar o caixa e faça o download.

Conecte-se a seus clientes  Ganhe produtividade em seu escritório com a integração contábil do ContaAzul  para Contadores Quero mais produtividade

Já pensou como seria administrar uma empresa antes dos computadores se tornarem acessíveis? Hoje, para manter o controle financeiro em dia, você pode baixar uma planilha com um modelo de fluxo de caixa, deixando tudo muito mais organizado do que se tivesse de anotar as entradas e saídas no caderninho.

É difícil imaginar como era o dia de um gestor sem esse tipo de facilidade. Mas, ao mesmo tempo em que a informatização da gestão financeira hoje toma menos tempo, a concorrência é maior. Portanto, uma administração eficiente é muito mais importante do que em outros tempos.

O que é fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta na qual o administrador planeja e controla a entrada e saída de capital da sua empresa. Não se trata de um mero controle do saldo bancário, porque o fluxo de caixa inclui a projeção (de vendas e contas a pagar e receber) para os meses seguintes.

A partir disso, é possível antecipar a necessidade futura de capital de giro, ou então identificar a melhor época para fazer um investimento que é planejado há tempos. Geralmente, projeta-se o fluxo de caixa para, pelo menos, três meses no futuro, mas o ideal é que a previsão contemple o ciclo financeiro da empresa.

Por que eu preciso de uma planilha de controle de caixa?

Uma planilha de controle de caixa ajuda o dono de negócio a começar a organizar os controles de quanto de dinheiro está disponível e de quando este dinheiro entra e sai de sua empresa. O uso diário de uma planilha de controle de caixa oferece aos gestores uma previsibilidade maior sobre as finanças da empresa.

Com as finanças organizadas, fica mais simples de programar o pagamento dos funcionários, das contas fixas e também de investimentos mais precisos para o ambiente organizacional, como cadeiras, mesas e ar condicionado.

Se a sua empresa ainda não usa uma planilha, fique tranquilo, pois nunca é tarde para começar. A ContaAzul disponibilizou dois modelos para você. Confira abaixo!

Planilha de fluxo de caixa diário

E a planilha de acompanhamento do fluxo de caixa, com qual periodicidade deve ser atualizada? Muitas empresas atualizam essa ferramenta apenas no final do mês, ou então uma vez por semana, mas a recomendação é que você faça esse controle diariamente, a não ser que a sua empresa não tenha um volume considerável de movimentações diárias.

No acompanhamento diário do fluxo de caixa, devem ser registradas todas as movimentações, o que é fundamental para ter um controle real da situação econômica da empresa. Isso pode fazer a diferença na hora de planejar as próximas semanas.

Faça o download, abaixo, do modelo de fluxo de caixa diário disponibilizado pela ContaAzul:

Planilha Fluxo de Caixa  Disponibilizamos esta planilha para você fazer o controle diário do caixa da  sua empresa Baixar planilha agora

Planilha de fluxo de caixa mensal

Se você adquiriu o hábito de atualizar diariamente a planilha do fluxo de caixa, isso não significa que não há necessidade de manter também uma planilha mensal. Enquanto o controle diário tem uma grande importância operacional, para as despesas imediatas, a mensal permite uma visão mais abrangente.

O fluxo de caixa mensal carrega informações que permitem ao administrador acompanhar os recursos da empresa, em conjunto com o balanço patrimonial e a demonstração de resultados.

Faça o download, abaixo, do modelo de fluxo de caixa mensal disponibilizado pela ContaAzul:

Planilha Fluxo de Caixa Mensal  Com esta planilha você faz o controle mensal do caixa da sua empresa Baixar a planilha agora

4 sinais de que é hora de ir além da planilha

É claro que, comparando com a época anterior à popularização dos computadores, as planilhas no Excel são uma maravilha. Mas, em alguns casos, essa é uma solução defasada. Se a empresa cresce e o número e a complexidade das movimentações mudam de patamar, um sistema de gestão online, automatizado, é a melhor opção.

Mas como identificar se já é hora de substituir a planilha como ferramenta de controle do fluxo de caixa? Listamos, abaixo, quatro situações que sinalizam que é o momento de adotar uma solução mais moderna. Confira:

1. Quando tarefa passa de algumas horas por semana para algumas horas por dia

Se você começa a atualizar as suas planilhas de controle financeiro e a tarefa consome mais de 60 minutos do seu dia, eis um forte indicativo de que a ferramenta que você está utilizando não é a ideal para a tarefa desempenhada.

2. Quando você precisa ganhar tempo para outras ações

Uma empresa pequena geralmente não tem muitos funcionários, portanto o empresário precisa desempenhar um grande número de atividades. Quanto mais tempo a atualização de planilhas no Excel levar, menos atenção você poderá dar a essas outras tarefas. Ou seja, automatizar os controles é o caminho.

3. Quando você precisa que sua equipe aumente a produtividade

Se você tem funcionários de sua confiança dedicados a atualizar as planilhas, o efeito é o mesmo. Quanto mais tempo eles gastarem com essa tarefa, menos disponíveis estarão para contribuir com outras atividades essenciais para a empresa.

4. Quando os erros no fluxo acontecem mais de três vezes por ano

Quanto menos automatizada for uma tarefa, mais chances há de que algum erro seja cometido no registro dos valores. Isso pode ocasionar um efeito dominó, pois você vai se basear em resultados inverídicos para planejar os próximos investimentos da empresa.

Controle de fluxo de caixa com o ContaAzul

Se você identificou um ou mais dos sinais acima, está na hora de se atualizar. O sistema de gestão online ContaAzul oferece a possibilidade de analisar os lançamentos financeiros da sua empresa sem confusões com o saldo do caixa, tudo isso de forma completamente automática.

Com ele, você terá um fluxo de caixa sempre organizado, atualizado e integrado com o controle de entradas e saídas. Cada vez que você converte uma venda, por exemplo, não precisará passar pelo retrabalho de abrir o Excel e registrar os valores. Como está tudo integrado, no ContaAzul a informação da venda é replicada automaticamente no fluxo de caixa.

Organize suas contas

Seja qual for a solução que você vai implantar, o importante é sempre ter duas coisas em mente:

  • Organização financeira
  • Produtividade.

O sistema de controle ideal é aquele que respeita essas duas premissas. Você não pode correr o risco de ter o registro das suas finanças bagunçadas, e nem perder um tempo excessivo com esse acompanhamento.

Ainda não sabe qual sistema de controle financeiro adotar? Experimente o ContaAzul!

ContaAzul é um sistema de gestão com controle de fluxo de caixa para sua empresa

José Carlos Sardagna
Sobre o autor

Marketing Manager da ContaAzul. É formado em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências da Computação pela UDESC.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

32 Comentários
px
black friday contaazul

Conteúdos Populares

 
<https://universidade.contaazul.com/convite-webinar-contaazul-para-iniciantes-2017?utm_source=modal3_webinar&utm_medium=cta_modal3_webinar&utm_campaign=modal3_webinar_img>  Treinamento Online (vagas limitadas):  ContaAzul na Prática   <https://universidade.contaazul.com/convite-webinar-contaazul-para-iniciantes-2017?utm_source=modal3_webinar&utm_medium=cta_AB_modal3_webinar&utm_campaign=modal3_webinar_text>  Ver Mais Cursos   <https://contaazul.com/cursos-online/?utm_source=modal3_webinar&utm_medium=cta_AB_modal3_webinar&utm_campaign=modal3_webinar_cta_go>  Inscreva-se Grátis!  <https://universidade.contaazul.com/convite-webinar-contaazul-para-iniciantes-2017?utm_source=modal3_webinar&utm_medium=cta_AB_modal3_webinar&utm_campaign=modal3_webinar_cta_app>
 
newsletter

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócios:
receba nossas novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão!