Planilha de Fluxo de Caixa: Modelo Diário e Mensal

Sobre o que estamos falando?

  • A planilha de fluxo de caixa ajuda a organizar as movimentações financeiras;
  • Os modelos mais utilizados pelos empreendedores são o diário e o mensal;
  • Com a Conta Azul Pro, é possível gerenciar todo o financeiro da empresa automaticamente. Tudo 100% online e fácil de usar.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Você já pagou multas porque esqueceu de uma conta da empresa? Se perdeu no extrato bancário? Ou então, cobrou o cliente errado e ficou numa saia justa?

Esses desafios são muito comuns em empresas onde o financeiro não está organizado. Porém, colocar ordem neste setor não é tão simples assim. Muitas vezes o gestor e/ou dono do negócio é o responsável por muitas atividades, que vão desde fazer as compras até atender os clientes. 

Uma planilha de fluxo de caixa pode ajudar bastante quem precisa gerenciar o financeiro, mas não sabe por onde começar. Com este documento, é possível separar os lançamentos, o que facilita bastante na hora de dar o próximo passo: contratar uma boa plataforma de gestão. 

Continue lendo para entender melhor como uma planilha de fluxo de caixa pode ajudar no seu dia a dia. 

Confira os seguintes tópicos: 

Vídeo: Fluxo de caixa, entenda e domine

Confira no vídeo o resumo do que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar você no dia a dia de sua empresa.

 

O que é uma planilha de fluxo de caixa?

A planilha de fluxo de caixa é um documento feito em Excel onde constam as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa. Nela, deve-se inserir tudo o que for movimentado - ou seja, as receitas e os custos fixos e variáveis.

Esse controle é importante porque o fluxo de caixa é um processo em que o gestor e/ou dono do negócio planeja e controla a entrada e saída de capital da empresa. 

Porém, não se trata de um mero controle do saldo bancário. Isso porque o fluxo de caixa inclui a projeção (de vendas e contas a pagar e receber) para os meses seguintes.

A partir disso, é possível antecipar a necessidade futura de algum investimento e pensar em um caminho assertivo para colocá-lo em prática. 

O objetivo principal da planilha de fluxo de caixa é justamente auxiliar nestes cálculos e facilitar o acompanhamento do saldo operacional do negócio.

Tipos de controle de fluxo de caixa

O seu produto ou serviço pode ser o melhor do mercado, mas, sem saúde financeira, o negócio não irá prosperar

E para manter o financeiro da empresa equilibrado, é importante conhecer os tipos de controle de fluxo de caixa. Os principais são:

  • Operacional, que auxilia na gestão das entradas e saídas relacionadas à operação do seu negócio

  • Direto, que considera as receitas e despesas em seus valores brutos, ou seja, sem os descontos devidos;

  • Indireto, baseado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

  • Projetado, sendo uma estimativa da condição financeira da empresa;

  • Livre, que contém o saldo positivo da empresa, após o pagamento de todas as suas obrigações;

  • Descontado, que propõe uma estimativa da situação financeira da empresa, considerando alguns descontos e os riscos para possíveis investidores; 

  • Para investimentos, que analisa se aqueles realizados na empresa estão ou não trazendo retorno. 

Importância das planilhas de controle de caixa diário e mensal 

Quando se está começando a controlar o fluxo de caixa, a planilha ajuda o empreendedor a dar início no controle financeiro da empresa

Afinal, com ela, é possível acompanhar com mais clareza as contas a pagar e a receber, controlar prazos de pagamento e recebimento. Além disso, realizar projeções financeiras, que podem ajudar nas tomadas de decisões futuras.

Assim, as finanças ficam mais organizadas e você sabe de onde vem - e para onde vão - todos os valores. 

Para isso, é importante que os dados sejam atualizados no mínimo diária ou mensalmente, para não se perder nos recebimentos e nas saídas.

Planilha de fluxo de caixa diário

Se na sua empresa ocorrem muitas transações, o ideal é realizar o controle do fluxo de caixa diário. Isso é fundamental para acompanhar a real situação financeira da empresa.

Uma dica é somar os valores de coisas semelhantes antes de inserir a informação no documento. Assim, a planilha não fica muito longa e complexa, o que pode dificultar a visualização e interpretação dos dados.

Aproveite para conferir nosso conteúdo completo sobre fluxo de caixa e como este processo é essencial para sua empresa. 

Planilha de fluxo de caixa mensal

O fluxo de caixa mensal traz informações que permitem ao gestor gerar outros documentos financeiros importantes, como o balanço patrimonial e a demonstração de resultados.

A planilha de fluxo de caixa mensal é muito indicada para empresas com volume de vendas menores por dia, como no caso das consultorias e desenvolvedoras de sistema. Contudo, trata-se de um recurso importante para todos os negócios. 

Afinal, por meio dela, você consegue ter uma visão geral do que aconteceu durante o mês, facilitando a tomada de decisões e até mesmo a previsibilidade financeira para o mês seguinte.

Como fazer planejamento financeiro empresarial [Planilha Grátis]

4 sinais de que é hora de ir além da planilha de fluxo de caixa

Embora a planilha de fluxo de caixa ajude muito o empreendedor, à medida que a empresa cresce, outras estratégias de controle precisam ser adotadas.

Veja alguns sinais de que é preciso dar um passo à frente no que diz respeito à gestão financeira:

1. Gastando tempo demais

Está demorando muito para realizar uma tarefa no financeiro? Se alguma atividade consome mais de 60 minutos do dia, eis um forte indicativo de que a ferramenta que você está usando precisa ser substituída. 

2. Poucas mãos para o operacional

Em empresas menores, geralmente o empreendedor desempenha muitas atividades. E, quanto mais tempo a atualização da planilha levar, menos atenção ele poderá dar a outras tarefas importantes.

3. Baixa produtividade

Quanto mais tempo os funcionários gastam em uma tarefa operacional, menos disponíveis estão para contribuir com outras atividades essenciais para a empresa. Se isso está acontecendo, é importante repensar a ferramenta que você usa!

4. Erros no controle do caixa

Quando os erros no fluxo acontecem mais de três vezes por ano, é hora de rever o controle. Isso ocorre porque, quanto menos automatizada for uma tarefa, mais chances há de que alguma falha seja cometida no registro dos valores.

Como migrar da planilha de fluxo de caixa para um sistema de gestão?

O processo de migração da planilha para um sistema de gestão é muito importante. Porém, quando os dados estão devidamente organizados, fica muito simples fazer essa transição e os riscos de erros são menores. Acompanhe o passo a passo: 

  1. Comece analisando a situação atual do setor financeiro da empresa, identificando, principalmente, quais são os processos que levam mais tempo;

  2. Depois, considere quanto pode investir, em termos de dinheiro e tempo, em um sistema de gestão;

  3. Inicie a busca por fornecedores, sempre considerando a realidade da empresa. Lembre-se que o melhor sistema será aquele que atender a todas as suas necessidades;

  4. Verifique como funciona o suporte do fornecedor. Afinal, mesmo após a implantação, dúvidas podem aparecer e, quando não resolvidas a tempo, podem prejudicar o dia a dia do negócio; 

  5. Analise também como é o treinamento oferecido pelo fornecedor, pois a equipe precisa estar bem preparada para operar o sistema.

Por fim, prepare uma cópia de todos os dados do financeiro da empresa. Eles devem ficar guardados até que a migração seja finalizada.

Controle 100% online do fluxo de caixa com a Conta Azul

Com os lançamentos organizados na planilha de fluxo de caixa, dar o próximo passo para otimizar a gestão da empresa fica muito mais fácil. Para essa nova etapa, é essencial contar com o apoio da tecnologia

Isso porque, à medida que a empresa cresce, as movimentações financeiras também aumentam. E, anotar uma por uma na planilha de fluxo de caixa, além de ser algo demorado, tem altos riscos de erros manuais. 

Gerencie o financeiro e os outros setores do negócio com a Conta Azul Pro, plataforma de gestão integrada para empresas!

A CA Pro centraliza todos os lançamentos em um único local. O melhor de tudo é que você pode acompanhar todas as movimentações que acontecem no negócio de forma online, com poucos cliques. 

As principais vantagens da Conta Azul Pro são: 

  • Emissão de notas fiscais e envio automático ao contador;

  • Controle das contas a pagar e a receber;

  • Consulta ao histórico financeiro, estoque e vendas em tempo real;

  • Conciliação das vendas e fiscal automáticas;

  • Geração de relatórios detalhados e fáceis de entender;

  • Monitoramento das vendas e do estoque também pelo celular, no App Conta Azul de Bolso;

  • Cadastro das informações de clientes, fornecedores e parceiros;

  • Alertas das suas pendências financeiras e das datas de vencimento dos clientes;

  • Envio de propostas e orçamentos personalizados. 

Acelere o sucesso da sua empresa com uma plataforma integrada e dê adeus aos erros manuais! Clique aqui para testar grátis a Conta Azul, sem compromisso!

Leia mais 

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar