Gestão do Negócio

Descubra todas as vantagens do sistema ERP nas empresas!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • As funcionalidades do sistema ERP nas empresas se tornaram indispensáveis para todo empreendedor que deseja simplificar sua gestão e crescer no mercado;
  • O ERP otimiza tempo, integra processos, reduz custos, diminui erros, garante a segurança dos dados, oferece relatórios estratégicos e flexibilidade na sua utilização;
  • A Conta Azul tem a solução ideal para o seu negócio: um ERP que possui ferramentas adequadas à realidade dos micro e pequenos empreendedores, suporte completo e preço justo.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Você já conhece as vantagens do sistema ERP nas empresas? Sabia que esse tipo de solução pode impulsionar seus resultados de um jeito muito mais simples do que você imagina?

Já passou o tempo em que os empreendedores viam a tecnologia como algo restrito apenas às grandes empresas. 

Agora, automatizar tarefas repetitivas, centralizar as áreas do negócio e ter informações valiosas para tomar decisões são fatores essenciais para todos que desejam crescer no mercado. 

Sabendo disso, preparamos este conteúdo para esclarecer como o ERP pode te ajudar a obter mais produtividade na sua gestão. Acompanhe o conteúdo e descubra também como ter o melhor ERP para a sua equipe.

descubra-todas-as-vantagens-do-sistema-erp-nas-empresas

8 vantagens do sistema ERP nas empresas 

Os sistemas ERP servem para diminuir esforços com funções manuais e acompanhar todo o andamento da sua empresa de um jeito prático e eficiente.

Os benefícios são tantos que 44% das micro e pequenas empresas brasileiras já usam esse tipo de solução, segundo uma pesquisa da Capterra.

Contudo, 33% dos empreendedores ainda preferem usar as planilhas. Inclusive, 7% deles ainda fazem controles à mão, com o tradicional papel e caneta. 

Por mais que a tecnologia já seja indispensável para todo tipo de empresa, ainda há um déficit de utilização no mercado nacional. Ou seja, aderir a um bom ERP pode fazer você sair ainda mais na frente da concorrência.  

Se você quer fazer parte desta tendência e se destacar na área em que atua, não pode ignorar as vantagens do sistema ERP nas empresas. Entenda as principais delas:

  1. Otimização do tempo

Um dos principais motivos para usar o ERP é a automatização de tarefas manuais. Com ele, uma tarefa que demandava horas, pode ser feita rapidamente e com poucos esforços. 

Quem fica responsável pelo fluxo de caixa, informações de vendas e estoque sabe como isso toma tempo. Com um ERP, você facilita a sua rotina, garantindo disponibilidade para se dedicar mais a análises estratégicas da empresa. 

   2. Tudo em um só lugar 

Não é novidade que todas as áreas da empresa devem atuar em acordo. Contudo, mesmo nos pequenos negócios, às vezes fica difícil controlar e integrar as demandas de diferentes setores.

Entre as melhores vantagens do sistema ERP nas empresas, está o fato de que nenhuma informação ou controle fica isolado. No lugar de planilhas, agendas, tabelas e sistemas específicos que não conversam entre si, seu time pode ter tudo reunido em um único lugar. 

   3. Redução de custos

Alguns empreendedores ainda acreditam que investir em tecnologia significa gerar mais gastos para a empresa. Entretanto, a finalidade do sistema ERP é justamente reduzi-los.

Afinal, além de aumentar a sua produtividade e visão estratégica, este sistema ainda evita que você perca prazos, garante equilíbrio para as demandas do estoque, melhora o controle contábil, otimiza o gerenciamento financeiro e aumenta a satisfação dos clientes. 

   4. Menos erros humanos 

A automatização das tarefas não garante apenas a otimização de tempo. Na verdade, esse é um benefício do ERP que também diminui erros e retrabalhos. 

Isso porque, tudo relacionado às demandas financeiras, fiscais, contábeis, comerciais, de estoque e de cobranças fica interligado no sistema. Assim, uma falha nunca se transformará em uma “bola de neve”. Qualquer inconformidade pode ser corrigida em alguns cliques. 

   5. Relatórios completos 

Em meio às vantagens do sistema ERP nas empresas, está o fato de que todo processo inserido nele tem seus dados coletados, tratados, organizados e transformados em relatórios.

De maneira visual e imediata, os gestores podem acompanhar o andamento dos setores, todas as demandas financeiras e obter um conhecimento completo sobre a “saúde” da empresa, seus eventuais gargalos, pontos passíveis de melhorias e outras oportunidades estratégicas. 

   6. Segurança dos dados 

Por falar nos dados do negócio, é fato que eles são insumos muito valiosos para a gestão. Portanto, não podem existir riscos de que eles sejam perdidos, corrompidos ou vazados.

Os melhores ERPs do mercado são apoiados por sólidos padrões de criptografia e acesso apenas para as pessoas autorizadas de cada departamento. Além disso, o funcionamento em nuvem garante sua total integridade, pois os backups são automáticos e constantes. 

   7. Acesso remoto 

Ainda em relação ao funcionamento em nuvem, você também conta com mais flexibilidade (que é algo cada vez mais exigido pelo mercado) e o motivo é simples: com um ERP, basta ter um computador ou celular com internet para acessar as funcionalidades do ERP de qualquer lugar e a qualquer hora. Isso não só facilita a atuação de times externos, como também dinamiza o trabalho da gestão.

   8. Personalização 

Por fim, todas as vantagens do sistema ERP nas empresas são obtidas conforme as suas necessidades.

Os melhores ERPs oferecem uma implementação personalizada. Isso significa ter preços e ferramentas alinhadas à sua realidade. Assim, você garante aquilo que mais precisa para melhorar seu gerenciamento, sem que nenhum recurso falte no dia a dia (ou até mesmo “sobre” sem ser utilizado).

 

descubra-todas-as-vantagens-do-sistema-erp-nas-empresas-2

Passo a passo para escolher o ERP ideal

Agora que você já conhece as principais vantagens do sistema ERP nas empresas, que tal descobrir como ter a melhor solução para o seu negócio?

Se você quer melhorar a produtividade da sua equipe e escalar o crescimento, veja quais são os passos para não errar na escolha do sistema:

  1. Defina quais os setores e processos você mais precisa otimizar. O ideal é contar com um ERP que centralize e automatize as principais áreas do seu negócio em um só lugar;

  2. Saiba quantos colaboradores estarão envolvidos no uso do ERP, levante suas principais necessidades e garanta que o sistema contemple o número necessário de usuários;

  3. Priorize um sistema fácil de ser implementado e que tenha um uso intuitivo. Mais que oferecer boas funcionalidades, o ERP deve ser um facilitador para a sua equipe;

  4. Escolha um ERP em nuvem. Isso garante mais flexibilidade para a utilização e mais segurança contra eventuais perdas de dados;

  5. Verifique a segurança do sistema. Ele deve ter sólidos protocolos de criptografia e acesso para pessoas autorizadas conforme suas atribuições;

  6. Garanta que todo o seu controle financeiro, de vendas, cobranças e emissões de notas sejam feitos na mesma plataforma, sem complicações;

  7. Cheque o suporte do ERP. Você precisa de um atendimento completo, prático e em tempo integral. Dessa forma, você não “fica na mão” quando mais precisar;

  8. Certifique-se que o sistema emita relatórios automaticamente. Ele deve transformar os dados do seu negócio em ideias práticas, para uma tomada mais assertiva de decisão;

  9. Opte por um ERP integrado com a contabilidade. Assim, em um único fluxo de dados as demandas contábeis são atendidas com mais rapidez, eficiência e de forma estratégica;

  10. Tenha um sistema alinhado às suas demandas. O ERP deve ser feito sob medida para suas necessidades e ter o melhor custo-benefício para a sua realidade. 

O ERP da Conta Azul foi feito para você!

Se você quer simplificar a gestão da sua empresa e impulsionar seus resultados no mercado, precisa conhecer o sistema ERP da Conta Azul.

Nós sabemos que os micro e pequenos empreendedores costumam ser multitarefas e em meio às tarefas do dia a dia, às vezes fica difícil encontrar tempo para atuar de forma estratégica.

Com isso em mente, desenvolvemos uma solução para otimizar seu tempo e melhorar a sua gestão. Ao se livrar de funções repetitivas, você consegue se dedicar melhor ao crescimento do seu negócio. 

No ERP da Conta Azul, você garante seu controle financeiro, fiscal, contábil, comercial, de estoque e cobranças em um só lugar. E o melhor é que todos os dados usados na plataforma são convertidos em relatórios. Tudo de forma automática e em tempo real.

Ou seja, mais que ter as funcionalidades necessárias para aumentar a qualidade do seu gerenciamento, você ainda obtém as informações que precisa para crescer com assertividade sempre às suas mãos.

Nossa solução foi desenvolvida sob medida para a realidade dos micro e pequenos negócios. Assim, você se livra de complicações e impulsiona a sua gestão de um jeito mais prático, ágil e por um preço justo.

Quer descobrir na prática porque nós oferecemos as melhores vantagens do sistema ERP nas empresas? Faça um teste grátis na Conta  e veja porque somos referência no assunto. 

 

 

Leia também