Inovação e Tecnologia

ERP gratuito: o que é, para que serve e quais os melhores sistemas grátis

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 7 mins de leitura

Você está procurando um ERP gratuito para testar em sua empresa? Gostaria de ver como os resultados podem ser incríveis em sua rotina de gestão?

Este post te ajudará a entender as vantagens de utilizá-lo e como começar a usufruir sem custo!

Antes de qualquer investimento, é importante entender os benefícios de uma solução e o quanto pode agregar à gestão empresarial. Por isso, veja a seguir o que é um ERP gratuito, explicações dos tipos encontrados no mercado e como começar hoje mesmo a testar gratuitamente:

O que é um sistema ERP gratuito?

Primeiro vamos entender exatamente o que é um sistema ERP – também chamado de Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Basicamente, trata-se de um software que funciona em nuvem, ou seja, pode ser acessado a partir de qualquer lugar e acompanhado em tempo real, por meio de conexão à internet, para auxiliar e facilitar a automatização de tarefas administrativas, contábeis e assim por diante.

Desse modo, ele ajuda quem tem o grande desafio de gerir um negócio.

Um ERP gratuito é todo aquele que permitirá acesso às funcionalidades, por um período ou por tempo indefinido, sem custos.

No entanto, vale lembrar que mesmo nas versões pagas do sistema, ele não é um gasto e sim, um investimento para a empresa, pois os benefícios revertidos a ela em sua rotina são grandes, como você verá adiante.

Para que serve um sistema ERP gratuito? 

O ERP é um grande aliado das empresas. Em forma de software como serviço, como mencionado, é uma espécie de plataforma que funciona online para oferecer uma série de funcionalidades para auxiliar as empresas na gestão.

Seja com o objetivo de fazer um teste das funcionalidades do ERP antes de contratá-lo efetivamente assinante pagante ou por falta de fluxo de caixa positivo para investir em novos processos de gestão empresarial e financeira, as opções gratuitas para negócios dos mais diversos nichos do mercado são bastante úteis.

Implementado na rotina dos negócios, o ERP pode ajudar tanto na organização de documentos, registros e tarefas contábeis, como na gestão financeira, fluxo de caixa, gerenciamento de equipes e clientes. Com informações claras e precisas, o gestor consegue ter ciência de tudo o que acontece na empresa.

Assim, torna-se mais fácil identificar falhas e gargalos para melhorar o custo x benefício das tarefas, bem como otimizar recursos. A gestão do tempo e de eventuais prazos que a empresa tenha que atender também se torna mais simples.

É possível agendar rotinas contábeis para que se possa focar no que é estratégico para o crescimento do negócio. Estando tudo na nuvem, tanto o tomador de decisão, quanto os times e a contabilidade parceira, podem ter em mãos o que necessitam na hora exata de uma demanda, evitando postergações ou erros manuais.

Exemplos de tipos de sistemas ERPs gratuitos

Para você entender como a flexibilidade e as possibilidades de um ERP são grandes, abaixo explicamos alguns tipos desses sistemas gratuitos, que também podem ter versões mais completas por um investimento ajustado ao negócio, ajudando a atender todas as necessidades dele:

ERP para pequenas empresas

As pequenas empresas podem se beneficiar de ERPs que trabalhem módulos como gestão de vendas, orçamento, documentos, NFs, compras, boletos e relatórios. Aliás, a gestão de vendas integrada com o cadastro de produtos é excelente. Ela permite às pequenas empresas, que às vezes têm equipes bem enxutas, ganhar tempo e agilidade nos atendimentos.

Pode ser usado ainda em locais como escolas, imobiliárias, empresas do varejo, empresas de tecnologia, dentre muitos outros tipos de estabelecimentos.

ERP gratuito para MEI

Um ERP na forma gratuita pode ser uma excelente opção para o MEI começar a otimizar sua gestão. Isso porque o microempreendedor possui desafios específicos, geralmente com a tarefa de gerenciar todo o seu negócio sozinho.

Enquanto busca outros clientes e cuida da elaboração ou entrega de produtos e serviços, o microempreendedor tem que administrar suas finanças muitas vezes por conta própria. Se não tiver um sistema facilitador, ele pode se ”perder” na rotina administrativa. A longo prazo, isso pode até dificultar a continuidade do seu negócio.

ERP gratuito para transportadoras

Por lidarem com um alto fluxo de produtos e mercadorias, as transportadoras normalmente enfrentam desafios peculiares. Grande parte deles está no controle da logística, bem como da entrada e saída de lotes. Para isso, um ERP pode ser essencial, pois agiliza e automatiza esse controle.

Por fim, vale ressaltar que na hora de escolher um ERP é preciso analisar um conjunto de fatores. É preciso entender o quanto de facilidade e praticidade ele realmente irá agregar diante das opções que existem no mercado.

Comece a utilizar gratuitamente o ERP da Conta Azul

Se até aqui você sentiu que um ERP pode fazer diferença, e deseja começar a utilizar durante um período de teste gratuito e pré-definido, conheça as opções do ERP da ContaAzul:

Teste grátis do ERP Conta Azul Pro para pequenas empresas

Se você tem uma pequena empresa ou escritório, o ERP ContaAzul Pro pode oferecer uma série de utilidades em uma plataforma online de fácil navegação. É possível integrar o financeiro, a área fiscal e as vendas em um único local, simples de usar.

Com isso, as planilhas podem ser substituídas (aliás, você pode importá-las, explicando o sistema de cada coluna, sem precisar cadastrar tudo de novo), as contas a pagar e a receber ficam centralizadas, integradas com os bancos, para assim você saber como receber em dia e não perder nenhum prazo, acompanhando a saúde financeira do seu negócio.

Para testar grátis o ERP ContaAzul, você pode se cadastrar agora para iniciar seu período de teste grátis ou, se preferir, falar com um especialista para tirar suas dúvidas.

Atenção: sua empresa pode aproveitar o período de teste do Conta Azul Pro por apenas 3 dias de forma gratuita. Após esse período, precisará escolher um dos planos disponíveis para continuar utilizando o ERP.

Utilize gratuitamente o ERP Conta Azul Mais para contadores

Por outro lado, se você é um contador e deseja obter facilidades para acessar dados financeiros do seu cliente, de modo conectado e descomplicado e para agilizar a entrega das obrigações fiscais, também pode contar com a ajuda de um ERP próprio para o setor.

Para utilizar grátis o ERP ContaAzul Mais para contadores, você pode se cadastrar agora mesmo para ser um contador parceiro ou também, se preferir, falar com um especialista para tirar suas dúvidas.

Mais produtividade e tranquilidade para você e para seu cliente!

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para continuar tendo acesso a mais dicas importantes para o seu negócio!

Leia também