Gestão do Negócio

Seis vantagens para usar o ERP na sua empresa

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 01/12/2023 | 5 mins de leitura

ERP para pequenas empresas

Montar uma empresa requer bastante planejamento, organização das finanças, criação de metas e alocação correta de recursos. São tantas as atividades relacionadas que, muitas vezes, torna-se complicado registrar e analisar todas as informações geradas pelos diferentes setores.

Para suprir essa necessidade, foi desenvolvido o ERP (Enterprise Resource Planning), que em português é traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais.

Trata-se de um software que permite o controle unificado de várias áreas de uma empresa, de modo que os gerentes consigam acompanhar a produção e o desenvolvimento de cada setor em um único lugar. Isso acontece porque o gerenciamento pelo ERP é formado por módulos, sendo cada um deles constituído por ferramentas necessárias a uma determinada área da empresa. Assim, o sistema tem um módulo destinado para o financeiro, outro para o Recursos Humanos (RH), outro para o estoque, etc.

Outro aspecto importante é que cada empresa pode constituir seu sistema conforme suas necessidades, utilizando apenas os módulos que precisa. Esse benefício é proporcionado porque além dos módulos padrões, necessários a todas as empresas, alguns deles podem ser combinados, adaptando o software a qualquer campo de atuação de uma empresa.

Para exemplificar, imagine uma transportadora. Além do módulo básico para o financeiro, RH etc., é fundamental que essa empresa tenha uma área para o controle e manutenção da frota e gastos com o frete. Por outro lado, essas últimas funções não são relevantes para uma loja de cosmético, cuja preocupação é maior em relação ao controle da mercadoria, formação de kits promocionais e acompanhamento de eventos.

Embora o ERP seja logo associado às grandes organizações, são inúmeros os benefícios para a gestão de micro e pequenas empresas (MPEs) devido à flexibilidade do sistema e a organização dos dados. As vantagens proporcionadas pelo uso dele são inúmeras e os resultados, comprovados. Uma pesquisa realizada pelo IDG Research Services com 300 empresas de médio porte dos Estados Unidos e da Europa mostrou que aquelas que usam um sistema de gestão empresarialcresceu 35% mais rápido que as outras. Segundo as entrevistadas, o ERP oferece acessibilidade, usabilidade, qualidade e inteligência de dados.

Pensando nisso, selecionamos seis vantagens de usar um sistema de planejamento de recursos empresariais na sua empresa. Confira abaixo!

1 – Gestão unificada

Os sistemas ERP permitem a integração de diversos departamentos e até filiais, proporcionando ao gestor uma visão mais ampla dos resultados consolidados tanto no nível amplo da empresa, quanto no de desenvolvimento individual. Como consequência, o serviço realizado por cada funcionário da organização é acompanhado e tem-se maior controle dos benefícios a serem pagos.

2 – Integração das informações financeiras

Conforme comentado acima, o ERP é formado por módulos que geram seus próprios dados e enviam para o sistema geral. Por sua vez, este reúne as informações recebidas e forma um novo documento com todos os dados gerados pela empresa. O gestor também consegue visualizar quanto recurso foi destinado para as receitas e atividades relacionadas. Cabe lembrar que o fato de o software ser integrado traz maior segurança nas informações.

3 – Controle dos pedidos dos clientes

A centralização das informações em um único software mantém os pedidos organizados com maior exatidão, resolvendo-os com rapidez devido a integração dos setores. Também é possível ter um histórico dos clientes e, assim, conhecer melhor gostos e preferências deles.

4 – Redução de erros

O fluxo dos processos de uma empresa ficam mais visíveis quando dentro do ERP, tendo todo o histórico das ocorrências registrados, o que facilita as tomadas de decisões e o planejamento. Um bom exemplo é a redução de erros relacionados ao estoque. Com o ERP, sua empresa consegue manter as quantidades mínimas de produto, considerando a demanda. Como resultado, prejuízos resultantes de mal planejamento deixam de ser um problema.

5 – Reorganização dos processos da organização

A implantação do sistema ERP exige uma reestruturação dos negócios, impedindo que uma mesma informação seja armazenada várias vezes. O software consegue fornecer esse dado para os setores aos quais interessar, sem a necessidade de cópias, por conta da integração. Pesquisas sobre o assunto mostram que, em um sistema não integrado, uma mesma informação pode ser armazenada em até seis lugares diferentes.

6 – Facilidade no planejamento

O ERP oferece ferramentas para auxiliar de forma eficaz no planejamento organizacional e estratégico de uma empresa. Deste modo, esse processo torna-se mais fácil e as tomadas de decisões são otimizadas.

Agora é com você! Não deixe que sua empresa se perca no gerenciamento administrativo e financeiro! Experimente o nosso software de ERP e garanta a produtividade da sua equipe. Também estamos à disposição para tirar possíveis dúvidas sobre o assunto.

Leia também