Gestão do Negócio

10 motivos para você utilizar um sistema ERP em sua empresa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 31/01/2024 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Um ERP ajuda você, empreendedor, a monitorar os principais setores da sua empresa de forma simples, rápida, eficiente e, o melhor de tudo: online;
  • Conheça os 10 motivos principais para investir em um ERP e economizar tempo e dinheiro!
  • Conta Azul Pro é o ERP da Conta Azul que cabe no seu bolso, pois foi desenvolvido para micro e pequenas empresas, além de ser ideal para quem está começando. Experimente essa inovação!

Experimente grátis a Conta Azul!

Com um sistema ERP, você pode acompanhar todos os setores da sua empresa, ter acesso a dados reais e reduzir os esforços com tarefas manuais. E, o resultado disso tudo não poderia ser outro: economia de tempo, dinheiro e menos estresse!

Continue a leitura e conheça os 10 motivos para contratar o quanto antes um ERP para sua empresa! 

Neste post, você vai conferir:

motivos-para-voce-utilizar-um-sistema-erp-em-sua-empresa

O que é e para que serve um sistema ERP? 

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português. 

Na prática, o ERP é um sistema que centraliza e integra as informações dos setores mais importantes da sua empresa, como o estoque, vendas, financeiro e contabilidade de forma automática.

Esse sistema é capaz de te ajudar a monitorar o seu negócio de uma forma mais simples, com mais eficiência e sem estresse, como falamos anteriormente. 

10 motivos para contratar um ERP na sua empresa 

1. Reduz custos

“Contratar um sistema ERP é muito caro e minha empresa ainda é pequena.”

Muitos donos de micro e pequenos negócios acabam não investindo em um sistema ERP por acreditarem que seria apenas mais um gasto para a empresa. 

Porém, um ERP ajuda justamente na redução de custos, evitando que você perca os prazos das contas a pagar, a receber e clientes, devido a problemas como falta de produtos no estoque, por exemplo. 

2. Economiza retrabalho 

Já aconteceu de você fazer todo o fluxo de caixa e só no final perceber que ficou faltando algo e ter que calcular tudo de novo? 

Um sistema ERP evita muito retrabalho: todos os processos estão interligados — vendas, estoque, logística de entrega, financeiro e contabilidade — um erro é facilmente identificado e corrigido com poucos cliques. 

3. Dá mais transparência

Com um sistema ERP, você sai do escuro na hora de cuidar da empresa. 

Afinal, com um software, é possível encontrar facilmente as informações e acompanhar todas as etapas dos processos mais importantes da gestão.

Com um ERP, você sabe quando está perto de um produto ou matéria-prima acabar, quem são os seus clientes fiéis, quantas contas precisam ser pagas essa semana, dentre outras coisas. 

4. Aumenta a produtividade 

Você já parou para calcular quantas horas já perdeu tentando encontrar uma informação na empresa ou então fazendo a conciliação das vendas, o fluxo de caixa e o controle do estoque?

Com um ERP, várias atividades que hoje são feitas manualmente e levam horas para serem concluídas podem ser automatizadas. Assim, os riscos de falhas humanas são menores e o tempo pode ser aproveitado com outras tarefas mais estratégicas. 

5. Digitaliza os processos

Nada de caderninhos e planilhas intermináveis: com um ERP, tudo é digitalizado e todos os dados são concentrados em um único local. 

Além disso, alguns sistemas ERP, inclusive, são online e você pode acessar as informações de onde estiver. O ERP da Conta Azul é um deles e, se você quiser conhecê-lo um pouco mais, é só clicar aqui

motivos-para-voce-utilizar-um-sistema-erp-em-sua-empresa-2

6. Ganha eficiência e força para crescer 

À medida que a empresa cresce, necessita de recursos mais robustos para ganhar força, eficiência e se desenvolver, como um ERP.

Afinal, com tudo digitalizado e de fácil acesso, é muito mais fácil acompanhar o desenvolvimento do negócio, identificar problemas e/ou oportunidades de melhoria. 

7. Armazena dados com mais segurança 

Já pensou no que aconteceria se você perdesse seu caderninho com informações importantes ou apagasse os dados de uma planilha financeira? Com um ERP, todas as informações do seu negócio ficam armazenadas de forma digital e segura.

Além disso, com a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil — LGPD, nº 13.709/2018 que entrou em vigor em 2020,  todas as empresas são obrigadas a proteger os dados dos seus clientes e colaboradores. 

Saiba mais sobre a LGPD clicando aqui. 

8. Possibilita uma visão completa da empresa 

Nem sempre é fácil acompanhar cada setor da empresa separadamente. Afinal, muitas vezes o empreendedor é o principal responsável por várias tarefas importantes, como compras, vendas e até a entrega de produtos.

Com um ERP, você consegue ter uma visão completa, em um único local, de todas as áreas da empresa, sem precisar ficar “pescando” informações com várias pessoas ou consultando as abas da planilha. 

9. Apoia tomadas de decisão

Como saber em qual produto ou serviço focar sem ter os dados da venda e do estoque? Ou então, como controlar as despesas se você não sabe exatamente qual o valor gasto com elas?

A intuição do empreendedor é fantástica, já que ele geralmente vê de perto o dia a dia de cada setor da empresa. Contudo, se apoiar em dados, vindos de relatórios e gráficos do ERP, te ajuda a tomar decisões mais assertivas, com base em informações reais. 

10. É personalizável

Um bom sistema ERP permite a personalização dos gráficos e relatórios, através de filtros. Assim, você terá acesso apenas as informações que precisa no momento.

Quando uma empresa deve investir em ERP? 

Existem alguns sinais que você pode observar para saber se é ou não a hora de investir em um ERP. 

São eles:

  • Fluxo de caixa desorganizado. Você começa a enfrentar dificuldades em identificar as entradas e saídas da empresa;

  • Colaboradores que levam muito tempo para fazer tarefas simples, como emitir notas fiscais; 

  • Faltas ou sobras produtos e/ou matérias-primas no estoque;

  • Dificuldades para encontrar informações simples, como a quantidade de vendas da semana anterior;

  • Pagamento impostos com atraso ou recebimento de multas pela falta de pagamento;

  • Muitas reclamações de clientes sobre a demora no atendimento e nas entregas.

motivos-para-voce-utilizar-um-sistema-erp-em-sua-empresa-3

Você é empreendedor? Conheça o ERP da Conta Azul!

A Conta Azul Pro é o ERP da Conta Azul, feito especialmente para micro e pequenos negócios e é ideal para quem está começando agora. 

Com a Conta Azul Pro, tudo é online, ou seja, te permite acompanhar em tempo real as movimentações do fluxo de caixa, do estoque e das vendas, além de emitir notas fiscais, orçamentos e propostas comerciais personalizadas. Tudo isso integrado ao financeiro e à contabilidade.

Com isso, a conciliação bancária e fiscal fica muito mais simples: afinal, você não se perderá no extrato bancário, tentando descobrir quem pagou o que. 

A solução de cobranças da Conta Azul é outra funcionalidade que simplifica e agiliza a rotina da sua empresa. Por meio dela, você pode receber dos seus clientes por Pix Cobrança, boleto e cartão de crédito (via link). Além disso, você pode vender pela internet sem precisar de site e parcelar no cartão de crédito, mesmo sem ter a maquininha.

Gerir a empresa é muito mais fácil com a Conta Azul! Quer experimentar todas essas vantagens sem pagar nada? Clique aqui e comece agora!

Leia também