Estoque: definição para pequenas empresas

0 Comentários Publicado:  Assunto: Gestão e Negócios, Glossário

glossario.jpg

Dentro de uma empresa, o estoque é representado por produtos (sejam eles produtos finais ou inacabados) que estão em posse de um agente econômico. São os materiais e suprimentos utilizados para a produção de seu produto ou para suprimir a necessidade da própria empresa.

Independente do tamanho da empresa ou do seu segmento, o controle de estoques é essencial à sua sobrevivência financeira e deve ser evidenciado contabilmente no Ativo Circulante da empresa.

Hoje em dia, as empresas procuram estocar somente materiais imprescindíveis à produção. É preciso avaliar o custo-benefício ao alimentar o estoque. Às vezes pode ser mais rentável aplicar os recursos financeiros em uma outra modalidade de investimento. É preciso cautela já que o excesso de estoque pode significar altos custos operacionais, assim como a falta dele pode trazer perdas e custos elevados.

Indique seu Contador  Conecte-se a seu contador via ContaAzul: economize tempo e dinheiro na gestão Quero indicar meu contador

Quais são as vantagens em constituir um estoque?

  • A garantia de fabricação de alguns produtos que tenham sua produção irregularmente.
  • Redução de preço, na compra de grandes quantidades.
  • Economia no custo de transporte.
  • Evitar problemas contra atrasos nas entregas.
  • Alcançar melhorias no nível de produção.
  • Protege a empresa contra o aumento de mercado e contra as incertezas na demanda.

Planejamento de estoque

Planejar o estoque é a principal estratégia de uma empresa que deseja alcançar uma estocagem eficiente. Há interesses distintos dentro da empresa que necessitam ser avaliados minuciosamente, pois o departamento de vendas exige um estoque elevado para garantir que não faltará mercadorias para atender bem os seus clientes, o departamento de produção também sugere um estoque elevado para trabalhar com maior segurança, enquanto o setor financeiro batalha por estoques reduzidos para melhorar o fluxo de caixa.

Um bom planejamento de estoque é essencial à satisfação geral da empresa e dos clientes, pois com ele é possível praticar preços mais justos e com melhor qualidade fortalecendo a saúde financeira de ambos.

Planilhas Controle de Estoque  Disponibilizamos duas planilhas para ajudar você a registrar as movimentações  do estoque. Baixar as planilhas agora

Você leu

Estoque: definição para pequenas empresas

Gostou do artigo? Compartilhe com alguém.

Consultor ContaAzul
Sobre o autor

Com a missão de incentivar o crescimento de micro e pequenas empresas brasileiras, neste espaço compartilho conteúdo inédito, relevante e educativo para empreendedores.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

0 Comentários
 
<https://universidade.contaazul.com/lp-quero-receber-ligacao?utm_source=modal&utm_medium=cta&utm_campaign=modal-blog-retomar-controle> Pronto para retomar o controle de sua empresa? A gente pode ajudar.  <https://universidade.contaazul.com/lp-quero-receber-ligacao?utm_source=modal&utm_medium=cta&utm_campaign=modal-blog-retomar-controle>  ContaAzul é um sistema de gestão online que integra comercial, financeiro e  nota fiscal  <https://universidade.contaazul.com/lp-quero-receber-ligacao?utm_source=modal&utm_medium=cta&utm_campaign=modal-blog-retomar-controle> Quero Falar com um Especialista ✆   <https://universidade.contaazul.com/lp-quero-receber-ligacao?utm_source=modal&utm_medium=cta&utm_campaign=modal-blog-retomar-controle>
 
newsletter

Junte-se aos mais de 600 mil empreendedores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!