Dentro de uma empresa, o estoque é representado por produtos (sejam eles produtos finais ou inacabados) que estão em posse de um agente econômico. São os materiais e suprimentos utilizados para a produção de seu produto ou para suprimir a necessidade da própria empresa.
Independente do tamanho da empresa ou do seu segmento, o controle de estoques é essencial à sua sobrevivência financeira e deve ser evidenciado contabilmente no Ativo Circulante da empresa.
Hoje em dia, as empresas procuram estocar somente materiais imprescindíveis à produção. É preciso avaliar o custo-benefício ao alimentar o estoque. Às vezes pode ser mais rentável aplicar os recursos financeiros em uma outra modalidade de investimento. É preciso cautela já que o excesso de estoque pode significar altos custos operacionais, assim como a falta dele pode trazer perdas e custos elevados.
Quais são as vantagens em constituir um estoque?
- A garantia de fabricação de alguns produtos que tenham sua produção irregularmente.
- Redução de preço, na compra de grandes quantidades.
- Economia no custo de transporte.
- Evitar problemas contra atrasos nas entregas.
- Alcançar melhorias no nível de produção.
- Protege a empresa contra o aumento de mercado e contra as incertezas na demanda.
Planejamento de estoque
Planejar o estoque é a principal estratégia de uma empresa que deseja alcançar uma estocagem eficiente. Há interesses distintos dentro da empresa que necessitam ser avaliados minuciosamente, pois o departamento de vendas exige um estoque elevado para garantir que não faltará mercadorias para atender bem os seus clientes, o departamento de produção também sugere um estoque elevado para trabalhar com maior segurança, enquanto o setor financeiro batalha por estoques reduzidos para melhorar o fluxo de caixa.
Um bom planejamento de estoque é essencial à satisfação geral da empresa e dos clientes, pois com ele é possível praticar preços mais justos e com melhor qualidade fortalecendo a saúde financeira de ambos.