Gestão do Negócio

Como escolher um ERP: dicas para encontrar a solução ideal

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura

Veja tudo sobre como escolher o ERP ideal para o seu tipo de negócio. Saiba tudo a respeito de como um sistema ou software pode fazer seu negócio alcançar resultados que você sempre sonhou.

Se você usa um ERP na gestão da sua empresa, já deve ter ideia de todos os benefícios que um sistema de gestão integrado pode trazer para o seu negócio.

Um ERP ajuda a manter a casa arrumada ao reunir em apenas uma plataforma todas as informações do dia a dia de uma companhia, de vendas, pagamentos e estoque, passando por contabilidade, financeiro e gestão de pessoas.

Se bem utilizado, um sistema de gestão pode salvar a vida dos empreendedores, mas a escolha do programa errado pode significar mais dor de cabeça.

Pesquisa recente do Capterra, plataforma líder de busca e avaliação de softwares voltada a pequenas e médias empresas, aponta que 45% das PMEs que usam um ERP planejam adotar um novo sistema.

Além disso, ainda segundo dados do estudo, metade das empresas que afirmam que entre seus maiores desafios de gestão estão questões ligadas às áreas financeira, de estoque, de vendas, com emissão de notas e relatórios já usam um programa de gestão.

Os dados mostram, portanto, que simplesmente implantar um sistema de gestão não é sinônimo de que seus problemas se resolverão da noite para o dia.

Uma coisa fica clara: antes de escolher um software, é muito importante pesquisar e ir atrás das soluções que deem conta dos principais gargalos do seu negócio.

Isso vale tanto para quem investe no seu primeiro software como para quem pensa em trocar de solução.

Para ajudá-lo na missão, analisamos os dados da pesquisa do Capterra e reunimos 3 dicas para você não cometer erros na hora de fazer um investimento na área.

 

3 dicas para encontrar o ERP ideal

1. Concentre-se nos seu desafios
Nos últimos anos, o mercado de softwares de gestão empresarial tem vivido um momento de crescimento no Brasil.

Isso porque houve o surgimento de novas soluções na nuvem, de opções exclusivas a microempresários e focadas em diferentes tipos de negócios.

Definitivamente, o ERP deixou de ser uma exclusividade das grandes corporações: de acordo com o Capterra, 44% das empresas com 1 a 250 trabalhadores já utilizam um programa do tipo.

Ter mais opções é uma boa notícia, mas também há um revés: com mais opções, mais difícil fica a escolha.

Para evitar investir em um sistema que não resolverá seus problemas, a dica é pesquisar!

Os passos a seguir podem ajudá-lo na hora da busca:

  • Defina as principais funcionalidades que você usará. Se a emissão de notas fiscais e boletos é o que você mais precisa, busque uma solução que supra suas necessidades para todo o mês.
  • Pense a médio e longo prazo na hora de escolher um plano. As principais soluções na nuvem oferecem opções para 1, 2, 5, 10, 15 e 20 usuários. Se o seu negócio está em plena expansão, pense em um plano que não fique defasado em poucos meses. Aqui, o barato pode sair caro.
  • Compare! Faça uma lista inicial com os softwares que mais se encaixam às suas necessidades e, por eliminação, chegue àquele que você acredita ser o mais adequado.
  • Teste os programas que mais lhe agradam. Podemos comparar a escolha de um software ao test drive de um carro: muitas vezes o modelo que de fora parecia perfeito acaba não sendo tudo aquilo que imaginávamos ao pegar o volante.

2. Use um sistema integrado
Ainda segundo o estudo do Capterra, o segundo maior desafio de gestão para as PMEs é a relação com os clientes.

Este é sem dúvida um dos grandes problemas da maioria dos empreendedores, principalmente dos pequenos, que precisam cuidar de muitas áreas ao mesmo tempo e com poucos funcionários (ou mesmo sozinhos!).

Enquanto um software de ERP ajuda o empresário a se organizar internamente, existe um outro tipo de solução que pode ajudar aqueles que ainda se perdem entre um sem fim planilhas e documentos na hora de encontrar as informações dos clientes.

Trata-se dos chamados sistemas de gestão de relacionamento com os clientes (CRM na sigla em inglês).

Com este software, você terá todos os detalhes dos clientes numa só plataforma, das informações sobre vendas e marketing às atividades dos vendedores, podendo gerar relatórios e entender melhor o comportamento de cada comprador.

A dica para ter resultados ainda melhores é integrar o seu sistema de ERP com um CRM.

Com um sistema integrado, você terá uma visão global do seu negócio, tanto da parte interna como da externa.

Com toda a informação centralizada, você poderá controlar com mais facilidade o dia a dia da empresa, otimizar processos, evitar perdas e fechar mais negócios!

3. Pesquise opções nacionais
A burocracia e a complexidade tributária que enfrentam os empresários brasileiros podem se tornar as grandes inimigas dos que não estão preparados.

Segundo dados do Sebrae, somente no estado de São Paulo, uma em cada quatro empresas fecham as portas antes de completar dois anos.

Os problemas de gestão, como falta de um acompanhamento rigoroso de receitas e despesas, estão entre as principais causas.

Principalmente na área fiscal, contar com a ajuda de um software ERP pode ser muito útil (para questões mais simples como emissão de notas até mais complexas, como a entrega do SPED fiscal, por exemplo).

Aqui é muito importante assegurar-se de que o software escolhido esteja totalmente adaptado às legislações locais e federais.

  • Segundo os dados do Capterra, os pequenos empresários dispostos a investir em um sistema ERP estão atentos à questão:
  • De acordo com a pesquisa, 64% das PMEs afirmam estar dispostas dispostas a pagar um preço mais alto por uma solução mais cara, mas que esteja adaptada à legislação nacional.

A pesquisa mostra ainda a importância que os empreendedores colocam na localização dos softwares: 64% dos ouvidos considera importante ou muito importante que o software esteja disponível em português.

A questão da língua é importante não somente na hora de utilizar o programa como para o atendimento ao cliente.

Se optar por um software produzido fora no Brasil, certifique-se que a empresa oferece suporte em português ou em alguma língua estrangeira que você domine.

O ERP ideal

Como vimos, o programa ideal para o negócio A pode não servir para o B.

Lembre-se que o software deve ajudar no dia a dia da sua empresa!

Por isso, antes de escolher, pesquise as opções que mais se encaixam com as suas necessidades.

Busque sistemas que possam ser integrados com soluções que você já usa e faça testes.

Leia também