Vendas

Como ter um bom controle de vendas e estoque no fim de ano?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Controlar o estoque e acompanhar as vendas durante o final de ano é fundamental para qualquer empresa que deseja faturar mais;
  • Com isso, é possível evitar estresse e a perda de clientes;
  • Com a Conta Azul Pro, você consegue acompanhar o seu estoque e suas vendas em tempo real e de onde estiver.

Experimente grátis a Conta Azul!

Com certeza você já ouviu a frase “Estoque é dinheiro”. Isso significa que ter um bom controle do seu estoque e acompanhar as vendas de perto é fundamental para faturar mais no final do ano, época de demanda mais alta.

Do contrário, você acumulará uma lista de clientes insatisfeitos e com uma percepção negativa das suas ofertas, caso o estoque acabe cedo demais.

E, o momento certo para começar a organizar a casa para receber as festividades do final do ano é agora, ou seja, com o máximo de antecedência possível.

Então, dê o primeiro passo lendo este conteúdo. Aqui, você verá:

Boa leitura!

como-ter-um-bom-controle-de-vendas-e-estoque-no-fim-de-ano

A importância de um bom controle de vendas e estoque

Durante o final do ano, o que todo empreendedor espera é vender bastante, principalmente para se recuperar dos períodos onde as vendas ficaram em baixa. Mas, para isso, um bom controle de estoque e um acompanhamento das vendas é fundamental.

Assim, você evita, principalmente:

  • Perder vendas pela falta de estoque e de equipe para atendimento;
  • Pagar muito caro por itens adquiridos em cima da hora ou não encontrá-los para venda;
  • Fazer pedidos não muito assertivos, gerando falta ou sobra de estoque;
  • Ouvir reclamações de clientes insatisfeitos.

Veja agora, na prática, como ficar livre desses problemas.

7 dicas para o controle de vendas e estoque de fim de ano

  1. Organize seu estoque atual

Antes de falar com os fornecedores e fazer novos pedidos, organize o seu estoque atual. Dessa forma, você conseguirá identificar quais são os itens parados há mais tempo e, assim, pensar em promoções específicas para estes produtos.

Outra coisa importante é que, no momento da organização do estoque, já é possível ter uma noção se o espaço físico que você tem disponível é suficiente para comportar as mercadorias e/ou matérias-primas.

Lembrando que isso é indispensável para quem trabalha com insumos perecíveis.

Saiba mais sobre como definir sua estratégia de reposição de estoque

   2. Conte com bons fornecedores

Com antecedência de pelo menos dois ou três meses, entre em contato com seus fornecedores mais importantes. Assim, você conseguirá negociar prazos, condições de pagamento e garantir estoque para as vendas de final do ano.

Além disso, tenha sempre várias opções de fornecedores: imprevistos podem acontecer e você não quer perder vendas pela falta de estoque, certo?

   3. Se necessário, faça novos pedidos

Pode ser que, mesmo depois de você já ter feito seus pedidos para o final do ano, sinta a necessidade de realizar outros conforme a procura dos clientes.

Não há problema em fazer novos pedidos, desde que você se programe financeiramente e tenha atenção quanto às quantidades solicitadas, evitando estoque parado.

Com a Conta Azul, você tem acesso a informações importantes sobre as suas vendas. Assim, fica bem mais fácil definir o que e quanto pedir. Clique aqui para saber mais!

    4. Realize um inventário detalhado

Inventário ou balanço é o processo de contagem e identificação dos itens do estoque e serve para identificar problemas e divergências entre o que foi pedido e o que realmente saiu da empresa.

Fazendo o inventário antes das vendas do final do ano, você consegue organizar melhor o estoque e fazer pedidos mais assertivos, para essa época de alta demanda.

Contudo, fazer esse processo manualmente pode levar bastante tempo, dependendo da quantidade de itens presentes no estoque, o que não acontece quando você tem um sistema de gestão para controle de estoque.

    5. Fique atento a trocas e devoluções

Se você trabalha com mercadorias, se planeje também para o aumento das trocas e devoluções durante o final do ano.

Afinal, quem nunca precisou trocar um produto com defeito ou um presente?

Por isso, defina com antecedência:

  • As condições que as trocas e devoluções serão permitidas;
  • As pessoas que ficarão responsáveis por esse processo e como será cada passo;
  • O que fazer com esses produtos que retornaram à empresa. Converse sobre isso também com seus fornecedores, para verificar as possibilidades de reduzir o seu prejuízo com as trocas e devoluções.

Aqui, vale ressaltar a importância de ter um bom treinamento para a equipe.

Lembre-se que, apesar de ser normal que os clientes fiquem descontentes em ter que retornar à empresa para fazer uma troca ou devolução, eles ainda podem comprar novamente com você.

Mas, para isso acontecer, o atendimento deve ser impecável. Sobre isso, falaremos melhor no próximo.

   6. Capriche no atendimento

Trabalhar com uma demanda mais alta é desafiador, mas isso não justifica um atendimento ruim. Analisando os dados das vendas da sua empresa e se planejando, você consegue prever esse aumento e verificar até a possibilidade de fazer contratações extra.

Aposte também em treinamentos para sua equipe inteira, desde quem responde às mensagens dos seguidores nas redes sociais até os entregadores, se possível. O objetivo é manter o padrão do bom atendimento por todos da empresa.

Leia também: 7 dicas para melhorar o atendimento ao cliente

   7. Prepare-se para a queima de estoque

O ano novo chegou, mas você ainda pode ganhar dinheiro com aqueles produtos que não venderam tão bem, ou seja, com a queima de estoque!

Mas não deixe para pensar nisso apenas quando o ano acabar, e sim no momento em que estiver planejando suas ofertas para o final do ano.

Sabe por quê? Boa parte das empresas utilizam essa mesma estratégia, contudo, nem todas planejam suas vendas com antecedência. Então, fazendo isso, você sai na frente da concorrência.

Vale lembrar que, na queima de estoque, quem trabalha com mercadorias também pode faturar com os produtos que retornaram em forma de trocas e/ou devoluções. Porém, é indispensável informar o cliente das condições do produto e oferecê-lo com um preço mais baixo.

Que tal uma ajuda para alavancar as vendas de Natal e gerar mais lucro? Baixe gratuitamente o e-book abaixo e todas as dicas que selecionamos!

E-book “O que fazer para vender no Natal e gerar mais lucro!” 

Cadastre o seu e-mail e receba grátis:



como-ter-um-bom-controle-de-vendas-e-estoque-no-fim-de-ano-2

Controle as vendas e o estoque da sua empresa o ano inteiro com a Conta Azul!

Chega de imprevistos, de perder clientes e de ter tanto estresse: com a Conta Azul Pro, você pode controlar o estoque e as vendas da sua empresa em tempo real!

Afinal, com esse ERP online, você pode:

  • Ter uma visão geral do estoque e das vendas da empresa e monitorar esses dois setores de onde você estiver;
  • Gerar relatórios importantes, como a quantidade de vendas, itens mais vendidos e giro do estoque;
  • Acompanhar o andamento dos pedidos;
  • Enviar propostas e orçamentos personalizados;
  • Cadastrar quantidades e descrições de produtos e também as informações dos clientes, de endereço até preferências;
  • Emitir notas fiscais de produtos e serviços, de forma automática;
  • Receber alertas quando o estoque de determinado item está próximo do valor mínimo necessário e muito mais!

Além disso, todas as informações ficam guardadas na nuvem e são integradas com o financeiro e com a contabilidade. Assim, você não corre o risco de perdê-las e mantém protegidos dados importantes da sua empresa.

Gostou? Então clique aqui agora e experimente gratuitamente todas as facilidades da Conta Azul.

Leia mais:

Leia também