Vendas

Controle e aumente seu faturamento com os 3 relatórios de vendas da Conta Azul

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Os relatórios de vendas ajudam o empreendedor a ter uma visão completa do desempenho comercial do negócio;

  • A Conta Azul Pro emite 3 tipos desse documento importante e facilita o acompanhamento dos números;

  • Monitore suas vendas e gerencie a empresa com uma plataforma de gestão online, completa e fácil de usar. Teste grátis a Conta Azul Pro!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Os relatórios de vendas permitem ao gestor monitorar o desempenho comercial de sua empresa. Dividir os dados por setor facilita a análise das operações e a identificação das operações que estão funcionando bem ou não. Assim, pode-se tomar decisões que tornem seu negócio mais lucrativo. 

Muitos empreendedores, profissionais financeiros e até contadores sentem dificuldades em descobrir como fazer o melhor relatório de vendas. O que pode levar muito tempo, quando feito de forma manual. 

E é aí que entra o ERP Online Conta Azul Pro para otimizar sua gestão financeira. Com o sistema de relatórios de vendas da plataforma, você obtém dados por cliente, produto e vendedor. Entenda melhor logo abaixo.

Confira os tópicos e faça uma boa leitura!

Relatórios de vendas: por que é importante acompanhar seu desempenho?

Os relatórios de vendas ajudam o gestor a conhecer a efetividade das suas operações. Isso significa entender se as campanhas de marketing estão dando certo, se seus funcionários estão bem treinados e até mesmo como organizar seu estoque da melhor forma.

Eles também auxiliam você a tomar decisões estratégicas importantes, como criar ofertas personalizadas. Um empreendedor que não controla suas vendas pode acabar ofertando na Black Friday um produto que sempre consegue vender bem a preço cheio. Seria melhor dar desconto para outros com menos saída.

Dentro desse cenário, a Conta Azul Pro oferece três tipos de relatórios de vendas. Vamos detalhá-los melhor mais à frente. Agora, entenda que todos são igualmente importantes. Cada um ajuda a compreender o desempenho de uma área diferente do negócio.

Afinal, faturamento e lucro são os objetivos de toda empresa. Se a gestão de um negócio é o motor de um foguete, o dinheiro é seu combustível. E as vendas são responsáveis por manter o tanque cheio, cada vez mais efetivo e levando a distâncias maiores.

Os relatórios de vendas são o que permitem entender se o tanque está sendo preenchido de forma apropriada. Há inúmeros agentes e componentes nesse maquinário, com funcionamentos separados, como clientes, produtos/serviços e colaboradores.

Ao emitir documentos separados por área da empresa, pode-se tomar conhecimento sobre aquelas que precisam de ajustes. E, se todas estiverem funcionando de forma satisfatória, pode-se pensar em como otimizar cada uma delas. 

Confira 9 estratégias de vendas online infalíveis

3 relatórios de vendas importantes para emitir com a Conta Azul

A Conta Azul Pro é um ERP online completa que emite os relatórios de vendas mais importantes. São os que trazem os dados relevantes para planejamento estratégico inteligente e tomadas de decisão. Mas um monte de teoria assim complica o entendimento.

Por isso, vamos explicar a importância de cada tipo de relatório dentro de um contexto. E também mostraremos como é facil emitir o documento com a plataforma de gestão integrada Conta Azul Pro.

Para os três relatórios, vamos considerar um restaurante hipotético e ver como seu dono é prejudicado por não fazer o controle segmentado. Vamos lá?

Leia também: Quer saber como fazer uma promoção de vendas? 4 dicas para criar uma 

1.Produtos mais vendidos 

No restaurante hipotético, o dono vende dois tipos de sobremesa: pudim e bolo. Esse gestor tem um faturamento alto, porque faz um ótimo marketing, mas, por algum motivo, o lucro está baixo. Isso é, quando prejuízo não aparece. 

Acontece que o pudim que ele oferece vende muito mais que o bolo, mesmo que a outra sobremesa tenha boas saídas. Por não controlar as vendas por produto e nem o estoque, ele adquire muito mais ingredientes para o sagu do que precisa. 

Vamos ver como teria sido fácil emitir esse relatório pela Conta Azul Pro?

Depois de abrir a Conta Azul Pro e fazer login com a sua conta, acesse Relatórios > Vendas > Mais vendidos.

relatorio.gif

 

 

Pronto! O relatório foi emitido. Você pode conferir os produtos mais vendidos, o faturamento de cada um e fazer download do arquivo digital ou imprimi-lo. 

Dessa forma, é possível planejar as compras e as promoções, economizando tempo e energia, focando no que realmente vende.

2.Vendas por vendedor 

Agora, vamos acompanhar outro setor da empresa: o atendimento. Há dois garçons que estão na casa há 10 anos: José e Anderson. O primeiro vende super bem e sempre consegue aumentar os pedidos. O segundo, não vende tanto e é melhor servindo.

Saber o desempenho de vendas de cada um permite que o dono do negócio possa reorganizar as funções. Anotar pedidos e oferecer mais pratos ficaria com José, já servir a comida e as bebidas ficaria com Anderson. 

Tudo isso poderia ser reparado se o dono do estabelecimento usasse os relatórios de vendas por vendedor da Conta Azul Pro.

Veja como é fácil manter o controle sobre a equipe comercial, tendo sempre um panorama das vendas de um determinado período. Basta acessar em Relatórios > Vendas > Vendas por vendedor:

8_vendas_por_vendedor.gif

 

Simples, como tudo que a Conta Azul Pro oferece. Agora, é só premiar seus melhores vendedores  

Baixe agora: Modelo Grátis de Planilha de Planejamento de Vendas 

3.Relatórios de venda por cliente 

Um restaurante sempre tem clientes fiéis. Os que vendem por aplicativo de entrega já possuem algum controle sobre essa informação, mas ainda assim ela não é tão eficiente. Um mesmo cliente pode pedir por mais de um app ou até por outro meio.

A vantagem de saber quem são os clientes assíduos é ampliar sua marca. Ofereça descontos e promoções especiais para quem compra de você com frequência. Eles voltarão cada vez mais, indicarão para outras pessoas e farão questão de elogiar nas redes sociais.

Na nossa história, a situação agora melhora. O dono percebeu os prejuízos que sofria com os casos anteriores. Então, aprendeu a lição, contratou a Conta Azul Pro e emite também o relatório de venda por cliente, de forma fácil.

É muito simples. Você só precisa abrir a Conta Azul Pro e acessar Relatórios > Vendas por Cliente:

relatorio.gif

 

Com essas informações, os clientes do restaurante se sentirão valorizados e, como consequência, fidelizados! 

Estoque, financeiro, emissão de nota fiscal e integração com contador: a Conta Azul ajuda você também em outros setores

O ERP online Conta Azul Pro emite três tipos de relatórios de vendas, o que já ajuda demais no planejamento estratégico da empresa. No entanto, é verdade que não é só disso que sua administração precisa.

Essa plataforma de gestão integrada também é capaz de emitir relatórios de diversas outras áreas. Entre as possibilidades, você encontrará:

Fluxo de Caixa (Diário e Mensal): permite a visualização em tempo real dos seus lançamentos e não deixa você perder o controle do seu caixa;

Relatório de clientes: centraliza dados como endereço, telefone, pedidos, vendas e até data de aniversário, podendo emitir um alerta quando ela estiver chegando;

Relatório de despesas: facilita a tomada de melhores decisões, tendo como base co centro de custos e plano de contas;

Giro de estoque: permite uma gestão de estoque e vendas mais eficiente;

Análise de recebimentos: melhora a visualização sobre suas receitas e análise do capital de giro;

Análise de pagamentos:  saiba seus quais são seus custos e pagamentos;

DRE Gerencial: reúne receitas, custos e despesas em um só documento para diagnosticar a saúde financeira do seu negócio;

Posição de contas: otimiza a gestão ao identificar posição de contas no dia a dia ou a fechar o mês.

E muitos outros! 

Tudo isso está aliado a outras funcionalidades da plataforma. Entre elas, estão a geração e envio automáticos de notas fiscais, cobrança de inadimplentes e o nosso eficiente Módulo de Vendas

Aproveite todas essas facilidades: faça o teste grátis da Conta Azul Pro agora!

Leia mais

Leia também