Vendas

Guia de Planejamento de Vendas: baixe grátis!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Um modelo de planejamento de vendas ajuda o empreendedor a organizar as promoções, preparar o estoque e fazer projeções financeiras;
  • Assim, é possível atender a demanda com qualidade, fidelizar e manter os clientes satisfeitos;
  • Com a Conta Azul Pro, você pode monitorar os dados das suas vendas em tempo real: teste grátis, sem compromisso!

Experimente grátis a Conta Azul!

Fazer um planejamento de vendas é o que todo empreendedor precisa para se preparar melhor para suas promoções e datas comemorativas. Essa ferramenta também permite que você faça projeções financeiras para os próximos meses e até anos. 

Afinal, organização é palavra-chave para o dono de negócio que espera vender bem, com consistência e fidelizar os seus clientes. No entanto, um bom planejamento deve considerar todos os setores da empresa, do estoque ao financeiro.

Para ajudar você nessa missão, desenvolvemos um guia de planejamento de vendas. Confira também um passo a passo para montar o seu. 

Confira os tópicos:

O que é planejamento de vendas?

Planejamento de vendas, como o próprio nome já diz, é uma operação administrativa que organiza e otimiza todas as etapas do processo de vendas. Isso significa pesquisa de mercado, estabelecimento de metas, prospecção de clientes, negociações e pós-vendas.

É uma forma de preparar a empresa para vender mais, em determinado período. Essa ferramenta também dá a clareza que o empreendedor precisa para identificar o que deve ser feito hoje para atingir os objetivos futuros do negócio. 

Por que é importante fazer um planejamento de vendas?

planejamento de vendas é indispensável para coordenar as ações comerciais e de marketing. Afinal, tanto você quanto seu time saberão exatamente o que fazer em cada momento e quais recursos estão disponíveis.

Outra vantagem é controlar os processos comerciais, ou seja, ter um plano B de como proceder em cada situação. Assim, caso aconteça algum imprevisto, como acabar um item bem no meio de uma promoção, você saberá o que fazer. A tomada de decisão fica mais fácil e assertiva. 

Por fim, com um plano em mãos, é possível analisar resultados. O planejamento foi seguido? Como foi o processo e quais as dificuldades dele? É preciso mudar os passos, a forma como foram executados, ou basta otimizá-los? 

Com tudo isso em mãos, seu próximo planejamento será mais eficiente e realista.

Baixe agora um guia de planejamento de vendas

Sabemos que planejar as vendas é uma operação complexa, importante e que exige conhecimento sobre o assunto. Para te ajudar a criar um plano assertivo, disponibilizamos um guia de planejamento de vendas para download gratuito. 

Tenha acesso ao material clicando no material abaixo e preenchendo os dados do formulário. Em seguida, você receberá no e-mail cadastrado o link para baixar o conteúdo.

Passo a passo: como fazer um planejamento de vendas

Não adianta oferecermos um modelo gratuitamente sem ensinar a usar, certo? É por isso que fizemos o passo a passo abaixo, simples e prático, para seu próximo ano financeiro ser um sucesso. Acompanhe! 

1) Conhecer o cliente

Neste passo seu objetivo é traçar um perfil do cliente para captar suas necessidades. Quanto mais perto a proposta de valor da sua empresa se alinhar com a expectativa do seu cliente, maiores serão as chances de o vendedor fechar a negociação. Faça o cadastro e catalogue todos os dados que você tiver de cada um.

2) Analisar a concorrência

Entender o que os outros estão fazendo é importante para repetir ou se diferenciar. O que dá certo precisa ser anotado, mas também não se pode correr o risco de viver na sombra de outras empresas. Repita o que está validado, inove no que está parado.

3) Conhecer o próprio produto ou serviço

Todo vendedor deve estar pronto para argumentar a favor do seu produto. Mas como ele fará isso se não o conhece de verdade? Conheça o que você vende e você poderá vender melhor.

Leia sobre o produto ou serviço, busque ajuda de especialistas e esteja sempre renovando este conhecimento.

4) Conhecer seu cenário atual

planejamento de vendas deve ser feito a partir da real situação da sua empresa. 

Portanto, verifique os números atuais, os seus recursos disponíveis e até mesmo o desempenho e a motivação dos seus colaboradores. Afinal, tudo isso influencia na qualidade do seu atendimento, produtos e serviços, fatores essenciais para vender mais. 

Analise também a concorrência, sazonalidade do mercado e as tendências da sua área.  Entender o cenário é olhar para dentro e para fora do negócio.  

5) Estabelecer objetivos e metas

Qualquer plano tem intenção de chegar em algum lugar. Se você não sabe para onde quer ir, também não tem como prever ou controlar o seu destinoEstabeleça objetivos para as suas ações e valores aceitáveis, desejáveis e ideais de vendas.

6) Desenvolver uma estratégia

É preciso ter uma estratégia macro de vendas. Isso significa decidir que produtos serão vendidos, que canais serão usados, as melhores abordagens, seu funil de vendas e muito mais. Ao decidir tudo isso, fica mais fácil mexer na microgestão de cada tarefa sem comprometer o plano todo.

7) Listar e organizar os passos

É importante listar objetivamente os passos desse plano. Só que uma lista solta, por mais que ajude, tem limites. Faça um mapeamento de processo para acompanhar cada tarefa e todos poderão enxergar o planejamento com clareza.

8) Fazer levantamento de todos os obstáculos e variáveis, e como responder a eles

Planejamentos são bons para coordenar os passos da empresa. Só que nem sempreas coisas saem como planejado, mesmo que as variáveis sejam positivas. Esteja com planos B, C e D para cada evento que possa aparecer no caminho –  de perda de talentos importantes a oportunidades de expansão.

9) Apontar os responsáveis pelo monitoramento do plano

O setor comercial de uma empresa é apenas um dos órgãos desse organismo. Mesmo que você seja o cérebro, não dá para monitorar tudo ao mesmo tempo. Para que nada pare de funcionar, delegue o monitoramento do planejamento para alguém de confiança.

10) Apresente-o para a sua equipe de forma clara e objetiva

Se a empresa é um barco, você, empreendedor, é o capitão. Apresente o plano e a trajetória para seus marujos de forma clara. Como eles vão saber para onde remar ou virar as velas sem essas informações? Seja claro e objetivo.

11) Contar com a ajuda da tecnologia

O planejamento de vendas é uma operação que depende e gera muitos dados. Também demanda uma precisão enorme no acompanhamento dos seus resultados. Nada disso pode ser feito com eficiência se você depender do papel e da caneta.

A melhor forma de executar esse passo é procurando por ferramentas digitais eficientes, otimizadas e automatizadas. Há muitas opções no mercado e na internet, como planilhas digitais e as plataformas de gestão integrada.

A que sempre indicamos é aquela mais completa. O ERP online Conta Azul Pro permite você planejar e monitorar todas as suas vendas. Você visualiza, conecta e emite relatórios para cada ação tomada. É fácil saber quem foram os melhores vendedores e os clientes mais assíduos.

Tudo isso pode ser conferido sem qualquer custo. Faça o planejamento de vendas e o controle de forma descomplicada e eficiente. Aproveite para testar grátis a Conta Azul Pro!

Leia também