Você sabe como fazer uma promoção de vendas?

Sobre o que estamos falando?

  • Fazer uma promoção de vendas não é apenas baixar os preços ou oferecer brindes. É preciso planejamento. Veja quais são os aspectos a serem considerados na hora de montar as ofertas;
  • Conheça 4 tipos de promoções de venda comuns e simples de aplicar no negócio. E, se o seu público for mais conectado, veja como aproveitar o WhatsApp Business, as redes sociais e como fazer anúncios no Instagram e no Facebook;
  • Com a Conta Azul, você acompanha em tempo real os números das suas promoções de vendas e ainda pode vender pela internet sem ter site ou maquininha de cartão de crédito.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

Uma boa promoção de vendas pode movimentar bastante o seu negócio. Mas, para que você não tenha prejuízos e nem comprometa a imagem da empresa, é importante se planejar e considerar alguns pontos. 

Afinal, não é legal para nenhum negócio que saiam comentado por aí que as suas ofertas são fajutas ou que “nem precisa comprar agora porque eles sempre fazem promoção”.

Então, para conquistar novos clientes e reforçar o relacionamento com os mais fiéis, continue a leitura e descubra como fazer uma promoção de vendas incrível! 

Neste post, você vai conferir:

voce-sabe-como-fazer-uma-promoção-de-vendas

 O que considerar na hora de fazer uma promoção de vendas?

 

Analise a situação atual da empresa e do mercado

Uma boa promoção de vendas não se faz às cegas: é preciso analisar alguns aspectos para verificar a viabilidade e também para fazer o planejamento da ação promocional.

São eles:

  • Demanda atual, sempre observando as reais necessidades dos seus clientes;

  • Sazonalidade;

  • Promoções atuais da concorrência e o que foi feito no ano anterior e na mesma época pelos seus concorrentes;

  • Números importantes da sua empresa do período anterior, também na mesma data, como vendas e produtos mais buscados. 

Com isso, ficará mais fácil determinar o que faz sentido ou não para o seu negócio. 

Determine o público a ser atingido

Novos clientes, consumidores fiéis ou um público específico: quem deve ser impactado com as suas ofertas?

Com base nos objetivos da sua promoção de vendas, defina o público a ser impactado e recolha o máximo de informações possíveis, como:

  • Qual é a melhor forma de entrar em contato ele (redes sociais, propagandas no rádio, WhatsApp, ligação, por exemplo);
  • O tipo de conteúdo que mais chama atenção desse público, se são vídeos, posts mais simples, fotos e até panfletos;
  • Práticas que você deve evitar ao entrar em contato com estes potenciais clientes.

Para isso, você pode fazer pesquisas, que podem ser impressas, digitais ou até por ligação  e analisar os dados ou insights, que ficam logo abaixo das publicações nas suas redes sociais.

Assim, você economiza tempo e dinheiro, entrando em contato com as pessoas certas.

Escolha o tipo de promoção que será feito

Fazer uma promoção de vendas não é somente reduzir os preços ou oferecer brindes. Caso contrário, você arrisca não atingir o público que espera e ainda pode ter prejuízos.

Por isso, defina o tipo de promoção considerando os seus recursos disponíveis e tudo o que foi analisado sobre o seu público.

Afinal, para alguns clientes, um brinde, como um copo personalizado, faz toda a diferença; já para outros, uma porcentagem de desconto é mais interessante.  

Estabeleça o tempo de duração da promoção

Não há problemas em estender a promoção ou encerrá-la pouco antes do prazo determinado, quando não há mais estoque disponível. 

Contudo, é preciso ter atenção quanto à flexibilidade do prazo estabelecido para a promoção. Afinal, estendê-la demais ou encerrá-la muito cedo pode passar uma impressão negativa para o seu público, de que a promoção foi falsa, além de comprometer o senso de urgência, que estimula as compras por impulso.

Planeje os conteúdos a serem publicados

Se você analisou seu público e viu que faz sentido divulgar suas ofertas nas redes sociais, como Instagram, é hora de planejar o que será postado. 

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que, não é porque você está fazendo uma promoção, que todas as suas publicações serão sobre este assunto. 

Faça uma mistura entre as postagens da oferta com posts mais informativos sobre o seu negócio. Se você vende roupas de praia, pode postar também sobre quais acessórios utilizar com as peças da sua loja, por exemplo.

voce-sabe-como-fazer-uma-promoção-de-vendas-2

Convoque treinamentos para a equipe 

A sua equipe é a principal responsável por divulgar as suas ofertas e fechar as vendas, principalmente quem tem contato direto com o cliente.

Por isso, não deixe de oferecer treinamentos sobre atendimentos sobre persuasão, vendas e atendimento. E, se você é quem faz as vendas do seu negócio, capacite-se também. 

Defina métricas e acompanhe em tempo real

Como você vai saber se a sua promoção de vendas está ou não funcionando se você não acompanha os números em tempo real?

Isso é determinante para encontrar pontos de melhorias e novas oportunidades para as próximas promoções, como ajustar regras e até mudar os produtos ou serviços que entram em oferta. 

Com a Conta Azul, você acompanha em tempo real os números das suas promoções de vendas. Clique aqui para saber mais!

4 tipos de promoção

   1. Kits


Os kits ou combo podem ser com produtos e/ou serviços similares ou combinando produtos e/ou serviços com brindes.

Esse tipo de promoção é interessante quando se deseja divulgar novidades, a própria empresa (através dos brindes) ou parcerias. 

   2. Promoção relâmpago


A promoção relâmpago é aquela onde os clientes são pegos de surpresa com uma determinada oferta e têm pouquíssimo tempo para aproveitá-la. 

Nesse tipo de promoção, as vendas são estimuladas pelo senso de urgência e você ainda pode aproveitar o gatilho da escassez (só restam duas unidades!) para impulsionar ainda mais as compras. 

   3. Cupons


Os cupons podem ser oferecidos em várias situações e funcionam muito bem para clientes novos, ou seja, para quem ainda vai fazer a primeira compra. 

Outro exemplo do uso do cupom é oferecê-lo em outros itens que possam ser de interesse do cliente, seja ele antigo ou não. 

   4. Dois por um


Promoções do tipo “compre um e leve dois” ou “pague um e leve o outro de graça” funcionam bastante quando a intenção é vender em grandes quantidades, seja para promover um produto ou serviço ou dar vazão a um estoque parado.

Quais canais de comunicação utilizar para divulgar as ofertas no meio digital?

 

WhatsApp Business


O WhatsApp Business é o mesmo aplicativo WhatsApp com recursos para empresas. Gratuito, você colocar informações importantes do seu negócio diretamente no perfil, como 

Porém, é importante se preparar para a demanda, sem deixar o cliente esperar demais por uma resposta. 

Redes sociais


Use e abuse das redes sociais para divulgar suas ofertas, fazer fotos e vídeos dos seus produtos e/ou serviços e também mostrar o dia a dia da empresa. 

Aqui, vale ressaltar a função Reels do Instagram que, através de vídeos curtos de até 30 segundos, você pode alcançar um público muito maior do que postando apenas no feed. 

Assim como WhatsApp, aqui é fundamental se preparar para a demanda e interagir com o cliente não só por meio de mensagens, como também através de comentários nos seus posts e marcações da sua empresa. 

Anúncios no Instagram e no Facebook


Você pode anunciar as suas ofertas  de forma simples, pelo Instagram ou Facebook, dessa forma:

  • Escolha a publicação que você deseja anunciar;

  • Clique em “turbinar publicação”; 

  • Selecione a meta ou objetivo do anúncio, público-alvo, idade, valor a ser gasto e duração da promoção.

  • Pronto! Seu anúncio já está no ar e agora é só acompanhar os resultados!

Lembrando que, por serem da mesma empresa, o que é anunciado em uma rede pode ser replicado na outra. 

voce-sabe-como-fazer-uma-promoção-de-vendas-3

A Conta Azul quer ser sua parceira estratégica!

Nos micro e pequenos negócios, geralmente o dono faz um pouco de tudo, das compras até as postagens nas redes sociais. E, com tanta coisa para fazer, acompanhar cada processo pode ser um desafio. 

Mas, com a Conta Azul, em poucos cliques, você pode acompanhar em tempo real e de onde estiver o desempenho dos setores mais importantes da sua empresa!

Afinal, o ERP Conta Azul Pro centraliza os dados das vendas, estoque e fluxo de caixa e integra tudo ao financeiro e à contabilidade. Assim, a conciliação bancária e fiscal fica muito mais fácil, evitando que você se perca no extrato bancário ou esqueça de pagar algum tributo.

Além disso, você também pode emitir notas fiscais, enviar propostas e orçamentos personalizados através do ERP da Conta Azul.

E o Receba Fácil, outra solução da Conta Azul, simplifica os seus recebimentos, sejam eles via Pix Cobrança, boleto e cartão de crédito. 

Com isso, você pode até vender online, sem site e parcelar em 12 vezes  no cartão de crédito, mesmo sem maquininha de cartão. O melhor de tudo é que você recebe todas as parcelas antecipadas. 

Pensa que acabou?

Para você não esqueça de cobrar os seus clientes, a Conta Azul e o Receba Fácil enviam lembretes automáticos com as datas de vencimento. Assim, as suas chances de receber em dias aumentam bastante!

Gostou?

Que tal experimentar esses benefícios sem pagar nada? Clique aqui e aproveite agora

Nova call to action

 

 

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?