Vendas

Veja nosso guia Black Friday e saiba como se preparar e vender mais na data

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 42 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A Black Friday tem como marca seu potencial para gerar um grande volume de vendas para empresas de comércio e serviços;
  • Ela oferece uma chance de ouro para criar promoções atrativas, proporcionar uma ótima experiência de compra, aumentar lucros e, claro, conquistar clientes fiéis;
  • Neste post, você vai encontrar um guia completo com dicas para extrair o melhor dessa data estratégica.

Experimente grátis a Conta Azul!

A Black Friday está chegando, e com ela vem uma pergunta essencial: como andam os preparativos para uma das datas mais estratégicas para aumentar as vendas no ano?

A última sexta-feira de novembro oferece uma oportunidade ímpar para melhorar resultados e aumentar a receita antes do ano acabar. Isso sem falar na possibilidade de usar os descontos e as ações de marketing para fidelizar o público e oferecer uma experiência memorável!

Portanto, agora é o momento para começar o planejamento, e isso passa por tarefas importantes como criar ofertas atrativas, encontrar as táticas ideais para engajar o público em suas campanhas e, claro, avaliar as formas para oferecer uma jornada de compra alinhada às expectativas dos consumidores, que estão cada vez mais atentos a esses detalhes.

Para te ajudar, criamos um completo guia da Black Friday que ensina como se preparar e vender mais na data. Confira os tópicos abordados e aproveite nossas dicas para gerar resultados incríveis:

Quando é a Black Friday 2023?

A Black Friday é sempre na última sexta-feira do mês de novembro e, neste ano, será no dia 24.

A data faz parte do feriado norte-americano de Ação de Graças e vem se popularizando como um momento de grandes ofertas para o público brasileiro.

Oportunidades da Black Friday no Brasil

Compreender o cenário e as perspectivas econômicas do país é o primeiro passo para analisar as oportunidades da Black Friday e atuar de forma estratégica nesta data. 

Confira três pontos centrais: 

Perspectivas de melhorias econômicas

Para começar, 35% dos brasileiros consideram que a sua vida financeira se manteve igual nos últimos meses. Já 27% avaliam que ela piorou um pouco. Dentre os 38% restantes, a maioria notou melhorias sutis, e menos de 4% consideram que as finanças melhoraram muito.

As classes A e B são as mais otimistas em relação ao dinheiro. Elas são responsáveis pela maior parcela positiva dos dados. Já as classes C, D e E ainda enfrentam dificuldades financeiras mais intensas.

Felizmente, as perspectivas são boas para todos os públicos. Isso porque, 60% das pessoas acreditam que suas condições monetárias irão melhorar. Outros 28% acham que não haverá mudanças. Somente 12% prevêem uma piora financeira.

Boa intenção de compras

Os dados citados acima foram divulgados pela Globo, que ainda aponta a tendência de compras para a Black Friday 2023. 

Segundo a pesquisa, 62% dos participantes das classes A e B pretendem fazer compras durante a data comercial. Trata-se do maior índice entre as classes. Isso demonstra o excelente potencial de engajamento do período entre os consumidores.

Oportunidades para o mês inteiro

Quando perguntadas se comprariam um produto antes da Black Friday caso encontrassem ofertas muito boas, 35% das pessoas responderam que esperariam pela última sexta-feira de novembro para garantir preços ainda mais baixos.

Já 29% comprariam sem considerar a data comercial, enquanto 22% fariam a aquisição durante o mês da Black Friday, sem necessariamente esperar a data específica. Ou seja, a maioria enxerga grande relevância nos descontos oferecidos. 

Como fazer um planejamento para a Black Friday?

Se você ainda não iniciou a organização para a Black Friday, é preciso começar agora! Qualquer empreendedor que deseja ter sucesso nessa data precisa construir sua estratégia em detalhes e com antecedência. Afinal, o planejamento é a base do sucesso para qualquer ação promocional. 

Por isso, separamos abaixo alguns pontos importantes para ajudar você a criar um planejamento sólido e eficiente. Acompanhe.

Conheça sua empresa e estude o mercado

Seja qual for o nicho da sua empresa, lembre-se sempre de olhar com atenção para o mercado e, claro, para as características e pontos fracos e fortes da sua empresa

Analise todos os processos que são realizados na sua empresa – independente do porte –  e verifique o que precisa ser ajustado para que você dê conta de uma demanda mais alta. 

Estudar o mercado também é essencial para entender esses padrões de demanda – além das tendências, as expectativas do consumidor e o posicionamento da concorrência. Fique atento também aos produtos com maior procura, aos preços e promoções mais buscadas. 

Defina data de início e término da campanha

Estabelecer a data de início e fim da campanha da Black Friday é fundamental para definir uma série de coisas, como a quantidade de produtos em estoque, a necessidade de contratações temporárias, planejamento de logística e esforços de marketing.

Com um período de atuação bem definido, todo o controle das etapas de preparação fica mais assertivo e sua operação ganha eficiência e organização.

Além disso, trabalhar com datas pré-definidas evita confusões sobre a disponibilidade e validade das promoções, o que é essencial para que seu negócio seja transparente com os clientes e eleve a confiança deles nas suas ações promocionais. 

Pesquise sobre ações que fizeram mais sucesso no ano anterior

Para se inspirar e aprender com erros e acertos, pesquise as ações que foram realizadas na última edição da Black Friday, tanto por concorrentes quanto por marcas que fazem grande sucesso em seus nichos. Outra ação interessante é analisar as redes sociais da concorrência e ficar de olho nos comentários dos seguidores. 

EXaminar ações bem-sucedidas no passado gera excelentes aprendizados, evita a repetição de erros e maximiza o uso de estratégias eficazes. Inclusive, isso pode até mesmo revelar tendências de consumo e preferências dos clientes. 

Esse tipo de estudo analítico também ajuda a projetar resultados com mais precisão e menos intuição, facilitando a definição de metas realistas e otimizando a alocação de recursos.

Analise o seu público

Não basta apenas analisar o mercado e as fortalezas e desafios da sua empresa. Estudar o público é tarefa indispensável para vender bem. Portanto, comece fazendo uma pergunta para si mesmo: eu conheço bem meu cliente?

Se a resposta for sim, parta para uma reflexão mais profunda, que envolve como você construiu a imagem da sua clientela. Ou seja, se isso foi feito apenas com base em observações simples ou se é fruto de análises mais aprofundadas. 

O ideal é que sua percepção seja pautada em dados, estatísticas e insights relevantes sobre o comportamento e o perfil do público-alvo. Veja a seguir alguns bons insumos para construir essa percepção: 

  • Dados de frequência de compra;
  • Levantamento do itens mais vendidos e/ou serviços mais procurados;
  • Análise de dados demográficos (idade, sexo, escolaridade, renda mensal etc);
  • Resultados de pesquisa de opinião e/ou de satisfação;
  • Depoimentos dados por clientes. 

Vale lembrar que boa parte dessas informações podem ser facilmente obtidas quando se trabalha com um sistema de gestão financeira e contábil. Se essa não é ainda a sua realidade, conheça a Conta Azul e descubra como podemos te ajudar. 

Defina seus objetivos na campanha 

Durante o seu planejamento para a Black Friday, é fundamental definir objetivos claros para a campanha, incluindo metas financeiras. 

Essa é a base para orientar as estratégias de marketing e vendas e dar um norte para suas táticas. Ao definir objetivos, você cria um ponto de referência para medir o sucesso de seu esforço e consegue avaliar melhor os resultados financeiros e o custo-benefício das ações realizadas. 

Quer uma dica para começar? Primeiro, defina as metas comerciais e financeiras, que devem abranger suas expectativas com:

  1. Volume de vendas;
  2. Faturamento;
  3. Receita bruta;
  4. Lucro líquido.

Para defini-las, tenha como base os resultados anteriores, obtidos em períodos “regulares” e em datas estratégicas, como o Natal e as Black Fridays anteriores.

Agora, desdobre essas metas em objetivos menores de acordo com os canais de venda utilizados. Não se esqueça também de elaborar métricas para medir o sucesso das ações de marketing. Utilize dados como:

  1. Visualizações, curtidas e comentários em posts;
  2. Cliques nos links divulgados;
  3. Taxa de conversão de banners e anúncios;
  4. Abertura de e-mail marketing.

Todo esse plano de metas gera um roteiro claro para você seguir e um serve como um meio para avaliar o desempenho da sua empresa na Black Friday e garantir que o caminho certo está sendo seguido!

Defina os canais de venda

Outra etapa fundamental de planejamento é definir em quais canais de venda você irá promover suas ofertas. Sua estratégia pode incluir diversos meios, desde o e-commerce, até a loja física, passando por WhatsApp e redes sociais.

O foco é alcançar potenciais clientes onde eles estão ativos. Diferentes consumidores preferem diferentes canais de compra. Assim, uma presença estratégica em múltiplos canais aumenta suas chances de atingir um público mais amplo e diversificado.

Além de definir os meios para venda, certifique-se que eles funcionam corretamente. Se você possui serviços online ou até mesmo um e-commerce, confira se as funcionalidades estão funcionando corretamente. 

Para os espaços físicos, avalie a rapidez do sistema de caixa na hora do pagamento, a qualidade das máquinas de cartão disponíveis e o todo o atendimento da equipe. 

Considere canais adicionais

Além de contar com um bom site ou plataforma de e-commerce para a Black Friday, existem outros meios eficientes para expandir suas possibilidades de vendas. Veja quais são eles: 

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo WhatsApp voltada para empresas, totalmente gratuita e segura, disponível nas lojas dos aplicativos de todos os celulares. 

Com ele, você pode:

  • Inserir seu catálogo, criar mensagens automáticas de boas-vindas e divulgar informações de endereço, site, redes sociais e outros telefones da sua empresa;
  • Organizar grupos e listas de distribuição com os clientes;
  • Ter acesso a números importantes, como quantidade de mensagens entregues, lidas e recebidas.  

Loja do Facebook

O Facebook Marketplace ou loja do Facebook funciona como uma vitrine virtual para expor produtos. Quando há interesse de algum comprador, é possível direcioná-lo para falar com sua equipe, tanto pelo chat da plataforma quanto via site. 

Qualquer pessoa com uma conta no Facebook pode utilizar essa funcionalidade. Nossa dica é: aposte em fotos atrativas e uma boa descrição dos produtos e não deixe de responder às interações. 

Instagram Shopping

O Instagram Shopping permite que você insira “etiquetas” em suas postagens, com os valores. Ao clicar em alguma delas, o seguidor pode ser direcionado para o site ou WhatsApp da empresa. 

Para utilizar este recurso, é preciso ter uma conta comercial no Instagram e uma página de negócios no Facebook. 

Defina os produtos ou serviços que estarão em promoção

Escolher criteriosamente os produtos ou serviços da promoção é muito importante.  Lembre-se de pensar nas necessidades do cliente e suas prioridades de consumo.

É importante fazer as promoções com aquilo que não tem boa saída. Porém, também é indispensável colocar em oferta aquilo que o cliente deseja comprar ou que já consome de forma habitual. 

Para descobrir o que faz sucesso ou não, você precisa acompanhar os resultados de venda, a movimentação do estoque e manter diálogo com o público. Fazer enquetes nas redes sociais ou pesquisas com formulários digitais são boas alternativas para entender o que seu cliente está buscando. 

Crie uma política de trocas e devoluções 

Com o aumento significativo das vendas durante a Black Friday, a possibilidade de trocas e devoluções também cresce.

Portanto, seu planejamento deve englobar uma política bem definida para essas ações. Para implementá-la, detalhe as condições sob as quais um produto pode ser trocado ou devolvido, os prazos para cada processo e como será o reembolso ou crédito

Depois, divulgue essa política de forma clara, seja no site, ponto de venda físico ou em materiais promocionais. Certifique-se também de que toda a equipe esteja bem informada sobre as determinações, para que possam esclarecer eventuais dúvidas. 

Defina quais serão seus descontos e promoções 

Outro ponto fundamental a se considerar (e calcular) é o custo operacional do atendimento que sua empresa está oferecendo ou do produto vendido. Saber exatamente quanto custa operar na Black Friday é tão decisivo quanto obter prazos maiores e preços mais em conta junto aos fornecedores.

Somando custos de operação e preços de reposição, você será capaz de adotar uma política de descontos clara, que não deixa margem para dúvidas quanto à rentabilidade do seu esforço. 

Aumentar a demanda de vendas (ou de prestações de serviços) está entre os objetivos principais quando um empreendedor pensa em criar promoções. Porém, isso não pode ser feito de forma aleatória. 

Não basta apenas baixar o preço de um produto que custava R$ 100 para R$ 50. É preciso saber quais são os impactos desse desconto no caixa e analisar quais itens são mais interessantes promover. 

Caso contrário, em vez do volume de vendas contribuir para o faturamento, sua empresa corre um sério risco de ter prejuízos. 

Como organizar os fornecedores para a Black Friday?

Dentro do seu planejamento para a Black Friday, devem ser considerados alguns pontos de atenção para evitar problemas com o aumento da demanda.

O primeiro deles é a organização dos fornecedores. Sem bons parceiros, seu negócio corre o risco de ter problemas ligados à qualidade, disponibilidade ou até mesmo relacionados às suas margens de lucro. 

Por isso, vale a pena se atentar a algumas boas práticas durante a sua campanha. São elas: 

Escolha os fornecedores ideias

Antes de fechar parcerias, pesquise e avalie os possíveis fornecedores. Considere seu histórico de clientes, a qualidade dos serviços prestados, preços, e a capacidade de atender à demanda esperada durante a Black Friday.

Faça orçamentos e avalie os possíveis lucros

Nunca abra mão de orçamentos detalhados. Calcule os custos de aquisição daquele serviço ou produto, solicite descontos ou condições especiais para a Black Friday, projete os lucros com base nas suas margens e na demanda e determine se a parceria é mesmo viável. 

Alinhe com clareza suas necessidades

Peça garantia dos prazos de entrega, das quantidades e até dos padrões das embalagens. Todos esses elementos fundamentais devem ser acordados com clareza para evitar imprevistos e garantir que os produtos estejam disponíveis de acordo com as projeções de vendas.

Como preparar o estoque para a Black Friday? 

Vamos relacionar agora as principais ações de controle de estoque, que são fundamentais para construir uma estratégia bem-sucedida na Black Friday. Confira as medidas que não podem faltar:

Estude os hábitos de compra dos clientes

Utilize o histórico de compras da sua clientela como norte para repor o estoque. A gente sabe que a Black Friday atrai muitos consumidores de primeira viagem, porém, sua melhor fonte de informação para fazer a reposição são esses registros. 

Use essas informações para prever os itens com maior ou menor giro, em especial aqueles que estarão com preços promocionais.

Tenha um estoque de segurança

Manter um estoque de segurança significa ter quantidades estratégicas de mercadoria para suprir as vendas, mas não o bastante para correr o risco de encalhe. Isso garante que você aloque seus recursos de forma eficaz, focando nos itens que terão maior procura durante a Black Friday.

Além disso, ao manter um estoque de segurança bem planejado, você fica preparado para enfrentar imprevistos, como atrasos nas entregas ou aumento repentino na demanda. 

Dessa forma, é possível evitar que seu negócio fique sem produtos essenciais durante a data, o que poderia resultar em perdas significativas de vendas e clientes insatisfeitos.

Conte com apoio da tecnologia para controle de estoque

Já que falamos em controle de estoque, você pode usar uma planilha no Excel, por exemplo. Mas se precisar de uma solução completa, ela está em um sistema de gestão empresarial, também chamado de ERP.

Com essa tecnologia, sua empresa não só tem total conhecimento sobre as entradas e saídas de mercadorias, como integra processos com outras áreas, incluindo vendas e financeiro.

Como aumentar as vendas na Black Friday?

Dentre as melhores práticas para estimular mais conversões durante a Black Friday, destacam-se: 

Explorar um visual atrativo para se comunicar 

Quando se trata de vendas, a primeira impressão geralmente é aquela que fica. Se o objetivo é justamente expandir o público na Black Friday, é essencial dar atenção à maneira como o seu negócio se apresenta para o público em geral.

Para estabelecimentos físicos, o ambiente funciona como um cartão de visita. Por isso, utilize uma iluminação adequada, destaque  nas promoções oferecidas e use elementos visuais criativos, que façam alusão à data.

Nas redes sociais, o conteúdo visual é ainda mais relevante, portanto, seus posts precisam ser atrativos e alinhados ao tom de voz da sua marca e do público. 

Atuar com e-commerce e marketplace

Os e-commerces são lojas online onde você pode divulgar e vender diretamente os produtos e/ou serviços. Quem atua na internet, provavelmente já tem um site dedicado às vendas. Porém, os estabelecimentos físicos sejam eles prestadores de serviços ou não, também podem investir nas vendas digitais para criar uma nova fonte de receita. 

Pense que as vendas online aumentam significativamente seu alcance. Ou seja, são mais pessoas com acesso às suas ofertas. Com promoções relevantes, você tem a oportunidade de ampliar o público para todo o país!

Agir com transparência

Não tente enganar os consumidores. Não vale a pena manchar sua reputação tentando ser “esperto” e fazendo movimentos clássicos como aumentar o preço de um produto um pouco antes da Black Friday. Essas práticas já se tornaram facilmente detectáveis, tanto pelos clientes quanto pelo Procon. 

Essa desonestidade é um tiro no pé: em vez de gerar mais vendas, afasta o público e contribui para a construção de uma imagem negativa da sua empresa. Por isso, é fundamental manter a transparência e autenticidade das ofertas. 

Ser visto para ser lembrado 

Em um ambiente repleto de ofertas tentadoras, sua capacidade de se destacar entre a multidão de concorrentes é um fator de extrema importância.

Portanto, investir em marketing e divulgação é a chave para atrair a atenção e iniciar o processo de conquista. Vamos explorar como você pode maximizar sua presença e chamar a atenção nos próximos capítulos.

Ter sempre um plano B caso haja imprevistos 

Se a entrega não funcionar, qual será outra opção? E se alguém da equipe faltar, quem irá substituir? Antes da Black Friday, pense em todas essas possibilidades, desenvolva quantas alternativas forem necessárias e mantenha todos informados sobre seus planos para contornar obstáculos. 

Durante toda a jornada do cliente, sua empresa deve se posicionar como autoridade e demonstrar comprometimento com as expectativas do público. Assim, estar preparado para lidar com imprevistos é fundamental para não frustrar o consumidor.

Fique de olho nas tendências do mercado

O aumento das vendas passa também pela habilidade do empreendedor de “entender seu nicho”, ou seja, ficar ligado nas novidades e tendências que estão movimentando o mercado onde o negócio está inserido.

Se você quiser uma ajudinha para captar as tendências mais fortes e saber como aplicá-las na sua empresa, não deixe de conferir nosso e-book, feito especialmente para essa Black Friday.

Para baixar, basta clicar no banner abaixo. O download é gratuito!

Como preparar a infraestrutura para a Black Friday?

Existem diversas técnicas e canais de vendas para organizar uma liquidação. Logo, uma das primeiras decisões necessárias é a definição se a empresa vai participar com estabelecimentos físicos, online ou em ambos os ambientes.

Independentemente do formato que você priorizar, veja alguns detalhes importante para ter uma infraestrutura preparada:

Infraestrutura Física

Além do que já falamos em relação ao estoque, é importante organizar seu armazenamento de forma eficiente, no caso da venda de produtos. 

No caso de prestação de serviços, é indispensável que você entenda a capacidade do local para receber bem os clientes, e que as agendas estejam muito organizadas.

Não se esqueça de arrumar o espaço de forma atraente, otimizando o layout para acomodar todos que circulam pelo espaço. Garanta que haja colaboradores suficientes para atender o público e que eles estejam preparados! 

Infraestrutura Digital

Para quem vai fazer a Black Friday no ambiente digital, lembre-se de avaliar a capacidade do seu site e se a plataforma consegue sustentar o aumento de tráfego. 

Para essa tarefa, vale consultar um especialista. Afinal, isso pode envolver mudanças técnicas e até mesmo algumas ações que tomam tempo, como substituir as fotos por arquivos de imagem mais leves ou reordenar em diferentes páginas do site.  

Além da estrutura do site, não se esqueça de reforçar a segurança para proteger os dados dos clientes e garantir uma experiência segura. 

Por fim, prepare também o suporte para a Black Friday. Tenha uma equipe treinada e disponível para responder as perguntas, resolver problemas e fornecer assistência sempre que necessário.

Quais as melhores formas de pagamento para a Black Friday?

Disponibilizando mais de uma forma de pagamento, você garante mais possibilidades para fechar a venda. 

Tenha em mente que não existe uma melhor forma de pagamento para todos os nichos. Tudo depende dos hábitos de consumo da clientela. 

Conheça algumas opções à disposição de sua empresa:

Cartão de crédito parcelado ou à vista 

Além de ser um meio de pagamento bastante popular, o cartão de crédito permite parcelamento de compras, o que atrai pessoas que preferem diluir os valores mês a mês. Para contemplar o maior número de clientes, tente trabalhar com a maior quantidade de bandeiras de cartão e bancos possíveis. 

Além disso, vale a pena investir em soluções de pagamento via link. Elas são bem simples de usar: basta gerar um link de acesso para que o consumidor finalize a negociação por ali. Com isso, é possível oferecer a venda via cartão sem precisar de maquininha. 

Boleto bancário

O boleto bancário é outra opção bastante conhecida e que não pode faltar, devido à segurança e facilidade que ele oferece. Por não exigir uma conta bancária para efetuar pagamento, este meio de pagamento amplia ainda mais o público que pode comprar em seu negócio. 

Ao implementar, procure emitir os boletos em sistemas que forneçam facilidades como pagamento via QR Code, que é capaz de simplificar e enriquecer ainda mais a experiência.

Pix

Desde que chegou ao mercado, o Pix ganhou a preferência de muita gente graças à sua rapidez e eficiência. Hoje em dia, seria praticamente impossível ter uma campanha de Black Friday atrativa sem disponibilizar esta opção tão popular e prática.

Por isso, certifique-se de ter uma infraestrutura eficiente para processar pagamentos via Pix. O ideal é que a cobrança seja feita sempre de forma rápida e confiável, para evitar longas esperas e eventuais problemas.

Dinheiro em espécie 

Se você possui lojas físicas, não abra mão de sempre ter caixas disponíveis para aceitar dinheiro. Inclusive, as leis brasileiras obrigam estabelecimentos comerciais a aceitarem pagamento em espécie. 

Não se esqueça que a Black Friday é próxima ao pagamento do 13º salário, e ainda é grande o número de pessoas que recebem via papel moeda. Portanto, deixe o caixa preparado para receber em dinheiro e, claro, dar troco.

Em relação ao troco, fica a dica: vá ao banco, troque notas altas por notas mais baixas, adquira moedas e distribua pelas caixas registradoras da bateria de caixa. 

Dica extra: facilite a experiência de pagamento

Tenha em mente que uma má experiência de pagamento causa impressões ruins entre os clientes e pode até fazê-los desistir da compra.

Por isso, procure facilitar as cobranças. No e-commerce, isso significa exigir poucos cliques e não exagerar nos dados de cadastro antes do fechamento do negócio.

Já nas lojas físicas, ofereça soluções de pagamento práticas, ágeis e eficientes. Afinal, filas enormes, sistemas lentos e poucos colaboradores disponíveis para cobrar certamente irão gerar insatisfação. 

Como preparar entregas e fretes para a Black Friday?

Garantir que os produtos cheguem de maneira rápida, segura e conveniente melhora a experiência do cliente. 

Ou seja, trata-se de uma ação que impacta diretamente na imagem da marca. Veja como se preparar:

Tenha uma política de fretes clara 

Ter uma política de fretes bem definida é indispensável para criar uma relação transparente. Ela deve esclarecer quais são as opções de entrega disponíveis, além dos custos de cada entrega e os prazos de entrega estimados. 

Prepare-se para lidar com muitas entregas ao mesmo tempo

Você já sabe que a Black Friday costuma gerar um grande volume de pedidos em um curto período de tempo. Portanto, não se esqueça de se preparar com antecedência para atender a essa demanda.

Planeje como será a preparação dos produtos para envio

Uma preparação cuidadosa para envio minimiza erros, como enviar o item errado ou esquecer de incluir peças no pacote. Esse cuidado prévio permite acelerar todo o fluxo de envio, o que reduz o tempo entre a compra e a entrega.

Repasse informações sobre a entrega para o cliente 

Os consumidores querem saber exatamente onde seus produtos estão e quando podem esperá-los. Ao mantê-los informados sobre o status da entrega, você aumenta a confiança em relação aos serviços oferecidos pela sua empresa. Isso também ajuda a reduzir a ansiedade para receber a mercadoria, melhorando a experiência.

Defina como será a entrega

Vai usar entregador próprio ou contratar terceirizados? As entregas serão realizadas em quais regiões? Será somente com motocicletas ou o carro será utilizado?

Capriche na seleção do serviço de entrega e analise o que pode ser melhorado em todo processo. Com isso, você evita algumas situações desfavoráveis para a imagem da sua empresa, como cancelamentos devido a prazos muito longos ou em razão da qualidade do item recebido. 

Entenda qual é o impacto de oferecer frete grátis 

Oferecer frete grátis é uma excelente estratégia de atração. Trata-se de um benefício que pode aumentar a conversão de vendas, mas que precisa ser cuidadosamente planejado para não gerar prejuízos.

Mais uma vez, é preciso analisar os impactos nos custos operacionais e na rentabilidade da venda.

Evite atrasos nas entregas

Cumprir rigorosamente os prazos de entrega prometidos é vital para a satisfação. Afinal, como citamos anteriormente, atrasos podem gerar frustração e perda de confiança. 

Além disso, entregar dentro do prazo faz bem para a reputação da marca e evita avaliações negativas. Lembre-se também que clientes satisfeitos são mais propensos a fazer compras futuras e recomendar sua loja.

Pense na logística reversa 

Algumas vendas podem não se concretizar ou exigir a troca do item comprado. Isso é normal e precisa fazer parte do planejamento. Sendo assim, é necessário pensar no “caminho de volta” da mercadoria, o que é chamado de logística reversa. 

Portanto, é preciso ter uma política clara para essa demanda. Caso um consumidor deseje devolver o produto comprado ou fazer uma troca, tenha em mãos todas as informações necessárias para orientá-lo, inclusive detalhando qualquer custo envolvido. 

Além disso, você também precisa se proteger. Certifique-se de incluir na política de devolução um processo de inspeção para verificar a integridade da mercadoria. Isso ajuda a evitar possíveis golpes e dá ainda mais transparência ao processo. 

Como fazer um atendimento excelente na Black Friday?

Seu produto ou serviço pode ser de qualidade, mas se o atendimento deixar a desejar, o cliente não volta e muito menos indica para outras pessoas.

Por isso, tenha um atendimento humanizado e consultivo, que tenha como missão entender as necessidades do consumidor e que seja capaz de ofertar aquilo que as pessoas realmente precisam.

Dito isso, veja quais são as melhores dicas de atendimento para Black Friday, tanto para vendas vendas online quanto offline: 

Prepare seu time

Ser bem-sucedido em uma promoção como a Black Friday exige preparação e um roteiro de atendimento diferente do que você está acostumado. Você e sua equipe devem estar sob constante treinamento, e um evento único desse porte requer reforço na qualificação.

Lembre-se: não há espaço para erros que irão deixar o cliente descontente. Muitas vezes, será a primeira experiência dele com a sua empresa. Portanto, não o desaponte.

Também tenha em mente que, para muitas pessoas, um bom atendimento é mais importante do que o preço do que é oferecido. Não abra mão de treinar a sua equipe, para que eles não só façam a venda, como também atendam bem, encantem e fidelizem as pessoas.  

Combine as ações com a equipe

É essencial que todos falem a mesma língua, pois os erros são muito comuns nesse processo. Independente do tamanho da empresa, é válido utilizar ferramentas de comunicação interna, reduzindo ruídos e elevando a produtividade.

Encante seu cliente desde o primeiro contato

De uma resposta para dúvidas nas redes sociais até às formas de pagamento: observe a empresa com um olhar mais abrangente para oferecer uma boa experiência. 

Para isso, é essencial que você conheça o público, quais são suas necessidades, desejos, medos e expectativas. Depois, analise se o que você está entregando é compatível com o que eles esperam. Além disso:

  • Busque um atendimento humanizado e empático, se colocando sempre no lugar do cliente;
  • Tenha clareza e deixe à disposição todas as informações importantes a respeito do produto, serviço ou da sua empresa;
  • Facilite a vida: tenha processos simples, sem muitas voltas;
  • Interaja nas redes sociais;
  • Tente reduzir o tempo de espera, seja em relação ao atendimento ou aos prazos de entrega.

Além de tudo isso, considere oferecer outros diferenciais, que podem ir desde felicitações pelo aniversário até um produto ou serviço gratuito. 

Esqueça preço no direct ou inbox

Preços, condições de pagamento, entrega e demais informações pertinentes aos produtos e/ou serviços precisam estar claras. 

O “preço via direct/inbox” pode afastar o público, além de ser uma prática ilegal, de acordo com a Lei nº 7.962/2013 do Código de Defesa do Consumidor.

Invista em um chat online rápido

A Black Friday costuma ser uma temporada bastante agitada de vendas. Na busca pelas melhores ofertas, os consumidores querem agilidade para obter informações sobre produtos, saber mais sobre promoções, tirar dúvidas etc.

Assim, uma assistência rápida é indispensável para manter as pessoas interessadas na sua marca. Afinal, se você demorar para responder algum cliente, ele provavelmente irá te trocar por um concorrente que também tenha boas condições de vendas, mas um atendimento ágil.

Para dar vazão ao excesso de mensagens que serão recebidas, optar por uma ferramenta de chat online na Black Friday pode ser uma boa alternativa.

Você pode usar um chatbot para se conectar ao WhatsApp e configurá-lo para enviar mensagens automáticas com as principais perguntas, como horário de funcionamento, preços e entrega.

Eles funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, reduzindo o tempo de espera e agilizando o atendimento online. 

Além disso, treine a sua equipe para os canais de atendimento humano. Os atendentes devem estar familiarizados com os seus produtos, as políticas da Black Friday e saber como responder rapidamente às dúvidas.

Como divulgar a campanha da Black Friday?

Com as redes sociais, é possível promover as suas ofertas gastando pouco e ainda atingir muitas pessoas. O mesmo vale para os anúncios patrocinados, para as divulgações no Google e para outras estratégias de marketing digital. 

Abaixo, confira as principais estratégias para divulgar e vender mais durante a Black Friday: 

Escolha as redes sociais certas para o seu negócio

Seja para divulgar ofertas, atender clientes ou cultivar um relacionamento a partir dessa interação, as redes sociais estão aí para te ajudar.

Na Black Friday, é preciso qualificar seu uso, operando em tempo real, compartilhando boas experiências e solucionando possíveis queixas antes que se propaguem.

Para fazer a escolha certa, lembre que nem sempre os clientes estarão em todas as redes sociais. Logo, essa decisão vai depender do nicho, público-alvo e conteúdo que você deseja compartilhar. 

Cada plataforma tem suas próprias características e comunidades. Compreendê-las ajuda a direcionar melhor suas estratégias.

O Facebook é uma plataforma versátil que atinge uma ampla gama de públicos. É ideal para negócios que têm uma audiência diversa, como lojas de departamentos, eletrônicos ou moda. 

Já o Instagram é perfeito para nichos visuais, como moda, beleza, alimentos e artesanato. Seu foco em fotos e vídeos atrativos permite mostrar visualmente a experiência oferecida pelos produtos.

Enquanto isso, empresas B2B e profissionais autônomos podem aproveitar o LinkedIn. A Black Friday pode ser usada para promover serviços, cursos e outros itens relevantes para esse público.

Por sua vez, o TikTok é ideal para criar vídeos curtos e cativantes para o público jovem. Segmentos como moda, beleza, música e entretenimento são aqueles que mais se destacam. 

Invista em anúncios 

Você pode utilizar ferramentas para criar anúncios e impulsionar publicações com suas ofertas da Black Friday, com a vantagem de segmentar o público com precisão. 

O Facebook Ads é um dos recursos que permite promover as suas ofertas dentro do Facebook e do Instagram. Afinal, ambas redes pertencem à mesma empresa e os anúncios de uma podem ser replicados automaticamente na outra.

Na forma mais simples, para anunciar via Facebook Ads, você precisa:

  • Ter uma conta comercial no Facebook;
  • Selecionar a postagem que você deseja anunciar;
  • Clicar em “Turbinar publicação”;
  • E seguir os passos seguintes, como definir dias, público e valor a ser pago para colocar a promoção no ar. 

Use e-mail marketing

Outra alternativa para anunciar sua loja na Black Friday é o e-mail marketing.  Diferente do que muitos pensam, o e-mail não saiu de moda: para alguns nichos, é uma das estratégias que mais funcionam. 

Porém, tudo vai depender do público – daí a importância de conhecê-lo bem. Se você ainda tem poucos clientes em sua base, pode enviar direto do Gmail ou Hotmail. 

Mas, no caso de precisar disparar várias mensagens simultaneamente, o mais indicado é contratar uma ferramenta que faça isso de forma automatizada. 

Com um sistema de disparo adequado, você pode configurar quais pessoas vão receber seu contato, o horário e até o nome do remetente. 

Divulgue ao máximo

Seu público precisa saber que você está promovendo ofertas para a Black Friday! Para isso:

  • Organize as postagens nas redes sociais, deixando bem claro todas as informações importantes sobre as ofertas. Algumas ferramentas, gratuitas inclusive, já possuem modelos prontos de posts, como o Canva;
  • Mostre o dia a dia do negócio através dos stories, divulgando detalhes dos produtos ou serviços; 
  • Use e abuse da função Reels do Instagram, pois ela favorece o alcance das suas publicações;
  • Peça ajuda aos clientes fiéis para divulgarem as suas publicações: afinal, eles são fortes testemunhas dos seus diferenciais de qualidade!
  • Crie listas de transmissão no WhatsApp conforme as preferências do público. Você pode separar os grupos conforme as soluções mais buscadas;
  • Crie conteúdo envolvente e que desperte o interesse. Isso inclui imagens atraentes, vídeos promocionais, concursos e perguntas interativas. 
  • Lembre-se de usar hashtags relevantes para aumentar a visibilidade;
  • Varie seu conteúdo. Além de imagens e textos, experimente vídeos ao vivo, transmissões e histórias de sucesso para manter o engajamento;
  • Crie uma sensação de urgência. Inicie uma contagem regressiva nas redes sociais e no site, destacando os dias restantes até a Black Friday. 

Escolha uma identidade visual para sua campanha

Mais que alcançar uma grande quantidade de potenciais clientes alinhados ao público-alvo, é essencial garantir que as campanhas sejam realmente atraentes. Por isso, invista em uma boa identidade visual.

Isso não se limita apenas a um logotipo ou um banner. Na verdade, engloba todos os elementos visuais, como cores, imagens e a tipografia que compõem a aparência geral das peças de marketing.

Mantenha essa identidade visual em todos os canais de marketing, desde o site até as redes sociais e os e-mails promocionais. Dessa forma, você criará uma campanha mais impactante e consistente.

Faça parcerias 

Quem mais poderia ajudar na divulgação dos produtos e/ou serviços? Analise em sua região a possibilidade de fazer parcerias com influenciadores digitais ou outras empresas, que podem ajudar a propagar as ofertas. Porém, leve sempre em consideração se o nicho deles faz sentido para o seu negócio. O foco sempre deve estar na expansão do alcance da sua campanha. 

Ao formar parcerias, você pode alcançar novos públicos e aproveitar a credibilidade da empresa ou influenciador parceiro para aumentar a confiança dos consumidores.

Para implementar essa estratégia com sucesso, identifique parceiros que compartilhem valores e interesses semelhantes aos da sua marca. Juntos, criem promoções exclusivas, co-marketing ou promoções especiais que beneficiem ambas as partes. 

Use o Google Meu Negócio

Você sabia que o Google Meu Negócio pode ser um grande aliado na Black Friday? E criar um site na plataforma é totalmente gratuito! 

Estabelecimentos comerciais que têm perfil criado com a ferramenta têm o dobro da probabilidade de serem avaliados como confiáveis pelos usuários. E confiança é uma peça-chave para compras online.

Para negócios locais, ter um site na plataforma pode representar uma considerável melhora no ranqueamento e nos resultados de busca. Ou seja, é uma maneira rápida e simples de melhorar a posição e aumentar a credibilidade. 

Crie uma estratégia de marketing e organize seu calendário

Para potencializar o sucesso da sua campanha, você deve ter clareza sobre os aspectos-chave que deseja destacar na divulgação e se organizar antecipadamente para a execução do marketing. 

Isso significa definir os pontos de destaque das suas promoções, escolher os canais de comunicação mais eficazes e planejar ações promocionais com antecedência, criando um engajamento gradual que chegará ao ápice no dia da Black Friday.

Já no dia “D” de promoções, ou seja, na sexta-feira, procure orientar sua estratégia de acordo com os padrões comportamentais dos clientes. Segundo o blog da Social Miner:

  • Nas primeiras horas de oferta ocorre um pico de vendas, realizadas em grande parte por clientes já decididos;
  • Já pela manhã,  as buscas por preços, produtos e/ou serviços e pelas melhores condições de pagamento se intensificam;
  • No horário de almoço ocorre um novo pico de vendas;
  • Durante a tarde, as buscas voltam a se intensificar;
  • E, nas últimas horas, as vendas aumentam consideravelmente.

Nos períodos de busca, é mais indicado oferecer informações claras sobre as suas ofertas. Já nos horários onde as vendas costumam ser mais intensas, é interessante focar em propagandas que despertam a sensação de urgência e escassez. As expressões “últimas horas para aproveitar” e “poucas unidades” são alguns exemplos. 

Lide com o abandono de carrinho

Para quem realiza vendas online, uma estratégia essencial para otimizar as vendas durante a Black Friday é lidar com o abandono de carrinho. Basicamente, ele ocorre quando os clientes adicionam produtos em seu cesto de compras digital, mas não concluem o negócio.

Trata-se de uma oportunidade perdida de conversão. Afinal, nessas situações, os consumidores estão a apenas um passo de fechar negócio. Portanto, recuperar esses carrinhos abandonados pode aumentar significativamente o volume de vendas.

Para aplicar essa estratégia, você pode utilizar e-mails de retargeting, enviando lembretes personalizados para quem desistiu no meio do caminho. Nessas mensagens, sua empresa pode oferecer descontos adicionais ou vantagens exclusivas para incentivar a conclusão da compra. 

Como fugir das fraudes na Black Friday?

Fugir das fraudes na Black Friday é uma preocupação importante para os empreendedores. Além de manter a integridade do negócio, proteger-se contra atividades fraudulentas também é essencial para manter a confiança. 

Veja algumas boas práticas para combater esse problema: 

Tenha bons sistemas de segurança

Certifique-se de que o site e os sistemas de pagamento estejam protegidos por medidas de segurança sólidas, como certificados SSL, firewalls e sistemas de detecção de fraudes. 

Monitore as transações

Mantenha um monitoramento constante das transações durante a Black Friday. Esteja atento a atividades suspeitas, como pedidos em grande quantidade, endereços de entrega inconsistentes ou padrões incomuns de compra.

Valide informações de pagamento

Verifique cuidadosamente as informações de pagamento fornecidas. Isso inclui a validação do número do cartão de crédito, a verificação do código de segurança (CVV) e a análise de endereços de cobrança e entrega.

Eduque sua equipe

Treine sua equipe para identificar possíveis sinais de fraude. Os colaboradores devem estar cientes sobre as principais práticas fraudulentas realizadas atualmente no mercado e saber como relatar atividades suspeitas.

Monitore seu site

Acompanhe o tráfego do site durante a Black Friday e esteja atento a picos incomuns de atividade. Isso pode indicar tentativas de ataque cibernético, por exemplo, ou outras atividades fraudulentas.

Tenha registros detalhados

Mantenha registros detalhados de todas as transações, comunicações com clientes e processos de devolução. Isso pode ser valioso para investigações de fraudes posteriores, se necessário.

Como mensurar os resultados? 

A melhor forma de saber se suas estratégias estão funcionando ou não é acompanhando os resultados. Assim, você consegue fazer os ajustes necessários para atingir suas metas e, claro, manter os consumidores satisfeitos. 

Monitore os dados

Tenha os dados sempre em vista. Em vez de criar um relatório final de resultados após a Black Friday, monitore o desempenho das vendas e da comunicação em tempo real.

Dessa maneira, você consegue saber exatamente como está a performance dos canais de conversão, anúncios, conteúdos, relacionamento com os leads e o que mais for pertinente para potencializar ganhos.

Isso também ajuda na identificação de gargalos e no redirecionamento imediato da sua estratégia, caso seja necessário. Para que esse acompanhamento seja possível, tenha metas claras e indicadores associados a elas. Eles irão apontar o sucesso de cada ação. 

Defina as métricas

Ainda em relação aos indicadores, sua definição deve ser feita com base nas métricas mais importantes para o negócio. Considerando que a meta da Black Friday é lucrar mais, você pode começar pelos dados relacionados às vendas. Eles incluem:

  • Ticket médio durante a campanha;
  • Taxa de conversão;
  • Custo de Aquisição de Clientes no período;
  • Entre outros.

Como você pôde ver anteriormente, o marketing também possui um papel central para o sucesso de uma campanha de Black Friday. Por isso, é essencial ficar atento às métricas ligadas aos investimentos em divulgação, como:

  • Orçamento de cada canal de marketing;
  • Custo por resultado obtido em cada canal;
  • Custo por Clique em canais digitais;
  • Entre outras.

Checklist para a Black Friday

Se você quer participar da Black Friday ainda neste ano, sabe que não há tempo a perder. Em outras palavras: você tem poucos dias para elaborar uma estratégia de vendas que aumente o faturamento sem prejudicar a experiência.

Para ajudá-lo, confira 16 etapas do nosso checklist Black Friday que não podem ficar de fora de seu planejamento:

Aprofunde e adapte as etapas

Baseando-se nos passos básicos que apresentamos acima, é importante que você se organize e trace um plano de ações no seu negócio. Nele, estipule quais são as prioridades e o que precisa ser feito para que tudo seja posto em prática com eficiência.

Portanto, tenha as etapas aqui apresentadas em mente, mas não deixe de ler atentamente todas as dicas deste artigo e de criar a sua própria checklist Black Friday, adotando as práticas e estratégias mais relevantes para os objetivos da sua empresa. 

Como usar a tecnologia na Black Friday?

As informações para acompanhar durante e depois da Black Friday são diversas. Em meio a tantos dados, é normal não ter tempo suficiente para analisar todas as métricas importantes ou cometer erros nas análises, por exemplo.

Por isso, é imprescindível investir em uma boa ferramenta de otimização. Com o apoio de um ERP eficiente, todos os dados ficam integrados em uma só plataforma, desde as vendas, até o financeiro, estoque, marketing e muito mais.

O ERP da Conta Azul é 100% online e centraliza todas as informações importantes do seu negócio, como, dados sobre as vendas, clientes, fornecedores, estoque e fluxo de caixa em um único lugar.

A gestão financeira pode ser toda feita por meio do sistema, que tem funcionalidades como emissão de nota fiscal e relatórios, automatização de cobranças e conciliação bancária automática. 

Além disso, o software integra os setores da empresa entre si e com a contabilidade de forma automatizada. Isso significa que, quando você conclui uma venda, ele dá baixa no financeiro e no estoque, por exemplo.

Enquanto a Conta Azul automatiza processos e agrega mais controle sobre as demandas da sua empresa, você ganha tempo e as melhores ferramentas para focar nas vendas e maximizar resultados durante a campanha.

Curtiu o nosso guia Black Friday e quer entender melhor como nossas tecnologias podem te ajudar? Clique aqui e entenda na prática como um bom ERP pode te ajudar na Black Friday

Leia também