Precificação de produtos

3 Comentários Publicado:  Assunto: Vendas
 

Precificação de produtos

O preço é um valor arbitrado para qualquer tipo de bem ou de serviço, envolvendo um valor monetário, isto é o que chamamos de precificação de produtos.

Controle de Vendas Uma formula básica para a precificação do produtos é: custo do produto + percentuais de custos + despesas fixas e variáveis + percentual de lucro = preço do seu produto.

O objetivo de qualquer empresa é alcançar situação ideal de preços de produtos que proporcione o melhor para seus lucros, mas a formação de preços não deve limitar-se à simples fórmula apresentada acima. O preço é algo dinâmico, muitas vezes difícil de se estabelecer e que se altera em função de diversas de variáveis. O empreendedor deve ficar atento, pois preços pequenos podem comer sua margem e preços altos podem encalhar seus produtos no estoque.

Hoje o valor do produto não se baseia apenas no custo real de quem o produziu mas também na sua utilidade avaliada por quem precisa do produto: o comprador. Ou seja, o mercado é um grande validador do preço. Por isso, as políticas e estratégias de formação de preços deverão ser orientadas por outros elementos como a Lei da Oferta e da Procura e o valor dos benefícios que o produto possui e oferece.

Há também quem use o preço com um simples objetivo de marketing. Lembre-se que bons preços podem ser uma ótima forma de conquistar o mercado no lançamento. Essa foi a grande estratégia adotada pela Amazon desde o começo para se posicionar como o site número um de vendas no mundo todo.

Conhecer o mercado é a chave para otimizar os métodos de precificação de produtos da sua empresa. Certifique-se que você sabe mais sobre seu produto do que qualquer outro e observe atentamente como seus concorrentes posicionam produtos semelhantes no mercado. Veja como é feita a cobrança, como são organizadas as promoções, se ocorrem descontos no volume de compra, descontos no preço a vista, e tenha na ponta da língua todos os impostos e encargos fiscais que incidem sobre ele.

Se você não conseguir encontrar muitas referências sobre o mercado, deixe seus produtos sempre com um preço mais caro e depois faça alguns ajustes. Mas neste caso, se você trabalhar com uma equipe de vendas, deixe a equipe alinhada à regulagem de preços e crie propostas comerciais flexíveis. É melhor anunciar aos clientes que houve uma promoção ou uma redução drástica nos custos do que dizer a todos que os preços vão ficar mais caros, não é?

Esperamos que vocês tenham entendido o que é precificação de produtos. Agora queremos ouvir um pouco de você que está lendo este blog… qual dessas fórmulas de precificação você já usou? Quais delas você acha que são imprescindíveis para qualquer empresa?

Para acompanhar dicas diárias de finanças para sua empresa, siga-nos no Twitter ou curta nossa página no Facebook.

Guia ContaAzul: Planejamento de Vendas  Tenha em mãos um modelo de planejamento de vendas Baixar agora

Ricardo Okino
Sobre o autor

Head de vendas do ContaAzul, tem mais de 9 anos de experiência na área comercial, tendo vivência em empresas de tecnologia de ponta e startups, como: Chaordic, Catho Online e Monster.com. Formado em Comunicação Social pela Faculdade Casper Líbero.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

3 Comentários
 
newsletter

Junte-se aos mais de 600 mil empreendedores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!