Controle Financeiro

Calculadora de Precificação: como usar a ferramenta da Conta Azul para lucrar mais

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 12 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • A Calculadora de Precificação da Conta Azul foi criada para definir preços de produtos sem complicações, com equilíbrio e alinhamento à realidade do seu negócio;
  • Ao usar a ferramenta da maneira correta, você evita problemas financeiros na empresa e consegue adequar a margem de lucro com mais precisão, sem correr o risco de oferecer preços muito altos ou que geram uma lucratividade muito baixa;
  • Neste post, você vai aprender a usar nossa calculadora e vai conferir dicas para superar os desafios na hora de estabelecer preços.

Experimente grátis a Conta Azul!

Definir preços competitivos e que geram uma margem de lucro adequada é um desafio e tanto. Não são poucos os donos de negócio que escorregam nessa tarefa e arcam com prejuízos ou vendas abaixo do esperado. Felizmente, nós temos uma solução simples: chegou a calculadora de precificação da Conta Azul!

Nossa equipe desenvolveu uma ferramenta prática para atender uma necessidade comum entre os empreendedores: estabelecer valores competitivos e capazes de garantir uma margem de lucro saudável.

Usando a calculadora, fazer a precificação de produtos fica mais simples. Se você trabalha com comércio, pode dar adeus às contas manuais que tomam tempo e exigem muita atenção. Basta inserir algumas informações e ela entrega o valor na sua mão!

Se o seu foco é a prestação de serviços, também vamos te ajudar a chegar a uma precificação saudável para o seu negócio. Fique conosco até o final desse conteúdo e aprenda um método para tornar sua precificação bastante assertiva!

Veja o que vem por aí:

1. Por que usar a calculadora de precificação da Conta Azul?

2. Os desafios da precificação para empreendedores

3. 5 dicas para uma precificação de sucesso

4. Estratégias para aumentar a lucratividade da sua empresa

5. Como acessar e usar a calculadora de precificação da Conta Azul

Boa leitura!

Homem de óculos olha para a tela do computador enquanto segura uma folha de papel

Por que usar a calculadora de precificação da Conta Azul?

A precificação impacta diretamente nos resultados financeiros da sua empresa. Ao aprimorar esse processo com as ferramentas certas, você consegue otimizar a sua receita e ter mais competitividade – isso sem falar na economia de tempo, que todo empreendedor sonha!

Lembre-se que bons preços não servem apenas para garantir a margem de lucro. Eles ajudam a atrair clientes e aumentar seu market share, que é a fatia de mercado que sua empresa atende.

Contudo, equilibrar a atratividade com lucratividade não é algo que você deve fazer com base no achismo. Esse equilíbrio deve ser alcançado por meio de estratégias de precificação inteligentes, que envolvem um pouco de matemática.

Nós desenvolvemos a Calculadora de Precificação justamente para que você simplifique a definição do preço de venda dos itens comercializados em seu negócio. Portanto, pense que a calculadora é uma espécie de assistente virtual que faz uma tarefa longa e complexa se tornar algo semi-automatizado. Basta inserir alguns dados e pronto!

E se você trabalha com prestação de serviços, não pense que esquecemos da sua empresa. Na página da calculadora nós apresentamos algumas dicas bem legais para acertar na definição dos preços

Vamos te apresentar o passo a passo completo para deixar sua precificação bem alinhada com as boas práticas de mercado.

Os desafios da precificação para empreendedores 

De acordo com uma pesquisa da startup Preço Certo, que foi realizada com mais de 10 mil empresas brasileiras e divulgada pelo G1, 89% dos empreendedores não sentem plena confiança para formular preços. 

Nesse sentido, diversos desafios podem ser citados quando pensamos nas dificuldades enfrentadas pelos donos de negócios ao estabelecer uma precificação adequada. Os principais são: 

Falta de conhecimento

Muitos empreendedores não têm experiência em precificação e não sabem quais fatores devem entrar nesse cálculo, o que gera decisões equivocadas ao determinar valores.

Pressão exercida pela concorrência

A concorrência muitas vezes dita os preços no mercado. Isso pode ser um desafio para quem deseja manter margens saudáveis, ainda mais quando competem com marcas de grande porte que conseguem praticar preços mais baixos devido à sua estrutura e postura junto aos fornecedores.

Critérios incompatíveis

Alguns donos de negócio erram ao estabelecer a precificação apenas com base em critérios internos, sem considerar a dinâmica do mercado e fatores externos.

Gestão de custos ineficiente

Erros na hora de levantar os custos também são fatores que geram impactos negativos e deslizes na hora de definir os valores para venda.

Posicionamento de mercado mal definido

Algumas empresas pecam ao definir seu posicionamento frente ao mercado consumidor. Não há nada de errado em optar por ser uma marca premium ou popular – contudo, os valores precisam acompanhar essa posição. 

Legislação e regulamentação

Se o empreendedor deixar de inserir impostos e taxas na sua precificação, fatalmente o valor de venda estará desequilibrado. 

Falta de conhecimento sobre o cliente

Não entender o perfil do consumidor pode resultar em uma precificação pouco atraente ou desalinhada ao nicho de atuação.

Com a Calculadora de Precificação da Conta Azul, você consegue superar esses desafios ao obter um valor objetivo de venda para os seus produtos, tudo de acordo com as variáveis financeiras próprias do seu negócio.

Além de utilizar a ferramenta, também é importante considerar outros aspectos para ter sucesso na definição dos preços. Conheça os principais logo abaixo.

5 dicas para uma precificação de sucesso 

Além de utilizar a Calculadora de Precificação, você não pode perder de vista outras práticas essenciais para garantir que os seus valores de comercialização sejam, de fato, competitivos. Elas incluem: 

Conheça a percepção de valor dos seus clientes

Para estabelecer preços eficazes, é essencial entender como seus clientes percebem o valor do seu produto ou serviço

Isso pode ser feito por meio de pesquisas diretas, nas quais você pergunta aos consumidores se eles acreditam que o preço pago é justo. Também é comum que se questione quanto estão dispostas a pagar pelo item.

Outra alternativa é observar como as variações de preço afetam a demanda, ou seja, conforme você aumenta ou diminui o preço de venda, é sempre importante verificar se há um aumento (ou redução) significativo na procura.  

A percepção de valor deve ser o ponto de partida para determinar uma precificação competitiva. Afinal, é fundamental corresponder às expectativas do cliente.

Avalie se sua estratégia é de giro ou de margem

Outro bom guia para os empreendedores é considerar o tipo de estratégia adotada na precificação, que pode ser de giro ou margem.

Se você procura lucros elevados em cada venda e não se preocupa em converter com alta frequência, uma abordagem de margem pode ser mais adequada. Já se o volume de vendas é essencial, uma estratégia de giro com margens menores é mais indicada.

Portanto, avalie o que é melhor para o seu perfil de empresa: a margem, o giro ou um misto das duas. Isso influencia diretamente os preços dos produtos, tornando-os maiores ou menores.

Conheça os custos da empresa

Conhecer os custos do seu negócio é vital para realizar uma precificação bem-sucedida. Afinal, as receitas devem cobrir os gastos. E é necessário ter uma sobra, que representa seu lucro. 

Por isso, mapeie todos os custos atrelados ao produto (preço unitário, da embalagem, envio, etc.) e as despesas operacionais da empresa (água, luz, aluguel, salários, etc.). 

Considere ainda possíveis investimentos adicionais (como taxas dos meios de pagamento, por exemplo).

Com essas informações, você terá mais clareza para garantir equilíbrio de caixa. Além disso, lembre-se que os custos servem como base para usar a Calculadora de Precificação.

Considere o valor dos impostos

Impostos sobre vendas e outros tributos podem ter um impacto significativo nos preços de comercialização. 

Por isso, é imprescindível considerar esses encargos ao definir os seus valores. Isso ajuda a evitar surpresas financeiras. Afinal, a precificação fica alinhada ao seu enquadramento legal e livre de prejuízos oriundos de obrigações inesperadas. 

Ao ter esse tipo de questão em mente, você também garante a conformidade do seu negócio com as leis fiscais.

Faça um estudo do mercado e dos competidores

Por fim, uma boa análise do mercado e dos concorrentes também é essencial em termos de precificação. 

Isso não significa necessariamente que você deve igualar os preços da concorrência. A ideia é entender como a sua oferta se posiciona no mercado e quais as oportunidades existentes para atrair clientes nesse contexto.

Basicamente, ao avaliar os preços praticados por empresas concorrentes, você assegura mais embasamento para definir valores e elevar sua competitividade.

Estratégias para aumentar a lucratividade da sua empresa 

O objetivo final de uma precificação eficiente é otimizar a lucratividade e proporcionar um crescimento sustentável para os negócios. Isso também envolve a redução de custos desnecessários, a retenção de clientes e o ganho de eficiência operacional. 

Por isso, antes de conhecer as etapas para utilizar nossa Calculadora de Precificação, vale a pena acompanhar algumas dicas extras para aumentar as margens e maximizar os lucros obtidos a partir das receitas do seu negócio. Confira:

Corte os custos desnecessários

Eliminar gastos desnecessários é essencial para manter margens saudáveis e mais vantajosas no final do mês, mas sem prejudicar a sua qualidade operacional.

Portanto, analise bem as suas despesas. A meta é identificar, cortar ou reduzir os itens que não contribuem diretamente para o padrão dos seus produtos ou serviços.

Desenvolva estratégias de fidelização

Clientes satisfeitos tendem a permanecer fiéis à empresa. Isso garante vendas recorrentes e indicações que contribuem para o aumento dos lucros. 

Com isso em mente, invista em boas estratégias de fidelização. Elas podem incluir descontos exclusivos para clientes fiéis, cartões de fidelidade, brindes especiais, entre outras ações.

Use a tecnologia a seu favor 

A tecnologia hoje é vital para melhorar a eficiência operacional. Consequentemente, ela também aumenta a lucratividade. 

Com um bom ERP, por exemplo, você garante uma gestão mais simples, inteligente e integrada para administrar as vendas, emitir notas fiscais, controlar o fluxo de caixa e muito mais.

Como acessar e usar a calculadora de precificação da Conta Azul

Como citamos, a Calculadora de Precificação indica o preço ideal para os seus produtos depois que você informa os custos atrelados a eles, as despesas operacionais do negócio, eventuais gastos adicionais e a margem de lucro desejada.

Basta inserir esses dados para que a ferramenta faça o cálculo automaticamente, apontando um valor de venda que seja vantajoso e saudável para o orçamento da sua empresa.

Com os dados inseridos, também fica mais fácil planejar futuros descontos aplicados sobre o preço de venda. Isso porque – com um preço bem assertivo – basta mudar a porcentagem informada na margem de lucro para encontrar preços que sejam competitivos e alinhados às expectativas de ganhos.

Vamos conferir de perto como usar a calculadora de preço de venda de produtos? Veja como as etapas são simples:

1. Insira os custos atrelados à compra ou confecção do produto

Além de considerar o preço de custo unitário do item, some também as despesas com embalagem, preço de envio, impostos e o que mais estiver ligado à mercadoria.

2. Adicione o valor das despesas operacionais

Trata-se da média dos seus custos fixos administrativos mensais (aluguel, luz, água, salários, etc.) em relação ao número de produtos vendidos no mês.

3. Informe a margem de lucro desejada

Adicione a porcentagem de retorno que você pretende obter com a venda do produto. Ao inserir esse dado, o campo abaixo irá retornar o lucro em R$, dando uma noção mais exata sobre ele.

4. Adicione os custos adicionais

Se você tiver gastos extras (transações no cartão de crédito, Pix Parcelado ou mensalidades de meios de pagamento, por exemplo), os insira para ter um resultado ainda mais preciso.

Extra: defina preços também para serviços

Para quem trabalha com prestação de serviços – segmento no qual a precificação é um pouco mais complexa – basta ir até o final da página da Calculadora

Lá você vai encontrar um passo a passo completo e intuitivo para garantir preços vantajosos, equilibrados e competitivos.

Acesse a calculadora agora mesmo!

Pronto para acessar a Calculadora de Precificação grátis da Conta Azul? 

Clique no banner abaixo e preencha o formulário para receber o link da calculadora no e-mail cadastrado. Depois, é só começar a utilizar a ferramenta e dar adeus à dor de cabeça na hora de acertar os preços praticados em sua empresa!

Leia também