Datas Comerciais

Como criar uma boa campanha de vendas para o final de ano?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 30/01/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • O final de ano é uma boa época para alavancar as vendas, pois os clientes estão com um dinheiro extra no bolso e por causa da tradição de presentear pessoas nesse período;
  • Mas, para faturar bem, não basta baixar os preços: veja os passos para criar uma boa campanha e vender mais no final do ano;
  • Com a Conta Azul, você pode monitorar todos os setores da sua empresa em tempo real e até vender pela internet sem ter site ou maquininha de cartão.

Experimente grátis a Conta Azul!

O final do ano está chegando, mas não é a partir de preços baixos que nasce uma campanha de vendas de sucesso: é preciso muito planejamento, organização e criatividade. Afinal, é uma época em que todas as empresas se preparam para faturar mais. 

Então, para ajudar você a se destacar da concorrência, produzimos este conteúdo com um passo a passo completo para criar uma boa campanha para o final de ano.

Acompanhe os tópicos e tenha uma boa leitura!

Boa leitura!

como-criar-uma-boa-campanha-de-vendas-pra-final-de-ano

Por que investir em uma campanha de vendas para final de ano?

Investir em boas campanhas para datas comemorativas pode alavancar o faturamento da sua empresa, o que é muito positivo para quem está com as vendas em baixa. 

E, o melhor de tudo é que, quando falamos nas festas de final de ano, em especial, do Natal, nos referimos a um dos períodos mais aquecidos do comércio brasileiro. 

Durante a época, podemos dizer que as  pessoas estão com o ”bolso cheio”, devido a pagamentos de décimo terceiro, férias e premiações.

Além disso, para impulsionar ainda mais as compras, o Brasil é um dos países onde é tradição presentear amigos próximos, familiares e colegas de trabalho no Natal. 

Mas, para ter sucesso com a campanha de final de ano, não basta baixar os preços: entenda agora como criar uma boa estratégia para vender bastante!

Como criar a sua campanha de vendas para final de ano? 

Planeje sua ação com antecedência

Uma boa campanha de vendas para o final de ano deve ser planejada com pelo menos dois ou três meses de antecedência.

Assim, você tem hábil para:

  • Negociar prazos e condições de pagamento com os fornecedores, pela compra antecipada;
  • Preparar a equipe e até fazer contratações extra, se necessário;
  • Testar ações;
  • Resolver problemas que acontecem de última hora, como a substituição de um fornecedor ou troca de brinde. 

Dessa forma, você pode sair na frente da concorrência e iniciar a divulgação das ofertas de fim de ano logo após a Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro. 

Defina uma margem para descontos

Preço baixo chama atenção, mas você precisa ter cuidado ao definir suas ofertas para não ter prejuízo. 

Para isso, analise o seu público e veja o que realmente compensa colocar em promoção, apostando naqueles produtos ou serviços mais procurados. Depois, converse com seus fornecedores e veja a possibilidade de descontos.

Como mencionamos no item anterior, quanto mais cedo você entrar em contato com eles, maiores serão suas chances de conseguir preços melhores e garantir estoque. 

Veja também: Como fazer uma promoção de vendas de sucesso em 7 passos

Personalize embalagens e brindes

Nada melhor do que comprar um produto ou serviço e ganhar um brinde, concorda?

Copos personalizados, chaveiros, adesivos, canetas: veja qual mimo combina melhor com o seu público, pesquise bastante e encomende com antecedência. 

Além disso, investir em embalagens presenteáveis para os seus produtos e serviços pode ser interessante. 

como-criar-uma-boa-campanha-de-vendas-pra-final-de-ano-2

Esteja nas  redes sociais que façam sentido para o seu negócio

Nem sempre estar em todas as redes sociais faz sentido para o seu negócio. 

E, para definir em quais delas investir, é importante analisar onde está o público que você deseja atingir com as promoções de fim de ano. 

Digamos que você tem uma loja de roupas para todas as idades, mas que suas ofertas de final de ano serão voltadas para um público um pouco mais velho. Nesse caso, pode ser mais interessante focar na divulgação pelo Facebook do que pelo Tik Tok, por exemplo. 

De uma forma bem simples, você pode começar fazendo pesquisas com os seus clientes atuais e observando a concorrência. 

Assim, você economiza tempo, dinheiro e energia, direcionando seus esforços para onde seus potenciais clientes realmente estão.  

Saiba mais sobre redes sociais para empresas: quais são, como gerenciar e principais vantagens

Invista em conteúdos interessantes

Além da divulgação das suas promoções, é muito importante focar também em conteúdos informativos que chamem a atenção do seu público. 

Assim:

  • Fale como seus produtos e/ou serviços funcionam, tire dúvidas e dê dicas;
  • Use e abuse da função Reels do Instagram, pois, por meio de vídeos curtos, você pode alcançar um número grande de pessoas sem pagar nada;
  • Poste conteúdos mais leves e divertidos nas redes sociais, como memes;

  • Mostre o dia a dia da empresa. 

Chame influenciadores para serem parceiros

Fazer parcerias com influenciadores digitais pode ajudar bastante na divulgação das suas promoções de final de ano. Afinal, eles possuem um público bastante fiel que confia em suas indicações.

E, para escolher um bom influenciador, é importante:

  • Escolher um profissional que combine com seu nicho de atuação. Se você tem uma loja de produtos naturais, fazer uma parceria com um influencer atleta pode ser uma boa opção, por exemplo;

  • Não considere apenas número de seguidores e sim, as chamadas métricas de engajamento, como quantidade curtidas, comentários e visualizações de stories;

  • Apostar em micro influenciadores regionais, já que trazem uma ideia de proximidade ao seu público;
  • Fazer um contrato de parceria com a descrição de todo o trabalho a ser realizado entre a sua empresa e o influenciador. 

Crie recompensas para seus clientes

“O cliente já comprou em promoção e ainda precisa de uma recompensa“? Sim, desde que você queira que ele retorne. E, para isso acontecer, ele precisa ter mais motivos além da qualidade do seu produto e/ou serviço. 

Aproveitando o momento do final de ano, em que é comum presentear, a dica é oferecer presentes em forma de recompensas para os seus clientes, como descontos em compras futuras, em combos de produtos e frete grátis. 

como-criar-uma-boa-campanha-de-vendas-pra-final-de-ano-3

A Conta Azul pode alavancar a sua campanha de fim de ano

Controle a sua empresa de onde estiver e em tempo real através do ERP online Conta Azul Pro, que centraliza os dados dos setores mais importantes do seu negócio, como financeiro, vendas, fiscal, estoque e contabilidade.

Com a Conta Azul, você: 

  • Consegue todas as informações que precisa em único ambiente online, sem depender de outras pessoas;

  • Não se perde no extrato bancário da empresa, tentando adivinhar quem pagou o quê. Afinal, a conciliação bancária e fiscal é feita de forma automática; 

  • Sabe tudo o que acontece na empresa e consegue resolver problemas em tempo hábil, como a reposição de um produto que acabou em plena promoção de fim de ano;

  • Emite notas fiscais, envia propostas e orçamentos personalizados pelo sistema e com muito mais rapidez;
  • Envia lembretes automáticos de vencimento aos seus clientes para cobrá-los a tempo, o que aumenta suas suas chances de receber em dia;
  • Pode vender pela internet sem precisar de site ou maquininha de crédito, enviar boletos pagando a emissão apenas na compensação e receber via Pix Cobrança de forma segura com a solução de cobranças da Conta Azul.

Gostou? Então clique aqui e experimente todas essas facilidades sem pagar nada!

Leia também