Sobre o que estamos falando?
- Com uma boa estratégia e analisando os dados da Black Friday, é possível aproveitar o fim de ano para vender bem e você já pode começar a se planejar agora;
- Confira algumas dicas desenvolvidas pela equipe da Conta Azul para seguir com as vendas em alta na pós Black Friday;
- Com a Conta Azul, você acompanha em tempo real dados importantes do seu negócio e ainda pode emitir relatórios simples e fáceis de entender.
A Black Friday passou e foi bom enquanto durou… Mas, calma. Você pode (e deve) continuar vendendo na pós-Black Friday!
Mesmo após tantas vendas, é possível faturar bem no final do ano: afinal, o Natal é a data mais importante do comércio brasileiro!
Continue a leitura e confira dicas importantes que preparamos para você aproveitar as oportunidades deste período e vender mais!
O que vem no momento pós-Black Friday?
Uma preocupação muito comum dos empreendedores é que, se após a Black Friday, o negócio continuará faturando.
Com uma boa estratégia e analisando o que foi feito durante a Black Friday, sim, é possível ter sucesso nas vendas no final do ano.
Uma das razões para que os números da campanha Black Friday ser mais altos é que, durante o final do ano, boa parte das pessoas contam com uma renda maior, devido aos recebimentos de décimo terceiro salário, férias e premiações. Além disso, é da nossa cultura presentear familiares e amigos durante o Natal.
Como continuar vendendo na pós-Black Friday?
Acompanhe as últimas entregas
Se você vende online e trabalha com entregas, acompanhe todo processo e certifique-se de que o produto chegou na casa do cliente em boas condições.
Verifique os motivos das devoluções ou trocas e lembre-se de que nenhum cliente pode ficar sem resposta. Confira também se os pagamentos entraram corretamente na conta da empresa.
Analise a satisfação dos clientes
Um cliente que ficou satisfeito com seu trabalho tem uma probabilidade muito maior de retornar do que aquele que foi embora aborrecido, concorda?
Nesse sentido, é muito importante analisar o nível de satisfação dos clientes. E, para isso, você precisa ouvi-los através de pesquisas, que podem ser impressas, digitais (Google Forms), através de ligações ou mensagens pelo próprio WhatsApp.
Fidelize para que comprem de novo
Além de oferecer uma experiência única ao cliente, através de um processo de vendas que encante e que funcione de ponta a ponta, você pode apostar em outras estratégias para que o cliente retorne.
Descontos para as próximas compras, facilidades no pagamento, frete grátis, compre 1 e leve 2 são alguns exemplos.
Reúna os resultados das vendas na Black Friday
Para aprofundar ainda mais a sua análise na pós-black friday, reúna dados importantes como:
-
Quantidade de vendas realizadas;
-
Forma de pagamento mais utilizada;
-
Quantos novos clientes sua empresa ganhou;
-
Quais foram os itens mais e menos vendidos;
-
Quantas trocas e/ou devoluções foram registradas.
Aqui, duas métricas são importantes para serem acompanhadas:
-
CAC, ou Custo de Aquisição de Clientes, que relaciona os investimentos que foram feitos, como salários, treinamento, investimento em propagandas e anúncios da internet, para adquirir uma quantidade X de clientes. A fórmula dessa métrica é Valor dos investimentos / quantidade de novos clientes em determinado período. Quanto menor for o CAC, mais resultado você estará tendo com suas ações promocionais, pois estará gastando menos para adquirir cada cliente;
-
ROI, ou Retorno Sobre o Investimento, que indica a porcentagem de retorno a cada real investido. A fórmula do ROI é Receita - custos / custos x 100. Se você obteve um ROI de 50%, isso quer dizer que, a cada R$ 1,00 investido você tem R$ 0,50 de lucro.
Na Conta Azul, você tem acesso a todos os dados da sua empresa com apenas um clique, além de poder acompanhá-los em tempo real. Gostou? Clique aqui e saiba mais!
Faça um balanço dos erros e acertos
Se você faturou muito na Black Friday e atingiu suas expectativas, analise o porquê de tudo ter dado tão certo e o que vale a pena replicar em outras épocas do ano, como o Natal.
Agora, se as suas vendas não foram como você esperava, é hora de analisar o que deve ser evitado ou ajustado, sem buscar culpados e sim, oportunidades para melhoria.
Converse com toda a equipe, desde quem estava nos bastidores até quem estava na linha de frente, interagindo diretamente com os clientes.
Analisando tudo isso, você pode descobrir se perdeu vendas por não ter facilitado o pagamento com um link de pagamento ou por não oferecer determinado produto ou serviço, por exemplo.
Avalie e identifique novas oportunidades
Nada é estático ou perfeito, muito menos o mercado.
Por isso, a importância de avaliar, identificar novas oportunidades e pontos de melhoria e avaliar novamente, independente se você teve sucesso nas vendas ou não. Trata-se de um ciclo que deve ser repetido sempre, para aprimorar cada vez mais seus processos.
Reabasteça o estoque para vender mais
Ok, seu estoque acabou devido às vendas da Black Friday. Mas, o fim do ano se aproxima: não deixe para se organizar em cima da hora!
Muito antes da Black Friday, é importante que você já tenha entrado em contato com os seus fornecedores para garantir o estoque do final de ano.
E lembre-se: quanto mais cedo você começar a negociar com eles, maiores são as chances de conseguir descontos e melhores condições de pagamento.
Planeje as próximas ações de fim de ano
Assim como na Black Friday, é importante planejar todas as suas ações de fim de ano.
É importante levar em consideração os números do último final de ano e também o seu desempenho da Black Friday, porém, as ações devem ser planejadas com alguns meses de antecedência.
“Então eu devo planejar a Black Friday e fim de ano ao mesmo tempo?”
Praticamente isso. São duas datas muito próximas e, se você deixar para pensar no final de ano apenas depois da Black Friday, não terá tempo hábil para desenvolver as ações.
A Conta Azul quer ser sua parceira na pós-Black Friday!
Com a ajuda da Conta Azul, depois da Black Friday, vai ser simples continuar vendendo bastante!
Afinal, com o ERP da Conta Azul, em poucos cliques, é possível visualizar relatórios fáceis de entender para monitorar o fluxo de caixa, estoque, vendas e ainda emitir notas fiscais e enviar orçamentos personalizados. Tudo isso integrado ao financeiro e à contabilidade.
E, com o Receba Fácil, outra facilidade da Conta Azul, você consegue acompanhar todos os seus recebimentos, seja via Pix Cobrança, cartão de crédito ou boleto, sem se perder no extrato bancário e ter que adivinhar quem pagou o que.
Além disso, pelo Receba Fácil, você também pode vender pela internet, sem precisar de site, aceitar cartão de crédito e até parcelar 12 vezes, sem precisar maquininha.
E, o melhor de tudo: a Conta Azul cabe no seu bolso, porque foi feita para micro e pequenas empresas e também para quem está começando agora!
Que tal experimentar todas essas vantagens sem pagar nada?