Black Friday

Como seguir com as vendas em alta no pós-Black Friday?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 17 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O período pós-Black Friday é ideal para replicar estratégias de vendas que mais deram certo e aprimorar aquelas que precisam de melhorias, visando impulsionar os resultados de final de ano;
  • Aproveitar este momento é uma excelente forma de manter as vendas em alta durante o restante do mês de novembro e começo de dezembro;
  • Neste post, você vai entender melhor por que vale a pena dar atenção especial ao pós-Black Friday e quais são as melhores práticas para construir bons resultados.

Experimente grátis a Conta Azul!

Você sabia que existem excelentes oportunidades para seu negócio continuar faturando alto no pós-Black Friday? Se engana quem pensa que as empresas de comércio e serviços vivem um hiato entre a Black Friday e o Natal. Na verdade, o que não faltam são opções para seguir oferecendo boas ofertas.

Mesmo após tantas vendas, o mercado segue aquecido. Afinal, nos últimos meses do ano, muitos consumidores estão dispostos a gastar e têm dinheiro no bolso, devido ao pagamento do décimo terceiro.

Além desse detalhe, é importante lembrar que nem todo mundo gosta da correria da Black Friday, o que significa que uma parcela significativa dos clientes irão às compras somente depois que todo o “agito” dessa data acabar. 

Portanto, sua empresa não tem motivos para deixar de lado as promoções que deram certo e você ainda tem em mãos a possibilidade de fazer ajustes naquelas ofertas que não geraram o resultado esperado.

Ou seja, o pós-Black Friday é uma terra fértil para quem deseja garantir bons números e se preparar para as vendas de fim de ano. 

Quer saber como aproveitar ao máximo este período? Continue a leitura e confira nossas dicas!

duas mulheres olham o computador ao lado de caixas de papelão

O que esperar do período pós-Black Friday? 

Uma preocupação muito comum entre os empreendedores no período pós-Black Friday é a continuidade do bom faturamento

Muitos acreditam que, com o fim da data promocional, os consumidores – tanto do varejo quanto do setor de serviços – irão segurar gastos e evitar novas compras. Porém, a realidade não é bem assim.

Nos últimos meses do ano, boa parte das pessoas recebem bônus financeiros, como o décimo terceiro, adiantamento de férias e participação nos lucros e resultados. 

Isso significa que tem muita gente com dinheiro no bolso e vontade de consumir antes que a correria do Natal comece. Ou seja, depois do período agitado da Black Friday, há uma oportunidade valiosa para manter o faturamento em alta. 

O primeiro passo para seguir com uma boa performance é fazer uma reflexão. Você deve analisar o que foi feito durante a Black Friday e traçar novas estratégias para atrair novamente essa parcela de clientes interessados em consumir. 

Isso significa que é hora de levantar alguns números, conferir as ofertas que agradaram a clientela (e aquelas que não deram o resultado esperado) e fazer uma pequena “correção de rota”. Fazendo essa análise, você poderá manter as vendas lá em cima e continuar atraindo consumidores durante o restante do ano. 

Porém, não vamos ficar apenas nessa orientação geral. Veja a seguir algumas estratégias para que seu pós-Black Friday seja um sucesso!

Como continuar vendendo na pós-Black Friday?

Como adiantamos no tópico anterior, a capacidade de adaptar e evoluir é essencial para prolongar o impulso das vendas e aproveitar ao máximo o período pós-Black Friday. 

Confira alguns pontos que merecem sua atenção e como você deve agir para que seu negócio obtenha um excelente retorno:

Dê atenção ao pós-venda

Se você tem uma loja virtual e trabalha com entregas, acompanhe o fim do processo de venda e certifique-se de que o produto chegou na casa do cliente em boas condições e no tempo certo.

Também é interessante ficar de olho nos motivos de trocas ou devoluções para entender como você pode evitar esse transtorno para os clientes. 

Por exemplo, se você vende peças frágeis e teve um alto índice de troca devido à quebra do produto, isso pode ser um indício de que suas embalagens precisam ser reforçadas.

Outro ponto importante: lembre-se de que nenhum cliente pode ficar sem resposta. Então, fique atento à sua caixa de e-mails e aos apps de mensagens para certificar que a comunicação do pós-venda foi bem feita. 

Confira também se os pagamentos entraram corretamente na conta da empresa e se seus clientes não tiveram dúvidas neste processo.

Todos esses pontos são essenciais para dar segurança ao cliente e fazer com que ele tenha vontade de consumir novamente em sua empresa.

A mesma atenção vale para o varejo físico. Peça feedbacks dos clientes para melhorar a experiência de compra, ofereça programas de fidelidade, agregue valor com cupons de desconto e o que mais for necessário para manter um pós-venda de excelência.

No caso da prestação de serviços, procure manter a comunicação com os clientes no pós-Black Friday, assegurando que suas necessidades sejam atendidas. Isso é indispensável para captar opiniões e sugestões de melhoria. 

Também vale a pena oferecer alguns benefícios adicionais, como consultas de acompanhamento ou descontos em serviços futuros, por exemplo.

Em todo caso, o pós-venda é uma oportunidade de construir relacionamentos sólidos e duradouros, o que pode resultar em mais vendas e recomendações.

Analise a satisfação dos clientes

Não é segredo para ninguém que a probabilidade de retorno de um cliente satisfeito é muito maior do que daquela pessoa que foi embora aborrecida. Portanto, sua empresa precisa ficar atenta à percepção de qualidade e a satisfação dos consumidores.

Isso também é um importante esforço de pós-venda que ajuda a construir confiança e estimular novas vendas. 

Para captar o nível de satisfação, você precisa ouvir quem confiou no seu negócio. Isso deve ser feito por meio de pesquisas simples, que podem ser feitas em papel ou no ambiente digital com a ajuda de ferramentas como Google Forms ou via chat, usando o WhatsApp.

Não importa como você vai estruturar essa pesquisa, o importante é fazê-la. Lembre-se que a satisfação do cliente é fator essencial para garantir compras recorrentes e indicações de novos clientes!

Foque na fidelização!

Além de oferecer uma experiência única ao cliente, através de um processo de vendas que encanta e que funciona de ponta a ponta, você pode apostar em outras estratégias para que o cliente retorne.

Uma boa alternativa é criar um programa de fidelidade. Trata-se de uma tática para oferecer benefícios exclusivos visando compras recorrentes.

Esse tipo de iniciativa pode ser construída com ações simples, como oferecer descontos para as próximas compras, facilidades de pagamento, frete grátis e promoções bem vantajosas (por exemplo: ao comprar pela segunda vez, o cliente paga 30% a menos no item de maior valor). 

Empresas que oferecem vantagens têm mais chances de aumentar a proximidade dos clientes com a marca, fator que incentiva a fidelização e é capaz de manter o interesse dos consumidores no período pós-Black Friday.

Confira as estatísticas da Black Friday e faça os ajustes necessários

Para aprofundar ainda mais a sua análise na pós-Black Friday, reúna dados importantes como:

  • Quantidade de vendas realizadas;
  • Forma de pagamento mais utilizada;
  • Quantos novos clientes sua empresa ganhou;
  • Quais foram os itens mais e menos vendidos;
  • Quantas trocas e/ou devoluções foram registradas.

Também é importante ficar de olho em duas métricas importantes:

CAC, ou Custo de Aquisição de Clientes

Essa métrica relaciona os investimentos que foram feitos – como salários, treinamento, investimento em propagandas e anúncios da internet – com a quantidade de novos clientes que sua empresa captou na Black Friday.

A fórmula para realizar esse cálculo é simples:

  • Valor dos investimentos para captação de clientes ÷ quantidade de novos clientes captados 

Quanto menor for o CAC, mais efetiva foram suas ações promocionais, uma vez que sua empresa gastou pouco para captar novos consumidores. 

ROI, ou Retorno Sobre o Investimento

Esse indicador aponta a porcentagem de retorno a cada real investido. A fórmula do ROI também é bem simples de calcular, veja abaixo:

  • Receita – custos / custos x 100

Se você obteve um ROI de 50%, isso quer dizer que, a cada um Real investido, você obteve R$ 0,50 de lucro.

E fica a dica: quem é cliente Conta Azul Pro tem acesso a todos esses dados com apenas alguns cliques e pode acompanhar as métricas em tempo real

Gostou? Clique aqui e saiba mais!

Faça um balanço dos erros e acertos

Se você faturou muito na Black Friday e atingiu suas expectativas, analise o porquê de tudo ter dado tão certo e o que vale a pena replicar em outras épocas do ano, como o Natal. 

Agora, se as suas vendas não foram como você esperava, é hora de analisar o que deve ser evitado ou ajustado, sem buscar culpados, mas sim oportunidades para melhoria.

Converse com toda a equipe, desde quem estava nos bastidores até quem estava na linha de frente, interagindo diretamente com os clientes. Isso é essencial para captar opiniões e construir seu diagnóstico.

Analisando esses pontos, você pode descobrir se perdeu vendas por não ter facilitado o pagamento com um link de pagamento ou por não oferecer determinado produto ou serviço, por exemplo. 

Avalie e identifique novas oportunidades

Nada é estático ou perfeito, muito menos o mercado. Por isso, fique sempre de olhos bem abertos para identificar novas oportunidades e também pontos de melhoria. Mesmo se você vendeu bem na Black Friday. Trata-se de um ciclo que deve ser repetido sempre, para aprimorar cada vez mais seus processos.

Reabasteça o estoque e faça uma queima dos itens que ficaram parados 

Caso o seu estoque tenha acabado devido às vendas da Black Friday, lembre-se que o fim do ano se aproxima. Então, não deixe para se organizar em cima da hora!

Muito antes da Black Friday, é importante que você já tenha contatado os seus fornecedores para garantir o estoque do final de ano. 

Quanto antes você começar a negociar com eles, maiores são as chances de conseguir descontos e melhores condições de pagamento. 

Por outro lado, se sobraram produtos, o pós-Black Friday pode ser voltado à queima de estoque. Inclusive, as redes sociais estão entre os melhores canais de venda para fazer isso. O motivo é que elas oferecem uma dinâmica de conversão mais ágil e segmentada. 

Por exemplo, nelas você pode comunicar as suas ofertas restantes com preços mais atrativos e por um tempo limitado. Isso gera urgência de compra entre os seguidores.

Aproveitando o imediatismo dessas redes, também é possível anunciar descontos progressivos. Isso estimula a rapidez das compras, já que as reduções de preços ficam maiores à medida que os estoques diminuem.

Outro ponto forte das redes sociais é a segmentação dos anúncios, que podem ser direcionados ao público mais interessado nos itens disponíveis em seu estoque.

Venda kits e combos 

Uma estratégia inteligente para aproveitar o pós-Black Friday e impulsionar as vendas no fim de ano é oferecer kits e combos. Isso envolve a criação de pacotes que reúnem produtos ou serviços complementares em uma única oferta.

Essa é uma forma de gerar mais valor agregado aos clientes. No setor de varejo, isso pode ser aplicado a produtos que têm alguma relação entre si, como meias e sapatos, por exemplo.

Já para os serviços, vale a pena fazer um combo “complementar”. Digamos que você tem um salão de beleza, que tal oferecer um preço especial para quem quiser fazer as unhas e cortar o cabelo? 

Esse modelo de oferta garante aumento do ticket médio, já que ele aproveita o desconto agregado para comprar não um, mas sim dois serviços.

Faça uma boa divulgação 

Pode até parecer óbvio, mas é essencial que as estratégias de divulgação de produtos, serviços e ofertas sejam bem planejadas para atingir o público-alvo adequado e causar um impacto significativo na pós-Black Friday. 

Portanto, analise os canais preferidos do seu público, entenda suas expectativas e preferências e invista em um marketing assertivo para esses consumidores.

Mesmo que você tenha as promoções mais atrativas e produtos ou serviços irresistíveis, negligenciar a divulgação pode significar uma perda significativa de potenciais compradores, que simplesmente não são informados sobre as oportunidades disponíveis. 

Assim como na própria Black Friday, investir em uma divulgação eficaz é crucial para maximizar o sucesso das vendas no pós-Black Friday.

Ofereça promoções exclusivas para clientes da Black Friday 

Outra ação eficaz para manter o interesse de compra no pós-Black Friday é recompensar os clientes que escolheram a sua empresa na sexta-feira mais aguardada do ano.

Ao oferecer ofertas exclusivas para a sua base de compradores da Black Friday, você cria proximidade, demonstra que se importa com eles e deseja incentivar a fidelização. Isso pode ser feito por meio de descontos especiais, brindes ou frete grátis, por exemplo.

Essa abordagem não apenas mantém os consumidores engajados. Ela também fortalece o relacionamento com eles, o que aumenta as chances de vendas contínuas.

Determine o tipo de oferta e calcule o desconto

Independentemente da data comercial, é essencial calcular os descontos que você irá oferecer. Afinal, por mais que as promoções devam ser atrativas para os consumidores, elas não podem impactar os lucros e colocar o equilíbrio de caixa da sua empresa em risco.

Portanto, faça o balanço do seu estoque, determine quais itens são mais pertinentes às suas metas de vendas e qual a precificação adequada. Junto disso, você também pode otimizar suas ofertas classificando-as nos seguintes tipos: 

Descontos criativos

Os descontos criativos vão além dos tradicionais percentuais de redução de preço. Eles incluem abordagens inovadoras, como “compre um, leve dois” ou “pague metade no segundo item”. Essa originalidade atrai a atenção dos clientes e estimula compras adicionais.

Descontos limitados

O excesso de promoções pode tornar suas ofertas banais no longo prazo. Ao limitar os descontos a prazos e quantidades restritas, você cria um senso de urgência nos consumidores, fator que torna suas ações mais atrativas e incentiva compras no curto prazo.

Descontos críveis

Descontos excessivamente baixos tornam sua oferta duvidosa e dão a impressão de que a empresa está desesperada para vender. Além disso, lembre-se que muito desconto pode quebrar sua margem de lucro e gerar prejuízos.

Por isso, cuide para não exagerar nas promoções, tanto para respeitar seu retorno financeiro quanto para não gerar desconfiança nos clientes.

Aproveite o Cyber Monday

A Cyber Monday é uma data que está ganhando cada vez mais notoriedade entre os empreendedores e consumidores. Trata-se de uma espécie de extensão da Black Friday, que ocorre na segunda-feira seguinte a ela.

Nela, as empresas continuam oferecendo descontos significativos no seu catálogo de produtos e serviços.

Na maioria das dicas anteriores, focamos no pós-Black Friday como uma ocasião importante para a lucratividade do final de ano inteiro. Contudo, também vale considerá-la de forma mais imediata. 

Na Cyber Monday, muitos clientes ainda estão ávidos por ofertas. Além disso, grande parte deles já pesquisaram por produtos e promoções, mas escolheram adiar as compras para segunda-feira.

Sendo assim, aproveite a data para oferecer descontos especiais em itens selecionados. Outra boa opção é estender as promoções da própria Black Friday. 

Assim, você atrai os consumidores que ainda estão à procura de ofertas ou que buscam descontos de última hora. Em todo caso, essa ocasião é perfeita para manter o ímpeto das vendas no pós-Black Friday.

Planeje as próximas ações de fim de ano

Tenha em mente que as ações de vendas voltadas ao final de ano são muito próximas da Black Friday. Isso significa que o ideal é planejar as estratégias para esses dois períodos ao mesmo tempo. 

Afinal, se você deixar para pensar no final de ano apenas depois da Black Friday, não terá tempo hábil para desenvolver as táticas para o Natal. 

Leve em consideração os números de novembro e dezembro dos anos anteriores e também o seu desempenho da Black Friday passada. Não se esqueça ainda que as ações devem ser planejadas com alguns meses de antecedência. 

A Conta Azul quer ser sua parceira na pós-Black Friday!

Com a ajuda da Conta Azul, fica mais simples para a sua empresa continuar vendendo bastante no pós-Black Friday!

Afinal, com o nosso ERP, em poucos cliques, é possível visualizar relatórios fáceis de entender para monitorar o fluxo de caixa, estoque, vendas e ainda emitir notas fiscais e enviar orçamentos personalizados. Tudo isso integrado ao financeiro e à contabilidade. 

Assim, você consegue garantir mais controle sobre as operações, ajustar as suas estratégias com base em dados reais, otimizar a gestão financeira e agilizar o processo de vendas. Tudo isso agrega mais eficiência e praticidade para impulsionar seus lucros. 

Como se não bastasse, com a solução de Cobranças da Conta Azul, você consegue acompanhar todos os seus recebimentos, seja via Pix Cobrança, cartão de crédito ou boleto, sem se perder no extrato bancário e ter que adivinhar quem pagou o que. 

Além disso, você também pode vender pela internet sem precisar de um site, bem como aceitar cartão de crédito e até parcelar em 12 vezes sem precisar de maquininha.

E, o melhor de tudo: a Conta Azul cabe no seu bolso. Com nossa versão mobile, o app CA de Bolso, você pode visualizar suas vendas, estoque e toda a parte financeira. Também é possível gerar propostas personalizadas de qualquer dispositivo móvel e enviá-las aos seus futuros clientes.

Agora que você já sabe que o pós-Black Friday é perfeito para maximizar o “boom” de vendas de novembro e dezembro, que tal otimizar ainda mais seus resultados com o melhor ERP do mercado? 


Clique aqui e entenda como a Conta Azul é uma parceira para impulsionar seus lucros no fim de ano.

Leia também