Link de pagamento: o que é e como usar na sua empresa

Sobre o que estamos falando?

  • Entenda o que é o link de pagamento e conheça as vantagens de usa-lo para vender mesmo sem uma maquininha de cartão;
  • Confira como o link de pagamento funciona na prática e aprenda a gerar um link (Receba fácil);
  • Veja como a Conta Azul pode facilitar suas vendas e automatizar a gestão financeira do seu negócio.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

Nos últimos anos surgiram diversas inovações para facilitar a vida dos empreendedores, principalmente com o diferencial de agilizar compras e negócios pela internet. E é sob essa perspectiva que ele surge como um grande facilitador no dia a dia dos empreendedores: sim, estamos falando sobre o link de pagamento.

E como isso funciona na prática e influencia nas formas de pagamento e recebimento do seu negócio? Continue a leitura e tire suas dúvidas a respeito dos seguintes tópicos:

  • O que é link de pagamento?
  • Vantagens de adotar na sua empresa
  • Como funciona o link de pagamento?
  • Receba fácil: como gerar link de pagamento
  • Integre seus recebimentos ao seu controle financeiro

contador-comercio-istockO que é link de pagamento?


O link de pagamento é uma nova forma de efetuar uma venda sem que o cliente precise ir à sua loja física ou fazer o processo de compras pelo seu site. O link de pagamento facilita a sua vida porque basta criar e enviar o link para o cliente, através das redes sociais ou por mensagem. É uma operação segura, simples e que resolve qualquer venda facilmente.

Essa é uma opção muito versátil e útil para qualquer tipo de empresa, visto que usa da tecnologia para facilitar a jornada de compra do cliente.

Vantagens de usar o link de pagamento

 

Todos os negócios podem usar


Utilizar o link de pagamento como estratégia de vendas é ideal para qualquer tipo de negócio, desde o microempreendedor que atende presencialmente, passando pelos empresários que vendem através das redes sociais, até empresas que já estão consolidadas no mercado e querem aumentar sua influência.

Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas indica que uma grande fatia da sociedade já prefere realizar suas compras virtualmente. A pesquisa aponta que 86% dos consumidores fizeram ao menos uma compra em lojas online em 2020 e desse total, cerca de 70% utilizam o celular para concluir o negócio.

Vale destacar que o ano passado foi marcado pelo início da pandemia, e isso levou muitas pessoas a manterem o distanciamento social. Fruto disso, as compras online cresceram radicalmente, conforme demonstra o estudo da CNDL.

Através dessa perspectiva, quanto mais prático e rápido for para vender e receber, melhor para o seu negócio. E é aí que o link de pagamento entra como um diferencial.

Mesmo que você faça vendas presenciais, ao disponibilizar uma forma de pagamento prática, online e que pode ser facilmente concluída pelo celular é uma comodidade que a sua empresa oferece para o público. 

Proporciona maior controle de fluxo de pagamentos

Pagar pelas compras com dinheiro em uma loja física até pouco tempo era bem comum, certo? Mas isso não é nem um pouco prático! Mesmo com um bom sistema de gerenciamento de vendas, é possível que surja confusão e erros na hora de fechar o caixa.

Portanto, usar o link de pagamentos passa a ser uma boa estratégia para que você consiga acompanhar de perto todas as vendas que fizer. Geralmente aparece uma notificação cada vez que  uma venda é feita e ainda é possível acessar informações mais detalhadas, como valor total, a forma de pagamento utilizada pelo cliente e o histórico da transação.

Assim, é muito mais fácil para que você tenha uma gestão financeira organizada, compreendendo melhor o fluxo de caixa e outros aspectos importantes para o funcionamento da companhia.

Pode ser utilizado como meio de pagamento para vendas online

Atualmente existem muitas formas de comprar um produto ou contratar um serviço, afinal,  o avanço da internet transformou diversas plataformas em possíveis lugares para vender,  como por exemplo as redes sociais, que surgiram com o intuito de conectar pessoas e permitem que o usuário realize compras diretamente na plataforma.

O link de pagamento pode ser usado em qualquer tipo de transição online, basta criar um link através da plataforma que você usa e enviá-lo para o cliente como preferir: pelo chat das redes sociais, WhatsApp ou mensagem.

Se você tem um e-commerce, já deve ter se deparado com situações nas quais o cliente coloca um produto no carrinho, mas, não fecha a compra. Uma forma de evitar isso é com o link de pagamento. Além disso, é importante levar em conta que não é só o desinteresse que pode levar o cliente a desistir da compra, fatores como lentidão ou erro da página também podem fazer com que o consumidor perca o interesse.

Sendo assim, quando um cliente abandona a compra na sua loja virtual, você pode recuperar essa transação através do envio de um link de pagamento.

É facilmente compartilhável


A partir do momento que você gera o link de pagamento, já pode compartilhar facilmente em qual canal que quiser, como WhatsApp, e-mail ou até através das redes sociais, conforme comentamos acima. E isso de maneira completamente segura, uma vez que cada cliente terá um link exclusivo criado por você. Isso permite que você tenha também um controle maior sobre as vendas que for receber.

Ao compartilhar o link com seu cliente, ele poderá acessar a página para efetuar a compra, inserindo os dados de pagamento. Além de transparência na dinâmica das compras, essa modalidade também dá agilidade para todos os envolvidos, visto que a venda pode cair instantaneamente e o cliente já pode se preparar para receber o que comprou.

entenda-a-importancia-de-um-controle-de-ponto-para-funcionarios-na-sua-empresa-destaque

Como funciona o link de pagamento?


Antes de tudo, para que você consiga criar um link de pagamento, é preciso usar alguma plataforma que ofereça meios de pagamentos eletrônicos, como a Conta Azul, por exemplo. Este link de pagamento leva seu cliente diretamente para uma página de pagamento, no qual ele poderá inserir os dados necessários para concluir a compra de fato.

Na plataforma de pagamentos, você preencherá um formulário com os valores e informações do produto, tudo muito prático e simples. O sistema gera um link automático, basta você copiar e compartilhar com o seu cliente. E fique tranquilo, o acesso é único para cada produto. Esse processo é diferente de uma loja online, que apresenta várias etapas para a conclusão da compra, o que pode levar o cliente a desistir de comprar.

Isso não quer dizer que vender com uma loja virtual é ruim, mas sejamos francos, quando você já tem um cliente "engatilhado", um link de pagamento pode ser muito mais eficaz para finalizar uma venda. Portanto, se você não trabalha com um e-commerce ou quer ter mais um recurso de vendas, vale a pena usar o link de pagamento.

Receba fácil: como gerar link de pagamento


Com o Receba Fácil da Conta Azul, você consegue receber pagamentos com cartão de crédito sem precisar da maquininha. Além disso, você pode realizar a venda em até 10x e recebe tudo antecipadamente e integrado ao seu ERP.

E isso tudo de forma online, sem a necessidade de contato físico, o que garante mais segurança e comodidade para suas vendas. Podemos destacar também que todas as vendas feitas com o Receba fácil link de pagamento são integradas automaticamente ao seu setor financeiro. Ou seja, é só gerar a venda, mandar o link, e receber na sua conta. Tudo transparente e fácil.

Como cobrar com o Receba Fácil Cartão de Crédito?

  1. O primeiro passo é credenciar a sua empresa para que seja viável o cadastro de vendas;

  2. Cadastre uma venda: insira as informações sobre a venda e ative lembretes de vencimento, caso queira;

  3. Escolha o meio de recebimento: nesta etapa você escolhe o meio de recebimento para a venda, selecione link de pagamento;

  4. Aceite todas as bandeiras: taxa competitiva a partir de 4,49% + R$0,39 na transação.

Integre vendas e controle financeiro e tenha mais autonomia 


Através do gerenciador financeiro da Conta Azul você mantém suas contas a receber organizadas e ainda diminui o risco de inadimplência de sua empresa. Nossos lembretes ajudam você a não se esquecer de cobrar pagamentos atrasados de clientes.

Você pode organizar relatórios de recebimento por data, categoria, cliente e centro de custo. É possível anexar arquivos de diferentes formatos a cada pendência, com integração da emissão de boleto bancário.

Utilize também o fluxo de caixa em tempo real para analisar os lançamentos financeiros de sua empresa e fazer projeções com a visão (e controle) mensal e diário, compatíveis com o regime de caixa e de competência. Você pode analisar lançamentos financeiros facilmente com o saldo do seu caixa e se livrar do antigo livro de caixa! 

Controle sua empresa de ponta a ponta  Gestão financeira, notas fiscais, boletos e relatórios. Tudo isso na Conta Azul Pro. Experimente grátis  Não precisa de cartão, nem de cadastros complexos

Além disso, tendo todas as informações atualizadas e concentradas na plataforma Conta Azul, é muito mais prático identificar quando sobra dinheiro na conta da sua empresa para investir. Os demonstrativos são atualizados automaticamente e ficam sempre acessíveis online, sendo mais seguros e precisos.

Ficou interessado? Clique aqui e veja como podemos ajudar a sua empresa a vender mais com o link de pagamento e muito mais!

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?