Gestão administrativa e financeira: o que falta para o sucesso de sua empresa

Gestão administrativa e financeira

Como você alia a gestão administrativa e financeira na sua empresa? Antes de se apressar na resposta, é válido refletir bastante. Afinal, não por acaso, é na desorganização e falta de controles que muitos negócios marcam encontro com a falência. Se quer alcançar a longevidade saudável, descubra neste artigo o que o separa do sucesso.

Tome decisões certas em sua empresa com os relatórios do ContaAzul, sistema de gestão completo

A importância da gestão administrativa e financeira

É verdade que uma correta gestão financeira empresarial é essencial para que a maioria das decisões administrativas sejam bem executadas. E isso é assim porque a realidade do caixa diz muito sobre o próprio momento empresa. Mas ainda que trabalhem lado a lado, há algumas diferenças sutis nos conceitos.

A gestão administrativa pode ser resumida na palavra organização, já que essa é a base de todos os processos gerenciais em uma empresa. Está relacionada, por exemplo, a decisões de gestão de pessoas (recursos humanos), comercial (vendas), operacional (produção e venda de mercadorias ou execução de serviços) e fiscal e tributária (impostos e obrigações acessórias).

A construção de um planejamento estratégico, a definição por um determinado regime tributário ou o estabelecimento de uma nova política de atendimento ao cliente são ações de gestão administrativa, mas que não estão desvinculadas do caixa.

Não se pode esquecer que a gestão financeira é quem faz a roda girar, viabilizando as estratégias e, dessa forma, estando diretamente relacionada a todas as áreas da empresa. Seu papel principal é o de controle, sendo essa a chave para assegurar o crescimento sustentável do negócio. Ela permite ao gestor definir o que, quando e como fazer.

Um bom exemplo sempre ajuda: diante da necessidade de divulgação, será o seu orçamento que irá definir qual ação realizar, em que momento, de que forma e com que abrangência. Fica fácil entender que, seja qual for a tática gerencial, é grande a chance de ela depender do dinheiro para ser bem-sucedida.

Ao conhecer um pouco melhor os dois conceitos, torna-se claro que o sucesso da sua empresa está relacionado a uma boa gestão financeira e administrativa, que são complementares. Afinal, se é verdade que a lucratividade do negócio atesta o seu desempenho, também é preciso compreender que ações mal planejadas no âmbito gerencial resultam em prejuízos no caixa.

Melhores práticas de gestão financeira e administrativa

Agora que está mais clara a importância da gestão financeira e administrativa, podemos detalhar as melhores práticas, das quais seu negócio não pode abdicar se persegue o sucesso e a longevidade.

1. Cada conta em seu lugar

Você pode abrir seu próprio negócio, mas só começa a se tornar um empreendedor de verdade ao separar as suas contas do caixa da empresa. É fácil de entender: quem mistura as finanças pessoais e empresariais perde o controle financeiro facilmente e a falência é uma das consequências possíveis.

Além de não pagar por gastos pessoais com recursos do negócio, é saudável definir um pró-labore - valor fixo mensal que funciona como um salário para o dono da empresa.

2. Nada acontece sem planejamento

Tirar uma empresa do papel exige planejar. Gerenciá-la no dia a dia, também. Para traçar metas futuras, acontece da mesma forma. O que precisa ficar claro é que não há sucesso no negócio sem planejamento. E ele precisa ser permanente, propondo, executando, analisando e corrigindo estratégias.

É válido lembrar ainda que essa necessidade aparece seja qual for o cenário em que a empresa se encontra. Se há sobra no caixa, por exemplo, é planejando que se fará o melhor investimento com tal recurso. Já se o saldo está no vermelho, o planejamento é a chave para encontrar soluções e reverter o quadro. Um empreendedor que se preze precisa pensar no negócio como rotina.

3. Ferramentas qualificam o controle

Quando se fala em controle financeiro, há algumas ferramentas básicas que toda empresa precisa ter, seja qual for o seu porte. O fluxo de caixa, por exemplo, revela a realidade do negócio e ainda projeta o seu desempenho futuro a partir do registro de todas as receitas e despesas. É indispensável que o gestor se dedique a ele diariamente.

Em um prazo um pouco maior - a cada três ou seis meses, por exemplo -, é importante realizar o balanço patrimonial, que analisa ativos (dinheiro em caixa, recebimentos e bens) e passivos (contas a pagar dívidas e salários).

Outro instrumento complementar ao fluxo de caixa é a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), relatório contábil que compara o que foi projetado no orçamento com as receitas e as despesas efetivamente realizadas.

Também é válido recorrer à conciliação bancária, uma ferramenta de gestão que compara o saldo interno do caixa, suas entradas e saídas, com a movimentação bancária, permitindo identificar a tempo possíveis divergências

4. A organização aparece nos resultados. A desorganização, mais ainda

Na realidade de muitas das micro e pequenas empresas, tudo (ou quase tudo) cai no colo do dono. São muitas tarefas simultâneas para poucas mãos. Como dar conta de tudo? Uma boa prática é estabelecer um calendário de rotinas semanais, pois isso eleva a produtividade. Outro movimento interessante é definir prioridades, ou seja, aquilo que precisa ser realizado primeiro.

É importante que o gestor entenda que, enquanto a organização pode gerar economia de tempo e de dinheiro na empresa, a falta dela torna os processos mais suscetíveis a erros. Imagine deixar de pagar uma conta, não registrar uma venda, perder a cópia de um contrato ou esquecer produtos no estoque porque a bagunça tomou conta da empresa?

5. Sistema de gestão automatiza tarefas por você

Já falamos aqui, mas não custa repetir: você precisa de organização e controle para realizar uma correta gestão administrativa e financeira. Se ainda está dando os seus primeiros passos nessa direção, recorrer a planilhas pode ser bastante útil. São modelos prontos para realizar e acompanhar muitas das obrigações das empresas.

Mas conforme a empresa evolui, você vai precisar de métodos mais profissionais. É o caso de um sistema de gestão online, que apresenta soluções mais completas, seguras e confiáveis que qualquer planilha, reunindo o melhor das ferramentas e resultando em uma importante economia de tempo, além de poder ser acessado por qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à internet.

Um software com armazenamento na nuvem integra processos entre as diferentes áreas da empresa, organiza as contas a pagar e a receber, faz o fluxo de caixa e a conciliação bancária, entre outras funções que permitem ao gestor ter dias mais produtivos e de dedicação total ao que interessa, que é o futuro do negócio.

Dedique-se à gestão

Abordamos ao longo deste artigo a importância da gestão administrativa e financeira para o sucesso do seu negócio e elencamos as melhores práticas que podem ajudá-lo a crescer como empresa. Tenha a certeza de que a longevidade do seu projeto depende muito das práticas que adota à frente dele. Usando as ferramentas certas e dedicando-se aos meios de controle, é possível reduzir despesas, gastar com inteligência e elevar o faturamento. Só depende de você.

Modelo de DRE  Use o modelo para fazer a demonstração do resultado do exercício do seu  negócio durante o ano Baixar a planilha agora

Como a sua empresa tem cuidado da gestão administrativa e financeira? Comente!

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>