Como um ERP pode te ajudar na Black Friday?

Sobre o que estamos falando?

  • Na Black Friday, todos os processos da empresa que já acontecem ao mesmo tempo, como vendas e saídas do estoque, ficam bem mais acelerados, devido ao alto número de vendas. E, para acompanhar todos eles, uma boa alternativa é contar com um sistema ERP;
  • Com esse tipo de sistema, todas as informações dos setores mais importantes da empresa, como o financeiro, a contabilidade, o estoque, as vendas ficam concentradas em um único lugar;
  • A Conta Azul é o ERP desenvolvido para micro e pequenas empresas, ideal para quem está começando agora e também pode ser integrado com o Receba Fácil, outra solução que permite vender online sem precisar de maquininha de cartão de crédito ou site.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

A Black Friday é o momento perfeito para vender mais!

Afinal, não é à toa que a data é a segunda mais importante do comércio brasileiro, depois do Natal. Mas, para aproveitar bem a Black Friday, a sua empresa deve estar preparada para receber um grande volume de clientes.

Para não perder vendas e acompanhar de perto cada processo do negócio, das vendas à contabilidade, ter um sistema ERP é fundamental.

Quer saber mais sobre ERP e como este recurso pode ajudar você a faturar mais não somente na Black Friday e sim, no ano inteiro? Continue a leitura!

O que é e por que usar um ERP na Black Friday? 

Em uma empresa, várias coisas acontecem ao mesmo tempo: atendimento ao cliente, vendas, pagamento de contas, saídas de estoque, recebimentos, etc. Durante uma Black Friday, todos esses processos continuam acontecendo ao mesmo tempo, mas em um volume muito maior do que num dia comum do negócio. 

E, quando uma empresa não está preparada e organizada para uma demanda mais alta, os resultados principais são muito estresse, perda de vendas, clientes e colaboradores insatisfeitos. A solução para evitar isso tudo pode ser contratar um ERP, que é a sigla para “Enterprise Resource Planning” ou “Planejamento de Recursos Empresariais” em tradução livre.

O ERP é um tipo de sistema que centraliza e integra os dados dos setores mais importantes de uma empresa. Assim, em um mesmo lugar, você pode visualizar, por exemplo:

  • Quantos produtos do tipo X foram vendidos ou a quantidade de procedimentos Y realizados dentro de um espaço de tempo;
  • As demais entradas da empresa, como os recebimentos e as saídas, sejam elas despesas ou vendas;
  • A quantidade de notas fiscais emitidas;
  • Como está a situação do seu estoque, dentre outros dados importantes. 

De forma simplificada, um ERP ajuda os donos de negócio a gerenciar todos os setores de uma empresa em um ambiente muito mais organizado e, o mais importante, digital, sem caderninhos, papéis avulsos ou planilhas imensas. 

Afinal, gerenciar uma empresa mais organizada é uma das prioridades da maioria dos donos de negócio. 

Uma pesquisa divulgada pelo Portal ERP, feita com quase 4 mil empresas em todo país, mostrou que 56,08% dos entrevistados afirmaram optar por um software ERP justamente para melhorar a gestão da empresa.

ERP Black Friday

Como um ERP te ajuda na Black Friday?

Veja agora, na prática, como o ERP pode deixar a sua empresa muito mais organizada durante a Black Friday. 

Atualização de estoque

Já aconteceu na sua empresa de um produto ser vendido sem estoque? Ou então, você descobriu que um item está perto de acabar sem ter tempo hábil de entrar em contato com os fornecedores?

Usando um ERP na Black Friday, é possível saber em tempo real a situação do estoque e  evitar surpresas desagradáveis, tanto para sua empresa quanto para os clientes.

Acompanhamento o fluxo de caixa e as vendas em tempo real

Você saberia dizer agora quais são as saídas da sua empresa previstas para hoje ou quantas vendas foram realizadas na semana passada?

Através do ERP, você consegue acompanhar tudo que entra e tudo que sai da sua empresa, em tempo real, incluindo as vendas.

Com isso, na Black Friday, é possível tomar decisões de forma mais rápida, como ajustar uma oferta que não está fazendo tanto sucesso ou negociar pagamentos que estavam previstos para uma data. 

Centralização de todas as áreas da sua empresa

Nas micro e pequenas empresas, o dono do negócio é responsável por executar e acompanhar as atividades mais importantes. Porém, é impossível estar em dois lugares ao mesmo tempo, concorda?

Com um ERP online, como a Conta Azul, você pode monitorar todos os setores da sua setores de onde estiver, com base em dados reais e atualizados. 

Ajuda a formular descontos

Na Black Friday, suas ofertas precisam ser atrativas, contudo, fazer promoções não significa apenas baixar os preços: é preciso analisar a margem de lucro, para não ter prejuízos. 

Nesse contexto, o ERP é fundamental, já que você consegue visualizar por quanto um item foi adquirido e o como estão suas vendas. Assim, é possível definir também o que realmente vale a pena entrar em oferta.  

Melhora o controle financeiro da empresa

Se já é um desafio acompanhar as entradas e saídas na rotina da empresa, imagine na Black Friday, com tantas transações acontecendo ao mesmo tempo. Mas, com um ERP, é possível monitorar o financeiro da empresa, das vendas à folha de pagamento. 

Isso, para quem trabalha com cobranças recorrentes é bastante positivo, já que elas podem ser feitas de forma automática por meio do sistema. 

O ERP da Conta Azul, além de ajudar no controle financeiro, também simplifica os seus recebimentos, sejam elas via Pix Cobrança, boleto ou cartão de crédito, com o Receba Fácil.  Clique aqui para saber mais!

ERP Black Friday

Fácil acesso a dados estratégicos

É claro que a intuição de um dono de negócio é importante e, em algumas situações, o que o empreendedor acha confere com o que realmente acontece na empresa. Em outras, não. 

Um exemplo muito comum é manter produtos ou serviços que, aparentemente, trazem retorno para a empresa, quando na verdade eles representam custos. 

Com um ERP, o dono do negócio tem acesso a dados reais e importantes, podendo tomar decisões considerando o que realmente está acontecendo na empresa. 

Auxilia na definição de ações de promocionais

Acompanhando os dados da empresa por um ERP, você consegue saber:

  • Os itens ou serviços mais vendidos;
  • Quais são os seus clientes mais fiéis, o que eles compram e qual a forma de pagamento mais utilizada; 
  • Informações importantes  sobre o perfil dos seus clientes, como idade, profissão, endereço, etc. 

Com isso, você consegue direcionar melhor as suas promoções e desenvolver as ações de marketing com base nos dados e não somente na observação. 

Emissão de notas fiscais sem complicação

Alguns sistemas ERP, como a Conta Azul, permitem a emissão de notas fiscais  de produto, serviço e consumidor, de forma simples e automática pela plataforma.

Além disso, também é possível enviar a nota via e-mail para o cliente, o que ajuda a agilizar o atendimento, reduzir as filas e o consumo de papel.

Quer saber mais como funciona a emissão de notas fiscais pela Conta Azul? Clique aqui!

Quais são as vantagens de um sistema ERP na Black Friday? 

É tão importante mesmo ter um ERP na Black Friday?

Sim!

Afinal, com ele é possível:

  • Reduzir os custos com equipe, devido à boa parte do processo ser automatizado; 
  • Ter todos os dados da empresa centralizados em um único local; 
  • Detectar e resolver os problemas de forma mais rápida, como a falta de um produto;
  • Agilizar o processo de vendas, a começar pelo envio de nota fiscal por e-mail;
  • Acompanhar de perto o financeiro e fazer a conciliação bancária e fiscal de forma simples;
  • Aumentar as vendas e ter clientes mais satisfeitos, com promoções que atendem suas expectativas, já foram desenvolvidas com base em dados reais do ERP.

Principais áreas em que o ERP fortalece seu negócio 

 

Estoque

  • cadastro de produtos;
  • monitoramento do giro;
  • abastecimento em tempo hábil;
  • poder desenvolver um bom planejamento;
  • negociação de prazos e condições de pagamento melhores com fornecedores

Vendas

  • acompanhamento do comportamento do consumidor;
  • identificar os itens mais e menos vendidos;
  • saber quais foram as formas de pagamento utilizadas.

SAC 

  • poder encontrar informações e identificar onde aconteceu um problema com muito mais agilidade. 

Logística

  • monitoramento de todo o processo de logística, da entrada de produtos e matérias-primas até a entrega.

Financeiro e contabilidade

  • informações sobre os recebimentos, folha de pagamento, despesas, conciliação bancária, fiscal, fluxo de caixa e cobranças centralizadas em único local.  

 

O ERP da Conta Azul quer ser seu aliado na Black Friday - e no ano todo!

Com o ERP da Conta Azul, que é totalmente online e seguro, em apenas um clique você tem acesso a todos os dados importantes da sua empresa. E, o melhor de tudo: cabe no seu bolso!

Afinal, a Conta Azul também foi desenvolvida para micro e pequenas empresas e é ideal para quem está começando agora. 

Além de tudo isso, também é possível integrar o ERP com outra solução da Conta Azul, o Receba Fácil, que simplifica e centraliza os recebimentos das suas vendas em único lugar. Assim, é possível identificar de forma simples quem realizou cada pagamento. 

Outra vantagem do ERP da Conta Azul é enviar lembretes com as datas dos vencimentos das cobranças de cada cliente, o que aumenta bastante as chances de receber em dia.

Que tal conhecer de perto todas as vantagens da Conta Azul? Clique aqui para experimentar grátis!

Nova call to action

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?