Black Friday

Como um ERP pode ajudar a alavancar sua Black Friday?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 13 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Na Black Friday, para acompanhar os processos da empresa, que ficam bem mais acelerados devido ao grande número de vendas, uma boa alternativa é contar com um sistema ERP;
  • Com esse tipo de software, todas as informações de setores importantes da empresa, como financeiro, estoque e vendas, ficam concentradas em um único lugar;
  • Entenda como um ERP online otimiza e automatiza vários processos e ajuda sua empresa a faturar mais na Black Friday e durante o ano inteiro.

Experimente grátis a Conta Azul!

Como um ERP pode ajudar a alavancar a Black Friday? Se você já se fez essa pergunta, provavelmente sabe que essa tecnologia é uma das principais aliadas dos empreendedores devido ao seu poder de simplificar, integrar e otimizar inúmeras demandas de um negócio.

Isso ficou claro em uma pesquisa divulgada pelo Portal ERP, feita com quase 4 mil empresas em todo país. O estudo apontou que 56,08% dos entrevistados utilizam esse tipo de sistema para melhorar a gestão da empresa, seja em datas estratégicas ou não.

Durante a Black Friday, o ERP se torna um recurso ainda mais importante, afinal, ele oferece recursos para manter a gestão sob controle mesmo quando a quantidade de vendas cresce exponencialmente (o que também implica em um aumento também no volume de trabalho). 

Com tanta coisa a ser feita em pouco tempo, nada melhor do que contar com a tecnologia para auxiliar você e sua equipe, concorda?

Portanto, neste post nós vamos te explicar melhor como um ERP pode ajudar a alavancar a Black Friday e tornar seus processos mais assertivos, ágeis e organizados. 

Mulher toma café e olha seu tablet sentada ao lado de caixas de papelão e um computador

Como um ERP pode ajudar a alavancar a Black Friday?

Em uma empresa, várias coisas acontecem ao mesmo tempo: atendimento ao cliente, vendas, pagamento de contas, saídas de estoque, recebimentos etc. 

Durante uma Black Friday, todos esses processos continuam ocorrendo simultaneamente, mas em um volume muito maior do que em um dia comum. E quando a empresa não se prepara para o aumento de demanda, os resultados são estresse, perda de vendas, clientes insatisfeitos e colaboradores exaustos e confusos. 

É justamente ao evitar esses problemas que uma ferramenta como um ERP pode ajudar a alavancar a Black Friday. Sua missão é bastante clara: organizar, simplificar e automatizar tarefas, ao mesmo tempo em que simplifica a gestão do negócio como um todo.

Para que você entenda com profundidade por que um ERP faz a diferença, veja a seguir os principais benefícios oferecidos por esse tipo de tecnologia.  

Acompanhamento do fluxo de caixa e das vendas em tempo real

Você saberia dizer agora quais são as saídas da sua empresa previstas para hoje ou quantas vendas foram realizadas na semana passada?

Por meio do ERP, você consegue acompanhar tudo que entra e tudo que sai da sua empresa, em tempo real, incluindo as vendas online e offline.

Com isso, na Black Friday, é possível tomar decisões de forma mais rápida, como ajustar uma oferta que não está fazendo tanto sucesso ou negociar pagamentos que estavam previstos para uma data. 

Centralização dos dados em um só lugar

O sistema ERP centraliza as informações do seu negócio no mesmo lugar. Ou seja, ele integra todos os dados de áreas como estoque, finanças e vendas em uma única base de dados. 

Isso proporciona mais organização e facilita a tomada de decisão. Afinal, com todas as informações unificadas, você consegue fazer sua empresa operar com eficiência, evitar erros e analisar cada processo com rapidez.


Se você está montando um plano de ação para a Black Friday, tenha em mente que o ERP torna tudo mais simples. 

A centralização de dados acaba com o vai e vem de planilhas e documentos, o que resulta em menos tempo gasto com burocracia e mais agenda disponível para se dedicar a outras tarefas estratégicas para a data, como atender clientes, despachar encomendas ou dar uma força no caixa.

Integração de todas as áreas da sua empresa

Não basta centralizar informações em um único lugar se os dados não conversam entre si, concorda? De que adianta ter uma única interface para gerenciar vendas e estoque se a cada saída de produto não ocorre uma baixa na estocagem?

Integração entre as áreas é algo desejado em todas as empresas, ainda mais em relação aos dados financeiros, que transitam entre setores como venda, contas a receber e contabilidade.

Um ERP de qualidade é capaz de integrar todas as áreas correlatas (como venda e estoque, comercial e contabilidade etc) e deixar a transmissão de dados muito mais simples. Ainda mais quando o sistema oferece recursos de automatização. 

Controle de estoque

Já aconteceu na sua empresa de um produto ser vendido sem estoque? Ou então, você descobriu que um item está perto de acabar sem ter tempo hábil para entrar em contato com os fornecedores?

Usando um ERP na Black Friday, é possível saber em tempo real a situação do estoque e  evitar surpresas desagradáveis, tanto para sua empresa quanto para os clientes.

Definição de ações promocionais e descontos

Quando tratamos sobre como um ERP pode ajudar a alavancar a Black Friday, não podemos deixar de lado os descontos e promoções de vendas.

Para ser competitivo nesta data, suas ofertas precisam ser atrativas. Contudo, fazer promoções não significa apenas baixar os preços. É preciso analisar a margem de lucro, para não ter prejuízos. 

Nesse contexto, o ERP é fundamental. Ele permite visualizar por quanto um item foi adquirido e o como estão suas vendas. Assim, é possível definir também o que realmente vale a pena entrar em oferta.  

A mesma lógica se aplica às ações promocionais. Acompanhando os dados da empresa por um ERP, você consegue saber:

  • Os itens ou serviços mais vendidos;
  • Quais são os seus clientes mais fiéis, o que eles compram e qual a forma de pagamento mais utilizada; 
  • Informações importantes  sobre o perfil dos seus clientes, como idade, profissão, endereço etc. 

Com isso, você consegue direcionar melhor as suas promoções e desenvolver as ações de marketing com base nos dados e não somente na observação. 

Melhora no controle financeiro da empresa

Se já é um desafio acompanhar as entradas e saídas na rotina da empresa, imagine na Black Friday, com tantas transações acontecendo ao mesmo tempo. Com um ERP, é possível monitorar o controle financeiro da empresa, das vendas à cobrança e recebimento. 

Isso, para quem trabalha com cobranças recorrentes é bastante positivo, já que elas podem ser feitas de forma automática por meio do sistema. 

Facilita o acesso a dados estratégicos

É claro que a intuição de um dono de negócio é importante. Em algumas situações, o que o empreendedor acha confere com o que realmente acontece na empresa. Em outras, não. 

Um exemplo muito comum é manter produtos ou serviços que, aparentemente, trazem retorno para a empresa, quando na verdade eles representam custos. 

Se você está se perguntando como um ERP pode ajudar a alavancar a Black Friday nesse contexto, é porque ele garante acesso a dados reais e importantes. Ou seja, você tem a oportunidade de trocar sua intuição por estatísticas confiáveis.

Isso beneficia muito a tomada de decisão, ao torná-la mais precisa e alinhada às necessidades do negócio ou de seus clientes. 

Emissão de notas fiscais sem complicação

Alguns sistemas ERP permitem a emissão de notas fiscais de produto, de serviço e de consumidor, de forma simples e automática pela plataforma.

Além disso, também é possível enviar a nota via e-mail para o cliente, o que ajuda a agilizar o atendimento e reduzir as filas e o consumo de papel.

Automatização de tarefas e economia de tempo

A automatização de tarefas certamente é um dos principais atrativos de um ERP e faz toda a diferença para alavancar resultados e simplificar processos durante a Black Friday.

Ao automatizar fluxos de trabalho, integrar processos e gerenciá-los em tempo real, o sistema economiza o tempo que o empreendedor gastaria fazendo as mesmas tarefas manualmente. 

Por meio de seu algoritmo, um ERP é capaz de realizar cálculos e processos em questão de segundos e, ao mesmo tempo, elimina erros nessas demandas e facilita a correção de gargalos da operação.

Ou seja, há mais disponibilidade e assertividade para você se concentrar na organização, nas estratégias e na melhoria da experiência do cliente para aumentar as vendas.

mulher branca e mulher preta sorridentes enquanto dão às mãos. ao fundo, um cabideiro com diversas roupas

Quais são as vantagens de um sistema ERP na Black Friday? 

Com os pontos destacados acima, você já sabe como um ERP pode ajudar a alavancar a Black Friday. Contudo, vale a pena reforçar os benefícios que sua empresa garante com essa tecnologia. 

Entre os principais motivos para implementar um sistema de gestão integrada, destacam-se:

  • Reduzir os custos com equipe, devido à boa parte do processo ser automatizado; 
  • Ter todos os dados da empresa centralizados em um único local; 
  • Detectar e resolver os problemas de forma mais rápida, como a falta de um produto;
  • Agilizar o processo de vendas, a começar pelo envio de nota fiscal por e-mail;
  • Ampliar o custo-benefício, garantindo excelentes retornos em termos de resultados, economia de tempo e otimização;
  • Vender mais, já que a melhoria nos controles financeiro, de vendas e estoque permite ao gestor foco em outros aspectos, como otimizar os processos e focar na captação e conversão de clientes;
  • Monitorar o fluxo de caixa, simplificar o controle de estoque, otimizar o  controle de vendas e ter acesso a todas as ferramentas necessárias para aprimorar sua gestão;
  • Integrar uma solução completa de pagamentos, para não perder nenhuma venda e facilitar seus recebimentos;
  • Acompanhar de perto o financeiro e fazer a conciliação bancária de forma simples;
  • Aumentar as vendas e ter clientes mais satisfeitos, com promoções que atendem suas expectativas, já que foram desenvolvidas com base em dados reais do ERP.

Principais áreas em que o ERP fortalece seu negócio 

Conforme já destacamos, uma das grandes vantagens do ERP é otimizar e automatizar processos de vários setores – inclusive, mantendo-os integrados. Veja quais são os benefícios específicos para cada área da sua empresa:

  • SAC
    • Encontrar informações e identificar onde aconteceu um problema com muito mais agilidade. 
  • Financeiro e contabilidade
    • Informações sobre os recebimentos, despesas, conciliação bancária, fluxo de caixa e cobranças centralizadas em único local.  
  • Vendas
    • Acompanhamento do comportamento do consumidor;
    • Identificar os itens mais e menos vendidos;
    • Saber quais foram as formas de pagamento utilizadas.
  • Estoque
    • Cadastro de produtos;
    • Monitoramento do giro;
    • Abastecimento em tempo hábil;
    • Poder desenvolver um bom planejamento;
    • Negociação de prazos e condições de pagamento melhores com fornecedores.

Com o aumento do volume de vendas na Black Friday, é importante contar com uma ferramenta que ajude sua empresa a não perder o controle de setores importantes como vendas, estoque e financeiro. E um sistema ERP é a plataforma ideal para isso.

Como escolher o ERP adequado para a sua empresa? 

Ciente sobre como um ERP pode ajudar a alavancar a Black Friday, você deve estar se perguntando qual é a melhor forma para escolher um sistema capaz de atender às suas necessidades. 

Para isso, procure considerar os seguintes critérios:

Verifique se ele tem as funcionalidades que seu negócio precisa

Avalie as funcionalidades do ERP e se elas se enquadram naquilo que seu negócio precisa. Certifique-se de que ele oferece os módulos necessários para gerenciar as áreas que você pretende otimizar, como estoque, finanças e vendas, por exemplo. 

Procure um sistema de fácil implantação 

Escolha um sistema de fácil implantação. Isso minimiza o tempo de adaptação e garante que as melhorias ocorram rapidamente. Também veja se o fornecedor oferece suporte para facilitar a adequação do ERP e dar apoio necessário diante de eventuais dificuldades.

Analise o custo-benefício

Analise o custo-benefício do ERP. Considere não apenas o preço inicial, mas também a qualidade das funcionalidades. Ou seja, certifique-se de que o investimento esteja alinhado com os benefícios que o sistema traz para o seu negócio.

Pesquise sobre a segurança e escalabilidade do sistema

A segurança dos dados é fundamental. Portanto, tenha certeza que o ERP fornece recursos robustos de proteção para as informações da sua empresa. 

Além disso, avalie se o sistema é escalável, ou seja, se consegue acompanhar o crescimento das operações sem perder qualidade.

Compare soluções antes de escolher um ERP

Sabendo como um ERP pode ajudar a alavancar a Black Friday, não se limite à primeira opção que encontrar. 

Compare as soluções disponíveis no mercado para identificar aquela que melhor se encaixa nas demandas do seu negócio (e no seu orçamento também).

Acompanhe os resultados

Depois da implementação, acompanhe de perto os resultados. Verifique se o ERP está cumprindo suas expectativas e gerando melhorias em termos de eficiência, produtividade, lucratividade e aumento de vendas. Esteja disposto a fazer ajustes, se necessário.

Como você pôde ver, a Black Friday representa uma oportunidade única para impulsionar as vendas. E contar com um ERP adequado pode ser a chave para aproveitar ao máximo esse período repleto de oportunidades. 

Com funcionalidades completas e integradas, esse tipo de software garante mais organização, eficiência e precisão na gestão de estoque, preços e vendas. 

Um sistema de gestão integrada tem o poder de aprimorar os fluxos de informação e os processos, o que ajuda a elevar a maturidade da gestão do seu negócio, sem te dar mais trabalho manual para fazer.

Com isso, sua atenção pode se voltar para demandas mais estratégicas e que fazem a diferença para os clientes, que são os verdadeiros protagonistas dessa Black Friday. 


Que tal utilizar a melhor solução do mercado? Clique aqui e descubra todos os motivos para usar a Conta Azul Pro para transformar a rotina de gestão da sua empresa e deixar tudo pronto para a sexta-feira mais importante do ano!

Leia também