6 motivos para implementar gamificação em vendas

Sobre o que estamos falando?

  • A gamificação de vendas é uma estratégia que aplica técnicas utilizadas em jogos, buscando aumentar o engajamento dos vendedores e alavancar, de forma natural, os lucros;
  • Saiba mais sobre a gamificação de vendas, como implementar essa estratégia no seu negócio e quais suas vantagens no aumento de receita;
  • A Conta Azul ajuda você, empreendedor, a simplificar a gestão da sua empresa, através de uma plataforma integrada que cabe no bolso. Assim sobra mais tempo para você investir em estratégias para aumentar o número de vendas!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Quem não se lembra de pelo menos alguns  jogos da infância? Eles são ótimas formas de  entretenimento, além de estimular o lado lógico e lúdico, independentemente de gênero e faixa etária. 

E a novidade é que podemos trazer essa técnica para os negócios!

Já ouviu falar de “gaming”, ou gamificação em vendas? Esse conceito é aplicado na área comercial, buscando motivar os colaboradores e, consequentemente, aumentar a competitividade nas vendas.

Então, se você quer saber mais sobre gamificação, como ela pode beneficiar o seu negócio e quais os passos para implementá-la, acompanhe o texto a seguir.

motivos-para-implementar-gamificacao-em-vendas

6 motivos para implementar gamificação em vendas

 

Se você ainda não ouviu falar de gamificação em vendas, chegou a hora de conhecer a estratégia que as grandes empresas estão aplicando em suas equipes para vender mais e melhor

Um estudo realizado pela P&S Market Research mostrou que em 2014, a gamificação já movimentava US $960 milhões. E a expectativa é que ultrapasse os US $22 bilhões até 2022.

“Mas o que significa esse conceito?”

Definindo de forma ampla, trata-se da aplicação de dinâmicas de jogos em contextos corporativos, com o objetivo de deixar o ambiente de trabalho mais dinâmico e incentivar o colaborador a dar o melhor de si em suas tarefas. 

Essa estratégia pode ser utilizada para treinamento ou mesmo como uma maneira de manter a equipe mais focada em troca de uma “premiação” — que pode ser uma bonificação, uma viagem ou somente o prazer de ganhar. 

Para te convencer de que a sua empresa precisa aplicar a gamificação no setor de vendas, separamos 7 motivos. Confira cada detalhe!   

  1. Torna o dia a dia mais divertido

A rotina no setor de vendas não é fácil. Isso porque ele é responsável por aumentar a receita do negócio de forma direta, além de transmitir a imagem que a empresa quer passar para o público, o que demanda um comprometimento gigante. 

O segredo do sucesso está no equilíbrio: conciliar as responsabilidades com momentos de descontração. E uma boa forma de quebrar a rotina é com a gamificação. Afinal, aplicar uma dose de competição saudável deixa o dia a dia mais leve e divertido. 

Com essa atitude é possível aumentar o relacionamento entre os colaboradores, bem como incentivar a criatividade, intensificando as metas de produtividade — ações que são muito importantes no setor de vendas. 

   2. Incentiva a colaboração entre equipes

 

Trabalhar com vendas é muito desafiador, principalmente por conta das metas que os profissionais precisam bater semanalmente e mensalmente. Assim, alguns colaboradores podem se sentir desconectados com seus colegas, o que pode ser prejudicial em uma visão geral. 

Com as técnicas de gamificação, é possível estimular sua equipe a desenvolver mais o espírito de equipe. Assim, todos tendem a ganhar, pois o ditado “duas mentes pensam melhor do que uma” é real e na hora de solucionar problemas, ou mesmo no momento de aplicar técnicas de inovação, uma ideia pode complementar a outra e assim por diante. 

   3. Promove um ambiente de trabalho leve


No mundo dos negócios, existem diversos fatores que auxiliam no seu sucesso e aumento das vendas. Um ambiente de trabalho leve e acolhedor com certeza está no topo dos aspectos que impactam na produtividade dos colaboradores. 

Se você parar para pensar, com certeza vai se lembrar de lugares que te deixam mais bem humorado e com vontade de ser produtivo. O mesmo acontece ao contrário: lembre-se dos momentos que discutiu com algum familiar em casa. A tendência é sair para tomar um ar, não é mesmo?

No meio corporativo não é diferente. Por isso, inserir traços divertidos como a gamificação nas tarefas pode aumentar o engajamento, melhorar o rendimento e motivar a equipe de vendas de verdade! 

   4. Encoraja a competição saudável


Os vendedores são naturalmente competitivos. Eles estão sempre prontos para desafios, melhorar as metas de produtividade e superar os seus limites cada vez mais.

Entretanto, todos sabem que existem pessoas que são competitivas de forma negativa, o que pode ser prejudicial para a equipe e deixar o clima de trabalho pesado. 

Assim, a gamificação em vendas tem o objetivo de explorar o lado competitivo das pessoas da melhor forma possível, trazendo benefícios para a equipe e também para os negócios.   Pois, independentemente do objetivo final, o importante é se unir, de forma saudável, por uma causa. 

Nesse momento, contar com o auxílio de uma planilha de vendas pode ser importante para controlar o que está sendo vendido, separar dados e montar uma tabela de classificação. Assim, com informações corretas, ninguém sai prejudicado. 

   5. Garante a troca de experiências


A gamificação pode incentivar novos colaboradores, ou aqueles que estão com níveis de vendas abaixo do normal a buscar ajuda e treinamento com seus colegas mais experientes.

No dia a dia, a troca de informação entre os vendedores pode não ocorrer de forma efetiva, seja por vergonha de pedir ajuda ou pela falta de comunicação entre os vendedores. Assim, buscando ter um bom desempenho na competição, eles irão pedir ajuda aos companheiros de trabalho. 

Afinal, todos sabemos que o ser humano é sociável. Isso se aplica também no trabalho. 

Por mais que as vendas pareçam individuais, inserir a gamificação e incentivar o trabalho em equipe pode potencializar os resultados que a empresa quer atingir. 

Mesmo que essa seja a vontade de alguns, problemas na comunicação acontecem, seja por falhas tecnológicas ou por falhas humanas. A intenção da gamificação é diminuir esses ruídos e melhorar o diálogo em geral. 

    6. Possibilita a integração com tecnologias


Por mais que os programas facilitem nossa vida, às vezes os vendedores esquecem de utilizá-los, recorrendo ao velho bloquinho de papel. 

Mas sabemos que essa atitude não é benéfica tanto para o funcionário como para os negócios. Afinal, é provável que o vendedor se esqueça de anotar alguma informação, ou perca algum papel importante. 

Por isso, adotar um sistema ERP na hora da gamificação é essencial, pois com ele é possível monitorar os principais setores da empresa de forma simples, rápida, eficiente e online. 

Dessa forma, fica fácil saber quem está ganhando a competição, e para não ficar atrás, os vendedores vão utilizar os sistemas cada vez mais, sem encarar como uma “obrigação”

O que faz parte da gamificação em vendas?

Assim como tudo em uma empresa, essa estratégia necessita de planejamento. É necessário identificar qual o perfil dos seus vendedores, bem como os valores da empresa. Portanto, alguns fatores são essenciais na hora de implantar a gamificação em vendas. 

Dentre eles, podemos destacar:

Ranking

É importante manter um ranking para que os vendedores possam acompanhar seus resultados e dos seus colegas. Dessa forma, irão se esforçar cada vez mais para atingir o topo. 

Status

Assim como o ranking, o status é útil para incentivar os vendedores a buscarem mais reconhecimento através de seus esforços. 

Pontos

Pontuar as atividades é essencial para elaborar um ranking. Colocar pontuações maiores em atividades que demandam mais esforços pode estimular um maior comprometimento com aquela tarefa. 

Missões

Missões se equivalem às tarefas que os colaboradores devem cumprir. É importante criar um conjunto de missões para atingir um objetivo maior: vender mais.

Progressos

É essencial acompanhar o rendimento e saber em quais pontos devem melhorar.

Recompensas

As recompensas podem ser diversas, como folgas, cupons de desconto, bônus, vales para aplicativos de alimentação... Enfim, a imaginação nessa etapa não tem limites

Feedbacks

Um dos objetivos da gamificação é o feedback. Permitir que o vendedor melhore em algum processo é essencial para o crescimento profissional daquela pessoa. 

História

O contexto do jogo deve ser condizente com o perfil dos funcionários, para que sintam-se à vontade para participar. É possível fazer uma votação e ver qual a equipe prefere, assim como inserir personagens de séries, filmes e outros elementos que envolvam mais os vendedores. 

motivos-para-implementar-gamificacao-em-vendas-2

Como usar a gamificação em vendas no seu negócio? 

Existem diversas dinâmicas para vendedores que podem ser adaptadas ao dia a dia da empresa para deixar o ambiente mais leve. E a gamificação em vendas é uma das mais eficientes. 

Saber como utilizar ela nos negócios pode ser uma questão que gera dúvidas, por isso:

  • Escolha a tecnologia certa;

  • Utilize os resultados para aumentar a competitividade;

  • Faça com que a equipe esteja disposta a competir;

  • Impulsione a motivação através de reconhecimento.

A tecnologia pode ser uma grande aliada, e a Conta Azul é referência nesse assunto!

A Conta Azul quer facilitar o seu dia a dia e suas vendas! 

A sua estratégia de gamificação pode ser um sucesso e alavancar suas vendas se você puder acompanhar de perto cada processo do seu negócio. E, com a Conta Azul, isso é possível!

O sistema ERP da Conta Azul centraliza as informações dos setores mais importantes da sua empresa, como vendas, estoque e fluxo de caixa em único local, tudo integrado ao financeiro e à contabilidade. 

Com a Conta Azul, você pode: 

  • Aumentar a produtividade da sua equipe, já que o sistema ERP permite que atividades demoradas possam ser automatizadas. Assim, os riscos de falhas humanas são menores e o tempo pode ser aproveitado com outras tarefas mais estratégicas;

  • Emitir relatórios simples e fáceis de entender sobre todos os setores da empresa, como suas contas a receber, produtos mais vendidos e quantidade de cada item no estoque; 

  • Salvar as informações dos seus clientes, desde a data de nascimento e o endereço até suas preferências.

E, tudo isso com um valor que cabe no seu bolso. A Conta Azul está sempre pensando nos micro e pequenos empreendedores, por isso, oferece um produto ideal para quem está começando agora!

Gostou? Se sim, clique aqui agora para experimentar todas essas facilidades da Conta Azul sem pagar nada!

 

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?