Transações Recorrentes

Receita previsível com pagamentos recorrentes: como gerenciar?

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 31/01/2024 | 6 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Todas as empresas que trabalham com assinaturas, planos ou mensalidades têm o objetivo de obter receita previsível através dos pagamentos recorrentes;
  • Para isso, é necessário que o empreendedor controle sua carteira de clientes de forma eficaz, para fidelizá-los e captar novos;
  • A Conta Azul é o ERP ideal para as empresas que lidam com receitas recorrentes, pois conta com funcionalidades específicas para o segmento;
  • Faça a gestão dos contratos, obtenha relatórios gerenciais, faça a gestão de propostas e orçamentos, emita boletos e muito mais, de forma simples e prática. Aproveite essa inovação! .

Experimente grátis a Conta Azul!

Obter receita previsível com pagamentos recorrentes é o objetivo de toda empresa que nasce com a proposta de trabalhar com assinaturas, planos ou mensalidades. No entanto, para que isso aconteça, é fundamental estar preparado e equipado com soluções que permitam gerir a carteira de clientes e fidelizá-los.

Afinal, como dizem os autores Aaron Ross e Marylou Tyler no livroReceita Previsível: Como implementar a metodologia revolucionária de vendas outbound que pode triplicar os resultados da sua empresa”, o crescimento constante só é possível quando se geram leads – ou seja, novas oportunidade de negócios – de qualidade.

Uma maneira de se fazer isso é contar com ferramentas que permitam gerir o negócio em seus aspectos financeiros e estratégicos.

Siga a leitura e entenda como a Conta Azul pode te ajudar.

Conta Azul: o ERP ideal para controlar a sua receita previsível com pagamentos recorrentes

Nascemos com a crença que todo dono de negócio merece o sucesso.  Esse é o ideal que move a Conta Azul e que nos leva a desenvolver um ERP projetado para atender às mais variadas necessidades empresariais.

No caso das empresas que lidam com receitas recorrentes, ele ajuda a manter o controle sobre os aspectos mais importantes para quem depende de clientes fidelizados.

Como veremos mais à frente, a plataforma 100% online conta com funcionalidades essenciais, tanto para a parte estratégica quanto a operacional e comercial.

Mas, para adiantar, com o ERP Conta Azul, você tem uma solução completa para automatizar cobranças, contratos e notas fiscais com a vantagem de fazer uma única vez, deixando tudo programado.

Portanto, se sua empresa explora os segmentos de:

  • Planos de assinaturas como serviços de streaming;
  • Educação (cursos, treinamentos ou escolas);
  • Academias, clubes e similares;
  • Licenciamento de softwares;
  • Agência publicitária ou de design;
  • Contabilidade;
  • Escritório de advocacia;
  • Imobiliárias;
  • E muitos outros negócios recorrentes.

O sistema ERP da Conta Azul é para você!

Benefícios da Conta Azul para sua empresa controlar sua receita previsível com pagamentos recorrentes

Como já destacado, negócios que dependem de receitas recorrentes precisam atrair novos clientes qualificados e gerar novos negócios. Ou seja, pessoas e empresas que conheçam seus problemas e a que solução recorrer para saná-los. Inclusive, também é essencial entender como a receita recorrente melhora a retenção de clientes da sua empresa.

Nesse ponto, os esforços de marketing e vendas podem ir por água abaixo quando a empresa não tem controle total sobre seus processos comerciais. Afinal, são os resultados dessas percepções financeiras que devem nortear todos as estratégias de um negócio.

Um bom exemplo disso são as empresas em que não há mecanismos de controle da inadimplência ou que não têm a inteligência de negócios desenvolvida. Dessa forma, elas encontram mais dificuldades que a média para manter a previsibilidade de suas receitas, apenas porque não têm intimidade com seus próprios dados.

O ERP da Conta Azul é a melhor forma de manter a “rédea curta” sobre o negócio, com controle rígido em todos os seus aspectos. Veja, agora, que outros benefícios ele traz desde o primeiro minuto depois de sua implementação.

Melhoria na gestão de contrato

O ERP da Conta Azul é equipado com a funcionalidade de gestão de contratos.  Com ela, é possível configurar a geração de vendas automáticas em negócios inseridos na economia recorrente

O recurso entra em ação sempre que sua empresa prestar um serviço ou vender um mesmo produto para o mesmo cliente todo mês, durante determinado período. Isso significa que você estará sempre a par do status de todos os seus contratos, podendo assim tomar as medidas de controle adequadas a cada caso.

Digamos, por exemplo, que sejam detectados contratos perto do vencimento. A Conta Azul informa para você, permitindo que seu negócio se antecipe e envie lembretes de cobrança e boletos de pagamento em tempo hábil. Tudo de forma automatizada.

Agilidade para gerar relatórios gerenciais

O fluxo de caixa é o principal repositório de dados sobre as finanças de uma empresa porque é por ele que são registradas em tempo real todas as entradas e saídas de recursos. Mas, para que ele expresse a realidade de uma empresa, deve ser estruturado na forma de relatórios gerenciais.

A Conta Azul é a solução para gerar relatórios que vão de fato orientar a tomada de decisão. Com eles, você encontrará dados estruturados conforme os indicadores de performance que definir.

Os relatórios abrangem fluxo de caixa, despesas, faturamento e muito mais!

Gestão de propostas e orçamentos

A geração de leads qualificados depende de processos de vendas organizados conforme os estágios previstos no funil de vendas. Nele, as pessoas que estão no topo são aquelas que ainda não têm conhecimento exato do que precisam, enquanto no fundo estão as que estão preparadas para fechar negócio.

Nesse processo, é fundamental que sejam atraídas pessoas com potencial mais alto de serem convertidas. Nesse sentido, a proposta comercial tem papel decisivo. Essa é uma funcionalidade estratégica que você também tem disponível no ERP da Conta Azul.

Inteligência para sua receita previsível

A receita previsível com pagamentos recorrentes vira realidade quando você tem uma ferramenta que permite realizar cobranças mensalmente e de forma automática. Não por acaso, a Conta Azul é a sua melhor ferramenta de controle para garantir clientes mais fidelizados e com um Lifetime Value (LTV) maior.

Ele traz muitas vantagens quando comparado com o Excel, já que permite automatizar as etapas mais trabalhosas e complexas da gestão da carteira de clientes.

Outra funcionalidade que merece destaque é o envio de boletos e notas fiscais por e-mail sem a necessidade de qualquer intervenção humana. Dessa forma, você pode se dedicar à parte estratégica da empresa e aprimorar a sua inteligência de negócios.

Experimente grátis o ERP da Conta Azul

Então, o que está esperando para simplificar a gestão financeira? A Conta Azul tem o melhor ERP para gerar receitas recorrentes e obter insights para orientar as decisões mais difíceis.

Leia também