Transações Recorrentes

Como diminuir a inadimplência com pagamentos recorrentes

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 31/01/2024 | 6 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Diminuir a inadimplência com pagamentos recorrentes é um dilema de muitos empreendedores no Brasil e no mundo;
  • Controlar a inadimplência é possível quando o empreendedor possui recursos adequados para antecipar o risco de vender para um potencial devedor;
  • Como fazer isso? Através do acesso a dados tratados que podem apontar tendências;
  • Conte com a Conta Azul para integrar informações de múltiplas origens e assim, ter uma visão abrangente do seu negócio. Faça toda a gestão da recorrência, de forma simplificada e inteligente!.

Experimente grátis a Conta Azul!

Não sabe como diminuir a inadimplência com pagamentos recorrentes e esse dilema tem tirado o seu sono? Pois saiba que não está só, afinal, com 66,5% das famílias brasileiras endividadas, esse é um problema que afeta a maioria das empresas, o que inclui aquelas que trabalham com receita recorrente.

O mais importante, nesse caso, é desenvolver métodos de controle para que a inadimplência não venha a se tornar uma bola de neve para a empresa.

Nesse ponto, a tecnologia é uma aliada indispensável. A boa notícia é que você pode tocar o seu negócio sem descuidar da parte operacional e, ao mesmo tempo, zelando pelas ações de “retaguarda”, como o controle da inadimplência.

Veja o porquê de adotar a receita recorrente e como fazer lendo este texto até o final.

Qual é o impacto de um ERP no controle de clientes inadimplentes com pagamentos recorrentes das empresas?

O controle da inadimplência é possível, desde que sua empresa conte com os recursos adequados para antecipar o risco de vender para um potencial devedor. Além disso, a ferramenta certa ajuda a prevenir possíveis desfalques ao analisar o comportamento de clientes em serviços de receitas recorrentes.

Esse tipo de controle se faz por meio de dados que, uma vez tratados, podem apontar para tendências, inclusive a de eventuais faltas de pagamento. Nesse sentido, a redução dos clientes inadimplentes depende diretamente de um sistema ERP que seja capaz de integrar informações de múltiplas origens.

Para isso, o ERP da Conta Azul é perfeito para você que trabalha com sistemas de assinaturas, planos e mensalidades. Seja qual for o tamanho da sua empresa ou nicho de mercado, nós temos a solução para reduzir os impactos da inadimplência em suas receitas.

Funcionalidades da Conta Azul para reduzir a inadimplência com pagamentos recorrentes

Em tempos de crise financeira, a inadimplência se torna um problema ainda mais grave. Para empresas que dependem de pagamentos recorrentes, isso significa redução das receitas em virtude da evasão de clientes que desistem ou que simplesmente deixam de pagar.

Isso não quer dizer que a recessão é o fim da linha. Com sistemas desenvolvidos para evitar a inadimplência, não só é possível mantê-la em patamares mínimos como fazer o negócio crescer e prosperar até nas fases mais difíceis.

A Conta Azul é o seu braço direito na hora de reduzir o risco da inadimplência. E é assim porque o ERP conta com diversos módulos que fornecem uma visão abrangente do negócio. Conheça os principais deles:

Gestão de contrato para clientes inadimplentes

Na economia da recorrência, todo atraso em um pagamento representa um problema. Para o cliente, é a certeza de ter que arcar com juros e multas. Para quem vende, um desfalque no orçamento e um fluxo de caixa perigosamente mais perto do vermelho.

Tudo isso torna indispensável manter o controle de pagamentos que se repetem. Afinal, diminuir a inadimplência é um processo cíclico e qualquer descuido pode representar o início de um efeito “bola de neve”.

Pela funcionalidade de gestão de contratos da Conta Azul, é possível acompanhar a contratação de ponta a ponta, desde a proposta comercial até os recebimentos. Mas não para por aí.

Como você sabe, um dos pontos mais importantes na gestão do negócio é ficar de olho nas fontes de receita. E com o recurso de controle de contratos, você faz a integração desses documentos ao cadastro de clientes, acompanhando em tempo real as entradas de dinheiro no caixa.

Relatórios gerenciais para evitar inadimplências

Outro desafio para esse tipo de empresa é tornar as receitas previsíveis. Nada pior para o modelo de negócio recorrente do que não saber ou nem ter uma estimativa de quanto vai faturar em um mês. Os relatórios gerenciais da Conta Azul ajudam justamente a aumentar essa previsibilidade.

A integração com todas as áreas de gestão permite, por exemplo, ter acesso aos números de faturamento por cliente. Tem também fluxo de caixa diário e mensal, relatório de despesas e de clientes, produtos mais vendidos, gestão do giro de estoque e mais.

Dessa forma, o ERP dá sua contribuição no controle da inadimplência, já que fornece um panorama geral sobre o dinheiro que entra e que sai. Se um cliente falhar com seu compromisso, você pode se antecipar, já que saberá disso em tempo hábil para tomar as medidas de controle necessárias.

Gestão de propostas/orçamentos

As receitas recorrentes não são, por si só, a garantia de que um negócio se mantenha sustentável. Paralelamente às ações de controle da inadimplência e de fidelização, é preciso cuidar da gestão financeira e, ainda, da prospecção de novos clientes.

Nesse último aspecto do negócio, vale estar pronto para enviar propostas comerciais que facilitem a decisão do cliente. A Conta Azul também ajuda nessa parte: há uma funcionalidade exclusiva para a gestão de propostas e orçamentos. Dessa forma, você ganha agilidade na captação de novos clientes, acelerando o processo decisório e superando mais facilmente eventuais objeções.

Tenha suas propostas comerciais impressas a partir de apenas um clique, envie por e-mail ou imprima na hora que precisar. Tudo isso em documentos padronizados com a marca da sua empresa. Afinal, proposta de valor é aquela que o cliente não esquece.

Experimente grátis o ERP da Conta Azul

Quer ver como funcionam na prática todas essas vantagens? Clique no banner e faça o teste grátis do nosso ERP!

Leia também