Captação de leads: descubra como atrair e engajar usuários

Se você ainda não tem uma estratégia de captação de leads para o negócio, é hora de criar a sua. Confira nosso guia passo a passo.

Se você ainda não tem uma estratégia de captação de leads para o negócio, é hora de criar a sua.

Essa é uma ótima maneira de atrair seu público-alvo, estabelecer um diálogo com ele e engaja-lo até o momento da venda.

Isso ocorre principalmente a partir da estratégia de inbound marketing e do conteúdo relevante.

Com um planejamento adequado, é possível levar usuários até a sua marca no ambiente digital e se estabelecer como uma autoridade no mercado em que você atua.

Quer saber mais?

Ao longo do texto, você vai entender melhor o que é captação de leads, como implementar essa estratégia e quais canais utilizar para conquistar seus objetivos.

O que é captação de leads

Captação de leads é uma estratégia para atrair pessoas com potencial para se tornarem clientes da empresa.

Para compreender melhor o conceito, primeiro, vamos definir o que é um lead de venda.

Lead é uma pessoa que demonstra interesse na sua marca ou no que você oferece e que, portanto, apresenta potencial de se tornar cliente.

Estamos falando de contatos qualificados que você adquire e, se bem trabalhados durante o processo de vendas, podem se tornar consumidores da marca.

Então, a captação de leads nada mais é do que empregar uma estratégia de marketing para obter esses contatos interessados com o objetivo de iniciar um relacionamento com eles.

Justamente por isso, a captação de leads ocorre principalmente a partir do marketing digital.

Afinal, os usuários estão constantemente consumindo conteúdos de marcas na internet, seja em blogs, seja em redes sociais, não é mesmo?

É justamente por meio do marketing de conteúdo que as marcas conseguem o contato dos usuários.

Você já adquiriu algum conteúdo digital (como um e-book, por exemplo), mas, em troca, precisou informar o seu endereço de e-mail?

Pois é, essa é uma estratégia potente para captação de leads que faz parte do marketing digital.

Por que captar leads

Captar leads é importante por duas razões principais: para aumentar as vendas e para obter clientes fiéis à sua marca.

Primeiro, vale lembrar que quanto mais pessoas interessadas na marca você conseguir converter em clientes, maior faturamento terá no fim do mês.

E isso, de maneira geral, é capaz de melhorar a performance do negócio, certo?

“A geração de leads pode ser uma maneira fácil de aumentar seu retorno sobre o investimento e expandir consideravelmente sua base de clientes”, destaca a profissional de marketing Laura Lake, em um artigo para a revista The Balance.

A segunda razão tem a ver com o relacionamento que você pode construir com o lead.

Isso ocorre por meio dos conteúdos que você oferece nos canais digitais.

Se você criar conteúdos relevantes, que entreguem valor e deem soluções para o usuário, as chances de ele considerar a sua empresa como autoridade na área são grandes.

E quando ele precisar do produto ou serviço que a empresa oferece, é provável que ele lembre justamente de você  — principalmente se você trabalhar o lead na jornada de vendas.

Em outras palavras: captar leads é essencial para você se posicionar no mercado como referência e, consequentemente, aumentar os índices de vendas do negócio por meio da atração de clientes.

Canais para captação de leads

De acordo com o estudo Content Trends 2016, empresas que utilizam marketing de conteúdo geram cinco vezes mais leads em relação às empresas que não usam.

Ou seja: você precisa usar os canais digitais para captar leads. Conheça três deles:

1. Redes sociais

As redes sociais são terreno fértil para a captação de leads, já que os usuários lá presentes costumam interagir com as marcas.

Esse é um importante canal de tráfego de conteúdo e de relacionamento com o seu público-alvo.

Invista no conteúdo engajante para atrair tráfego orgânico e combine a estratégia com a utilização de mídia paga, a partir das ferramentas de anúncios do Facebook, Instagram e LinkedIn.

2. Blogs

Os blogs são canais importantes para fornecer conteúdos relevantes ao usuário, se tornar uma autoridade no mercado e, sem dúvidas, captar leads.

Você pode, por exemplo, oferecer conteúdos ou serviços de valor em troca de dados do usuário, como endereço de e-mail, por meio de pop-ups e CTAs (call-to-action).

Links internos também são uma ótima opção.

Nesse caso, dentro dos posts do blog, coloque links que levem o usuário para páginas de conversão.

3. Landing pages

Landing pages são páginas de conversão nas quais o visitante aterrissa no seu site, seja por meio de direcionamentos de campanha de anúncios, seja por meio de uma rápida busca no Google, por exemplo.

Essas páginas são criadas especificamente para captar leads de venda.

Elas são destinadas a ofertar algum conteúdo ao usuário, como:

  • Webinars

  • E-books

  • Cursos

  • Videoaulas.

Por isso, elas possuem formulários com dados que o usuário deve preencher em troca do conteúdo, automaticamente se tornando um lead para sua empresa.

Como captar leads

Como você descobriu neste texto, a melhor maneira de captar leads é por meio de uma estratégia de marketing digital que utilize diferentes canais.

Nesse caso, a sua estratégia deve estar centrada, sobretudo, na qualidade do conteúdo que você disponibiliza.

Em um artigo para o site do software OptinMonster, Mary Fernandez destaca a famosa frase: “O conteúdo é rei”.

“Um ótimo conteúdo atrai um público. Com uma audiência, você pode gerar leads. Depois de capturar esses leads, você pode comercializar seus produtos e serviços para concretizar vendas”, afirma.

Quando você oferece conteúdo de qualidade, que entregue o que o usuário está em busca, ele percebe que a sua empresa tem valor.

E aí, tornar aquela pessoa em lead (e mais tarde em cliente) fica muito mais fácil, justamente porque ela deposita confiança na sua marca e se sente engajada.

Josh Ritchie, CEO da agência Column Five, diz, em um artigo para a revista Forbes, que é preciso criar conteúdo que inicie uma conversa, que fará a transição para as vendas mais tarde.

Em outras palavras: primeiro você desperta o interesse do usuário na sua marca.

Depois, você o instiga a conceder informações que o tornem em um lead.

E agora, já se sente preparado para iniciar uma estratégia de captação de leads?

Modelo de Planejamento de Marketing  Disponibilizamos este guia para auxiliar no trabalho de marketing da sua  empresa Baixar o guia agora

Se você gostou das dicas do texto, compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário abaixo com dúvidas e sugestões.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>