Controle Financeiro

Aprenda como se prevenir contra a inadimplência com um guia completo!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 25/10/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar
Controle de inadimplência é importante

A falta de pagamento por parte dos clientes é um problema na sua empresa? Saiba que conhecer práticas de cobrança e outras estratégias podem ajudar você a entender como se prevenir contra a inadimplência.

Acompanhe o artigo para fazer o download gratuito do guia que traz todas essas informações e descubra como melhorar o controle de inadimplentes no seu negócio.

Boa leitura!

Por que é importante fazer o controle da inadimplência?

O controle de clientes inadimplentes, que já se mostrava uma importante medida preventiva, passou a ter caráter de necessidade. E não é para menos, afinal, mais de 71,74 milhões de brasileiros mantêm alguma dívida em atraso e, por isso, estão com o nome sujo. O dado é de agosto de 2023 e consta no Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, realizado pelo Serasa.

Basicamente, há duas formas de fazer o controle de inadimplentes: preventiva ou corretiva. No primeiro caso, você estabelece ações que objetivam se antecipar ao problema e evitar que ele ocorra. No segundo, atua sobre a consequência, definindo uma política de cobrança para reaver os valores não pagos.

Baixe grátis o guia “Como se prevenir contra a inadimplência”

Agora que você já entendeu que o controle da inadimplência pode ser preventivo ou corretivo, você pode aprofundar os conhecimentos sobre essas duas estratégias com o nosso guia “Como se prevenir contra a inadimplência”.

Nele, abordamos assuntos como:

  • Formas de pagamento com menores chances de inadimplência;
  • Importância da análise de crédito;
  • Controle das contas a receber;
  • Políticas de crédito;
  • Formas de negociar a dívida.

Clique no banner abaixo e preencha o formulário para receber o link de download no e-mail cadastrado. É grátis!

Qualifique o controle da inadimplência

Nosso guia apresenta as principais medidas contra a inadimplência e trouxe também dicas para que você possa aperfeiçoar o controle sobre as dívidas na sua empresa.

Caso deseje qualificar ainda mais esse processo, recorrer a um sistema de gestão online é um passo inteligente. Afinal, as ações citadas tornam-se mais fáceis de implementar com o uso dessa ferramenta.

A tecnologia representa a evolução da planilha, com muitas funções extras bastante úteis. Entre elas, a melhor organização das contas a pagar e a receber.

Se a inadimplência ainda não é um problema no negócio, vale adotar as medidas preventivas para que não sofra prejuízos futuros. Por outro lado, se essa já é uma realidade na sua rotina, está mais do que na hora de tornar o controle mais rigoroso.

Leia também