Receita previsível: entenda esse modelo de negócio e seus desafios

Sobre o que estamos falando?

  • A receita previsível é um modelo de negócio que vem crescendo muito nos últimos anos, pois permite que a empresa preveja seu faturamento em um determinado período de tempo, de forma precisa;
  • Esse tipo de receita funciona através da comercialização de planos e assinaturas por um período específico definido em contrato;
  • A receita previsível também colabora para tornar o negócio mais sustentável, promovendo o crescimento exponencial;
  • Para controlar a cobrança recorrente e acompanhar o fluxo de caixa da sua empresa, conte com a Conta Azul. Tudo de forma simples e automatizada!.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

A receita previsível é o segredo do sucesso das vendas recorrentes. Entenda as vantagens e os desafios desse modelo de negócio.

A receita previsível é o segredo dos negócios mais sustentáveis e competitivos do mercado atual.

E é fácil de entender o porquê: o empreendedor sabe quanto vai faturar todo mês, conquista uma base fiel de clientes e consegue ampliar seu negócio de forma exponencial. 

Isso é possível graças à economia da recorrência, tendência super em alta no momento.

Já pensou em trabalhar com receitas recorrentes na sua empresa?

 

Cadastre o seu e-mail gratuitamente para conhecer o método de trabalho simples e mais utilizado para aumentar a vendas e gerar mais lucros.

 

Mas o caminho não é feito apenas de conquistas, pois é preciso enfrentar alguns desafios para implementar esse modelo de negócio.

Você vai entender melhor do que se trata nos seguintes tópicos:

Quer dominar a receita recorrente? Então, siga a leitura e embarque nessa tendência. 

Como otimizar as rotinas recorrentes do caixa de uma empresaO que é receita previsível?

A receita previsível é um modelo de negócio que permite prever o faturamento da empresa em determinado período de tempo e com o máximo de precisão. 

Isso é possível na chamada economia da recorrência, modelo de negócio no qual as empresas comercializam produtos e serviços por meio de sistemas de assinatura, planos e mensalidades.

Em vez de fazer vendas pontuais, esses negócios apostam nas vendas recorrentes para ter maior previsibilidade de receita e manter uma base de clientes fiéis. 

De acordo com o relatório Subscription Economy Index 2021, publicado pela Zuora, as empresas recorrentes cresceram 21% no quarto quadrimestre de 2020, enquanto as principais empresas listadas nas bolsas dos EUA tiveram alta bem mais modesta: 3% no mesmo período.

Mesmo com o cenário de recessão, esse mercado já está quase recuperando seu patamar de crescimento pré-pandemia - o que mostra o gigantesco potencial da receita previsível para os negócios. 

Como funciona a receita previsível 

A receita previsível funciona de forma simples: em vez de vender produtos e serviços de forma pontual, a empresa comercializa planos e assinaturas por um período específico definido em contrato.

Assim, o cliente tem acesso ao produto ou serviço durante todo esse tempo pagando um valor fixo mensal (ou trimestral, semestral, etc.).

É o mesmo modelo de negócio usado pelas tradicionais concessionárias de serviços como água e energia elétrica, só que transportado para a realidade digital.

No caso, os maiores expoentes do modelo são os serviços de streaming como Netflix e Spotify, que liberam o acesso a amplos catálogos de conteúdo online por uma assinatura mensal. 

Para a empresa, é uma forma de prever o faturamento, ter um planejamento financeiro melhor e escalar o negócio mais facilmente.

Para o consumidor, é uma forma prática e conveniente de ter acesso a produtos e serviços de uso contínuo, tendo uma excelente qualidade de atendimento e preços atrativos. 

Vantagens da receita previsível

A principal vantagem da receita previsível é autoexplicativa: você pode prever quanto vai faturar e contar com a mesma quantia mês a mês. 

Já imaginou como seria mais fácil planejar suas finanças com uma estimativa de faturamento mensal? 

É claro que existem cancelamentos e variáveis que alteram essa previsão, mas, de modo geral, um negócio recorrente é muito mais fácil de controlar financeiramente do que um negócio que depende apenas de vendas pontuais. 

Nos negócios tradicionais, o faturamento varia muito e depende do esforço do time de marketing e vendas para adquirir novos clientes. 

Já na receita previsível, cada cliente conquistado passa a contribuir continuamente com os ganhos do negócio por um período predeterminado em contrato.

Assim, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) diminui e o LTV (Lifetime Value) aumenta, tornando o negócio mais sustentável e promovendo o crescimento exponencial (escalabilidade). 

Além disso, existem outras vantagens bastante atrativas. Veja só:

  • Maior estabilidade e eficiência operacional no negócio
  • Maior facilidade para captação de recursos, obtenção de crédito e negociação com fornecedores
  • Mais oportunidades de upselling e cross-selling (tipos de pós-venda em que você oferece um produto ou serviço complementar ao que o cliente adquiriu)
  • Mais facilidade na fidelização de clientes.

Já pensou em trabalhar com receitas recorrentes na sua empresa?

 

Cadastre o seu e-mail gratuitamente para conhecer o método de trabalho simples e mais utilizado para aumentar a vendas e gerar mais lucros.

 

Exemplos de segmentos com receita previsível

 

A receita previsível pode ser aplicada em vários segmentos de mercado.

Veja alguns exemplos.

SaaS

A ideia de receita previsível nasceu no mercado SaaS (Software as a Service), que passou a vender softwares como serviço em vez de programas para instalação. 

Nesse modelo de negócio, o cliente paga uma assinatura fixa para ter acesso a uma plataforma na nuvem com todas as funcionalidades que necessita, sem precisar se preocupar com manutenção e atualizações. 

Inclusive, o primeiro livro publicado sobre o assunto se chama Receita Previsível (Autêntica Business, 2017) e foi escrito por Aaron Ross - um profissional conhecido por revolucionar as técnicas de vendas no mercado SaaS. 

A Conta Azul, por exemplo, é um SaaS, pois oferece acesso a uma plataforma de gestão 100% online com várias opções de planos

Clubes de assinatura

Os clubes de assinatura estão entre os negócios com receita previsível mais famosos. 

Só durante a pandemia, foram criados mais de 800 novos negócios desse tipo, e já existem mais de 4 mil clubes ativos, segundo dados da Betalabs, publicados em 2020.

Funciona assim: o cliente escolhe um plano de assinatura e recebe um produto ou kit de produtos selecionados em casa todo mês.

Já existem clubes de assinatura de livros, roupas, vinhos, produtos para pets, cafés e vários outros nichos. 

Planilha de Acompanhamento de Vendas  Preparamos uma planilha exclusiva para você acompanhar as vendas da sua  empresa. Faça Download Grátis   

Streaming

O segmento de streaming reúne serviços de conteúdo transmitido online, como filmes e séries, podcasts, videoclipes, músicas e aulas online. 

É o caso de plataformas de entretenimento famosas, como Netflix, Spotify, Disney +, Apple TV+ Globo Play e Amazon Prime. 

Serviços recorrentes ao consumidor

No setor de prestação de serviços ao consumidor, a receita previsível está presente em negócios como academias, lavanderias, escolas, clínicas de estética, etc.

Alguns são mais populares, como os planos de academia que permitem o pagamento de um valor fixo mensal e mensalidades de cursos e universidades

Outros são novidade no mercado, como planos de assinatura com pacotes de tratamentos em clínicas de estética. 

Assinatura de produtos

Além dos clubes de assinatura, também existem empresas do comércio que estão apostando na receita previsível.

É o caso de pets shops que comercializam assinaturas de ração para entrega mensal e supermercados com planos para delivery de compras por assinatura, por exemplo.

É uma estratégia mais complexa, que exige uma demanda contínua dos consumidores e pode ser combinada com as vendas pontuais.

5 desafios para alcançar a receita previsível

Como vimos, a receita previsível traz muitas vantagens para a empresa, mas não é tão fácil implementar esse modelo de negócio. 

Como otimizar as rotinas recorrentes do caixa de uma empresaConfira os principais desafios do empreendedor na recorrência.

1. Identificar demandas contínuas

Para que um produto ou serviço seja vendido de forma recorrente, é preciso que exista uma demanda contínua. 

Logo, o primeiro desafio do empreendedor que deseja uma receita previsível é identificar oportunidades de oferecer soluções recorrentes para os consumidores. 

Para isso, é preciso que o cliente tenha um apetite constante pelo consumo do produto ou serviço e veja a assinatura como opção mais vantajosa em comparação com a compra pontual. 

2. Padronizar a oferta

Para ter receita previsível, é fundamental padronizar os produtos e/ou serviços oferecidos no modelo de plano ou assinatura.

Isso significa não apenas entregar a mesma qualidade sempre no serviço.

Também é fundamental garantir que o atendimento mantenha o mesmo nível de excelência em todas as experiências. 

3. Garantir a satisfação do cliente

A satisfação do cliente é a base que mantém toda a estrutura dos negócios recorrentes.

Se a empresa não investir nessa área, corre o risco de ter um churn alto (taxa de cancelamento) e não conseguir a tão necessária retenção de clientes

Por isso, o desafio é garantir altos níveis de satisfação e fidelização, entregando uma experiência única em todos os pontos da jornada de compra e relacionamento com o cliente. 

O ideal é ter uma área de customer success para cuidar do pós-venda e guiar os clientes para extrair o valor máximo do produto ou serviço. 

4. Atrair o perfil ideal de cliente

Identificar o ICP (Ideal Customer Profile), ou perfil ideal de cliente em português, é um dos desafios essenciais da recorrência.

Esse cliente é aquele que tem maior potencial para manter um relacionamento de longo prazo com o negócio, gerar valor consistente e tornar-se um promotor da marca disposto a recomendar seus produtos e serviços.

Para ter receita previsível, é fundamental mirar no ICP, pois uma base de clientes com perfil inadequado pode tornar as relações frágeis e ameaçar a estabilidade do negócio. 

5. Controlar recebimentos

Como você deve imaginar, o controle de recebimentos não é tão simples na receita previsível. 

Imagine a dificuldade para enviar boletos de cobrança todo mês manualmente para cada cliente em uma grande base, e ainda controlar recebíveis e ficar de olho na inadimplência.

Felizmente, existem plataformas de gestão que permitem automatizar a cobrança recorrente para superar esse obstáculo. 

E assim chegamos à dica final deste texto.

Gerencie sua receita previsível com a Conta Azul

Se você quer ter sucesso na receita previsível, precisa de um sistema de gestão que permita controlar a cobrança recorrente e acompanhar o fluxo de caixa.

Com a plataforma 100% online da Conta Azul, você tem a opção de cadastrar contratos para automatizar as vendas recorrentes.

Dessa forma, as notas fiscais e boletos de cobrança são gerados automaticamente e enviados para os clientes todo mês, poupando um grande trabalho da equipe.

Além disso, você conta com todas as funcionalidades para gerenciar as contas a pagar e a receber, controlar o estoque, fazer o fechamento mensal e gerar relatórios completos do seu negócio. 

Simplifique a gestão financeira da sua empresa  Controle as finanças online e em poucos cliques na Conta Azul Pro. Experimente grátis  Não precisa de cartão, nem de cadastros complexos

Ficou claro como funciona a receita previsível e por que vale a pena para as empresas?

Então, comente o que achou do modelo e aproveite para compartilhar o artigo. 

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?