Controle Financeiro

Modelo de Planilha de Orçamento Empresarial: baixe grátis!

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 26/01/2024 | 5 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Fazer o controle de gastos da empresa na ponta do lápis é importante, mas não de forma literal: este processo fica mais fácil com uma planilha de orçamento empresarial;
  • Com este recurso, o empreendedor pode registrar todos as suas despesas, receitas e outros lançamentos, o que ajuda no controle financeiro; .
  • Para facilitar a gestão das suas finanças, criamos um modelo de planilha de orçamento financeiro para baixar grátis. Confira!

Experimente grátis a Conta Azul!

Erros de lançamentos, pagamento de multas por atraso, pagamentos repetidos, esquecer de cobrar clientes ou de pagar alguma conta: esses são desafios comuns na gestão financeira, principalmente para quem ainda não tem um processo otimizado. Nesse contexto, contar com uma planilha de orçamento empresarial é essencial.

Este recurso agiliza a rotina do empreendedor, que geralmente é responsável por várias outras atividades importantes. Afinal, a planilha permite a visualização dos gastos e dos recebimentos, permitindo uma redução de custos assertiva.

Contudo, montar este arquivo do zero leva bastante tempo. Sabendo disso, a Conta Azul criou uma planilha de orçamento empresarial Excel para download gratuito. Continue lendo para entender mais sobre a importância dessa ferramenta e veja como baixar a sua. Boa leitura!

 Modelo de Planilha de Orçamento Empresarial para Baixar

Por que você precisa de uma planilha de orçamento empresarial? 

O dono do negócio precisa de uma planilha de orçamento empresarial para planejar e estimar todas as receitas e despesas em um período de tempo. Essa informação, desde que devidamente organizada, permite estabelecer metas do negócio, avaliar os resultados e fazer os ajustes necessários.

Essa necessidade de organização é universal, independente do tamanho e do setor da empresa. Somente com as finanças em dia é possível crescer – sonho de todo empreendedor. 

Com os custos e receitas devidamente registrados e mapeados, você pode reagir imediatamente e evitar que algum gargalo cresça e comprometa a saúde financeira da empresa.

Aliás, é a partir do orçamento empresarial que as decisões sobre os rumos do negócio são tomadas. Como ele reflete a sua realidade financeira, esses dados servem como parâmetro para definir novos projetos e investimentos, como o lançamento de um produto ou serviço, a abertura de uma filial ou a aposta em um nicho de mercado diferente.

Leia também: Descubra como diferenciar as despesas fixas das variáveis de uma empresa

Baixe grátis um modelo de planilha de orçamento empresarial

Criar uma planilha de orçamento empresarial, como falamos, leva bastante tempo. Sem contar com o fato de que nem todo empreendedor domina as funcionalidades do Excel. Isso porque é absolutamente normal que o dono do negócio tenha mais conhecimentos na sua área de atuação.

Contudo, ao adotar um modelo pronto, seu único trabalho será o de atualizar as informações e observar os resultados. Vale lembrar também a importância constante de fazer esses registros, para que o controle financeiro faça sentido.

Outra vantagem de contar com planilha é a possibilidade de modificá-la para atender às necessidades da sua empresa. É possível alterar cores, inserir linhas e colunas, dentre outras opções de formatação.

Nós produzimos um modelo de planilha de orçamento empresarial gratuito. Esperamos que ele possa ser útil e ajudar seu negócio a obter melhores resultados. Clique no banner abaixo, preencha as informações e pronto: rapidamente você terá acesso ao material!

Banner com link para download de um modelo de orçamento empresarial

A planilha ajuda, mas não dependa só dela

A planilha de orçamento empresarial é uma boa ferramenta, mas à medida que sua empresa cresce, você precisará de alternativas mais robustas. São cada vez mais dados, em quantidades, tipos e cálculos específicos a serem gerenciados.

Uma saída para vencer este desafio é contar com a tecnologia dos sistemas de gestão. Afinal, eles permitem a organização e registro de dados de outros setores além do financeiro, como estoque, vendas e contabilidade.

Com tudo isso automatizado, ficará bem mais simples ter uma visão geral da empresa e identificar gargalos que podem prejudicar o desempenho do negócio. Outra vantagem é prever com maior exatidão os próximos resultados.

Na prática, ter uma boa previsibilidade ajuda o dono do negócio a desenvolver planejamentos mais assertivos e se preparar melhor para imprevistos. O que é fundamental para manter a empresa funcionando e evitar os “apertos” financeiros.

Quer entender como a tecnologia ajuda a prever as suas finanças? Confira nosso conteúdo completo sobre o assunto!

Leia também

Sem mais posts para exibir.