Gestão do Negócio

[GUIA] Como atrair investidores em pequenas empresas

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

Como atrair investidores em pequenas empresas

Como atrair investidores em pequenas empresas? Pergunta difícil essa, não é mesmo? Por muito tempo, obter aporte financeiro para abrir ou expandir um negócio dependia de um empréstimo em bancos. Ou de um “padrinho” que apostasse na ideia e se tornasse sócio.

Mas hoje há outras possibilidades para conquistar apoio nesses momentos. Tudo ficou mais fácil depois da Lei Complementar nº 155/2016, que regulamenta o investimento em micro e pequenas empresas.

Assim, alguns caminhos que antes eram vistos apenas como estratégias para grandes empresas se tornaram realidade para negócios de todos os portes.

Então, se você deseja entender melhor o que diz a lei e como conseguir investidores para o seu empreendimento, vai gostar do material que preparamos.

Ao final deste post, você vai poder baixar um guia completo sobre como atrair investidores em pequenas empresas.

Antes, veja só um pouco sobre os principais assuntos abordados no material.

Quem pode investir no seu negócio?

Investidor é quem utiliza seu capital disponível para direcioná-lo a uma empresa, aplicação ou indivíduo que terá a incumbência de lhe oferecer retorno financeiro de algum tipo. Ele pode ser tanto pessoa física quanto jurídica. Existem vários tipos: os investidores de títulos públicos, renda fixa, imóveis, ações, empreendimentos, startups, entre outros.

O que mudou com a Lei Complementar nº 155/2016?

A Lei Complementar nº 155/2016 entrou em vigor em 2017 com novas regras de investimentos para os pequenos negócios. A grande mudança dessa lei foi oportunizar um modelo de investidor que as médias e grandes empresas já utilizavam, o investidor-anjo.

Como a sua empresa pode ser escolhida?

Que tal iniciar seu planejamento para atrair um investidor-anjo? O primeiro passo é pensar em um problema que um grupo de pessoas enfrenta, descobrir uma maneira (aplicação, serviço, produto) de resolvê-lo, investigar outras empresas que oferecem soluções semelhantes e encontrar o seu diferencial no mercado.

Além de uma boa ideia, você precisa de um planejamento minucioso. Investidores buscam ganhar dinheiro, então, eles só estão interessados em empresas que geram lucros.

Mudanças internas para tornar a empresa mais atrativa

Se a sua empresa já está em funcionamento, existem alguns pontos que você deve ficar atento para atrair e manter investidores-anjos. Afinal, a lei estabelece um período mínimo de dois anos para o pedido de direito de resgate. Então, sua empresa precisa apresentar bons resultados para reter o investidor até o final do contrato.

Como avaliar o valor do seu negócio?

A melhor forma de avaliar seu negócio é contratar um especialista, seja consultor de finanças ou contador. Mesmo que você entenda sobre o assunto, há muitas variáveis envolvidas para se chegar a um valor exato. Além disso, um agente externo da sua empresa, como consultoria especializada, irá promover maior credibilidade ao número final.

Como melhorar o controle financeiro?

Outro ponto que um potencial investidor pode questionar é o seu controle financeiro. Este é um dos elementos que definem se sua gestão tem qualidade. Logo, é importante seguir as melhores práticas para melhorar a forma como gerencia o dinheiro que entra e sai do caixa.

Baixe o guia para atrair investidores em pequenas empresas

Então, se você deseja entender melhor o que diz a lei e conseguir aporte financeiro para o seu empreendimento, baixe agora o guia sobre como atrair investidores em pequenas empresas. Nele, você vai conferir:

  • Quem são os possíveis investidores e quais pequenos negócios podem receber investimento
  • Definição de um investidor-anjo
  • Quais as mudanças de investimento que ocorrem com a nova lei complementar no 155/2016
  • Como preparar sua empresa para receber investimento – planejamento e controle financeiro
  • Como avaliar seu negócio
  • Quais plataformas você pode utilizar para atrair investidores
  • Alternativas para conseguir aporte financeiro sem ser por meio de investidores.

Você já tem alguma experiência quanto à atração de investidores? Compartilhe com a gente nos comentários!

Leia também