Contabilidade

O que é ativo fixo?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 23/01/2024 | 2 mins de leitura | ← voltar

gloassario.jpg

Na área econômica, quando o assunto é baseado em ativos, pode-se dizer que é uma referência a bens e direitos que uma empresa ou qualquer instituição econômica tem posse. Esses ativos possuem várias classes diferentes, sendo que uma delas é o “Fixo”.

Ativo Fixo também pode ser conhecido como Ativo Imobilizado, uma vez que eles referem-se a todos os bens permanentes de uma empresa que não podem ser convertidos em dinheiro de forma imediata, assim como não há intenção por parte da empresa em abrir mão de tais bens para apurar o seu dinheiro. Esses bens podem ser considerados mobília, utensílios de escritórios, máquinas, veículos, enfim, tudo aquilo que pode ser definido como bens que são essenciais para o funcionamento de uma empresa é definido e considerado como um Ativo Fixo.

Tangíveis e intangíveis

Existem duas sub-classes que compreendem o Ativo Fixo: tangíveis e intangíveis, ou em um português mais simples, são os ativos palpáveis e os não palpáveis.

  • Ativos Tangíveis: podemos definir como ativos palpáveis, aqueles objetos que possuem materialidade, como mobília, equipamentos, prédios, bosques madeireiros e poços de petróleo. Tudo o que uma empresa possui de propriedade física e que se constitui de uma grande importância para o bom funcionamento dela, é chamado de ativo fixo tangível.
  • Ativos Intangíveis: englobam as propriedades abstratas, aquelas que não podem ser tocadas, e são representadas por direitos de ordem jurídica ou econômica. A marca de uma empresa, como a Coca-Cola, bem como direitos de patentes e nomes, se configura como um ativo fixo intangível. Outro exemplo são os direitos autorais que uma editora possui sobre a publicação de seus livros.

Em outra definição, o Ativo Fixo constitui-se de bens e direitos de caráter permanente que não são passiveis de venda a curto ou médio prazo. Também pode designar os direitos que uma empresa tem a receber a longo prazo.

 

Leia também