Controle Financeiro

Como controlar o orçamento familiar? Dicas de volta às aulas

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Aprenda como controlar o orçamento familiar

O período de volta às aulas dos filhos pode ser complicado para o orçamento familiar se não houver um planejamento financeiro. Em geral, o período escolar exige um volume de investimento que vai além da mensalidade, como livros, material escolar e até possivelmente transporte e refeições.

Estes custos podem se acumular em um nível alto, podendo comprometer o orçamento familiar para o período do início do ano. Isso fica agravado porque o mês de janeiro costuma coincidir com outros gastos. Desta forma, fica difícil saber como controlar o orçamento familiar.

Para não deixar que estes gastos comprometam o orçamento familiar nesta e em outras ocasiões do ano, é essencial que exista um controle de despesas domésticas. A melhor forma de fazer isso é com um bom planejamento familiar financeiro, que ajude a controlar os gastos com educação e outras áreas.

Pensando nisso, desenvolvemos uma planilha para o controle de gastos pessoais que podem ajudar nesse controle também:

 

Organizando os gastos

Uma das dicas de voltas às aulas é saber exatamente quais materiais comprar e quais obter por outros meios. Existem sebos e outros estabelecimentos que vendem livros escolares usados em perfeitas condições, por exemplo. Contanto que possam ser utilizados sem problemas pelo aluno, não há razão para descartá-los em favor de novos. Quanto ao resto do material, também devem existir itens que podem ser reaproveitados do ano anterior, como canetas. Não há motivo para comprar novas se as antigas continuam funcionando perfeitamente.

Ao analisar o seu planejamento familiar financeiro, fique de olho em gastos que não são recorrentes. Ou seja, aqueles que aconteceram de forma pontual. É essencial reconsiderar este tipo de gasto entre os meses de dezembro e janeiro, e deixá-los para meses em que existam condições de orçamento melhores. Ao mesmo tempo, vale reconsiderar alguns dos gastos recorrentes da família, como TV a cabo, assinatura de internet ou qualquer outro serviço. Em certos casos, não é necessário ir pelo lado radical e simplesmente cancelar os serviços. Alguns segmentos oferecem planos mais econômicos que se encaixam em qualquer orçamento.

Use a tecnologia

Hoje em dia, temos acesso a um nível de tecnologia que nunca foi tão alto. Em sua definição mais básica, tecnologia refere-se a qualquer mecanismo usado para facilitar o trabalho humano. E controlar o orçamento familiar se enquadra nesta definição. Não há motivo para não aproveitar as facilidades de computadores para criar um bom controle financeiro familiar e mantê-lo atualizado.

Uma boa forma forma de fazer um controle financeiro doméstico é através de uma planilha de controle de gastos. Usando um sistema como este, é possível enumerar todos os gastos da família de forma fácil e intuitiva, podendo visualizá-los de forma organizada. Desta maneira, fica fácil encontrar maneiras de suprimir os gastos. Pode ser que algum ou alguns itens desta lista não sejam tão essenciais e possam ser eliminados, por exemplo. Em outros casos, pode-se descobrir gastos que nem deveriam existir.

Uma planilha de finanças domésticas é uma forma excelente de manter um controle dos gastos da família durante o ano todo. Você pode começar a montar o seu planejamento financeiro baixando as planilhas de gastos pessoais aqui:

 

Leia também