No artigo de hoje trouxemos um modelo de carta cobrança para ajudar sua empresa nesta relação com seus clientes! Confira:
Dentro do ciclo produtivo de uma empresa, a etapa de vendas é a mais animadora pois impulsiona o crescimento da organização e gera estabilidade para investimentos internos tanto em pessoas quanto em equipamentos para a empresa. Mas nem tudo é tão simples quanto aparenta. Existem aqueles clientes que atrasam, que enrolam e que fazem de tudo para não pagar por um serviço ou produto.
Com base na experiência da equipe ContaAzul e na busca por dicas e sugestões de especialistas no assunto, separamos algumas dicas para sua empresa se resolver neste assunto
Dicas cobrança de inadimplentes
1 - Separe a amizade das relações comerciais
Muitas vezes, por um cliente ser amigo direto de algum diretor da empresa, ele acredita que pode pagar a dívida quando quiser e como bem entender. Fuja de situações deste tipo e sempre que negociar com amigos ou conhecidos trate de deixar bem claro que não há diferenciação de cobranças por causa da amizade
2 - Dê opções de parcelamento do pagamento
Por causa dos juros cobrados por contrato, o valor da dívida aumenta ao longo do ano e se o seu cliente estiver em apuros financeiros provavelmente terá mais dificuldades de pagar a dívida ao longo dos meses. Neste caso, use as estratégias de operadoras de crédito e negocie opções de parcelamento da dívida ou até mesmo do pagamento à vista com desconto.
3 - Seja duro e firme na negociação
Esta é uma dica simples que muitos profissionais da área de cobrança não levam a sério. Ao falar no telefone, nas cartas de cobrança ou pessoalmente com um cliente que tem dívidas com sua empresa, nunca o trate com termos como "querido", "companheiro" ou "que bom que nos encontramos". Nós, brasileiros, gostamos de fazer piadinhas e tudo mais, mas frases amigas tiram a seriedade da relação e o cliente vai deixar de levar suas cobranças a sério. Mantenha uma comunicação firme e profissional quando cobrar um cliente, independentemente da relação de amizade com o mesmo.
4 - Busque informações sobre o cliente antes de fechar negócio
Se você já está desconfiado sobre a seriedade da negociação, antes de fechar um contrato de vendas ou prestação de serviço busque referências sobre seu cliente. Dentro da internet, busque por seus canais nas redes sociais e veja se não há nenhuma reclamação da empresa contratante no twitter e em sua página no Facebook. Muitas vezes as empresas colocam a logo de seus clientes em seu site oficial, então busque um relacionamento com estes clientes para saber se cumprem com suas obrigações de pagamento da maneira correta.
Conclusão
Espero que tenham gostado do modelo de carta cobrança de dívida que disponibilizamos para você. Caso tenha dúvidas sobre cobrança de algum clientes específico na sua empresa, busque um advogado com experiência na área para resolver esta situação. Um profissional especializado, que conheça os contextos da sua empresa, é a melhor opção para tratar de acordos deste tipo.