Como escalar seu negócio digital em 9 passos

como-escalar-seu-negocio-digital.pngQuem já tem um negócio digital, sabe como pode ser difícil se destacar em um mercado de crescimento tão acelerado. Ao mesmo tempo em que o empreendedorismo digital possibilita que milhares de pessoas saiam do mercado tradicional de trabalho e vivam de suas paixões, ele exige cada vez mais inovação, desenvolvimento e dedicação de quem almeja deslanchar o seu negócio.

Quem já tem um negócio digital, sabe como pode ser difícil se destacar em um mercado de crescimento tão acelerado. Ao mesmo tempo em que o empreendedorismo digital possibilita que milhares de pessoas saiam do mercado tradicional de trabalho e vivam de suas paixões, ele exige cada vez mais inovação, desenvolvimento e dedicação de quem almeja deslanchar o seu negócio.

É bastante comum nos depararmos com pessoas que têm ótimos produtos para vender online, mas apresentam resultados de vendas abaixo do esperado ou não conseguem conquistar a audiência desejada.

Isso pode acontecer porque, em meio a tantas propagandas, é difícil as pessoas se interessarem por tentativas "agressivas" de venda ou por anúncios diretos de produtos sobre os quais pouco sabem a respeito e nem sequer assimilaram quais benefícios podem ter ao adquiri-los.

Se o que você está precisando agora é exatamente de dicas sobre como escalar seu negócio digital, continue lendo este post para aprender 9 passos que devem ser seguidos por quem quer crescer ainda mais!

Experimente ContaAzul: Sistema de Gestão para pequenas empresas que pensam grande

9 dicas para escalar o seu negócio

 

1. Trace sua persona

As personas, ou avatares, são personagens fictícios construídos a partir da análise de pesquisas de pessoas reais. Definir esse perfil é importante para saber exatamente para quem você deve construir conteúdo e, assim, aumentar as chances de engajar sua audiência e atrair clientes.

Para criar a persona do seu negócio, é interessante levar em consideração dados como localização, idade, renda, grau de escolaridade, além de informações psicográficas como interesses, exigências e motivações para compras.

Se no seu negócio você define apenas o público-alvo de uma maneira geral, a sua comunicação pode acabar se tornando ampla demais, a ponto de não alcançar exatamente quem você gostaria que adquirisse o seu produto.

Além disso, você perde a oportunidade de abordar assuntos mais específicos, que se diferenciam do que os seus concorrentes estão compartilhando e, por isso, despertam mais interesse nas pessoas que têm chances reais de se tornarem clientes.

2. Estabeleça um objetivo

Sabemos que um dos seus principais objetivos é atrair visibilidade para o seu negócio digital, certo?

Mas, antes de começar a correr atrás dos resultados, é importante estabelecer detalhadamente o seu objetivo, estipular as metas que devem ser alcançadas para chegar onde deseja e planejar prazos e limites.

Faça uma análise dos resultados que você atingiu nos últimos meses e defina o que pretende alcançar a partir de agora.

Para se organizar melhor, aproveite as ferramentas de planilhas do Google e Excel, invista em planners ou baixe aplicativos próprios para isso. Manter esses dados digitalizados e em programas que possam esquematizá-los para você pode facilitar a visualização do que ainda precisa ser feito para chegar ao objetivo final.

3. Crie um blog

A criação e manutenção de um blog é uma estratégia que, ao ser bem utilizada, colabora para que você seja reconhecido como autoridade no seu nicho, aumentando o interesse das pessoas no seu produto e contribuindo, então, para o crescimento do seu negócio digital.

As publicações devem ter caráter educativo, com conteúdo que agregue valor para a sua persona sem que o seu produto ou serviço seja mencionado diretamente.

Se você trabalha com cursos online de adestramento de animais de estimação, por exemplo, pode usar o blog para compartilhar dicas sobre cuidados com cães e gatos, curiosidades sobre os animais, casos de sucesso, notícias e informações relevantes na área e outros conteúdos que sejam valiosos para o público que você deseja atingir.

Ao levar conteúdo realmente atrativo e interessante para a sua audiência, você começa a construir uma relação de confiança e fazer com que as pessoas percebam que, por você ter conhecimento na área em questão, pode oferecer exatamente a solução que elas precisam para os seus problemas.

4. Comece um canal no YouTube

O uso de vídeos tem sido uma aposta cada vez maior como estratégia de marketing, principalmente por aqueles que buscam demonstrar sua autoridade em determinado assunto.

O fato de ser um formato prático e fácil de ser consumido faz com que esse tipo de conteúdo seja bastante procurado pelos internautas.

Sendo assim, criar um canal no YouTube para compartilhamento de informações e divulgação do seu produto é uma ação que pode trazer resultados expressivos para o seu negócio digital. Isso porque o excelente engajamento da audiência possibilita que você transmita seu conhecimento por meio dos vídeos e faça as pessoas assimilarem as vantagens de adquirir o que você está oferecendo.

5. Faça uma boa gestão das redes sociais

Como você definiu a sua persona e já sabe para qual público deve direcionar a sua comunicação, fica mais fácil perceber em quais redes sociais é importante que você esteja presente para divulgar o seu negócio, interagir com o público e conquistar clientes.

Como existe uma variedade de canais de comunicação, pode até ser interessante criar o perfil do seu negócio em mais de uma das opções para alcançar um público maior e mais diversificado. Porém, não é indicado sair criando contas em todas as redes sociais, já que mantê-las ativas e bem organizadas demanda um certo cuidado.

Escolha aquelas nas quais a sua persona está mais presente e dedique-se para atualizá-las da melhor forma possível.

Para gerir bem suas redes sociais, não deixe de focar no compartilhamento de conteúdos que agreguem valor para a sua audiência. E lembre-se que, assim como mencionamos nos tópicos anteriores, não é interessante fazer um bombardeio de propagandas e anúncios do seu produto ou serviço, ok?

Seja consistente nas postagens. Evite publicações de fotos ou informações de cunho pessoal e de conteúdos que não se relacionem com a sua marca. Além disso, interaja com os usuários e busque sempre usar uma linguagem correta e profissional, para demonstrar credibilidade para a sua audiência.

6. Identifique e mostre o seu diferencial

Se a ideia é escalar o seu negócio digital, é preciso se destacar no mercado e mostrar ao público o que te diferencia da concorrência e faz com que você seja a melhor escolha.

Para conseguir identificar o seu diferencial, pesquise bastante sobre o mercado em que você atua, saiba exatamente quem são os seus concorrentes e quais são as necessidades, anseios e dificuldades do seu público.

Ao notar o que você pode oferecer para suprir os desejos ainda não satisfeitos do seu nicho, não deixe de demonstrar isso nos seus canais de comunicação para que a sua audiência conheça o seu diferencial e reconheça as vantagens que pode obter ao optar pelo que você oferece.

7. Padronize e automatize suas ações

Analise tudo o que já foi testado no seu negócio como, por exemplo, postagens em redes sociais, divulgação de conteúdo no blog, e-mail marketing e outras abordagens do seu público.

Fazer uma observação detalhada dessas ações e de qual foi o comportamento dos usuários ao se deparar com cada uma delas vai te ajudar a perceber o que funciona melhor para a sua audiência e quais são as estratégias que devem ser mais frequentes para impulsionar o crescimento do seu negócio digital.

Ao concluir o que mais valoriza a relação com os seus leads, invista em padronização e automatização das suas próximas ações para que elas te ajudem a alcançar o seu objetivo.

Para isso, um dos passos principais é a criação de listas de segmentação para definir as abordagens comerciais ideais para cada grupo de pessoas, com base na posição em que estão ocupando no funil de vendas.

Estabelecer os horários de compartilhamento de conteúdo no blog, os dias da semana em que a sua audiência apresenta maior engajamento nas redes sociais e qual é a melhor linguagem para utilizar nos e-mails marketing, por exemplo, são outras maneiras de padronizar e automatizar suas ações.

8. Faça parcerias

Fazer parcerias com pessoas de outras áreas para que haja uma troca de divulgações é outro passo que você pode dar para escalar o seu negócio digital.

Assim, você garante que seu produto ou serviço será anunciado para um público diferente do que você atinge normalmente nos seus canais de comunicação, mas que ainda demonstra afinidade pela área em que você atua e pelo que você está vendendo.

Busque empreendedores ou empresas que trabalhem em áreas relacionadas à sua e que tenham sinergia com o que você faz, para que não seja apenas uma forma de fazer mais propagandas, mas sim de agregar valor aos públicos das marcas envolvidas, enriquecer a comunicação e atrair possíveis clientes.

9. Meça suas ações

Para quem está no mundo do empreendedorismo digital, é essencial observar as métricas para saber o que está dando certo e o que precisa de um pouco mais de atenção e ajustes.

Mais do que simplesmente metrificar os resultados do que você faz no seu negócio, deve-se saber interpretar os resultados e utilizá-los como base para otimizar as ações e mudar o que for necessário para obter um retorno cada vez melhor.

Veja alguns dos indicadores que devem ser analisados no seu negócio digital:

  • ROI (Retorno do Investimento);
  • Returning Customers;
  • Taxa de rejeição;
  • Lifetime Value (LTV);
  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC).

Conclusão

Para quem já está por dentro do empreendedorismo digital, essas simples ações podem ajudar bastante a alcançar os resultados desejados.

Se você tem um bom produto digital e só precisava de um empurrãozinho para alavancar as vendas, esperamos ter te ajudado com essas dicas!

Se você ainda não criou o seu próprio negócio digital, mas está interessado em começar a ganhar dinheiro na internet, saiba que existem alguns outros passos que podem ser seguidos para te ajudar a ter um bom começo.

No entanto, não deixe de registrar também os passos anteriores deste post, para já incorporá-los em seu negócio digital desde o início!

Para quem está começando, preocupe-se em:

  • Planejar-se financeiramente;
  • Escolher o nicho de mercado em que vai atuar;
  • Observar e analisar o mercado;
  • Divulgar o seu produto;
  • Estar presente nas redes sociais;
  • Usar o e-mail marketing.

Se você gostou desse conteúdo e quer continuar aprendendo mais sobre mercado digital, aproveite para ler também nosso post com várias ideias de produtos para quem deseja começar a trabalhar na internet.

 

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>