Black Friday

Como empresas de serviços podem aproveitar a Black Friday?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 12 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Tradicionalmente associada ao varejo online, a Black Friday é cada vez mais explorada pelas empresas de serviços, que desejam aproveitar a data para ampliar os negócios e conquistar clientes fiéis;
  • É essencial que os prestadores conheçam as possibilidades oferecidas pela Black Friday para ganhar destaque no mercado e desenvolver estratégias para melhorar o faturamento;
  • Neste post, vamos apresentar a relevância da Black Friday para as empresas de serviços e compartilhar as melhores ideias para você conquistar bons resultados.

Experimente grátis a Conta Azul!

A Black Friday chegou ao Brasil em meados de 2010 e, desde então, a data é bastante explorada pelo varejo físico e digital. A boa receptividade do mercado e os resultados expressivos conquistados durante a sexta-feira motivaram outros setores, incluindo empresas de serviço, a participar do período promocional como forma de melhorar os resultados antes do Natal. 

Contudo, ainda é comum encontrar empreendedores que atuam na prestação de serviços em dúvida sobre as melhores estratégias para oferecer ofertas. E isso é natural, afinal de contas, a maioria das dicas de preparo e materiais de orientação para a Black Friday disponíveis na internet são focados no varejo.

Porém, nós da Conta Azul acreditamos que a Black Friday foi feita para todas as empresas. Por isso, resolvemos elaborar este texto, onde você vai encontrar dicas para que sua empresa de serviços consiga excelentes resultados durante essa data estratégica.  

Faça a leitura e aproveite para se inspirar (e se preparar) para a sexta-feira mais movimentada do mercado!

A relevância da Black Friday para empresas de serviços 

A Black Friday no Brasil ganha mais relevância e popularidade a cada ano. Se antes ela estava diretamente associada ao varejo, hoje já é possível notar o aumento na participação de outros setores, inclusive os que operam com serviços. 

Mas, por que tantas expectativas são criadas no período?

Bom, a principal razão tem a ver com “dinheiro no bolso”. Entre os brasileiros, a alta procura pelas promoções também é motivada pela primeira parcela do 13° salário

Essa renda extra estimula o consumo e dá segurança financeira para que muitas pessoas aproveitem as ofertas, inclusive em produtos e serviços de maior valor agregado. 

Outro fator que gera aumento na procura durante a Black Friday é sua proximidade com o Natal

Como a data ocorre cerca de 4 semanas antes do dia 25 de dezembro, uma grande parcela dos clientes vai às compras já pensando em garantir os presentes com valores promocionais.  

Essa somatória de fatores positivos (dinheiro na mão + produtos e serviços em desconto + proximidade do Natal) gera um contexto perfeito para os clientes gastarem mais, e para os negócios venderem melhor. 

Inclusive, esse é o racional da Black Friday: as empresas baixam os preços para atrair os clientes, diminuem a margem de lucro como parte da sua estratégia de atração, mas recuperam o desconto no volume de vendas

Para as empresas de serviços, toda essa lógica também pode ser aplicada. Afinal, a Black Friday é uma oportunidade perfeita para criar ações especiais e promover as soluções oferecidas ao público, impulsionando os resultados e fortalecendo o relacionamento com os clientes em um momento onde o mercado está aberto para consumir mais (inclusive coisas novas). 

Como o setor pode aproveitar a Black Friday? 

Agora que você já sabe que a Black Friday também oferece boas oportunidades para as empresas que prestam serviços, é hora de descobrir como aproveitar o período para ter resultados expressivos. 

Ainda que cada negócio tenha suas particularidades, existem algumas práticas gerais capazes de contribuir para o aumento de vendas, independentemente do segmento de atuação. 

Confira as estratégias para colocar em prática na sua empresa!

Ofertas de serviços especiais

O que as pessoas mais esperam na Black Friday é a oportunidade de pagar menos ou de aproveitar benefícios especiais nos serviços e produtos mais desejados. Isso implica em algo bastante simples: criar ofertas exclusivas para a data.

Descontos são excelentes para atrair pessoas e também para consolidar vendas, porém, é importante ser criativo e coerente ao criar promoções, pois elas devem ser atraentes para o público, mas não podem colocar sua margem de lucro em risco. 

Como primeiro passo, pense em dar descontos significativos nos serviços mais populares. Como eles já são os mais procurados, você aproveita a popularidade, reduz o preço e visa o ganho em volume de vendas. 

Outra ideia interessante é vender os serviços mais procurados em uma espécie de “combo”. Criando um pacote exclusivo que combine diferentes serviços em uma única oferta, você será capaz de aquecer as vendas de outros serviços com menor procura.

Ao oferecer descontos e “combos”, segue a regra da margem de lucro. Analise a margem de todos os serviços inclusos no pacote antes de formular o preço final para não sair no prejuízo. O ideal é ter equilíbrio e garantir que as ofertas sejam financeiramente sustentáveis.

Dito isso, outra boa dica de oferta é oferecer uma “amostra grátis” de outro serviço quando o cliente fizer uma contratação

Por exemplo, se sua empresa opera na área de limpeza residencial e um cliente acabou de contratar uma faxina interna completa, nada te impede de fazer uma pequena arrumação no quintal para demonstrar seu serviço focado em áreas externas. 

Essa é uma forma inteligente e atrativa de incentivar as pessoas a experimentarem mais do que o seu negócio tem a oferecer. 

Com esse tipo de ação, você não apenas aumenta o valor percebido da compra. Ao incentivar o retorno do consumidor para aproveitar a “amostra grátis”, também é possível criar novas oportunidades para vendas futuras.

Independentemente das estratégias adotadas, procure garantir que elas sejam projetadas com criatividade, cuidado financeiro e foco no valor agregado.

Foco na experiência do cliente

Não adianta criar excelentes ofertas para a Black Friday de serviços se você e sua equipe não estiverem preparados para atender bem um alto volume de clientes.Tenha em mente que um atendimento excepcional ajuda a satisfazer as expectativas das pessoas e cria uma impressão positiva da empresa. 

Boas práticas de relacionamento também contribuem para fidelizar consumidores, algo indispensável para garantir receita recorrente e novas recomendações.

E não se esqueça que boas ofertas chamam o público. Então, se suas promoções forem atrativas, o volume de pessoas a serem atendidas tende a subir bastante. 

Nesse sentido, vale preparar a equipe e até contar com um funcionário extra na Black Friday. Afinal, mais pessoas para serem atendidas não pode ser uma desculpa para oferecer um atendimento abaixo do padrão. 

O ideal é planejar a capacidade de atendimento para garantir que seu negócio seja capaz de lidar com mais procura, sem perder qualidade no relacionamento. 

Marketing e promoção antecipada

Seja para comprar online ou junto às empresas de serviços, os consumidores esperam promoções ao longo de novembro inteiro. Por isso, não limite suas promoções apenas à Black Friday. Crie ofertas especiais para o mês todo.

Mais tempo de oferta significa mais tempo vendendo com margens menores, mas também expande o prazo para que seu negócio recupere os descontos no volume de vendas. 

Além disso, é importante ressaltar que existem pessoas que fogem da sexta-feira, devido à movimentação intensa nas lojas e sites, mas que gostariam de consumir com preços promocionais. Ao ampliar o tempo de oferta, você também será capaz de impactar essa parcela de consumidores. 

E quando falamos sobre promoção, é impossível não debater sobre as formas de divulgação. 

Fica a dica: promoção divulgada em cima da hora perde poder de atração. Portanto, planeje seu marketing com antecedência e comece a divulgar ofertas bem antes da Black Friday. Fazendo isso, você vai criar expectativa no público e estimular indiretamente o desejo de consumo. 

Uma estratégia bem planejada antes do evento ajuda as empresas de serviços a se destacarem, ainda mais quando estão inseridas em um nicho muito acirrado. 

Contudo, para acertar nas promoções e nas formas de divulgação, vale voltar a um princípio básico do empreendedorismo: conheça seu público e as preferências e necessidades dele. 

Ter isso mapeado é essencial para identificar quais serviços devem entrar em oferta e de qual forma (ou melhor, em quais canais) você deve anunciar a promoção. 

Utilização de canais online e redes sociais

Como citamos, a Black Friday é tradicionalmente associada às vendas online. Ou seja, as pessoas geralmente procuram mais produtos do que serviços. Por isso, é importante que as ofertas cheguem até elas de maneira eficaz.

As redes sociais são vitais para isso. Por meio de boas estratégias de marketing de conteúdo, você pode criar postagens para destacar os benefícios exclusivos dos seus serviços ou vídeos explicativos que mostram como eles resolvem problemas dos clientes, por exemplo.

O objetivo desse tipo de estratégia é construir confiança e despertar o interesse dos consumidores em relação às suas soluções.

Ao mesmo tempo, é possível investir em anúncios. Eles são ideais para divulgar ofertas e promoções de modo mais direto, o que incentiva o aumento de vendas. 

Inclusive, esses anúncios permitem que você segmente seu público com base em dados demográficos, interesses e comportamentos. Dessa forma, as ofertas são exibidas especificamente para as pessoas mais propensas a se interessarem pelos seus serviços.

Retomada de negócios pendentes

A Black Friday também pode ser uma ótima chance para contatar novamente os clientes que já demonstraram interesse nos seus serviços, mas que por algum motivo não fecharam negócio. 

Ao retomar esses contatos, você pode oferecer descontos especiais ou pacotes personalizados que incentivem essas pessoas a reconsiderarem seus serviços. 

Esse tipo de abordagem não apenas ajuda a realizar as conversões que estavam pendentes. Ele também fortalece o relacionamento com esses clientes em potencial, que podem se tornar fiéis no futuro.

A Black Friday, com suas promoções e descontos, cria um ambiente propício para reconectar-se com os consumidores. Então, aproveite-a para reativar oportunidades que ficariam em segundo plano em outras ocasiões e maximize suas vendas.

Geração de recorrência

Ninguém compra eletrônicos toda semana, mas muita gente vai ao salão de beleza ou ao restaurante uma vez nesse mesmo intervalo de tempo. 

As empresas de serviços costumam ter mais clientes recorrentes do que o setor varejista. E esse é um aspecto que precisa ser levado em consideração na Black Friday.

A recorrência sempre foi ponto-chave do faturamento do setor de serviços. Por isso, aproveite a data para começar novos relacionamentos, já visando consumo recorrente.

Cada novo cliente conquistado representa uma fonte de receita constante. Por isso, utilize a primeira venda para oferecer algum diferencial que estimule o retorno.Veja algumas ideias:

  1. Ao fazer a primeira compra do serviço na Black Friday, o consumidor recebe X% de desconto na segunda compra;
  2. Clientes que comprarem pela primeira vez ganham outro serviço complementar grátis;
  3. A cada serviço adquirido, o cliente ganha um carimbo em um cartão fidelidade que dá direito a descontos exclusivos. 

Parcerias e colaborações estratégicas

Outra ação inteligente para empresas de serviços na Black Friday é explorar parcerias e colaborações estratégicas. 

As ações conjuntas podem ser altamente benéficas. Ao unir forças com outras empresas, você cria ofertas conjuntas atraentes. Por exemplo, um restaurante pode atuar com um serviço de entrega de vinhos para oferecer pacotes especiais de jantar delivery.

Essas parcerias aumentam a visibilidade dos dois negócios. Além disso, também atraem novas pessoas interessadas em ambas as ofertas.

Como se não bastasse, as colaborações podem resultar em estratégias de marketing compartilhadas. Isso permite que as empresas participantes alcancem públicos mais amplos e compartilhem os custos de publicidade.

Monitoramento e análise de resultados

Monitorar e analisar o desempenho das promoções e ofertas durante a Black Friday é crucial para o sucesso das empresas de serviços. Isso permite avaliar se as estratégias estão tendo os resultados desejados, como aumento nas vendas e aquisição de novos clientes.

Essas análises dão insights valiosos sobre o comportamento do seu público, quais ofertas foram mais atraentes e quais não tiveram o mesmo impacto. Com esses dados em mãos, você pode ajustar as estratégias para otimizar seu desempenho.

A Black Friday é uma oportunidade única para destacar seus serviços, atrair novos clientes e impulsionar seus negócios, mas é preciso preparo, planejamento e cuidado com as estratégias de marketing e vendas.

Agora que você já conhece algumas das melhores táticas para comercializar seus serviços durante a data, que tal começar a organizar todo seu negócio?

Nós montamos um guia completo para Black Friday, visando não só o setor de serviços, mas também o varejo. 

Acesso o conteúdo e confira como preparar o atendimento, a divulgação online, a logística e muito mais!
Acesse o Guia Black Friday e aproveite.

Leia também