Gestão do Negócio

Como usar o LinkedIn para aumentar sua presença digital?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 30/01/2024 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O LinkedIn é uma rede social presente no Brasil e no mundo, cuja proposta é voltada para o relacionamento profissional. Porém, através dela, também é possível fortalecer a presença digital das empresas;
  • Veja como usar o LinkedIn para os negócios e conheça 5 dicas para melhorar a sua presença digital através dessa rede social;
  • Uma boa administração vai além da presença digital, é preciso aprimorar a gestão. A Conta Azul centraliza os dados dos setores mais importantes do seu negócio, como vendas, estoque, financeiro e contabilidade em um único local. Tudo isso por um preço baixo que cabe no seu bolso.

Experimente grátis a Conta Azul!

Você já ouviu falar no LinkedIn? Essa é uma rede social bem diferente do Instagram e do Facebook, que são voltadas a compartilhamento de fotos do nosso dia a dia, o story da última festa e também podemos expor produtos, serviços e fazer vendas abertamente.

O LinkedIn está presente em mais de 200 países e territórios no mundo e a sua proposta é voltada para o relacionamento profissional. Dentre suas características, uma das principais é conectar empresas e profissionais em busca de emprego. 

“Mas, como posso usar o LinkedIn para aumentar minha presença digital?”

É sobre isso que falaremos neste conteúdo! Acompanhe seguintes tópicos:

como-usar-o-linkedin-para-aumentar-sua-presenca-digital

Como usar o LinkedIn para empresas? 

O LinkedIn foi colocado no ar em 2003: sim, essa rede social para relacionamentos profissionais é mais antiga que o Facebook e o Instagram.

Nela, os amigos são as conexões, que formam a sua “rede” de contatos. No LinkedIn, enquanto profissional, você pode, dentre outras coisas:

  • Buscar ou anunciar vagas de emprego;

  • Postar fotos, vídeos, criar eventos e escrever artigos;

  • Criar stories em tempo real e fazer transmissões ao vivo. 

Já no que diz respeito a sua empresa, o LinkedIn pode ajudar você a: 

  • Encontrar bons parceiros comerciais, ou seja, outros empreendedores dispostos a unir esforços com você para que ambos cresçam juntos;

  • Divulgar o seu trabalho, não de uma forma tão comercial, mas mostrando quais cursos você e sua equipe fizeram nos últimos meses e outras iniciativas interessantes;

  • Encontrar novos colaboradores;

  • Conquistar novos seguidores para suas outras redes sociais, como Instagram. 

5 dicas para aumentar a presença digital com LinkedIn

Para começar, é importante que você entenda primeiro o que é, na prática, a presença digital. Como o próprio nome já diz, é estar presente nos canais digitais, mas não de uma forma aleatória e sim, direcionada, criando conteúdos que fazem realmente sentido para quem está do outro lado. 

Porém, no LinkedIn, a busca pela presença digital requer um pouco de cuidado, devido à proposta da rede que, como mencionamos, é mais profissional. 

Confira agora algumas dicas importantes para utilizar o LinkedIn positivamente para o seu negócio. 

Preencha todos os campos

Coloque uma foto de perfil, de capa e preencha todas as informações que o LinkedIn requisitar, de forma clara e completa.

Assim, o perfil da sua empresa ficará muito mais atrativo para seu público, futuros colaboradores e parceiros comerciais. 

Personalize o link do perfil da sua empresa

Personalizar o link/URL do LinkedIn significa colocar um nome que identifique a sua empresa quando alguém pesquisar por ela no Google. 

Para isso:

  • Clique na foto de perfil da sua empresa;
  • Depois, vá em  “Editar perfil público e URL”, que aparecerá no seu lado esquerdo, no canto superior;
  • Abrirá uma página chamada “Configurações de perfil de público”. Também ao lado esquerdo e no canto superior, aparecerá a frase “Alterar sua URL personalizada”;

  • Agora, basta clicar no ícone semelhante a um lápis para alterar o link do perfil da sua empresa e salvar. 

Dessa forma, o seu negócio será encontrado mais facilmente na internet. 

É importante ressaltar também que, segundo as próprias recomendações do LinkedIn, a URL da sua página não pode ser enganosa ou ter duplo sentido. 

Crie um planejamento para as postagens

No LinkedIn, diferente das outras redes sociais, você não precisa fazer postagens o tempo inteiro. No entanto, é preciso manter uma certa frequência nas publicações, além da coerência do conteúdo postado com a proposta dessa rede social. 

Algumas recomendações da produção de conteúdo para o LinkedIn são:

  • Fazer pelo menos duas postagens por semana;

  • Postar sobre cursos, eventos, treinamentos e ações sociais que a sua empresa participa. Não esqueça de fazer stories sobre esses momentos; 

  • Compartilhar conteúdo de outras pessoas inspiradoras para você. 

Conecte-se com outras pessoas e empresas

Talvez uma das maiores vantagens do LinkedIn é a facilidade de criar conexões, ou seja, “amizades” nessa rede social.

Afinal, o processo para aceitar a solicitação é muito simples e, em alguns casos, basta clicar em “conectar” para se fazer parte dos seguidores de outro profissional. 

No caso das empresas para acompanhar as publicações de um negócio é chamada de “seguir”. 

Mas, além de se conectar, é importante interagir, seja curtindo, comentando e até compartilhando o conteúdo das suas conexões. Isso ajuda bastante a aumentar o alcance da sua própria página. 

Incentive os seus colaboradores a usarem o LinkedIn

É muito importante que os colaboradores também interajam com o perfil da sua empresa no LinkedIn. Afinal, isso ajuda aumentar o engajamento e também fazer com que sua empresa fique conhecida.

Nessa rede, inclusive, à medida que alguém preenche uma conta e indica que trabalha na sua empresa, essa informação vai automaticamente para o perfil do negócio.

como-usar-o-linkedin-para-aumentar-sua-presenca-digital-2

A Conta Azul te ajuda nas tomadas de decisões!

Ter uma boa presença digital é importante, mas, para qualquer empresa crescer, a organização é indispensável.

E, nada de caderninhos ou planilhas: a melhor forma de fazer isso é através do ERP da Conta Azul! Ele se trata de uma plataforma 100% online que centraliza em um único lugar os setores mais importantes da sua empresa, como estoque, vendas, financeiro e contabilidade. 

Com isso, você:

  • Não precisa mais falar com várias pessoas para encontrar uma informação simples, como saber quantas vendas foram feitas no dia anterior;

  • Consegue pagar os seus tributos nas datas corretas, o que evita as multas por atraso;

  • Sabe exatamente quais são as suas contas a pagar e a receber daquele mês e também das próximas competências;

  • Evita imprevistos, como descobrir que um produto acabou no estoque logo após uma venda ter sido feita;

  • Não se perde mais no extrato bancário, sem precisar adivinhar quem pagou o quê, já que a conciliação bancária é feita de forma automática;

  • Gera relatórios fáceis de entender de qualquer setor da sua empresa;

  • Emite notas fiscais de forma automática;

  • Pode fazer a gestão dos seus contratos de  e das suas vendas em tempo real;

  • Pode programar lembretes automáticos com as datas de vencimento dos clientes para cobrá-los em tempo hábil, o que aumenta, e muito, as suas chances de receber em dia.

Além de tudo isso, apor meio da solução de cobranças da Conta Azul, você também pode vender online mesmo sem ter site e oferecer parcelamentos mesmo sem ter maquininha de cartão de crédito. 

E o melhor de tudo é que a Conta Azul foi feita para micro e pequenas empresas, é ideal para quem está começando agora e, por isso, cabe no seu bolso!

Gostou? Clique aqui para experimentar essas e outras facilidades da Conta Azul sem pagar nada!

 

Leia também