Quais são as rotinas na pequena empresa e como ganhar tempo com elas

Rotinas na pequena empresa

Bem que a vida de empresário poderia ser chegar na empresa em qualquer horário, fiscalizar, dar meia dúzia de orientações e, vendo que está tudo em ordem, voltar para casa e aproveitar o resto do dia. Mas, mesmo para o dono, as rotinas na pequena empresa são muito mais complexas do que essas que acabamos de narrar.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

A importância das rotinas na pequena empresa

Sem um acompanhamento rigoroso das finanças, você coloca em risco a saúde da empresa. E não estamos falando apenas em monitorar a conta bancária e no acompanhamento básico das entradas e saídas, e sim de processos diários, semanais e mensais, que, se não cumpridos, geram um efeito dominó de desorganização financeira.

Para ajudar você nessa tarefa, abaixo falamos um pouco sobre as principais rotinas na pequena empresa. Veja quais são:

Rotinas diárias

Controle de entradas

Qualquer movimentação no caixa da empresa precisa ser registrada, especificando o meio de pagamento. É o controle básico para todas as outras rotinas. Isso inclui, é claro, registrar cada venda efetuada.

Não se trata apenas de ter o lastro das notas fiscais emitidas para cumprir as exigências tributárias, mas, antes disso, de um recurso básico para embasar decisões e relatórios sobre a situação da empresa.

Para isso, muito mais eficiente do que um caderninho, uma gaveta com os comprovantes impressos das operações ou uma planilha no Excel, é um sistema de gestão informatizado, que permita cada registro com poucos cliques.

Contas a pagar

Esteja sempre em dia com as contas que você tem a pagar. Isso inclui fornecedores, telefone, internet, luz, aluguel… Enfim, tudo o que é necessário para manter a empresa em operação. Claro que a maioria dessas contas é mensal, mas consideramos esse um controle diário porque todo dia é necessário checar se há algum compromisso vencendo.

Conciliação bancária

A conciliação bancária é a rotina de comparar o controle interno do saldo da sua empresa com o extrato bancário, verificando se há alguma incongruência – e se valores referentes a pagamentos via boleto ou cartão realmente entraram.

Não é obrigatório que se faça a conciliação bancária todos os dias – há quem faça uma vez por semana ou até por mês. Mas recomendamos que ela seja diária para ter sempre o número atualizado. E, caso seja notada alguma diferença entre o controle interno e o saldo bancário, é possível agir rapidamente para identificar a origem do problema.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das ferramentas de controle financeiro mais importantes de uma empresa. Trata-se de uma projeção todas as entradas e saídas em um período futuro – normalmente de, pelo menos, três meses. Com ele, é possível, por exemplo, antecipar que, em tal data, você precisará de mais capital de giro, ou poderá fazer aquele investimento que está planejando.

Há empresas que fazem o seu fluxo de caixa apenas uma vez por mês, ou semanalmente. Mas um acompanhamento diário é a melhor maneira de ter um fluxo de caixa sempre condizente com o que realmente se passa com a empresa.

Rotinas semanais

Revisão do estoque

Integrado com o sistema que registra as suas vendas, você precisa de um controle de estoque, para saber quantos itens tem e identificar quando é necessário encomendar mais do fornecedor. Esse acompanhamento, quando informatizado, é diário, pelo simples motivo de que é diretamente associado ao registro das vendas.

O que incluímos na categoria de rotinas na pequena empresa que devem ser feitas semanalmente é a revisão do estoque, processo que também é chamado de inventário. O seu principal objetivo é checar se os números batem, ou seja, se não houve desvios ou erros no controle diário.

Além disso, fazer uma análise visual semanalmente permite perceber coisas que, no computador, é mais difícil. Por exemplo, você pode se dar conta de que um item acumulou por estar vendendo pouco e agora apenas ocupa espaço no estoque, o que pode inspirar uma promoção para liquidá-lo.

Cobranças

Clientes inadimplentes são uma realidade em praticamente todas as áreas. Para ser empresário, portanto, você precisa aprender a lidar com isso. A dica, aqui, é criar uma rotina semanal de cobranças. O grande desafio é, além de conseguir o dinheiro que lhe devem, não perder o cliente – se isso for conveniente para o negócio, é claro.

Para isso, organize-se, separando os inadimplentes habituais dos frequentes, aqueles que atrasaram poucos dias daqueles que estão devendo há mais de mês, etc. Para cada tipo de devedor, você usará uma abordagem diferente – alguns podem querer negociar, por exemplo.

A regra é jamais ser rude, fazer ameaças ou mandar recados para outras pessoas. Caso contrário, você estará desrespeitando o Código de Defesa do Consumidor e correrá o risco de sofrer ações judiciais por danos morais.

Rotinas mensais

Folha de pagamento

O pagamento de salários está entre as principais despesas de uma empresa, e é feito mensalmente. Para facilitar o controle de pagamentos já realizados, há empresas que utilizam uma conta corrente especial para isso. Mas, se o seu negócio tem poucos funcionários, isso não é necessário.

A dica é contar com o auxílio de um contador para, além do salário devido a cada um, calcular encargos como horas extra, benefícios e rescisões, além de organizar questões como a retirada do seu pró-labore e o controle de faltas.

Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE)

O DRE é um documento que as empresas precisam elaborar anualmente por questões legais de divulgação, mas, seguindo as boas práticas de controle financeiro, deve ser apurado mensalmente. O demonstrativo irá, simplesmente, detalhar o resultado líquido da empresa no período avaliado. Ou seja, se ela teve lucro ou prejuízo no mês em questão, e de quanto. Eis uma ferramenta fundamental para a avaliação do desempenho da empresa.

Fechamento

Fechando o mês, você precisa arcar com os seus compromissos tributários. Se a sua empresa está no regime de tributação Simples Nacional, poderá utilizar um documento único de arrecadação, o DAS. Para a apuração, envie para o seu contador todas as notas fiscais emitidas e recebidas no período.

O DAS contempla o Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Contribuição para o PIS/Pasep, Contribuição Patronal Previdenciária (CPP) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Automatize e ganhe tempo

Todas essas rotinas na pequena empresa tomam tempo. Mas é possível diminuir sensivelmente o período gasto com essas tarefas diárias, semanais e mensais. Basta encontrar a solução certa, que mais tem a ver com o seu negócio. Assim, será possível dedicar mais tempo ao planejamento estratégico da empresa.

Manual do corte de custos inteligente  Preparamos um guia para explicar como cortar custos de sua empresa Baixe agora

Ainda não sabe qual sistema de gestão adotar? Experimente o ContaAzul!

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>