Como calcular a folha de pagamento?

18 Comentários Publicado:  Assunto: Controle Financeiro

Como calcular a folha de pagamento?

Depois de muito trabalho e muita dedicação você finalmente começou a sua pequena empresa e agora até tem um ou dois funcionários para ajudá-lo com a produção. Você quer estar dentro da lei e pagar todos os direitos legais de cada colaborador de forma idônea e transparente. Esse aqui é um texto que pretende lhe ajudar com algumas dicas de como calcular folha de pagamento.

DRE Gerencial do ContaAzul: Comece agora

Para calcular a folha de pagamento é necessário ter alguns conhecimentos específicos em Recursos Humanos, bem como sobre leis trabalhistas e uma noção de matemática financeira. Essa é uma tarefa um pouco complicada, então, se você não tem tanta experiência, talvez seja melhor procurar ajuda especializada.

A folha de pagamento é o retrato da atividade exercida e o espelho da remuneração desse funcionário. Por meio do holerite ou do contracheque, o trabalhador pode financiar um carro, um imóvel. O holerite de pagamento é o histórico dos ganhos de uma pessoa e também é um documento comprobatório utilizado na aposentadoria. Por isso a responsabilidade de quem realiza o cálculo da folha de pagamento é muito grande.

Planilha de Folha de Pagamento  Preparamos esta planilha para auxiliar sua empresa a gerenciar todos os  funcionários Baixar a planilha agora

Passo a passo para cálculo de folha de pagamento

1º — Classificar o funcionário por categoria, por exemplo: comércio, indústria ou outras. Cada categoria é regida por uma Convenção Coletiva que dita as normas a serem seguidas.

2º — Analisar o cartão ou livro ponto de cada funcionário para ver se existem horas extras e quantas foram trabalhadas no mês. Também é importante conferir se há algum adicional como: trabalho noturno, periculosidade, insalubridade, salário família ou descanso semanal remunerado.

3º — Averiguar o funcionário faltou no período e se essas faltas foram justificadas ou não. Se tiverem faltas não justificadas deve-se descontar os dias que se faltou. O resultado é descontado do valor bruto do salário.

É importante calcular o INSS, que pode variar entre 7,65 a 11%, dependendo do valor do salário.

Observações importantes

Calcular também o imposto de renda, sendo a base cálculo o valor do salário deduzido o INSS. Para a determinação da base de cálculo sujeita à incidência do imposto na fonte, têm-se como dedução legal: dependentes, desconto do INSS, faltas e atrasos e pensão alimentícia.

E por ultimo, deduzir todos os descontos e benefícios legais (INSS, faltas, vale refeição, vale transporte, adiantamento salarial, contribuição sindical, imposto de renda) e apurar o valor líquido a ser pago ao trabalhador.

Planilha de Folha de Pagamento  Preparamos esta planilha para auxiliar sua empresa a gerenciar todos os  funcionários Baixar a planilha agora

Você leu

Como calcular a folha de pagamento?

Gostou do artigo? Compartilhe com alguém.

Marcio Roberto Andrade
Sobre o autor

Controller na ContaAzul. Tem formação nas áreas de Computação, Gerenciamento de Projetos e Gestão Financeira, além das certificações PMP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIN e Microsoft Certified Professional.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

18 Comentários
 
[Vagas Limitadas] Treinamento Online:   ContaAzul na Prática Inscreva-se Grátis  <https://universidade.contaazul.com/convite-webinar-contaazul-para-iniciantes-2017?utm_source=modal&utm_medium=cta&utm_campaign=modal-blog-controle-financeiro>
 
newsletter

Junte-se aos mais de 600 mil empreendedores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!